Quais são os sinais de um coração endurecido? O pastor John Piper fez uma reflexão sobre esse tema e as consequências práticas para a vida de um cristão insensível aos danos causados pelo pecado e à graça de Deus.
Piper, que é um dos maiores teólogos do cristianismo ocidental, foi questionado sobre o tema em seu podcast: “Como eu saberia se meu coração estava endurecido contra Deus? O que isto significa? E como posso garantir que não tenho um coração endurecido para com Deus?”.
Explicando o conceito, o pastor e escritor disse que um coração endurecido não tem compaixão e não conhece a ternura. Para contextualizar, Piper falou que Deuteronômio 15:7-8 ordena que demonstração de compaixão pelos pobres, além de citar a reação de Jesus à indiferença das pessoas para com um homem com uma mão atrofiada em Marcos 3.
“Portanto, o significado mais comum para ‘coração endurecido’ é um coração que não pode ser tocado e movido e levado a sentir emoções ternas – empatia, simpatia – em relação ao sofrimento. É como uma pedra; não pode sentir o que deveria sentir”, resumiu.
O pastor também enfatizou que vencer um coração endurecido é, em última análise, uma obra divina, um presente milagroso de Deus, conforme descrito em Ezequiel 36:26–27. Esta transformação é semelhante a um transplante, onde Deus substitui o coração de pedra por um coração de carne, capaz de sentir e responder aos estatutos e à graça de Deus:
“É um presente, é um milagre, é uma obra de Deus e devemos recebê-lo como um presente”, explicou Piper, sugerindo em seguida que a participação em uma comunidade saudável de crentes pode oferecer exortação mútua contra o engano do pecado, como Hebreus 3:13 aconselha.
“O pecado é enganoso. Conta mentiras, e essas mentiras endurecem o coração. Se não contrariarmos as mentiras do pecado com a verdade, nossos corações ficarão endurecidos. E Deus designou companheiros cristãos para nos lembrar desta verdade – as belezas, a preciosidade, o valor, a natureza satisfatória de Deus e seus caminhos, e as mentiras do pecado. As pessoas precisam falar isso em nossas vidas”, insistiu Piper.
“[Confirme] sua vocação, confirme sua eleição. Mostre que você é um verdadeiro cristão. Como? Exortando e recebendo exortações todos os dias ‘para que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado’”, encerrou o pastor, de acordo com informações do portal The Christian Post.