Durante a pandemia do novo coronavírus, muitos cristãos e até não religiosos se perguntam onde estaria Deus em tal circunstância, visto que milhares de pessoas já foram mortas pelo vírus. Pensando nisso, o pastor e escritor John Piper escreveu o livro “Coronavírus e Cristo”.
A ideia do pastor Piper em “Coronavírus e Cristo” foi oferecer aos cristãos em geral uma visão sobre como é possível compreender as ações de Deus durante circunstâncias trágicas, a exemplo da pandemia.
O próprio autor gravou um vídeo para comentar sobre o livro. O conteúdo foi traduzido pela Editora Fiel e disponibilizado ao público brasileiro. Piper explica que a obra faz duas abordagens principais.
“Uma parte é chamada: ‘Quem é esse Deus que domina o coronavírus?’ e outra parte é chamada: ‘O que esse Deus está fazendo através do coronavírus?’’, diz o autor. “Na primeira parte eu celebro a doçura, pois é algo doce. A doçura de experimentar a retidão e a sabedoria de Deus nesta pandemia global”.
Em Coronavírus e Cristo, Piper desconstrói a ideia de que por causa do sofrimento da população Deus não teria qualquer relação ou intervenção neste cenário.
Em vez disso, o autor explica que a soberania do Senhor não implica, necessariamente, na exclusão das ações humanas e suas consequências, mas a certeza de que apesar de tudo, nada acontece sem a permissão ou vontade de Cristo.
“Na segunda parte, eu construo a convicção de que Deus não está calado. Ele não nos deixou sem uma palavra nas Escrituras a respeito de Seus propósitos para o sofrimento, que é tanto global quanto pessoal”, afirma o pastor.
Reconhecer os sinais dos Últimos Tempos profetizados pela Bíblia é outro tema relembrado pelo pastor, assim como a promessa de Deus diante das aflições que recaem sobre a Terra, como a salvação através do sacrifício vicário.
“Aqueles de nós que estamos em Cristo, pela graça, através da fé, podem ouvir o som trombeta de Deus sobre nossas vidas neste momento, a partir de 1 Tessalonicenses, capítulo 5, onde Ele diz: ‘não te destinei para a ira, mas para receber a salvação por meio de Jesus Cristo”, diz Piper.