Um descuido causou a morte da menina Emanuelle, de 4 meses de vida, em uma creche onde ela foi matriculada pelos pais, mas a direção da escola infantil Casinha do Saber atribuiu a morte da bebê à “vontade de Deus”.
Emanuelle Calheiros Maciel passou mal e morreu em seu primeiro dia na creche (08 de agosto), e o Instituto Médico Legal (IML) de Campinas (SP) declarou que a autópsia revelou que a criança veio a óbito por “broncoaspiração maciça por alimento na creche”. O mais provável é que a criança tenha tido refluxo e aspirado o vômito.
Informações veiculadas pelo G1 apontam que a Polícia Civil vai determinar se abre inquérito sobre o caso após receber o laudo da morte da criança, e o Ministério Público questionou a prefeitura de Campinas sobre o funcionamento da creche, que não está com documentos em dia.
O tio de Emanuelle, Devair Marques Maciel, afirmou que a escola informou à mãe que a menina não tinha tomado mamadeira, e que a mãe entregou um travesseiro antirrefluxo quando deixou a filha, mas não o encontrou no berço quando chegou à creche para verificar o que havia acontecido com a criança.
“A menina não tinha problemas de saúde. Eu sou da [área de] saúde e comprei pra ela o travesseiro antirrefluxo. A mãe levou e entregou na mão deles e não colocaram. O dono da escola não soube dizer por quê”, comentou Maciel.
Responsabilidade
A direção da creche atribuiu à vontade de Deus a morte da criança: “A primeira pergunta que se faz: por que Deus? Por que com esse anjinho? Por que com a nossa escola? Por que com nossa equipe? Certamente, pela vontade de DEUS!”, diz o comunicado.
Os responsáveis pelo estabelecimento afirmaram que não se manifestaram sobre o episódio antes “por respeito ao pai, à mãe, aos familiares e a sua equipe, todos atingidos por essa tragédia que vitimou e causou a passagem prematura da pequena Emanuelle”.
Ao final, a creche Casinha do Saber diz que todos buscam consolo na fé: “Não havendo palavras que possam confortar a dor imensurável, com a qual compartilhamos, senão pela fé em Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, quem certamente confortará a todos e dará o merecido descanso à sua alma e ao seu espírito ao lado do Pai Eterno”.