Paul Washer é um dos pregadores evangélicos da atualidade que mais atraem polêmicas pelo teor de suas mensagens, e um vídeo recente dele sobre idolatria choca pela contundência de suas afirmações, embora estas mereçam uma reflexão.
De acordo com o evangelista, muitos cristãos terminam transformando-se em idólatras por não conhecerem a Deus de forma verdadeira, e assim, cultuam outros deuses, influenciados por exposições do Evangelho que não são fiéis à Palavra de Deus.
“Mais idolatria é praticada aos domingos que em qualquer outro dia da semana. Por quê? Porque as pessoas estão adorando a Deus, mas não O conhecem”, alertou Washer, durante uma pregação feita na Igreja Aliança do Calvário, liderada pelo pastor Paulo Júnior.
O pregador evangélico traçou as linhas gerais que diferenciam idolatria e adoração, e afirmou convicto que o que acontece em muitas igrejas evangélicas é idolatria, a partir da ignorância sobre quem realmente é Deus.
“Muitas pessoas não conhecem fatos bíblicos sobre Deus e na ausência do conhecimento bíblico, elas fazem de Deus a sua própria imagem e adoram o deus que elas fizeram”, disse, citando como exemplo as pregações conhecidas como teologia da prosperidade.
“É isso que acontece nas igrejas da prosperidade. Como será que Deus é para as pessoas por lá? É como uma máquina de refrigerantes: você coloca a oração e retira a bênção? Dificilmente você vai ouvir que Deus é Santo, Soberano, que Ele é Justiça, dificilmente vai ouvir sobre Sua ira, sobre Seu ódio ao pecado. Elas estão adorando um deus que se parece mais com um Papai Noel, não o Deus das Escrituras”, exortou.
No vídeo que circula nas redes sociais, Paul Washer lamentou que até pastores têm sido formados a partir dessa perspectiva idólatra, porque desprezam o estudo das Escrituras em seminários teológicos sérios e terminam ignorantes sobre questões cruciais na teologia cristã.
“Muitas vezes, nem mesmo os pregadores estudam quem Deus realmente é. E então as pessoas não ouvem sermões sobre quem Deus é e então não conhecem a Deus. Na ausência do conhecimento sobre Deus, nós colocamos outra coisa no lugar d’Ele: nossas próprias ideias”, constatou.
Confira a pregação de Paul Washer: