Conheça o “Curso de Teologia da Restauração: a Bíblia no contexto judaico-messiânico”

3

O Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião (CATES) traz ao Brasil um curso de estudos da Bíblia a partir do contexto judaico-messiânico, intitulado Curso de Teologia da Restauração.

O Curso de Teologia da Restauração é voltado para líderes e estudiosos cristãos, pastores, seminaristas, obreiros e interessados em geral.

“Há um grande movimento internacional de retorno às origens da Bíblia e de restauração da posição de Israel na teologia cristã. Israel, o judaísmo, o povo judeu e as línguas originais são fundamentais para conduzir a Bíblia a sua origem. Esses elementos integrados conduzem o estudioso a uma percepção verdadeiramente significativa e genuína das Escrituras: um livro completo, muito além da divisão de ‘Antigo e Novo Testamento’. Isso inclui o resgate dos idiomas originais, da hermenêutica, do contexto histórico-cultural judaico das Escrituras e, sobretudo, da identidade original de Yeshua haMashiach (Jesus, o Messias)”, afirma o diretor do CATES, Matheus Z. Guimarães.

A proposta do Curso de Teologia da Restauração é baseada em sintetizar milênios de sabedoria judaica e cultura bíblica para atender ao crescente interesse de cristãos, teólogos e leigos “a respeito dos vínculos históricos e espirituais entre o cristianismo e o judaísmo, bem como o contexto da Igreja do primeiro século da era cristã”.


O CATES oferece a todos os interessados no Curso de Teologia da Restauração um estudo aprofundado da Bíblia no contexto judaico-messiânico, com:

  • Aulas 100% online
  • Mais de 1000 páginas de material EXCLUSIVO em PDF;
  • Mais de 150 horas de vídeos EXCLUSIVOS;
  • 31 disciplinas, divididas 22 em meses de duração;
  • Corpo docente formado por teólogos, líderes e rabinos judeus messiânicos de renome em Israel, Estados Unidos e Europa;
  • Tutoria: atendimento via telefone e e-mail – especializado, permanente e personalizado.

Torne-se um agente da restauração da Igreja de Cristo, e faça hoje mesmo sua matrícula através do cates.com.br e cresça em conhecimento, contribuindo para o Reino.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

texto-publicitariob

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostava sinceramente era de saber onde é que posso encontrar escrito na Bíblia algo que fale sobre abrir seminários e escolas de teologia, quando as próprias igrejas são essas escolas e têm essas funções. Não é por acaso que existem os estudos bíblicos nas igrejas. Os apóstolos e os primeiros líderes Cristãos não tiveram nenhuma formação teológica formal; não tiveram nenhum diploma de teologia.

    A formação bíblica para os Cristãos, preconizada pela Palavra de Deus, é a facultada por e em igrejas saudáveis. Quando, numa igreja, o estudo bíblico funciona em moldes bíblicos, essa igreja é detentora de um verdadeiro seminário com aprovação divina.

    Seminários e institutos bíblicos formais, independentes de igrejas locais, são muletas de igrejas coxas. As igrejas saudáveis dispensam muletas.

  2. Pra mim é mas uma investida do Diabo para iludir aqueles que não tem discernimento na Bíblia sagrada, já ouvir falar desse grupo desfazendo da palavra de DEUS e ensinando o povo que a Bíblia foi adulterada,e que o nome correto de pronunciar o nome do salvador seria Yeshua e não Jesus. por que para eles o nome Jesus é pagão.infelizmente muitos caem nesse conto e acaba se convertendo a esse grupo de religiosos ,examinei os argumentos desse grupo e fiquei assustado com os argumentos deles acredito na Bíblia sagrada e em Jesus cristo e nada que esse grupo falar vai mudar a minha fé..

  3. A Biblia foi escrita por judeus, por isto vejo uma adicao ao meu conhecimento Biblico aprender um pouco sobre a cultura judaica, ja que Jesus era Judeu que frequentava Sinagoga(MArcos 1:21, Lucas 4:31-37).
    Sabemos que as traducoes nem sempre conseguem explicar como e o original. talvez por isto sao ensinadas heresias nas igrejas, nao porque os pastores querem e sim porque eles nao tem conhecimento.

    Eles sao Judeus Messianicos e creem em Jesus(em hebraico Yeshua, como em alemao Jesu, etc.)
    Sei que existe uma outra denominacao messianica que nao cre em Jesus como Messias, mas nao e o caso deles.
    O conhecimento do idioma e muito importante quando se le um livro ou o Livro dos Livros(Biblia) E o mesmo que Ler "Lusiadas" sem entender a cultura e a lingua portuguesa da epoca.

    Muitos vao dizer"mas o Espirito Santo e o que explica" mas para ler tambem fomos a escola primaria, secundaria e muitos a universidade.
    Quando se vai a um outro pais tambem se aprende o idioma falado e escrito nas escolas se quer viver ou trabalhar la. por isto eu vejo necessario a pessoas comuns, nao propriamente aprender, mas sim ter uma ideia do idioma escrito dos Livros dos Livros(Biblia), ja que este Livro tem um significado muito importante para nos cristaos.

    Nota: nao sou desta denominacao, mas vejo que muitos escrevem o que nao sabem, nunca ouviram um estudo deles na internet.

    Nao esquecamos que os discipulos nao tiveram seminarios mas tiveram Jesus 3 anos dia e noite, sera que existe um seminario melhor que este?
    Ja o Apostolo Paulo aprendeu a Palavra aos pes de Gamaliel(ele era um rabino judeu-farisaico- duvidas? veja na net), depois passou 3 anos no Deserto(recebendo revelacoes do Senhor Galatas 1:17)

  4. Errado meu amigo, as denominações tem seus próprios ensinamentos, seus métodos de ensino, cada uma com sua cultura, a bíblia tem que ser interpretada do ponto de vista judaico, pois foi escrita embasada no povo e cultura judaica e por escritores judaicos, se você não entender isso jamais conseguira interpretar a bíblia de forma correta e sim como você acha que é como a maioria que esta ai faz, a própria palavra diz que no final dos tempos Deus iria separar o rebanho verdadeiro, aqueles que buscam a verdade e não os que ficam cegos seguindo pastores e denominações que estão ensinando a palavra distorcida da verdade em prol dos seus interesses, acorde a verdade será revelada nesses dias assim como foi no tempo de Jesus, seguiam os fariseus e suas sinagogas e não deram credito a Jesus que veio com a verdadeira palavra..

  5. Meu amigo eu entendo o seu ponto de vista, pois quando você aprende algo desde cedo como sendo verdade é difícil de aceitar certas verdades depois, é como o católico romano, você dizer para ele que Maria foi simplesmente a mãe de Jesus e não um deus, eles não aceitam, pois aprenderam desde cedo que aquilo era verdade, eu sei pela minha avó. Agora o nome realmente não é esse, Jesus é um nome aportuguesado, porem não é pagão como muitos dizem, e outra que realmente tem muita coisa alterada na bíblia isso tem sim se você for ver os escritos originais vai ter muitas coisas que foram acrescentadas pelos tradutores quando traduziram para o Grego que só depois foi traduzido para o português e sempre lembrando que a palavra diz que as escrituras são inspiradas por Deus, portanto os escritos originais e não as traduções, justamente por conter erros de interpretação e ser tirado e acrescentado coisas, mas claro que isso não é motivo para você não acreditar em Deus ou esnobar a bíblia, apenas não idolatre ela e sim a Deus e Jesus, o que estão ensinando por ai tem que se abrir o olho, denominações ensinam o que lhe convém ensinar em prol dos seus interesses, principalmente as grandes, não é o que você imagina, abraços e fique com Deus..

  6. Marilene Veiga Amiga Marilene Veiga, primeiro vamos ver se estamos de acordo com a palavra "Heresia" (vem do grego hairesis que e quando uma pessoa tem um pensamento diferente de um sistema ou de uma religiao) e como se pode saber se o que o pastor fala e Heresia ou nao se nao entende a Palavra no seu contesto? muitos pregam apenas os versiculos mas nao entendem o capitulo em seu todo.

    Claro que o Senhor nos deixou o Espirito Santo, como sera que o Senhor usou tanto a Jose do Egito? ele aprendeu com os egipcios que eram os "sabichoes" da epoca, assim como Moises, etc. todos eles usaram a sabedoria humana e a do Espirito de Deus. as duas juntas sao infaliveis!!! mas claro as duas juntas.

    A Biblia e um livro fantastico! Digna de se chamar Livro dos Livros! mas temos que entender as historias(com H) que ocorreram . por exemplo o livro de Salmos. Quando se le o Salmo 90 no seu original da pra entender melhor o que Moises quiz dizer. Sim Moises porque foi ele quem escreveu este Salmo(duvidas?internet).

    Como eu vivo na alemanha eu leio em alemao e posso te dizer que muitas coisas se diferem no contexto, e louvo a Deus por poder ler la em alemao, ja que do alemao algumas Biblias foram traduzidas algumas porque outras foram do Ingles.

    Eu louvo a Deus porque Ele se mostra a vc , para que entenda a Biblia atraves do Espirito Santo,. mas um conselho de amiga: tente entender-la tambem em outros idiomas. o Espirito Santo tambem nos capacita pra tanto quando queremos,

    Sobre os judeus. existem judeus e judeus. como brasileiros e brasileiros. nao devemos generalizar los, senao estariamos contra o nosso Senhor Jesus que tambem nasceu Judeu.

  7. Olá,
    Essa Seita Mineira desviou da fé um grande amigo meu. Fiz alguns debates com ele pela net e acabei descobrindo as raízes dessa seita estão nos Marranos vindos pro Brasil na época da perseguição da Inquisição. E mais precisamente são descendentes dos Ebionitas, sua teologia é Ebionita! E eles foram condenados como Hereges pela antiga igreja. Epifanio os cita e refuta em seus escritos!
    Att.,
    Adilson

    • É ta pra ver que sabe muito eles… só que não, Bom a minha FÉ na veio de ROMA, mas veio dos JUDEUS, querido antes de sair por aí falando pesquise porque assim como há muitas ditas IGREJAS que possuem ensinamentos errados assim também no judaísmo messiânico veja http://ensinandodesiao.org.br/ você não pode esquecer que Deus tem um povo escolhido e nós somos enxertados nele, por favor saia de roma.

  8. Manuel Benetti meu amigo;vc ve quem estudou dentro de um seminário. petencostal ele vai pregar de um jeito; se for seninário batista ou etc e tal cada um puxa pra um lado; por isso que fico com João 14; principalmente 14/ 6;EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA E NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM, disse a jesus

  9. Vcs acham que D'us acabaria com suas festas e substituiria por festas pagãs,( que são festa a ídolos = demônios ).

    quem era Hades ?? um deus grego que os gregos acreditavam comandar um lugar dos mortos e condenados !!

    será que Yeshua usou essa palavra hades ?? um ensinamento pagão !!

  10. Manuel Benetti Não é só do ponto de vista judaico. O evangelho de Lucas por exemplo, apesar de ser escrito em Grego, tem palavras que são entendidas na cultura romana e não judaica (visto este evangelho ter sido escrito para um romano – Teófilo), como por exemplo: "Salve, agraciada!" (Lucas 1:28). A palavra
    “Salve” é uma saudação tradicional Romana. Claro que vou precisar entender a cultura da época e significados das palavras na Bíblia para aprender mais acerca dela, etc…
    Mas não preciso seminários para isso, nem os apóstolos e pessoas naquelas épocas precisaram de seminários. Posso é ir para uma escola hoje para aprender grego, latim, hebraico, etc.
    " as denominações tem seus próprios ensinamentos" – concordo, mas se as pessoas soubessem manejar bem a palavra de Deus (2Timóteo 2:15), não haveria denominações.

  11. Valdeci Oliveira :
    Quem disse ,que eu sei tudo,onde foi que escrevi isto ?
    O que disse,foi que vocês precisam ,aprender um pouco mais da história de Israel.
    Se vocês não conseguem ,entender uma frase,como vão entender uma história ?

    A Bíblia,ensina tudo sobre Israel,do início ao fim,mas os livros de teologia,não deixa vocês lerem a Bíblia,não é mesmo ?

  12. É bom fazer esse curso, porém, com muita cautela, com espírito crítico à luz da teologia paulina para que não venhamos a enfrentar os mesmos problemas dos tempos apóstólicos. Os maiores opositores de Paulo não eram os judeus nem romanos, mas os judaizanes. Ler epístolas aos Romanos, Gálatas e Hebreus principalmente. Creio na restauração espiritual de Israel quando chega a hora. Por enquanto, estamos na era da Igreja composta por povos de todas as nações, raças e línguas e não há distinção entre judeu e grego.

  13. Jesus (yeshua, salvador) falava a língua da época (aramaico). O NT foi escrito em grego que era a é que reina no lugar dos mortos língua conhecida na época em todo o império romano (como hoje o inglês). O AT usa a palavra hebraica sheol que era o lugar dos mortos. Para os gregos hades (deus manda chuva do lugar dos mortos) embora seja paganismo puro, vislumbrava algo de real , pois sabemos que o diabo reina no inferno que foi feito para ele e seus anjos desde o princípio. Não havia, com certeza, intenção nos escritores do NT em judaizar os gentios, por isso naturalmente usaram palavras que os gentios pudessem entender. Deus enviou seu FILHO para salvar a todos e preparou caminho para que seu Evangelho fosse pregado a todas as nações. Veja que na septuaginta o AT foi traduzido para o grego que foi um começo do agir de Deus para alcançar as nações. Deus seja louvado! ou será que é JEOVÁ? Não importa a palavra usada, mas o sentido.

  14. Cristão é uma coisa, judeu é outra totalmente diferente, e como cristão creio que a lei é aio e sombra da graça. A Bíblia faz claramente a distinção entre Novo e Antigo Testamente, é o mesmo Deus porém com duas dispensações, ou tratos, diferentes com pessoas diferentes, um grupo acreditava que viria o Messias, o outro acredita que o Messias veio, e o messias é Jesus o Filho do Deus vivo, o Emanuel.
    Eu creio que, se um cristão querer voltar as práticas da lei, esse cristão é retrógrado e está dizendo que a graça é imperfeita. Toda a lei (sem distinção) cumpriu em Cristo, e atualmente, um judeu só poderá ser salvo se ele se tornar cristão verdadeiro, pois o povo de Deus é a Igreja e unicamente a Igreja….

    • leonardo onde é que JESUS disse que nao era mas pr obedecer a lei,a lei ´é pr cer obedecida sim,homem com homem pode nao pq pois isto esta na lei,homem pode possuir sua irma nao pq pois esta na lei,so dando exemplos ,olhe alei tem que ser praticada entenda ela só nao serve mas pr a salvaçao mas ela é quem santifica o homem dos erros.

  15. Meu caro,'' Dario botas'' tudo que vc acabou de falar é simplesmente teologia tudo que fala sobre Deus e suas obras é teologia, pois a teologia é ESTUDO SOBRE DEUS. Se as igrejas não falam sobre Deus essa igreja é falsa.

  16. a! entendi, quer dizer que ele lia a Tora que era e é escrita em hebraico, em aramaico e saiu ensinado em todo Israel que falava e fala em hebraico em aramaico, o aramaico, era um dialeto local e não era falado em toda Israel, que compreendia toda a região da hoje, chamada Palestina, até o Egito. um grande abraço.

  17. Romney Elson Lima olha muitos falam e nem sabem que o povo Judeu sofre e que muitos vem decendentes deles, e que na biblia diz para orar por Israel, e que Jesus veio abulir o pêcado e dar vida eterna a todos e nao so ao povo Judeu, mas nada esta escrito que abolia muitas das festa e o sabat ……e quanto ao esconder e modificar acredito que muita coisa esta escondida, mas Deus da nos desconto ao tempo da ignorancia, mas tambem diz quem tem ouvidos ouca, temos que fazer pâra ouvir o Espirito santo so eles nos dara descermento do que è certo……eu sou juifa eu sou crista i viva o Deus de Israel e de Braao e Jesus meu Salvador….

  18. Os apóstolos e os primeiros líderes Cristãos não tiveram nenhuma formação teológica formal… não existia a bíblia completa com 66 livros para ser estudada, agora temos, e foram 40 autores em mais de 2000 anos pregando, defendendo e disseminando a palavra sob perseguição e morte para que ela pudesse ser lida e estudada sim em cada lingua do planeta.
    Crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
    E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
    Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
    Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
    Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
    2 Pedro 3:15-18 https://www.facebook.com/pages/-Eternos-Valores-/510272975672932

  19. Shallom queridos,
    Leia a bíblia, e com atenção!!!! E verás que tanto Jesus quanto seus apóstolos frequentavam o templo para estudar a……LEI…… e se vocês lerem Atos 15 verão que os apóstolos inspirados pelo Espirito de Deus estabeleceram o minimo da lei para que os gentios praticassem. E claro deixaram claro que aquele que quiser aprender mais sobre a lei, que frequente o templo e aprenda.
    Jesus também frequentou o templo para aprender e no inicio de seu ministério até o fim, frequentava o templo para ensinar.
    Outra coisa, tire o cabresto e enxerguem a verdade, quem vocês acham que é a oliveira?
    É claro que é Israel. Este povo foi escolhido, por amor. Mas Deus nos amou tanto, que nos deu a oportunidade de sermos enxertados na oliveira e hoje fazemos parte e Israel. Como gentios enxertados na oliveira que é Israel não precisamos nos judaizar, mas Deus estabeleceu o minimo da lei que temos que cumprir.
    E mais, Deus tem um reino e vocês acham que neste reino haverá divisão entre o povo que ele escolheu para abençoar as nações e guardar sua palavra ( sua lei) e nós gentios?
    Desculpa, se você acha que o Reino de Deus é assim, talvez tua salvação não esteja garantida.
    E para terminar, se estudassem um pouquinho de história, perceberiam que esta teoria da restauração é plano de Deus para nós termos acesso de fato aos contextos que envolve a bíblia. Pois a própria história nos aponta para um grande roubo milenar da verdade de Deus….Para a glória de Deus eu estudo e não precisei que os judeus me dissessem isso….e claro preciso me aprofundar na verdadeira palavra de Deus e estou realmente pensando em fazer este curso.
    Irmãos fujam destas doutrinas que fazem você achar que a bíblia é dividida e que no reino de Deus há dois povos separados. Isto não é de Deus.
    E mais uma vez estudem, vá além.
    Leiam livros sobre a verdadeira história da igreja, leiam a bíblia e releiam se necessário….sem interpretações doutrinarias, mas buscando entender o contexto real.

    Um grande abraço
    A paz do Senhor.

  20. A salvação vem dos Judeus João 4; 22. Como que os cristãos querem ser Salvos sem pelo menos entender que o Eterno é um; enquanto estiverem pregando trindade vão está sem dentro do paganismo, então irmãos, como que vamos chegar à Salvação com tanta emoção nas Igrejas, sem procurar a razão verdadeira sob as coisas do Eterno precisamos fazer um retorna ou seja, uma (Teshuvá) para que o Eterno nos dê sabedoria e entendimento das verdades Bíblicas, as pessoas estão querendo se salvar à todo custo, usando o Espírito Santo com suas emoções ao em vez de ser usado pelo mesmo; e isto está totalmente errado nas igrejas Por faltar conhecimento o povo perece; Osé; 4;v 6…

DEIXE UMA RESPOSTA