Datafolha divulga dados que revelam rejeição de eleitores a candidatos apoiados por igrejas

37

Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha revelou que o envolvimento das igrejas com a política e o apoio de líderes religiosos a candidatos não é bem vista pelo eleitorado.

As informações foram publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo no último domingo, 30/09. A pesquisa, motivada pela polêmica entre o candidato a prefeito de São Paulo, Celso Russomano, e a Igreja Católica, contrária à aliança política entre o candidato do PRB e a Igreja Universal, questionou aos eleitores se eles votariam num candidato apoiado por uma das instituições.

A ampla maioria dos participantes do levantamento afirmou que não votariam num candidato que recebesse apoio dessas igrejas, sendo que a maior taxa de rejeição, 70%, foi registrada para a hipótese de apoio da Igreja Universal do Reino de Deus. Um suposto candidato apoiado pela Igreja Católica teria rejeição de 57% dos pesquisados.

Recentemente a Arquidiocese de São Paulo divulgou uma nota em que afirma que a vitória de um candidato apoiado por uma instituição religiosa seria uma “ameaça à democracia”, de acordo com informações do portal Terra.


A mesma pesquisa do Datafolha revelou que 37% dos eleitores paulistanos acreditam que Russomano é apoiado pela Igreja Universal. O partido do candidato possui entre seus principais líderes, pastores e bispos da IURD.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

37 COMENTÁRIOS

  1. Eu nao voto em candidato que se estriba à igreja nenhuma mais, decepçao demais, vergonha demais, alem de que o estado é laico. Religiao; politica à parte! Nao devia de haver nenhuma bancada evangelica, catolica, espirita, o que for. Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus, Cesar representa o Estado, Religiao é o ópio da humanidade, e Deus é o Soberano. A César o governo, exercido por presidentes, governadores, ministros, prefeitos, etccccc, Religiao, cada um tem a sua, e ninguem tem nada a ver com a que o outro escolhe, isto é problema dele, agora, Deus, “Ha um so Deus e um so mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem!” Um menino nos nasceu, um filho se nos deu, o governo esta sobre os seus ombros, e o seu nome sera, maravilhoso, conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Principe da Paz. A Ele o dominio pelos seculos dos seculos e por toda a eternidade, AMEM! Mas enquanto o governo esta sobre os ombros dos homens, muita oraçao, e muita investigaçao da nossa parte, para nao elegermos ou reelegesmos, ladroes, corruptos, e incompetentes, Deus tenha misericordia deste pais tao lindo, mas que tem um povinho….rsrsrsrsr kkkk

    • Jorge os dízimos são destinados para a manutenção da igreja e seus projetos, agora sabemos que nem todos fazem dessa forma e se eu e vc. formos apenas criticar então não saímos nem de casa porque quando vc. anda num asfalto provavelmente ouve super faturamento ali más nem por isso vc. deixa de passar nessa mesma rua certo?? Que Deus te abençõe e um dia que vc. precisar ir numa igreja com certeza através dos dízimos e ofertas de muitos vc. terá a oportunidade de entrar e sentir o poder de Deus que transforma vida de muitos.

      • O dizimo nao pertence à era da graça, ele sempre foi instituido por causa de Israel, para o sustento do sacerdote levitico, da manutençao do templo/Estado, e para o cuidado com os pobres. Igreja é gente, sao pessoas, o templo do Espirito Santo é o ser humano, eu sou da opiniao, de que quem ganha mais, da mais, quem ganha menos, da menos. O importante é dar com alegria, nao por constrangimento, pois Deus ama ao que da com alegria. Ai fica ao criterio de cada um. Eu de minha parte acho que investir em grandes construçoes, luxuosos templos, nao glorifica a Deus, ele tao pouco se impressiona com isto. Sou da opiniao que os locais de reunioes deveriam de ser ate mesmo alugados, para nao ficar no nome de ninguem, tanto dinheiro gasto em construçoes, enquanto membros moram em locais perigosos, lugarejos de pessima estrutura fisica, criam seus filhos sem nenhuma assistencia medica, nao estudam as crianças, vivem mal, e chega sabado e domingo vao para suas igrejas luxuosas, para passarem 1 ou 2 horas em um local bonito e limpo, voce acha isto justo? Ta tudo errado, houve inversoes terriveis de valores, hoje valoriza-se o local de culto e o templo do senhor(o ser humano) vive uma vida miseravel. É assim que analiso a obra de Deus, segundo o espirito do evangelho e segundo Jesus, homem pobre, que nao tinha aonde reclinar a cabeça. O Cristianismo esta uma decadencia!!!

  2. Só quem não conhece este Jornal é que dá ouvidos a estas notícias!.
    Um jornal pró PT, esquerdistas ! querendo influenciar a população a desistir dos demais candidatos, como Russumano,Serra, Chalita, em favor de Hadad. Isto é um desespero da maioria dos Jornalistas deste Jornal e de outros veículos de comunicação de são Paulo, o povo já não é tão besta “bobo”como eles pensam ,Se depender se mim o PT com o seu candidato do kit gay não
    ganha nem pra fiscal de quarteirão

  3. Só a folha mesmo prá tirar estes números…felizmente/infelizmente, o país só tem liberdade religiosa por conta dos evangélicos no poder.Poe um ateu lá prá você ver o que acontece.

  4. Enquanto a maioria cristã não se importar com os assuntos políticos continuaremos sendo comandados pela minoria que gosta de política más que não tem nenhum tipo de temor aos princípios bíblicos e muito menos as leis divinas. Não é atoa que a política tem tanta corrupção. Esperar o que dos impios?? Será que grandes homens de Deus na bíblia não foram políticos?? José foi governador isso foi ruim?? Davi foi Rei isso foi desaprovado por Deus?? a resposta é NÃO!! Deus deu autoridade aos homens sobre todas as coisas, a política está em toda parte e se nós que temos o temor de Deus não colocar no poder pessoas que respeita e defende a moralidade familiar continuaremos sendo massacrados por esses ativistas pró homossexualismo, legalização do aborto, pedofilia e drogas, é isso que os cristão querem do futuro?? Aqueles que dizem que a política é do diabo são os mesmos que recebem do governo algo produzido pela própria política. ex. FGTS, Seguro Desemprego, Bolsa Família entre outros. Deus nos abençõe de tamanha ignorância.

  5. É um direito de cidadão que ele está exercendo, afinal o mundo deve ser gerido pela palavra que convence, não armas, não imposição.

    O fato de um lider religioso demonstrar afeição a um político isso não é impedido em mandamento algum, seja bíblico, seja do corão, seja da torá.

    Se fosse a quem usa a arma para alcançar o poder, quem usa golpes políticos/financeiros/artimanhas, ora do que se sabe o candidato foi aprovado pela justiça pátria, ou seja, as autoridades judiciais a quem devemos respeitar.

    Pode-se até discutir que não é a melhor escolha, pode-se até discutir se o motivo de apoiar outro decorre de ser ele ligado a igreja universal, ora para quem conhece o pastor, ele não de ter esses surtos em face de igreja x ou y.

    o evangélico está mais que acostumado a votar em pessoas de outras igrejas, inclusive sempre votaram em católicos confessos, a igreja que menos se identifica com as evangélicas.

    Os sábios que escreveram acima, ao invés de ficar criticando, deviam participar das convenções partidárias e lá se opor a quem acham que não deve ser candidato, afinal uma vez escolhidos por seus partidos, povo tem que escolher o menos ruim.

    Evangélico não é besta, não. Idiotas são todos e de qualquer religião, pois fomos nós que elegemos os políticos que aí estão, aliás, políticos 99,99 católicos, então se querem responsabilizar igreja, que liguem para os padre, bispos, papas católicos, acostumados a põr e a tirar do poder, desde seu fundador, Constantino.

  6. Estão tentando a anos colocar em nosso país leis que denigre e joga nossas famílias na lata do lixo, querem aprovar o aborto, consumo das drogas, casamento gay, kit gay nas escolas, mordaça a livre expressão (isso só para quem discordar dos homossexuais) Liberação da pedofilia, entre outras aberrações na mais nova Lei PLS236/12. Sabe quem tem até agora barrado tal afronta?? A bancada evangélica (sei que muitos não tem honrrado o senhor no congresso) más através desses homens muita coisa ainda não tem indo adiante (ex. PL122). PORTANTO tá na hora dos cristão fazerem valer seus ideais e mudar a história do nosso estado votando em gente de bem, que tem compromisso com os princípios bíblicos. ACORDA IGREJA!!! chega de partidos contra-nossas família… perquisem e dê sua cidadania. A palavra de Deus diz, viviaí e orai, o vigiar vem primeiro……………

  7. se essa noticia for veridica , eu fico muito feliz , e sinal que o tiro pode sair pela culatra , esses politicos em vez de ganhar votos , podem e perder muitos votos , nem todos os eleitores sao crentes e dai o povo desconfia de todo esse apoio politico e percebe que tem sujeira , tem maracutaia nisso tudo , pricipalmente quem receb apoio da iurd , impd e assembleia do mala , eu mesmo nao voto em candidato apoiado por igrejas seja ela qual for .

  8. veja bem pessoal nao de atençao a nenhum jornal e nem rede globo pois eles manipula a cabeça das pessoas de menos a minha cuidado. eu acho que voto e certeza e individual tenho pena dessas pessoas que fica sendo manipulado por um canal de televisao que so tem interesse e ela mesmo a mesma do passado

  9. isso só prova que a igreja católica não é uma igreja….e sim um antro de idólatria e perdição eterna das almas das pessoas.. pois são ele os católicos que sempre apoiaram todos os candidatos que vão pedir a "benção" dos seus líderes.. se eles apoiam porque as outras não? como os outros, os líderes católicos se sentem ameaçados de perderem suas boquinhas que eles tem em todas as cidades do país, a regalia e poder que exerce em cima de todos os municípios, e o povo como sempre a vasta maioria os seguem… gente não existe democracia dentro da igreja católica… eles impoem e é isso que eles estão fazendo em são paulo e isso usando um poder maior que é a midia.

  10. eu pastor Otacilio pré candidato em 2O14 uma coisa eu sei que Jesus disse que o trigo e o joio cresceria junto no final ele fásia a separação ele quis dizer que no fim queimaria o que não presta jesus falou que amaria o pegador mais detestaria o pegado o proplema não e você pecar e você sair do pegado você mesmos sabe que você estar pecando contra Jesus.

  11. eu pr otacilio pré c. psdb eu não acredito que exitar a teu no mundo porque ele acredita que não existe de Deus entam eles acredita em algua coisa uma sertã veis homem ele passava na porta da igreja e fala o dia que você me mostra Deus eu viro cristão o pastor falou para ele vem amanha ele foi ai o pastor clamou para fora e falou para ele olha para o sol dez minuto ele falou que não podia ai o pastor falou você não consegue o olhar para o sol que foi Deus que criou como quer ver deus

  12. eu pr otacilio pré c. psdb eu não acredito que exitar a teu no mundo porque ele acredita que não existe de Deus entam eles acredita em algua coisa uma sertã veis homem ele passava na porta da igreja e fala o dia que você me mostra Deus eu viro cristão o pastor falou para ele vem amanha ele foi ai o pastor clamou para fora e falou para ele olha para o sol dez minuto ele falou que não podia ai o pastor falou você não consegue o olhar para o sol que foi Deus que criou como quer ver deus

DEIXE UMA RESPOSTA