O candidato Cabo Daciolo (Patriota) se destacou entre os demais concorrentes à presidência da República que participaram do debate realizado na tarde de ontem, quarta-feira, 26 de setembro.
Daciolo passou 21 dias em retiro no monte Céu Aberto, em Nova Iguaçu, na baixada fluminense, em jejum e oração, e 49 dias após tornar-se nacionalmente conhecido no debate da Band, voltou a gerar grande repercussão nas redes sociais, com sua postura pouco comum.
“Quase ninguém apostava que o caricato Cabo Daciolo chegaria tão longe. Neste momento, o nome dele ocupa a nona posição dos assuntos mais comentados do Twitter no mundo”, informou o jornalista Gabriel Mascarenhas, da coluna Radar, da revista Veja.
O período no monte preparando-se para o debate, foi também um período de privações para o candidato: “Cabo Daciolo está com o cinto mais apertado depois de 21 dias fazendo dieta no monte — comeu apenas legumes. Perdeu 5 quilos”, informou o jornalista Guilherme Amado, de O Globo.
Ao longo do debate, Daciolo travou embates mais firmes com alguns de seus concorrentes, como por exemplo, o candidato do MDB, Henrique Meirelles. A temperatura subiu quando o candidato evangélico afirmou que, com um custo de campanha de R$ 700, está empatado nas pesquisas do Ibope com Meirelles, que investiu R$ 43 milhões.
Com Ciro Gomes (PDT), o candidato evangélico aproveitou para criticar a postura do adversário, dizendo que seu discurso era diferente da prática, pois ao sofrer um mal-estar, “correu para o Sírio-Libanês”: “E o povo? Fala bonito, fala lindo, mas não muda nada. Por que o senhor não foi ao hospital público?”, questionou.
Ao longo do debate, Daciolo voltou a “profetizar” que irá vencer as eleições presidenciais, em primeiro turno, com 51% dos votos. “Eu estou profetizando para a nação brasileira: eu vou ser o próximo presidente da República, para a honra e a glória do senhor Jesus, em primeiro turno, com 51% dos votos. Você crê nisso? Sem fé, é impossível agradar a Deus”, afirmou.
Mesmo com seu ar revolucionário, o candidato conseguiu arrancar risos da platéia e dos concorrentes, sem ser em tom de chacota. Ele se declarou à mãe, à esposa e a todas as mulheres: “Eu quero aproveitar também que eu estou aqui com a presença da minha mãe, uma pessoa especial, da minha esposa, uma pessoa especial. Mãe, eu te amo. Varoa, te amo. E às mulheres brasileiras, amo todas vocês”.
Nas redes sociais, a repercussão do desempenho de candidato foi intensa:
Daciolo: “Vi, em São Paulo, favelas na calçadas. Recicla-se tudo, por que não o ser humano? Está muito além da política. Precisamos tratar o próximo como a nós mesmos. Vou dar educação para esse povo” Assista ao #debateSBT ao vivo: https://t.co/8HkoX4mrlH pic.twitter.com/U9wdmIUoOH
— Estado de Minas (@em_com) 26 de setembro de 2018
“MÃE, EU TE AMO”. Agora o Cabo Daciolo conseguiu fazer todos os adversários rirem no palco do SBT #Eleicoes2018
— Bernardo Mello Franco (@BernardoMF) 26 de setembro de 2018
Daciolo finaliza a fala mandando abraço para a mãe, que está na plateia: “Mãe, te amo. Varoa, te amo.” Público se manifesta no estúdio. Assista ao #debateSBT ao vivo: https://t.co/8HkoX4mrlH pic.twitter.com/GnHwtHQal9
— Estado de Minas (@em_com) 26 de setembro de 2018
A Marina ouvindo o Daciolo segurando riso, esperando doideira
Daí veio pergunta séria
Ela mal sabe responder direito
Daciolo é um mestre jedi do xadrez político
— Ivan Mizanzuk (@mizanzuk) 26 de setembro de 2018
Daciolo é bom demais pic.twitter.com/v9X4HadN01
— JornalismoWando (@JornalismoWando) 26 de setembro de 2018
“Ciro Gomes é o mais preparado, vai destruir nos debates”
Realidade: levar uma sova do Cabo Daciolo
— Corote (@cor0te) 26 de setembro de 2018
Constatação do dia: na comparação com Jair Bolsonaro, o Cabo Daciolo é um Winston Churchill.
— Mário Magalhães (@mariomagalhaes_) 26 de setembro de 2018
Daciolo agora conquistou todas as mulheres do Brasil pic.twitter.com/L9qOheSM1l
— JornalismoWando (@JornalismoWando) 26 de setembro de 2018
Daciolo tem que ser por último
Tirou o brilho de todo mundo
Todo mundo é chato agora
— Ivan Mizanzuk (@mizanzuk) 26 de setembro de 2018