O rapper norte-americano Kanye West está sendo comparado por seus fãs a Deus, que resolveram publicar uma versão do livro do Gênesis em que o nome do músico é colocado no lugar do nome de Deus.
No livro “The Book of Yeezus”, os autores (que são irmãos) substituíram todas as menções a Deus por “Kanye” ou “Yeezus”, um termo usado em um dos álbuns de Kanye West, e cunhado pelo próprio rapper a partir da mistura de seu apelido, “Yeezy” com o nome Jesus.
Anunciado como uma versão do Gênesis “para os dias modernos”, o livro é apontado como uma expressão de fé dos jovens fãs do rapper: “Em um certo sentido, o incrível e orquestrado trabalho de Kanye é verdadeiramente uma experiência religiosa. Para essa geração, a Geração Y, Kanye West não é apenas esse grande artista, mas, de certa maneira, uma figura espiritual. No prefácio, nós exploramos nossa cultura consumista, informativa e superficial, além de celebrarmos Kanye e o significado grandioso que ele tem em nossas vidas”, dizem os três autores na descrição do livro.
O portal NME informou que os irmãos autores do livro dizem que sua proposta não é fazer piada com Kanye West ou exaltá-lo, mas “dar uma nova visão sobre o que a Bíblia poderia ser para o mundo moderno”.
O livro está sendo vendido ao equivalente a R$ 60,00 em lojas virtuais. O rapper, que anteriormente já afirmou ser um tipo de deus em uma de suas músicas, não comentou a publicação dos três irmãos.
Em 2009, chamou a atenção pela forma pouco modesta de falar sobre si mesmo: “Deus me escolheu. Ele fez um caminho para mim. Sou um vaso de Deus”, disse.