Dona de casa linchada após falsas acusações carregava Bíblia com fotos das filhas no momento do ataque

37

A dona de casa Fabiane Maria de Jesus, 31 anos, linchada em público por conta de rumores que atribuíam a ela supostos sequestros de crianças para prática de rituais de magia negra, carregava consigo no momento do ataque uma Bíblia com fotos de suas filhas.

Fabiane, que tinha problemas psicológicos, foi enterrada na última terça-feira, 06 de maio, após o espancamento sofrido no Guarujá, litoral paulista.

O ataque aconteceu depois que uma página no Facebook divulgou um retrato falado de uma mulher que, segundo boatos, sequestrava crianças. A semelhança entre Fabiane e o retrato levou os moradores a acreditarem que ela seria a autora dos supostos crimes, que não foram confirmados pela polícia.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, os familiares descreveram Fabiane como uma pessoa muito religiosa, e no dia que foi linchada, tinha saído para buscar sua Bíblia na igreja São João Batista, também no Guarujá.


Assustados com a “falta de amor no coração”, os familiares disseram ainda que Fabiane havia emprestado sua Bíblia para uma amiga que estava fazendo aniversário, e havia recomendado a leitura de um Salmo.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

37 COMENTÁRIOS

    • STARDUST (?!?!) com certeza você deve ser um militante filiado ao PT, PSOL ou PCdoB. O que tem a Sheherazade a ver com isso? Ela nunca em seus comentários incentivou a fazer justiça com as próprias mãos. O que ela disse em um de seus comentários é que era “compreensível” que a população tivesse tido a atitude de amarrar um malfeitor (lembre-se: “bandido” e não um cidadão) no poste. Com a falta de segurança pública jogada ao léu pelos governos federais e estaduais, a sociedade de bem não aguenta mais os desmandos e os descaso das autoridades em relação ao aumento exacerbado da violência cometida por bandidos, entre eles, menores infratores. Esse caso aí (dentre milhares de outros já cometidos), é isolado, mostrando a precipitação, crueldade e insensatez de alguns seres humanos que querem fazer justiça cometendo injustiça.

    • Triste. Ela tinha problemas psicológicos. E estava com uma biblia. Como é possível que ninguém tenha notado que havia algo errado em linchar uma mulher, supostamente praticante de magia negra, que carregava uma biblia?! Como uma praticante de magia negra carregaria um Santo livro contrário as suas práticas?
      Eu sei porque ninguém notou nada. Porque a falta de amor e multiplicação da maldade tem cegado a todos. Mateus 24:4-13
      Porque o amor tem se esfriado. E pela multiplicação da iniquidade(ou maldade), o amor de muitos há de se esfriar ainda. Traições e ódio se multiplicando. De irmão para irmão. Inimizades. Iras. Contendas. Crueldades. Violências. Ofensas sendo devolvidas cada vez mais com mais ofensas e violências ao invés de serem esquecidas, perdoadas, relevadas. Ninguém mais tem misericórdia, compaixão. Estão todos raivosos, rixosos. IMPIOS.
      O mal tem se alastrado pelo mundo. Seguidores de BAAL. Servos de Satanás.
      Como o Santo livro nos diz. É mister que essas coisas aconteçam e é apenas o principio das dores. Que o Senhor nos ajude e nos fortaleça nesses tempos difíceis.

      • Os idiotas, no meio da histeria coletiva (medieval), viram na Bíblia um “manual de bruxaria”. Logo, fizeram o que era correto. Êxodo 22:18 “A feiticeira não deixarás viver.”
        Como todo cidadão de bem está em posição de praticar a “autodefesa”, quem é contra isso é petista, comunista e defensor de bandido, e deveria ser linchado da mesma forma. Glória a Deus pela morte dessa inocente. Paz e Bem.

      • É porque os bandidos e os políticos estão soltos, para serem promotores juízes e executores de sentenças. E esta sempre contra o contribuinte e o cidadão que paga a conta.

      • queria saber aonde estão agora os que defende essa bobagem que a raquel sheherazade falou, de fazer justiça com as próprias mãos…

        Esse é um dos motivos pq sou contra… matar inocentes. O outro é que a lei dos homens proibe e devemos respeitar as leis, isso é biblico. Outro motivo é que Cristãos não podem tirar nem a própria vida, quem dirá a vida dos outros.

        Me admira gente que se diz cristã defendendo pena de morte…

        • Após o pipocar na internet o apoio a Sheharazade e Bolsanaro pelos mentes fracas muitos deste site.
          Os linchamentos no Brasil aumentaram 400%.
          E Já com várias mortes de e espancamentos de inocentes.
          está mulher crente fundamentalistas e seus seguidores, perseguidores de gays e outras minorias, os quais se entítulam arautos de Deus e dos bons costumes.
          São responsáveis pela morte desta mãe.

      • regis
        Duas situações diferentes em sua totalidade de crédito e fatos.
        primeiro credito esta mulher não cometeu crime algum
        segundo não houve flagrante
        terceiro a turba que a perseguiu e matou , não eram cidadãos que sofreram qualquer dano.
        quarto aqui vemos depois do ocorrido que foram motivados por um psicopata usuário de drogas.
        Fato eles foram justiceiros de uma inocente, incitados pelo ódio.
        Fato ódio este que é produzido em o meio que vivem e completo abandono pelos políticos e a sociedade.
        Fato todos que cometeram esta barbárie fugiram.
        Credito o homem preso foi culpado ele roubou
        Segundo ouve flagrante.
        Terceira a turma que o perseguiu eram cidadãos que sofreram dano por ele.
        Quarto vemos que os perseguiam eram cidadãos incitados não pelo ódio, mas o desejo de fazer cumprir o papel do estado.
        Fato os cidadãos que prenderam o meliante não fugiram mas ficaram a espera da policia, não deviam nada.
        Ultimo sim Raquel estava coberta de razão em suas falas, apenas executou a vontade do povo de um estado em que políticos não nos roubem mais, e os impostos sejam designados, para segurança saúde e ensino.
        Então diante deste credito e fatos, não existem argumentos, nem as tuas falácias defendendo o erro e os opressores, se usando de enganos e de fatos onde por não haver segurança, bandidos e drogados executam a lei.

    • Stardust.

      E um sem noção um ´´cristão“,que foi desmascarado por um ateu.
      o ateu se fingiu de mulher para ver qual e a dele.
      E para nossa alegria.
      Descobriu o mal caráter quer ele é.
      O ateu disfarçado de mulher apaixonada descobre um tanto de pecados deste que ataca todo mundo,nunca vi este dito Stardust?!?,elogiar ninguém tudo é errado menos ele que se auto intitulou ´´cristão“.

  1. O Brasileiro em grande maioria e infelizmente pensa pelo o senso comum, ou seja, acredita no que é dito primeiro, as vezes se leva por opiniões alheias e quase sempre não idagam se o fato é verdadeiro. Prova disso são as inúmeras falsas mensagens divulgadas no Facebook. Jústiça seria se tivessem chamado a polícia e denunciado ela para que a polícia investigasse e dissesse o que foi confirmado que a mulher era inocente.

  2. Aos Direitopatas, facistas, apoiadores de golpe militar (bolsanaros), a perseguição aos homossexuais e negros.
    Aos filhos de Feliciano, Shehazade, Bolsanaro e Silas.
    Eis o fruto de suas idéias, espancamento, demonização e sim, sim totalemente compreensíveis, bater em gay, pai de santo, e uma pobre mãe, pelo simples fato de ter para eles aparência de macumbeira.
    O Brasil está se tornando fundamentalistas as mentes estes doentes, e pessoas inocêntes estão morrendo.
    Ma Cristo pedirá contas do sangue de cada inocente, gay. mãe etc. que vocês com seu discursos e apoio ajudaram a matar.

    • André
      veja quem a matou , passa longe de ser filhos das pessoas que citou, está mais para ser dos políticos que abandonaram a sociedade. Em especial sherazade esta apenas expressou a opinião dos cidadãos de bem e seus anseios de viver em liberdade.

  3. Distorcendo o evangelho, e se aproveitando do mal que permeia a sociedade, muitos que se dizem ser filhos de deus, na verdade lutam é pelo mau, ora que tem haver a raquel a prisão em flagrante de um bandido, este que pelo calor do momento e por certo reagiu a ela, sofrendo uns tapas, com uma pobre mulher espancada por um viciado até a morte, uma pessoa sem condições de julgar, com aquele fato da raquel. É oportunismo revanchismo e serve apenas , para políticos que roubam a nação para ateus que buscam o caos e homossexuais que vem ela raquel cristã como inimiga.
    Fica aqui difícil de separar comentários deste grupo, mas por certo aqueles que lutam pela ordem a civilização não só repudiam está atitude bem como apoiam a raquel.

  4. E é um país que si diz cristão, ninguem tem o direito de tirá a vida de ninguem, so deus! Meu deus que país é este que a cada ano 50 mil pessoas ou mais são assassinadas e não tem previsão de melhora infelismente.

  5. EIS AÍ , O QUE HÁ POUCOS DIAS FALAVA , E TORNOU A OCORRER , ..E A TENDENÇIA É PIORAR ..! INTERESSANTE , QUE GUANTO MAIS IGREJAS ABREM , MAIS A VIOLENCIA AUMENTA ,….HÁ ALGO ERRADO , COM ESSES LOBOS , SE APRESENTANDO DE PASTORES ..ESCREVEM O QUE NESSAS LINHAS VOU ESCREVER AGORA ….O BRASIL DAQUI A POUCO , VAI FICAR PIOR QUE PAISES FUNDAMENTSLISTAS ISLAMICOS…E QUEM ESTA COMEÇANDO ESSA GUÉRRA , É ESSES HOTARIOS MALDITOS , COMO MALAFAIA , MACEDOS , R R SOARES , E OUTROS , QUE SÓ FALAM EM DINHEIRO , PROSPERIDADE , SUCESSO , E MENTINDO . ….INFELIZMENTE É TARDE PRA CONSERTAR . RÉSTA AGORA ESPERAR PELO FIM….

  6. Me perdoem mais creditar esse ato insano que cometeram com essa mulher aos lideres religiosos e insanidade tb.eu sou crista protestante nao concordo com a teoria da prosperidade desses pastores wue vende saude…prosperidade e tudo mais mais creditar a eles isso nao tem nada a ver.as pessoas cometeram e cometem crimes no brasil pois aqui nao tem justica e por nao ter justica as pessoas se acham no direito de fazer justica com as proprias maos.quem fez essa barbaridade com aquele mulher nao tem amor e quem nao tem amor ao proxino nao tem deus no coracao e nao querer saber de deus nao e culpa desses pastores pq se for assim os padres tb tem.culpa eu fui esses dias na igreja catolica com minha amiga e la o padre tb pedia dinheiro eu ate filmei no celular ele falava que a igreja precisava de dinheiro pra isso e aquilo o padre marcelo vende livros a perder de vista e ninguem nunca fpi perguntar a ele onde ele coloca o mesmo entao se os pastores mercenarios tem culpa na morte dela os padres que vendem bo canal cancao nova tem culpa os pais de santos que cobram pelos despachos tb e por ai vai .

  7. Sou voto da Marina, não generaliza querido, também sou cristão e amo meu próximo, e respeito as diferenças e as minorias, e passo longe de denominações fundamentalistas, cheio de serpentes.

  8. Existe uma declaração dada pela maioria dos brasileiros, mas ninguém se preocupa.

    Quando se fala em violência, logo as pessoas justificam a bandidagem alegando que é questão social.

    Ora, ora, ora, será que devo eu estimular a violência em face de que na infância os pais do bandido se separam, que ele passava fome, que o governo deixou de assistir, que não teve acesso à escola?

    Ora, se eu sou criança ou jovem e ouço e vejo pessoas dizerem que devo ser digno de complacência, então vejo aí um estímulo indireto.

    Raquel, jornalista do sbt, disse que compreendia a revolta do povo, nunca e jamais disse que era a favor, mas como ela enfiou o dedo não no ego do povo matar por contra própria, mas da omissão do estado, aí está sendo também alvo da justiça com as próprias mãos, os justiceiros contra a jornalista, pois de quando em quando ela é colocada na mira desses julgadores e apedrejada, apedrejada por falar a verdade, qual seja, o povo está cansado, nunca disse que ele lançasse mãos de armas, que deixasse o judiciário, a polícia,

    Cuidemos, pois certas políticas ou não estão sendo direcionadas para um novo rumo ou estão estagnadas. Sequer os governos possuem a humildade nem de pedir sugestões ao povo e muito menos propor ideias novas, novos caminhos, estamos órfãos, diferente do vizinho país, o Uruguai, que quanto ás drogas, certo ou errado, mas está tomando um rumo, mesmo que depois volte atrás.

    Com as drogas batendo, infelizmente, não mais na canela, mas no pescoço, o grande mau deste país, pois dele são gerados todos os males, entretanto ficam os governos inertes.

  9. É um desabafo…
    Estamos virando máquinas de guerra, sem sentimentos, sem consciência, sem bom senso, sem razão, sem humanidade, sem afetividade, sem amor e sem Deus no coração, na alma e na vida!
    Cada qual, está desenvolvendo seu lado obscuro em alguma área de sua vida…
    E, não era pra ser assim… O que foi feito de nós, gente?
    Estamos num país de maioria cristã, mas não estamos fazendo a diferença!
    Ou somos cristãos sem CRISTO?
    Vamos refletir sobre isso…

  10. É bom sabermos das opiniões de muitos que auto se intitula,honestos,respeitáveis,dizem até que são simples,é a humildade em pessoa, piedosos,tem amor ao próximo,tem DEUS NO CORAÇÃO, só que gostam de falar da Raquel Sheherazade,porque,ela não faz parte deste grupo hipócritas, que tanto critica e faz pior, como você se sente,quando alguém lhe encosta uma arma na sua cabeça e rouba o que é seu,quando ainda não lhe bate ou coisas piores, quando alguém comete uma barbárie dentro da sua família,quando você vê o traficante a sua porta para receber um debito de drogas seu ou de algum familiar seu, se não fizer do jeito que ele quer ele mata você ou alguém dos seus, quanta humilhação desespero,sofrimentos maltrato a pessoa que sequestrada sofre, quando não perde a vida, você trabalha para realizar um sono que em muitos os caso desde criança, e alguém vem só para destruir tudo aquilo que era o seu sonho,você trabalha duro o mês todo,quando recebe o dinheiro alguém vai lhe toma e manda você ficar calado porque senão será pior para você,e você tem que ficar calado,e outras inúmeras situações, qual a sua reação,qual o seu desejo,se estive-se ao seu alcance o que você faria,por mais pacifico que você venha ser,nasce uma revolta de impotência por você esta sendo injustiçado,e não poder fazer nada,você vai a delegacia fazer um B.O.em muitos os casos,quando o meliante e pego ele sai antes de você terminar de fazer a ocorrência, lhe ameaçando de pegar la fora e muitas as vezes acontece, no caso sendo menor ele avisa daqui tantos dias eu estou na rua, e vou fazer tudo de novo, refrita, que tudo o que a Raquel tem falado, é aquilo que você gostaria de puder falar,mas não sei se por medo, ou covardia, prefere criticar falar mal, porque esta é a única arma que você sabe usar,reflita pode lhe ajudar um dia porque, quando alguém fala uma que é do nosso conhecimento é verdade se não quisermos falar bem ficamos calados,mas não devemos falar mal da verdade, Ela em momento nenhum incentivou a violência contra as outras pessoas. Ela simplesmente mostra, o que o povo que oprimido sem poder falar, precisa de ser visto,precisa de justiça porque se esta justiça não acontecer,este povo pode tomar decisões injustas,perigosas e as vezes incontroláveis. Não precisa que outros venha falar de vocês,vocês tem externado com suas palavras os seus desejos,mostrando assim qual é a sua ídole, e esta não é dos bons.

  11. É bom sabermos das opiniões de muitos que auto se intitula,honestos,respeitáveis,dizem até que são simples,é a humildade em pessoa, piedosos,tem amor ao próximo,tem DEUS NO CORAÇÃO, só que gostam de falar da Raquel Sheherazade,porque,ela não faz parte deste grupo hipócritas, que tanto critica e faz pior, como você se sente,quando alguém lhe encosta uma arma na sua cabeça e rouba o que é seu,quando ainda não lhe bate ou coisas piores, quando alguém comete uma barbárie dentro da sua família,quando você vê o traficante a sua porta para receber um debito de drogas seu ou de algum familiar seu, se não fizer do jeito que ele quer ele mata você ou alguém dos seus, quanta humilhação desespero,sofrimentos maltrato a pessoa que sequestrada sofre, quando não perde a vida, você trabalha para realizar um sono que em muitos os caso desde criança, e alguém vem só para destruir tudo aquilo que era o seu sonho,você trabalha duro o mês todo,quando recebe o dinheiro alguém vai lhe toma e manda você ficar calado porque senão será pior para você,e você tem que ficar calado,e outras inúmeras situações, qual a sua reação,qual o seu desejo,se estive-se ao seu alcance o que você faria,por mais pacifico que você venha ser,nasce uma revolta de impotência por você esta sendo injustiçado,e não poder fazer nada,você vai a delegacia fazer um B.O.em muitos os casos,quando o meliante e pego ele sai antes de você terminar de fazer a ocorrência, lhe ameaçando de pegar la fora e muitas as vezes acontece, no caso sendo menor ele avisa daqui tantos dias eu estou na rua, e vou fazer tudo de novo, refrita, que tudo o que a Raquel tem falado, é aquilo que você gostaria de puder falar,mas não sei se por medo, ou covardia, prefere criticar falar mal, porque esta é a única arma que você sabe usar,reflita pode lhe ajudar um dia porque, quando alguém fala uma que é do nosso conhecimento é verdade se não quisermos falar bem ficamos calados,mas não devemos falar mal da verdade, Ela em momento nenhum incentivou a violência contra as outras pessoas. Ela simplesmente mostra, o que o povo que oprimido sem poder falar, precisa de ser visto,precisa de justiça porque se esta justiça não acontecer,este povo pode tomar decisões injustas,perigosas e as vezes incontroláveis. Não precisa que outros venha falar de vocês,vocês tem externado com suas palavras os seus desejos,mostrando assim qual é a sua ídole, e esta não é dos bons,pense nisto.

  12. Rachel sobrou pra você, mais não liga não, eu vou ligar pro Macedo e pedir pra tirá marcelo Rezende pra você comentar a vontade sobre a criminalidade brasileira.rs

  13. ui, 08/05/2014 – 11:06

    Alessandre de Argolo
    Por mais que alguns insistam em defender a jornalista do SBT, Rachel Sheherazade, muitas vezes por meio de distorções do que ela declarou em cadeia nacional e continuou a sustentar na imprensa depois da repercussão do caso, o fato é que ela fez sim apologia à violência (linchamentos) e agora pode ser acusada de ter incentivado, com as suas declarações em cadeia nacional, os inúmeros casos que estão acontecendo no Brasil.

    Basta que um dos linchadores ou uma das testemunhas de suas ações (dos linchadores), em depoimento à polícia, diga, quando perguntado(a), que foi influenciado(a) pela Sheherazade (caso dos linchadores) ou que tem conhecimento de sua influência sobre os linchadores (caso de uma das testemunhas) que ela será indiciada. Pode até mesmo vir a responder por homicídio.

    O que ela falou, apresentando um telejornal no SBT, dirige-se, em tudo, para isso: cidadãos fazendo justiça com as próprias mãos diante da “ausência” do Estado, que é “omisso”, conta com uma “polícia desmoralizada” e “a Justiça é falha”.

    As palavras dela são claramente de incentivo, de incitação. Ela chegou a dizer que a “atitude dos vingadores é até compreensível”, referindo-se a esse tipo de atuação das pessoas, inclusive chamando a vítima (aquele que foi amarrado ao poste praticamente nu e teve a orelha cortada, fato ocorrido no Rio de Janeiro) por termos ofensivos, como “marginalzinho”. Ela incentivou, incitou.

    Mas ela não parou por aí, isto é, ela não disse que era apenas “compreensível”.

    Relembre a declaração de Rachel Sheherazade na íntegra:

    “O marginalzinho amarrado ao poste era tão inocente que, ao invés de prestar queixa contra seus agressores, preferiu fugir antes que ele mesmo acabasse preso. É que a ficha do sujeito está mais suja do que pau de galinheiro.

    No país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, que arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível. O Estado é omisso, a polícia é desmoralizada, a Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, é claro.

    O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite. E, aos defensores dos Direitos Humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido”.

    (grifos e negritos por minha conta).

    “Marginalzinho”, “contra-ataque aos bandidos é legítima defesa coletiva”, “defensores dos Direitos Humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido”. Puro hate speech. Esse é o nível estarrecedor da apologia do linchamento que foi feito por Sheherazade, que discursou gravemente, em cadeia nacional, contra os Direitos Humanos. Na minha opinião, existindo provas de que um dos linchadores foi influenciado pelo que ela disse, tem que ser indiciada como coautora desses linchamentos. A participação dela tem que ser investigada pela polícia. Isso é banditismo travestido de jornalismo opinativo.

    Tem gente que diz que ela não tem culpa por ter incentivado os linchamentos com as suas declarações, que a culpa dos casos recentes é do governo, que perdeu o controle sobre a violência, que linchamentos sempre aconteceram no Brasil antes dela declarar essas coisas bizarras, em cadeia nacional, frise-se, que a culpa é da falta de educação do povo, chegando alguns até mesmo a dizerem que “as pessoas que moram em áreas de favelas são animalescas e bárbaras”, etc.

    Nada disso muda o fato objetivo de ser possível incentivar linchamentos, mesmo diante desse quadro todo citado pelos defensores da Sheherazade. Portanto, passa a ser algo objetivo: ela incentivou ou não, incitou ou não, influenciou ou não. É isso que a polícia precisa investigar.

    O fato de linchamentos sempre terem existido não quer dizer que quem efetivamente incentivou, como ao que tudo indica fez Sheherazade, não deva ser responsabilizado penalmente. Por esse argumento do “sempre existiu”, todo aquele que um dia efetivamente incentivou um linchamento nunca será responsabilizado. Basta dizer: “isso sempre existiu”. As coisas não funcionam assim. Ou efetiva e objetivamente incentivou ou não incentivou. Se incentivou e isso influenciou a ação dos criminosos, deve ser responsabilizada como coautora.

    Usar o post feito pelo site “Guarujá Alerta” no Facebook para defender Sheherazade é inócuo, isso por vários motivos.

    Primeiro, a conduta ou o estilo do próprio site é consequência dos valores que estão presentes nas declarações de Sheherazade. Ou seja, são pessoas que bebem na mesma fonte de valores.

    Segundo e mais importante, depois que Sheherazade fez suas declarações apologistas em cadeia nacional, além de ter alimentado a polêmica dias a fio na grande imprensa, contestando as críticas e reafirmando a correção de suas palavras, isso em várias entrevistas, os casos de justiçamento no Brasil aumentaram vertiginosamente, inclusive em lugares onde antes não havia registros desse tipo de ocorrência.

    São, até aqui, maio de 2014, 37 ocorrências registradas em 15 (quinze) dos 27 estados brasileiro, com 20 (vinte) pessoas que acabaram mortas, vítimas de linchamentos. Isso porque estamos apenas em maio de 2014, num ano que tem tudo para ter grandes conflitos, pois temos eleições majoritárias no campo federal e estadual acirradas, Copa do Mundo e protestos de rua, tudo junto. Neste cenário, Sheherazade claramente assumiu o papel de uma incendiária irresponsável.

    O alegado ambiente de falta de educação, ao contrário de ajudar a defender a jornalista do SBT, facilita o incentivo à violência, o que agrava a culpa de Sheherazade. Ela devia se conduzir tendo isso em mente, mas agiu de forma irresponsável. Se é verdade que pessoas com um certo grau de educação não fazem o que os linchadores da dona de casa Fabiane Maria de Jesus fizeram, não é menos verdade que tampouco pessoas com um certo grau de educação dariam normalmente as declarações que Sheherazade deu em cadeia nacional.

    A hipótese é simples: Antes, existia um sujeito que nunca linchou ou pensou em linchar, mesmo sendo supostamente mal educado. Depois de pessoas como Sheherazade e suas falas criminosas, esse mesmo sujeito supostamente mal educado, exposto a este discurso apologista, pode passar a ser um linchador bárbaro, pois acha que está fazendo algo legítimo, como ela disse em cadeia nacional. Percebe-se como é fácil entender a culpa dela.

    Tomando como verdadeira a premissa de que “são bárbaras e animalescas as pessoas que moram em regiões de favela”, afirmação que eu li no Facebook por esses dias, vindo de um suposto doutorando em filosofia da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que é uma afirmação falsa à toda evidência, tais pessoas supostamente “bárbaras e animalescas” também podem ser incentivadas a cometer linchamentos. Aliás, com muito mais facilidade. Esse argumento de defesa é inócuo, uma vez constatado que houve influência da jornalista apologista durante a investigação. É um fato que precisa ser investigado.

    O argumento do “isso já acontecia antes” não afasta a possibilidade do incentivo, da incitação. Como disse antes, o que importa apurar é se houve ou não influência, se houve nexo causal entre o discurso apologista da Sheherazade e o crime que vitimou a dona de casa Fabiane, que é apenas mais um caso de uma série que vem acontecendo em muitos outros lugares onde antes não existiam linchamentos (não sei dizer se já houve linchamento no local onde especificamente mataram a dona de casa, mas, em outros casos, não havia registros anteriores).

    Acusar a influência da falta de educação na eclosão dos casos recentes não implica que pessoas que incentivam e/ou praticam o linchamento não sejam responsáveis. São responsáveis tanto as que incentivaram quanto as que praticaram. Penso que, dependendo do grau de influência, se foi determinante para o resultado, quem incentiva ou incita deve ser considerado coautor do linchamento. Há que se ter rigor nisso. Linchamentos acontecem a partir de uma ignição inicial. Quem grita para a massa agir tem influência decisiva no que acontece.

    Repita-se, Fabiane Maria de Jesus é a 20ª pessoa morta em uma situação de justiçamento público neste ano no Brasil. Somente este ano, foram registradas ocorrências em 15 das 27 unidades da Federação (37 casos de linchamentos ao total, com 20 mortes). Creio que isso simplesmente nunca existiu antes, pelo menos eu não me lembro de nada parecido com isso.

    Penso que está mais do que evidenciado que Sheherazade pode ter influenciado decisivamente o aumento dos casos de linchamento no Brasil. Resta comprovar isso, trabalho da polícia. Se isso não aconteceu a partir da audiência que ela tem, que é mesmo diminuta, já que ela não é uma apresentadora do primeiro escalão, a repercussão do caso e o fato dela ter defendido suas ideias a respeito do assunto durante muitos dias depois, a fio, ajudou a engrossar o caldo.

    Isso é que é o mais grave: não satisfeita de ter declarado em cadeia nacional o que declarou, Sheherazade ainda sustentou, defendeu seu ponto de vista e polemizou sobre o assunto durante vários dias na grande imprensa, com o caso obtendo ampla cobertura. Se isso não influenciou, nunca mais influenciará.

    É certo que ela não é a única jornalista que parece não se preocupar com o incentivo à violência que pode brotar de suas declarações (Datena e Resende também versam na mesma cartilha, por exemplo), mas ela foi irresponsável o suficiente para fazer apologia da violência em cima de um caso, no mínimo, similar a um linchamento, onde um cidadão, acusado de ser ladrão, teve sua orelha cortada por populares, além de ter sido preso pelo pescoço, com o uso do que parecia ser um cadeado daqueles usados para prender bicicletas, praticamente nu a um poste.

    O possível efeito ou influência disso é o aumento vertiginoso recente dos casos de linchamento no país, que registrou 37 ocorrências, com 20 vítimas fatais, em 15 dos 27 Estados, o que, ao que tudo indica, nunca se viu antes.

    • Para de ser inocente ou conivente.

      Linchamentos sempre aconteceram a única diferença é que não eram noticiados, agora que acharam um motivo para tentar calar a opinião de alguém que se opões à atual gestão publica ficam caçando os casos de linchamento para expor na mídia e acusar a Raquel de incitação ao crime.

      A tática é velha da esquerda comunista, não me surpreende nem o fato de andarem por aí procurando a quem linchar.

      É a famosa tatica do assassinato de reputações.

  14. Evangélicos agora se fazem de vitimas
    mas não foram voces mesmos que apoiaram os justiceiros ??
    não foram voces que defenderam a Cheira a Nazi com unhas e dentes ?? todos escrevendo – Sheherazade me representa !!! cheios de orgulho
    Cambada de baba-ovo
    não estou mentindo não, basta olhar as noticias sobre o assunto aqui mesmo no site, voces vão ver todos os comentários de apoio a tal barbáries .

    voces tem SIM uma boa parcela de culpa

    • Pergunte a qualquer católico que vão comentar da favorabilidade de alguma coisa contra essa insegurança, sendo que muitos, em vista de respostas do estado, bem assim da violência de queimar dentistas, matar motoristas que reagem ou não ao assalto, a maldade instituída, tudo assistido.

      Ora, antigamente imperava o olho por olho e dente por dente em vistas da ausência do estado, pois este inexistente, mas como hoje o estado não responde, comum se vê nas ruas e em qualquer lugara as pessoas falando da diminuição da maioridade, da execução de certos criminosos, vingança, justiça com as mãos.

      O senhor vive neste país, meu caro? Hipocrisia tem limites, afinal as pessoas não são chamadas para explicar o motivo de tanta radicalidade, entretanto vocês já querem condenar e desmerecer quem pensa com esse intuito, e agora com esse perfil de religiosidade, onde tentam certos católicos, mas sem escrúpulos, ou seja, não são todos que assim pensam, em dar viés aos evangélicos ou a quem defendeu a jornalista, de bandidos, de fundamentalistas, de direitistas.

  15. O mandamento de Deus a amar uns aos outros como se fossemos nos mesmos. E claro que se alguem matasse minha esposa ou meu filho eu sentiria no momento odio ao ponto de querer o mesmo destino a esse sujeito. Gracas a Deus que nos purifica de todo mal. Nao cabe a ninguem tirar a vida de outro somente a Deus pertence a vinganca. Os cristaos devem parar de apoiar pessoas que nao defendem o amor incondicional mesmo amor que Deus nos revelou atraves de seu filho Jesus que morreu em nosso lugar. Ao mesmo tempo os que defendem a autodefesa e se justificam como querendo proteger sua familia lembrem bem que o sol nasce para todos e poderiam ser um de voces a ser linchado por engano e ai como voces se sentiriam no momento..lembrem disto Deus faz nascer o sol para justos tanto quanto para injustos.

  16. Por isso que nada muda o ser humano não muda. Agora a desculpa para as coisas erradas e pecados é de uma jornalista que com todo direito deu sua opinião, afinal vivemos num país democrático. Enquanto cada um não assumir seu papel na sociedade atrocidades assim acontecerão e a tendência é só piorar. Cada qual seja responsável pela sua ignorância, suas atitudes e delitos. Se o ser humano é tão influenciável assim, porque nós cristãos não aproveitamos essa brecha para proclamar o evangelho, o amor de Cristo, e praticar mais o amor ao próximo? Influenciar para o bem sem olhar a quem.

DEIXE UMA RESPOSTA