Em meio a corpos, fome, sede e destruição, haitianos se agarram a Deus por esperança

15

Com a voz rouca, os olhos inchados e braços erguidos aos céus, o reverendo Joseph Lejeune pediu aos famintos, feridos e pesarosos haitianos reunidos ao seu redor que fechassem os olhos e elevassem os pensamentos para além da fétida praça Champ de Mars, onde agora lutam para sobreviver.

“Pensem na nossa nova cidade aqui como o lar de Jesus Cristo, não como a cena de um desastre”, ele falou. “A vida não é um desastre. Vida é alegria! Você não tem comida? Se alimente do Senhor. Não tem água? Beba do espírito santo.”

E eles beberam, cantando, balançando as mãos e tapando os narizes para evitar o cheiro dos corpos presos em uma escola perto dali. Helicópteros militares zumbiam sobre sua cabeça e os crentes almejavam a eles e além, se libertando durante algumas horas do trecho de concreto sobre o qual buscaram abrigo sob lençóis amarrados a postes.

Em versões variadas, esta cena se repetiu por toda a capital haitiana no domingo. Com muitas de suas igrejas destruídas e seus padres e pastores mortos, os haitianos desesperados por ajuda e conforto se voltaram a Deus em busca de alívio para sua aflição. Carregando bíblias, eles atravessaram ruas empoeiradas e cheias de entulhos, em busca de locais para a oração. As igrejas, normalmente cheias com paroquianos fiéis nas manhãs de domingo, acordaram aos pedaços.


Em um sinal da importância das igrejas aqui, o presidente Rene Preval reuniu líderes religiosos juntamente com líderes políticos e empresariais na delegacia de polícia que se tornou sua sede. Ele pediu às igrejas, em particular, que se concentrem em alimentar as pessoas, mas deu pouca orientação sobre o que o governo fará para ajudar.

Não longe da igreja evangélica provisória na praça Champs de Mars, fiéis se reuniram diante das ruínas da principal catedral da cidade para ouvir um apelo por paciência feito por um bispo.

“Nós temos que manter a esperança”, disse o Bispo Marie Eric Toussaint, embora ele tenha reconhecido não ter nenhum recurso para ajudar os muitos que estão sofrendo e achar difícil declarar com qualquer confiança se a catedral será reconstruída.

Construída em 1750, a catedral, antes uma peça arquitetônica importante da cidade, agora não passa de uma gigantesca pilha de metal trançado, vitrais quebrados e concreto rachado. Toussaint disse que o terremoto destruiu as residências dos padres, matando muitos deles.

A catedral de Sacre Coeur, outra grande estrutura, também foi destruída, e um grande Cristo na cruz perfeitamente preservado restou como testemunha da destruição – com o corpo de uma mulher deitado sobre um colchão na rua, coberto com lençóis, representando o sofrimento causado pelo terremoto.

“Pode parecer um momento estranho para se ter fé”, disse Georges Verrier, 28, especialista em computação desempregado, seus olhos se movendo entre o corpo e a igreja. “Mas você não pode culpar Deus. Eu culpo o homem. Deus nos deu a natureza e nós os haitianos e nossos governos, abusamos da terra. Você não pode escapar sem consequências.”

Em um tom parecido, um autodesignado pastor na praça Champs de Mars se colocou sobre uma cratera durante o serviço de oração e proclamou que o terremoto foi o castigo por uma longa lista de pecados que enumerou em cantarola. “Nós temos que nos ajoelhar e pedir a Deus”, ele disse.

Vladimir Arisson ignorou o autodesignado pastor com um rolar de olhos. Arisson cuidava de sua namorada gravemente ferida, Darphcat Charles cuja cabeça estava envolta em uma gaze ensanguentada, seus olhos machucados e sua face inchada, infectada. “Minha posição é: Deus abençoe e nos envie, por favor, ó Deus, um médico para fechar o buraco na cabeça da minha amada.”

Outro homem que acompanhou o serviço evangélico apresentou sua esposa que está grávida de oito meses e se sentou no chão, pálido. “Um bloco de concreto caiu sobre a barriga dela e nós não sabemos se o bebê ainda está vivo”, disse o homem, Ricot Calixte 28. “Rezar pode ajudar, eu acho. Como ainda respiro, ainda tenho fé”.

Ao redor deles, na missa, os aplausos e améns intensificaram na cidade de barracas que não tem nenhuma barraca de verdade, apenas tendas improvisadas. O acampamento central na praça Champ de Mars é a igreja provisória de Lejeune, que no seu prédio original destruído contava com 200 membros ativos, três dos quais foram mortos e muitos estão desaparecidos.

“Aqui nós começamos diariamente com o que eu chamo de missa do café da manhã,” ele disse antes da missa de domingo. “Nós não temos café, claro. Mas essa é uma reza para nos acordar e nos fortalecer quando olhamos para frente e pensamos, ‘Ai, e agora?'”

Ele pausou, esfregando o nariz por causa do odor de restos humanos e acrescentou: “Uma igreja em um banheiro, é isso que nós somos. Por enquanto.”

Fonte: New York Times / Gospel+
Tradução: Último Segundo
Via: Pavablog

15 COMENTÁRIOS

  1. Esse povo olhando para o “Altíssimo” e clamando pelo socorro Dele é o caminho certo para que Deus mesmo possa edificar essa nação novamente.

    Continuo dizendo que Deus está no controle de tudo isso.

    Que a população do Haiti possa mesmo, a cada dia, se apegar ao Deus verdadeiro e vivo!

    Quando o terremoto aconteceu, Deus me falou em Jeremias capítulo 5. Se você ler, você vai ver como a Bíblia é atual.

    Ainda bem que tem servos de Deus lá pra ajudar na obra de restauração espiritual desse povo. Oremos por eles!!

    A Paz!!!!

    http://libertadordeisrael.blogspot.com

  2. Amados,

    Como bons evangélicos devemos lutar para expurgar esses falsos pastores, missionários, bispos e apóstolos!!!!

    Como bons evangélicos, temos a obrigação de zelar por nossa igreja!!!

    Não devemos idolatrar homens, pastores, missionários, bispos ou apóstolos!!!

    O Senhor é meu pastor!!!

    Só Jesus salva!!!!

    Igreja verdadeira não tem dono!! É DE CRISTO!!!

    Igreja séria não é empresa e não dá lucro!!!

  3. A Paz do Senhor,

    Nós cristãos com certeza sempre ficamos felizes em saber quando um ser humano se apega à Deus, pena que muitos deles ainda vão pela dor e não por amor.
    Mas oremos para que o Senhor possa sondar os corações dessas pessoas que estão recorrendo à Ele, e trazer alívio.
    Isso todos nós sabemos que são os sinais previstos pelo Senhor Jesus quando estivesse próximo o fim, e antes que isso aconteça ainda dá tempo para àqueles que se arrependerem dos seus atos alcancem a salvação.
    Façamos a nossa parte e oremos pelo próximo e o mais entregamos nas mãos de Deus, pois Ele sabe todas as coisas! E somente Ele pode fazer milagres! Somente Ele sabe quem é puro de coração, e quem realmente está disposto a se arrepender.

    A Paz seja com todos!

  4. “Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Sl. 121:1-2.

    É fato que o plano de Deus, quase sempre começa no deserto. Quando tudo parece estar perdido, ainda encontramos pessoas com fé e lucidez o suficiente para clamar e entender que tudo o que ocorre hj, são frutos das nossas próprias ações gananciosas e desmedidas.
    Mas, um coisa é certa: Deus nao resiste a um coração quebrantado, e certamente socorrerá àqueles que o buscam de dia e de noite.

    No mais irmãos, façamos oq pudermos para ajudar aquele povo, oq não é mais q a nossa obrigação como vivos em Cristo Jesus.

    “Chorai com os que choram e alegrai-vos com os que se alegram. Rm. 12:15.

    No amor de Cristo Jesus,
    Evangelista Junior.

    alvarojuniorbm@hotmail.com

  5. óla amigo!! que coisa boa ver que,em meio ao caos,o povo encontra forças para glorificar e buscar o senhor Deus.

    “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
    Romanos 5:1-2

    um abraço,kacal.

  6. Oro para que Deus tenha misericórdia desse povo, e que elels possam se rerguer e glorificar a Deus por sua restauração. Toda vez que começo a orar por eles, lágrimas caem dos meus olhos. Deus ainda vai levantar essa nação, e eles verão a Glória do Senhor!

  7. Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. (Salmos 121:1, 2)

    Deus nunca nos abandona. Mesmo que em situações de nossas vidas não consigamos vê-lo por perto, senti-lo, ouvi-lo ou toca-lo. Deus sempre está presente. Amparando, cuidado e confortando. Podemos não ter respostas satisfatórias às nossas limitadas mentes para o problema do mal na Terra. Mas temos fé em um Deus que se mostrou digno de nossa confiança e que tem infinitamente mais do que tudo o que podemos pensar ser “melhor” para nós.

    Deus não esqueceu o HAITI!

    Graças e paz!

  8. Jesus é meu SEnho

    “Quando não temos mais nada que possamos nos apoiar a não ser O Senhor Jesus, então então entendemos que Deus é tudo que precisamos.”

  9. Feliz é a nação cujo Deus é o senhor.Se essa nação se converter ao Deus todo poderoso,com certeza ela terá em cristo o refugio e a fortaleza,pois estará debaixo das mãos do todo poderoso.Mas como se converteram se não há quem pregue? O Brasil é o país que Deus escolheu para levar as boas novas para o mundo que sofre.O que você tens feito nesse sentido?Dicas:você pode:orar,ir ou contribuir.Desperte enquanto há tempo.

  10. Nossa quanta gente fazendo discurso bonito!
    E ai estão ajudando de alguma forma, procuraram saber qual entidade esta fazendo assistência aos desabrigados do Haiti no terremoto ou do Brasil nas enchentes, enviaram pelo menos (1) um real como ajuda financeira, doaram roupas, sapatos, alimentos, tem muita gente se mobilizando, as igrejas as estações de trem e metrô estão recebendo doações.
    E mesmo assim se for dificil para você ter este trabalho procure ai na internet quem tenha este trabalho social, amém.

    E para reflexão dos amados irmãos:

    Tg 2,14-16 “Meus irmãos, de que serve alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Pode a fé salvar, neste caso? Se um irmão ou irmã não tem com que se vestir e o que comer todos os dias, e um de nós lhe disser: ?Ide em paz, aquecei-vos, bom apetite!? sem, porém, lhes dar o necessário para subsistir, de que adiantaria?”.

    Fiquem com a graça e paz de Jesus,
    Hugo paiva.

  11. Deus tem o contrôle de tudo em suas mãos. Ele é Deus e é mistério! Uma coisa sei, que Ele faz a ferida e Ele mesmo sara. Muitas vezes não entendemos os seus propósitos e começamos a sensurá-Lo e dizer porque Ele permite essas coisas. Acaso a criatura pode contender com o Criador? Pasme no que vou lhe dizer: Por amor a você que está vivo e para que você reconheça-O como único e verdadeiro Deus. A Bíblia fala de Sodoma e Gomorra que foram destruídas; Deus não suportava mais o pecado imperando naquele lugar. Estamos vivendo a mesma situação em nossos dias atuais. Deus é Santo! Precisamos buscar essa santidade nesses tempos do fim. Deixemos pois o pecado e vivamos a vida de Cristo em nossas vidas. No livro de Lamentações cap.3 v. 39 Ele diz: Porque pois se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. O v. 40 diz: Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor! Aleluia! Obrigado Senhor, por tua Palavra! Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor nosso Deus.

  12. Levantar-se-ão nação contra nação, e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestilências em vários lugares, e coisas espantosas e grandes sinais do céu. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra as nações ficarão angustiadas e perplexas pelo bramido do mar e das ondas [Leia-se tsunami]. Quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima” (Lc 21.10,11. 25-28).

  13. Que a paz e as misericordias do SENHOR JESUS estejam em nossas vidas.
    amados irmãos, é tempo de clamarmos por misericordia de nós e de nossos irmãos que estão sofrendo.
    Não nos esquecendo de que JESUS está voltando e que é necessário que tudo isto aconteça como está escrito em mateus 24.
    temos que vigiar e orar pois Jesus está voltando para buscar a sua igreja.
    está escrito também que os que estão dentro passarão para fora e os que estão fora passarão para dentro;
    por isso temos que vigiar irmãos
    amém?

DEIXE UMA RESPOSTA