O ateu britânico John Richards, de 89 anos, foi ameaçado de prisão pela polícia por ter pendurado na janela de sua casa um cartaz dizendo que “religiões são contos de fadas para adultos”. Diante do caso uma entidade cristã saiu em defesa do ateu.
Richards mora em Lincolnshire County no leste da Inglaterra e pode ser preso por descumprir a Lei Artigo 5º da Ordem Pública de 1986 da Grã-Bretanha, que prevê punição a quer exibir mensagens que possam ser consideradas ofensivas.
De acordo com o The Christian Post, Richards contou que não foi ameaçado diretamente de prisão, mas que a polícia afirmou ele poderia ser preso por exibir tal cartaz. – A polícia disse que eu poderia ser preso se alguém reclamasse e dissesse que foi insultado – conta o ateu, que ressaltou ainda que o ato representa uma ameaça à liberdade de expressão.
O Instituto Cristão, uma entidade de caridade e princípios bíblicos no Reino Unido, manifestou apoio ao ateu no caso. O representante da entidade, Simon Calvert, afirmou que o caso pode representar um grande perigo para a liberdade de expressão no país.
Diante das críticas recebidas em decorrência da repercussão do caso, a polícia local emitiu um comunicado afirmando que Richards nunca foi ameaçado de prisão, e ressaltando que ele só seria preso caso alguém prestasse queixa por se sentir ofendido pelo cartaz exposto na casa do ateu.
Afirmando que as autoridades muitas vezes fazem mau uso da Lei de Ordem Pública, Instituto Cristão ressaltou que a lei deve ser revista, e que muitos cristãos “simpatizam fortemente” com Richards.
Em um e-mail enviado à polícia, John Richards afirmou que poderia se sentir ofendido com cartazes de igrejas com os dizeres “Jesus Salva”, mas que nem por isso pede para que eles sejam retirados.
Fonte: Gospel+