Escrito egípcio antigo descreve Jesus como mutante e diz que Pôncio Pilatos esteve na Santa Ceia

11

Um texto egípcio antigo, com mais de 1,2 mil anos, conta uma versão diferente de alguns fatos narrados pela Bíblia, e apresenta Jesus como alguém com capacidade de mudar de aparência, um mutante.

No texto, que só foi decifrado há pouco tempo, Jesus teria celebrado a Santa Ceia com a presença de Pôncio Pilatos, o governante que lavou as mãos e permitiu sua crucificação. Outro dado curioso do texto é que ele assegura que a celebração teria ocorrido na terça-feira, e não na quinta, como diz a tradição.

O pesquisador Roelof van den Broek, que publicou a tradução do texto no livro Pseudo-Cyril of Jerusalem on the Life and the Passion of Christ (em tradução livre, Pseudo Cirilo de Jerusalém sobre a Vida e a Paixão de Cristo) diz ser importante frisar que este relato não pode garantir que os fatos são exatamente estes, embora demonstre que existiram pessoas que acreditavam que essa era a versão correta.

De acordo com o LiveScience, atualmente, sabe-se da existência de duas cópias do mesmo texto, que foi escrito na linguagem copta, que era usada pelo povo egípcio durante o período helenístico e no tempo sob dominação romana. Uma das cópias está na Biblioteca e Museu Morgan em Nova York e a outra no Museu da Universidade da Pensilvânia.


Um trecho do documento relata o encontro secreto de Jesus com Pilatos: “Sem maior tumulto, Pilatos preparou a mesa e comeu com Jesus no quinto dia da semana. E Jesus abençoou Pilatos e toda a sua casa […] (depois, Pilatos disse a Jesus) bem, observe, a noite chegou, levante-se e bata em retirada, e quando a manhã chegar e eles me acusarem por sua causa, eu devo dar a eles o único filho que tenho para que eles possam matá-lo em seu lugar”.

O texto complementa afirmando que Jesus teria agradecido a Pilatos por sua boa vontade, mas recusado a oferta mostrando que teria outros meios para fugir da perseguição dos soldados.

O pesquisador que publicou o livro sobre o tema diz que na Igreja Copta e em outras igrejas da Etiópia, Pilatos é tido como um santo, o que explicaria a forma mais simpática com que ele é descrito nesse texto.

Sobre a mudança de características de Jesus, o texto egípcio diz que as pessoas o viam de formas diferentes: “Então os judeus disseram a Judas: como vamos prendê-lo (Jesus), pois ele não tem uma única forma, sua aparência muda. Às vezes ele é corado, às vezes ele é branco, às vezes ele é vermelho, às vezes ele tem cor de trigo, às vezes ele é pálido como um asceta, às vezes ele é um jovem, às vezes um velho…”. O pesquisador diz que essa descrição corrobora o conceito de que o beijo dado por Judas na face de Jesus teria sido uma forma de mostrar aos soldados quem era o alvo.

“Essa explicação do beijo de Judas foi encontrada primeiro em Orígenes [um teólogo que viveu de 185 a 254]“, explica o pesquisador, que menciona ainda que Orígenes registrou em uma de suas obras que “para aqueles que o viam, [Jesus] não aparecia da mesma forma para todos”.

O pesquisador Van den Broek ressalta ainda que “no Egito, a Bíblia já havia se tornado canônica no quarto/quinto século, mas histórias apócrifas e livros permaneceram populares entre cristão egípcios, especialmente entre monges”, o que daria margem às diversas versões da história.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

11 COMENTÁRIOS

  1. *Comentar gospel+ ?! Tanta Boa Nova para ser relatada e este site se detendo em sensacionalismo e apostasias, dando um espaço gigante para céticos. Tenho lido aqui muito mais notícias em favor do acusador, que algo que de fato edifique a igreja, ou o nome desse site foi um engano?! Pensem nas coisas boas que vem do alto, por favor! já basta essa opressão que os cristãos sofrem com a mídia secular. Que Deus derrame uma unção de renovo para a mente dos seus dirigentes, em O Nome do Senhor Jesus!!

  2. O povo de Deus não precisa de outro evangelho alem do que foi pregado por Jesus cristo palavras vinda de DEUS, como o povo judeu falou que e uma palavra sobre natural com poder e autoridade algumas pessoas querem diminuir a gloria de Jesus mais ele mesmo falou foi mim dado todo o poder

  3. A PAZ!

    Leandro e Nádia, me perdoe, mas não entendi as colocações, o assunto não e sobre o documento Egípcio, sobre a possível veracidade sobre Pilatos e JESUS O CRISTO?

    Concordo com Nádia em relação a “acusadores”, agressivos em seus ataques ao Evangelho, culpando até as Escrituras por não concordar com seus devaneios imorais, isso mesmo, seja no Evangelho Católico, Espirita, etc…, até porque homem efeminado no Alcorão e condenado, no Budismo também não e visto como ato normal, até no Candomblé, Umbanda, são considerados espíritos anormais, portanto não existindo o terceiro sexo, por se tratar de uma distorção de carácter, ou alteração de comportamento apenas (em outras: Prostituição, safadeza, disfunção de personalidade), também sofremos ataques de Católicos ou melhor Ateu que se dizem Católicos e usam esse titulo para agredir, outros vem aqui para dizer que Deus e quatro, ou doze, tem até aquele que acreditam que o espírito de porco palmeirense e um deus, que jorge e santo, seu cavalo e alado, e o dragão somo nos os crente em JESUS O CRISTO!. Cada doido tem sua ideia, seu julgamento, sua forma, mas o importante e nossa FÉ, nosso AMOR ao CRISTO VIVO, e a nossa simplicidade de viver esses momento aqui, as vezes perturbado demais, as vezes divertido.

    Essa matéria e muito importante, porque reforça a informação que Pilatos não desejava
    a punição a JESUS O CRISTO, o que não sabia e que tudo haveria de ser cumprido, existe relato em que sua Esposa tinha afeição ao Cristianismo e depois se converteu, mas isso ainda vai ser confirmado de fato, mas e boa leitura que nos faz pensar, refletir, e ter cada vez mais certeza que estamos no Caminho.

    Isso tudo edifica, porque todo esse conjunto de absurdos que nos cercam, faz pensar, raciocinar, nos avaliar, e nos fortalecer na FÉ, nada mais somos que seres insignificantes, arrogantes, que achamos estar salvos com a BÍBLIA debaixo do braço e vacilamos com essa fantasia, Tudo e aprendizado!, tudo e Ilusão, SÓ JESUS E O CRISTO!

    • Nooooooooooooooooooosa!!! É mesmo?
      Rsrsrsrsrsrs!
      Eu não lembro-me qual foi o autor que iria refutar a Bíblia dentro de mil linhas de pensamentos, para mostrar para o mundo que a Bíblia seria um engodo.
      Ao estudar a Bíblia se converteu e mostrou mil motivos para que a humanidade acredite na Bíblia.
      Quando eu fizer uma minuciosa pesquisa, estarei levando ao conhecimento de todos quem é o autor e o nome do livro.

      Hebreus 4:13

      “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.”

      Amplexos!!!

      • A PAZ!

        ISAIAS PERNAMBUCO!, sinto muito, foi puramente falta de ATENÇÃO ao não observar que se tratava da Ultima Santa Ceia, meu assunto relatado sobre Pilatos e outro, pouco se fala sobre esse assunto, mas há relato que a Esposa de Pilatos e o Próprio tinham Afeição a JESUS O CRISTO, mas não poderiam “interferir” em assuntos Religiosos e na imposição de Governo, influenciava, porem não diretamente, essa era a Politica de Roma, o que interessava era somente BENS, Produção de Alimento, esse era o tipo de ESCRAVIDÃO, imposta aos seus derrotados, ou conquistados.

        Muito ao contrário que muitos pensam Roma assimilava sim deuses de outras nações, tanto que o Cristianismo influenciou muito em Roma, soldados e comandantes prestigiavam o Cristianismo veladamente, Anos e Anos se passaram e se tornou a Capital do Cristianismo com o Catolicismo na qual somos “oriundos”
        o “CRENTE” e proveniente de uma ruptura interna da Igreja Católica Governamental da época (isso pouco interessa agora e muito longo).

        Minha Falta de ATENÇÃO FOI MAL!, mas VALEU a complicada forma com que me alertou do ERRO!, A braços.

    • A PAZ!

      * * * * * * * * * * * * Peço DESCULPAS A TODOS!, E QUE DESCONSIDERE QUE MEU

      COMENTÁRIO SOBRE PILATOS!, NÃO SE REFERE A:——— “SANTA CEIA”——————-

      NÃO NÃO ME REFERI A SANTA CEIA!. MUITO MENOS ACREDITO NESSA ESTÓRIA QUE

      TENHA SE REALIZADO!, me referi sim a leituras “não BÍBLICA” que a Esposa de Pilatos

      tinha afeição ao CRISTIANISMO!, e que pediu a Pilatos soltar JESUS!, porque ROMA não

      interferia em assuntos POLITÍCOS E RELIGIOSOS de seus Países Conquistado!.

      * * * * NÃO PRESTEI A ATENÇÃO NO QUE LI!, PORQUE NÃO ENTENDI OS COMENTÁRIOS

      ANTERIORES, SOMENTE ISSO. POR FAVOR NÃO ENTENDAM QUE CONCORDEI COM O

      RELATO QUE PILATOS TENHA PARTICIPADO DA ULTIMA CEIA COM “JESUS O CRISTO!,

      POIS SERIA UMA BLASFEMIA AO SANTO EVANGÉLHO!

      * * * * * * * * * * * * * * PERDOEM MINHA FALTA DE ATENÇÃO! * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

DEIXE UMA RESPOSTA