Nunca é tarde para resolver dedicar sua vida para servir integralmente a Deus, desde que isto seja a sua vocação. Foi o que o astronauta Pat Forrester, que chegou a ser um dos chefes da NASA, a agência aeroespacial dos Estados Unidos, aprendeu ao longo da sua vida.
Convertido ao Evangelho de Jesus Cristo durante a adolescência, Forrester manteve uma relação institucional com a Igreja Metodista, sem nunca ter se aprofundado plenamente no estudo das Escrituras ou mesmo na sua relação com Deus.
Foi só quando entrou para a Academia Militar dos Estados Unidos, ainda na juventude, que Forrester sentiu as primeiras necessidades de assumir um compromisso diferente com o Senhor.
“Me lembro de ir falar com o capelão, e ele me colocou em um estudo bíblico. Essa foi a primeira vez que me lembro de usar uma Bíblia para algo diferente de um culto na igreja”, lembra o astronauta.
Visão do espaço
Apesar de já ter tido um encontro com Deus, Forrester precisava de algo a mais para lhe convencer do que realmente deveria fazer da sua vida, e isso aconteceu após a sua primeira viagem ao espaço, em 2001, quando tinha 36 anos.
“Olhar para a Terra é a visão mais incrível de se ver. É lindo”, disse ele, lembrando que isso lhe fez se questionar a respeito dos seus reais objetivos de vida. “Pensei comigo mesmo, depois de todo o esforço e todo o trabalho necessário para chegar lá, isso é tudo o que existe? Isso é tudo o que Deus planejou para minha vida?”.
Já de volta à Terra, Forrester decidiu conversar com o seu pastor, que lhe sugeriu fazer uma viagem missionária para Uganda, na África. Ainda trabalhando como astronauta, o militar aceitou a proposta e viajou. Foi nesse local que ele entendeu a sua vocação ministerial.
“Eu amava o que estava fazendo. Parecia que eu estava servindo bem à nação. Mas eu tinha uma inquietação. Senti que havia mais do que isso para mim”, lembrou ele.
Ao retornar para os Estados Unidos, Forrester ainda continuou atuando na NASA, mas sabia o que precisava fazer. Ele e sua esposa, então, se tornaram membros da Igreja Batista do Capitólio (CHBC), onde começaram a se dedicar ao estudo teológico.
Segundo a The Gospel Coalition, Forrester decidiu deixar seu trabalho como astronauta para se dedicar ao Reino de Deus, sendo convidado para se tornar diretor de desenvolvimento da 9Marks, uma organização que auxilia o desenvolvimento de igrejas à luz do Evangelho.
“Estive em várias organizações de elite na minha vida, mas a 9Marks faz mais com algumas pessoas e um pequeno orçamento para o Reino do que você poderia me convencer de que poderia ser feito”, disse ele.
Forrester, agora, está feliz com a mudança radical em sua vida, tendo a oportunidade de contribuir para a formação das igrejas locais e missões pelo mundo. “Quero estar em uma organização cuja missão direta é a propagação do Evangelho”, concluiu.