Warren Bird, um missiólogo norte-americano da “Leadership Network”, montou um estudo sobre igrejas com mega-templos ao redor do mundo. A lista refere-se apenas às igrejas evangélicas, e se divide por continente e contou com a ajuda via internet de líderes cristãos de todo o mundo, e tem como objetivo retratar a situação dos evangélicos em cada região onde existam essas mega igrejas.
O critério usado por Warren Bird não utiliza dados de capacidade dos templos, mas sim nos relatos de frequência média dos cultos, levando em consideração todos os presentes, inclusive crianças. As igrejas que possuem mais de um templo e que os cultos são transmitidos por vídeo conferência a partir de um único ponto foram consideradas como uma única congregação.
Surpreende o fato de existirem mais de 1.600 igrejas com mega-templos nos Estados Unidos e mais de 1.000 em outras partes do mundo, segundo a lista divulgada com dados de 2011.
O material com a listagem dos mega-templos foi disponibilizado, e dados como localização, sites, nome do pastor, ano de fundação e denominação a que pertencem as igrejas, também podem ser consultados.
Mega-templos conhecidos, como a Willow Creek Community Church, em Chicago, e a Lakewood, do pastor Joel Osteen, foram deixadas de fora da lista das dez maiores igrejas por comportarem menos de 45 mil pessoas, número da décima colocada, a igreja pentecostal “Catedral Evangelica de Santiago”, no Chile.
A famosa igreja Hillsong foi considerada a maior da Oceania, com 21 mil membros. No Brasil, o maior mega-templo é o da Igreja Mundial do Poder de Deus, com capacidade projetada para 150 mil pessoas. A igreja não consta na lista pois foi inaugurada esse ano. A Igreja Universal do Reino de Deus está construindo um mega-templo em São Paulo, conhecido como Templo de Salomão.
Confira as dez maiores igrejas do mundo:
Fonte: Gospel+