Estudo afirma que o número de católicos na América Latina caiu 13% em 19 anos

11

De acordo com um estudo realizado pelo instituto chileno Latinobarómetro, o número de fiéis da Igreja Católica na América Latina caiu 13% entre 1995 e 2014. De acordo com o estudo, a chegada do Papa Francisco aumentou a confiança da igreja na região, mas o número de pessoas que se declaram católicas diminuiu de 80% para 67%.

O estudo detalhou ainda que na América do Sul, a queda foi de 10% enquanto na América Central foi de 17%. Já a confiança na instituição representada pelo papa Francisco, é superior a 60% em todos os países da região, com exceção do Uruguai (48%) e Chile (44%).

O instituto afirma, através da pesquisa, que os latino-americanos depositam sua confiança em primeiro lugar na família e, em segundo, na Igreja Católica.

– Os católicos recuperam a confiança na Igreja, apesar dos escândalos, provavelmente como consequência da chegada e liderança do Papa Francisco – afirma o instituto, que tem sede em Santiago e ressalta que a América Latina é a única região do mundo que tem uma religião, o catolicismo, muito mais dominante que outras.


O estudo fez também um perfil do fiel de acordo com a faixa etária e nível de educação e constatou que o percentual de católicos aumenta de acordo que aumenta a idade. 61% dos jovens são católicos, enquanto o número sobe para 74% entre os maiores de 60 anos. Em relação aos evangélicos, acontece o contrário: entre os jovens há 19% de fiéis e entre os maiores de 60 anos apenas 14%.

Em relação à educação, os católicos representam 64% da população com educação básica e dos com 72% no ensino superior. Entre os evangélicos os valores são de 22% e 10%, respectivamente.

O instituto Latinobarómetro analisa a influencia da religião na América Latina afirmando que “os valores da inovação, transparência, competência, perseverança, como pilares das sociedades modernas, não necessariamente são abraçados pelas sociedades latino-americanas, onde prevalecem valores mais tradicionais como obediência, bons hábitos e responsabilidade”.

Por Dan Martins, para o Gospel+

11 COMENTÁRIOS

  1. Estas ovelhas todas foram pra onde? Fico preocupado com o destino delas.o pior é que nem sequer vão atrás delas como manda a palavra de deus sobre deixá as 99 para buscar uma que estar perdida.preferem ficar nas suas dioceses tomando vinho e tuitando fofocando da vida dos outros,quando também não tão vendo pornografia na internet.

    • Até que enfim meu escreveu algo que faz sentido,primeiro pra ter Deus no coração nao precisa de ir em templos,segundo logo notei que vc nao tem deus no coraçao,desde que chamou gays de aberração,seres humanos como eu e como vc,entao nesse comentario vc tem razao

    • Kkkkkkkk esse comentario foi o ó ,meu,Luciano vou ti fazer uma pergunta,fique a vontade caso nao queira responder ,vc é uma criança ?amanha vejo a resposta tenho compromisso agora,tenha uma boa noite ,meu

  2. Pelo visto se não fosse essa pesquisa será que os padres e os outros católicos perceberiam a falta? Acho que não… as ovelhas são meio sem valor para eles…

  3. A Modernidade provocou certo contorcionismo religioso e teológico e de forma globalizada, onde o santo e o profano, o falso e o verdadeiro se confundem, onde a liberdade de expressão e a individualidade tem força de lei. Então surgiu uma nova forma de expressar a “fé” que surge em meios aos agitos da multidão e de bandas de rock, sertanejo, rap, e de outros tons musicais, onde as culturas se misturam e se unem de forma ecumênica, são protestantes, católicos, espiritas, islamitas, budistas, mulçumanos, etc. Não há como diferenciar um protestante no meio da multidão dos demais credos religiosos, não há como saber quem é quem em meios aos agitos, danças e gritarias e apelos aos ídolos musicais, todos unidos em um só propósito, em uma só fé.
    “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”. Ml 3:18
    Será o fim do cristianismo secular e das expressões religiosas?, e o surgimento de uma nova dominação predominantemente globalizada e igualitária, isto é, uma nova geração de religiões de todos os santos e de todos os deuses, de todas as culturas, de todas as línguas,ou seria o ressurgir da “Antiga Babel”.
    A disputa pelo poder e pelo domínio Religiosos, já vem de largo tempo, e por detrás desta guerra está uma ambição descontrolada pela riqueza material, onde os fieis são disputados a palmos, socos e pontapés, muitas vidas já foram ceifadas na disputa por este domínio, onde as “ovelhas” fiéis valem seu peso em ouro, e até em dólar.

  4. boa noite blz galera …..o legal disso que sempre os catolicos cultos ..inteligentes …sempre falando q os protestantes sao ignorantes ….mal sabe vcs q o maior inimigo do homem nao e o diabo ou ele msm mais a ignorancia ….probres sao vcs que se deleitam nos seus propios entendimento …fundamenta a sua fe em aceitar imagens nao entende as escrituras ….kkkk…tem q rir com umas coisas dessas se acha de mais sabe nada kkkk…. tolos vcs nao se tocam nao galatas capitulo um diz assim …. admiro por terem abandonado o evangelho de cristo tao rapidamente para seguirem outro evangelho …na qual nao e outro evangelho o q acontecem e que tem alguns entre vos q querem perturbar o evangelho de cristo …..mais eu digo se nos ou um anjo do ceu pregar outro evangelho q seja amaldiçoado …….catolicos q se acham hiper cultos ….sou protestante se o lider da minha igreja pregar outro evangelho alem do evangelho de cristo jesus ….e vazo da igreja eu nao sou idiota …….vcs falam q nao sao feitos para responder …..ignorantes …o meu povo perece por falta de conhecimento ….na sua igreja catolica tem imagens q nao tem base biblica para isso ….tem o purgatorio nao tem base biblica para isso …tem culto a santos nao tem base biblica para isso …..e etc…. meu eu respeito maria eu gosto dela ela e simplesmente a mae de jesus ….so isso nada mais ….ela teve filhos ignorantes …eu nao quero saber dela para adorar a ela ou pedir milagres para ela ….so quero o q foi enviado para isso o filho q jerou por ela …..jesus so isso …..leem a biblia com o espirito santo nao leem com os seus propio entendimento nao gosto de ver contradiçoes na biblia ….e vi poucas q ainda tenho q achar as respostas …….kkkkk ….mais as de vcs catolicos eu ja vi muitas ….muitas …..eu racho da sua doltrina dos dogmas q sao contra as escrituras eu racho vcs mostram para nos protestantes um ar de culto ….mais base biblica nada a ver ….kkkkk …..

  5. Se realmente você ama Jesus, será revelado nesses versículos. João 15 10, apocalipse 1412 e cap 13, 17. Ezequiel 20 12 e 20.
    Eis que venho sem demora e o galardão esta comigo para dar a cada um segundo as suas obras apocalipse 22 12 e 14.

DEIXE UMA RESPOSTA