Ciência & Saúde

Estudo revela que suicídio é mais provável entre evangélicos que entre católicos

Comments (12)
  1. Isso é nos EUA… não se pode dizer o mesmo aqui…
    Aliás acho que essa mulher é Catolica religiofóbica…

  2. bobagens! o alto indice de suicidio entre evangélicos deve está relacionado a dificuldade de manter a disciplina rigorosa da sua fé, como por exemplo não aceitar a sua homossexualidade em alguns casos, do que qualquer outra coisa! os católicos são mais relaxados…

    1. engraçado que nos estados unidos, os catolicos são mais fervorosos e conservadores, quanto a virgindade, fequentar igreja, etc. que os evangelicos. Mas concordo com vc os dogmas evangelicos são mais difíceis de segurar.. muitos ficam em depressão permanente.
      paz

    2. obs: se bem que esta pesquisa é europeia

    3. Paulo Teixeira ,meu amigo não é que os dógmas sejam mais difíceis,entenda,é que tentamos viver à Luz da Palavra. quando vc era criança ja desobedeceu seus pais à ponto de entristece-los grandemente e até achar que eles ñ te perdoariam,a mesma coisa somos nós,quando fazemos algo que entristece ao Senhor,e até achamos que foi tão grave que Ele não irá nos perdoar,lembramos da Palavra que diz´´filhinhos,essa palavra vos escrevo para que não pequeis,mas com tudo se pecarem,tendes junto ao Pai um advogado,Jesus Cristo“,mas infelizmente Paulo,muitos estão no oba oba,acham que ser evangélico é moda ,vão para a igreja querendo a benção somente,mas não o Dono da benção,e aí quebram a cara por não querer compromisso. imagina pois se nossos pais que são terrestres,sabem dar boas dádivas aos filhos quanto mais Deus que deu seu unico Filho pra morrer por mim e por voce,um abraço

    4. Pamela Rodrigues Cardoso foi exatamente o que respondi para o renato marreira:

      a maioria dos evangelicos atualmente no brasil, são evangelicos genéricos, tipo NEIMAR, GRETHEM, MONIQUE EVANS, JOELMA, CLAUDIA LEITE, ETC… mulheres usam roupas curtas e decotadas, homens roupas extravagantes, brincos, tatuagens, etc…fazem sexo antes do casamento, casam com divorciados, etc..
      talvez por causa da culpa religiosa, por não viverem em harmonia com o escrito, acabem entrando em depressão.
      paz

    5. Paulo Agnóstico que pesquisa informa essa falacia de que a maioria dos evangélicos são genérico… Só se for a pesquisa de Joselito do hermes e renato " sem noção" auahsushuahuhasuhasuhsauh…. esse foi o argumento mais tradicional e estupefato que já vi… Amado vou estar orando pela sua vida pois seu argumento de espiritualidade não tem nada, somente letra e conhecimento humano… Não quero ser aqui maior do que ninguém, ou ser mais Santo ou coisa do tipo… porém julgar um grupo social que se multiplicar a cada dia por uma minoria, ai não dá né amigo e outra ninguém aqui na terra ainda tem estatura de varão perfeito, então baseado nisto vc sempre encontrará erros, controvérsias, paradoxos em qualquer grupo social, não é só nos evangélicos não amado… Pelos menos este grupo busca uma mudança relativa a toda as áreas da sociedade, seja em trabalho sociais e em recuperação de vidas em todos os sentidos coisa que muitas das vezes governo não faz.
      apontar o erro é fácil, fazer parte da solução ninguém quer né…
      Dizer que os cristão são isso ou aquilo é facil, tentar ser um ai eu quero ver….
      O conhecimento humano em relação aos conhecimentos espirituais que Deus nos dá, é somente esterco…
      Busque mais espiritualidade, e use este conhecimento de homem natural como consequência…

      OBS: por favor não me venha com historia de Pastores que fazem isso ou aquilo… para querer discriminar o povo cristão, porque uma coisa é certa "charlatanismo, alcoólatra, narcóticos, ignorantes etc… existem em qualquer grupo social seja de classe: média, alta ou baixa.
      se eles fazem isso não estou nem ai são eles e Deus, a própria palavra nos fala que a salvação é individual o que posso fazer é somente orar por tais pessoas ou exortar, aconselhar se possível l…
      qualquer livro que fale de historia de alguma coisa, nos mostrar tipos de praticas ou comportamentos paradoxais em relação a um modo de vida de um grupo social…
      PAZ
      Deus te abençoe…
      Vc estará presente nas minhas orações…
      Não me leve a mal…

    6. Andson Mayesk não estou falando que isto só acontece no meio evangelico…
      o problema e que vcs são moralistas, os outros não.
      atiram pedra para cima, enquanto tem telhado de vidro.. fazem sexo antes do casamento…. vc já deve ter visto alguma menina da sua congaregação grávida…. tb de saber de jovens que fazem sexo antes do casamento.. usam roupas curtas, que instigam a libido dos homens,etc
      agora todos somos falhos, é do ser humano.
      o problema que vcs se cobram mais e são mais cobrados.
      um espirita, um budista ou catolico, não vivem amarrados por pequenas coisas como o sexo.
      paz

    7. quanto as estatisticas, pode ver os ditos evangelicos famosos que citei… e o que vejo aqui no rio de janeiro, evangelicos em bar, falando de sexo, surubas, etc… mulheres evangelicas com micro-vestidos, etc

    8. Paulo Agnóstico tsc tsc tsc…
      ontem orei por vc e vou continuar orando por vc…
      largar de olhar para natureza homem, e
      olhar para Deus é o melhor…
      Em vez de só ficar apontando o erro de tais pessoas, seja a solução mediante a vida delas ou pelo menos faça parte…
      não seja omisso, por achar que está em outro patamar por devido uma intelectualidade humana, isso pra Deus não nada, a intelectualidade que Deus exalta é aquela que é segundo espirito…
      Deus te abençoe querido…
      Paz

    9. Andson Mayesk não estou sendo omisso, estou constatando fatos. não sou eu que quero me enquadrar nas leis da biblia. são vcs.
      sou agnóstico, não creio nos principios biblicos. vc parece jovem…. é casado? faz sexo??
      se for solteiro e estiver fazendo ja esta em pecado.
      paz

  3. Brad disse:

    As regiões onde há maior presença de evangélicos se tornam com maior taxa de suicídio por dois motivos: o clima e a falta de problemas.
    Essas regiões são muito ricas, como a Noruega que tem 86% de evangélicos mas só 6% praticam a religião, o resto só é da Igreja por tradição, numa pesquisa mostrada pelo governo norueguês há mais mortes no país por suicídio do que por homicídio, pois mostra que o clima dessas regiões que é gelado e polar com o tempo nublado o ano todo influi no senso de humor das pessoas, é um tempo em que para a maioria é triste e depressivo, além do que, a Noruega é o melhor país do mundo para se viver, lá as pessoas tem uma rotina definida e não tem problema algum, além de já terem tudo o que querem não precisam lutar para terem nada pois o governo que é honesto dá tudo que a população precisa. Uma pesquisa foi feita e mostra que as pessoas que precisam lutar para viver e tem muitos problemas na vida tem menos chances de se suicidarem do que pessoas como os noruegueses. é paradoxal e estranho mas ao mesmo tempo fica muito claro, comparem a Noruega e o Brasil?
    se a riqueza traz felicidade, por que os países ricos e por coincidência com maior número de protestantes tem uma taxa de suicídio tão alta? e se os problemas realmente são a causa do suicídio por que todos os brasileiros não já o cometeram? pois o que mais temos no Brasil é problemas.
    Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia, EUA, Canadá, Dinamarca, Holanda, Austrália, Reino Unido, todos com maioria protestante e a maioria esmagadora dos evangélicos desses países não tem o costume de ir as Igrejas como já citei acima e por esse motivo são mais individualistas como a própria matéria citou, ou seja não tem vínculo nenhum com a sua religião, são evangélicas, mas não cristãs, tem tudo mas ao mesmo tempo não tem nada.

  4. Therezinha Pereira Campos disse:

    Quanta besteira junto, eu pensei em suicídio quando eu era católica, pois na minha época a palavra era lida em Latim e ninguém conhecia a palavra porque era proibido de ler a bíblia.

    1. A Prova de que vc mente e que nunca foi Católica, está em sua própria escrita quando vomita que a Igreja Católica proibiu a Leitura da Bíblia. Deus lhe dará a Justa paga no último dia por tamanha blasfêmia e mentira.

  5. Therezinha Pereira Campos disse:

    É problema psiquiátrico e não de religião.

  6. Renato M Veras disse:

    As doutrinas LEGÍTIMAMENTE BÍBLICAS ensinadas em igrejas evangélicas TIRAM O PESO das costas das pessoas, pois é isso o que o Senhor Jesus ensinou: "Vinde a Mim, vós que estais cansados e sobrecarregados, que Eu vos aliviarei." Evangélicos em alguns países como os Estados Unidos o são por questões familiares, pois se os pais são, os filhos automaticamente se autodenominam evangélicos, diferente no Brasil, onde as pessoas não se proclamam evangélicas por questões familiares.

    Em I João diz que os Seus mandamentos não são pesados, isto é, não são difíceis de cumprir, não são um peso na vida das pessoas, o que torna pesada a vida cristã são os preceitos humanos erroneamente substituindo a doutrina verdadeira, como aconteceu no caso dos fariseus, atitudes destes censurada pelo Senhor Jesus.

    1. a maioria dos evangelicos atualmente no brasil, são evangelicos genéricos, tipo NEIMAR, GRETHEM, MONIQUE EVANS, JOELMA, CLAUDIA LEITE, ETC… mulheres usam roupas curtas e decotadas, homens roupas extravagantes, brincos, tatuagens, etc…fazem sexo antes do casamento, casam com divorciados, etc..
      talvez por causa da culpa religiosa, por não viverem em harmonia com o escrito, acabem entrando em depressão.
      paz

    2. Renato M Veras disse:

      Paulo Agnóstico Concordo que existem os evangélicos que o são apenas de forma superficial com carteirinha de membro de igreja, e que só decoram mensagens bíbicas, mas não as vivem de verdade; mas acredito que muitos ainda são imaturos na fé, é o caso de pessoas que aindam vestem roupas provocativas, sem levar em conta que isso pode prejudicar outras pessoas.
      Quanto a brincos, tatuagens e adereços, não considero pecado, desde que seja feito com moderação não vejo problema.
      Sexo antes do casamento é pecado, mas infelizmente tenho constatado que os evangélicos no Brasil fornicam ou adulteram demais justamente por desconhecerem as escrituras e inventarem cargas pesadas demais para carregarem, pois ficam enrolando quando o assunto é casamento, ou os casados que consideram tocar na perna da esposa um pecado.

    3. Renato M Veras disse:

      Paulo Agnóstico Para os evangélicos solteiros, consagração e santificação constante ajudam a lidar com a vida sexual, mas a resposta do Senhor para resolver a questão está em I Coríntios capítulo 7 aonde Paulo fala que a solução para suprir essa carência é simples, basta casar e praticar sexo constantemente.
      Para os casados que têm medo de tocar a esposa, recomendo o Livro Cânticos dos Cânticos, para que não pensem que sexo é algo feito apenas por obrigação, e que evangélico precisa ser frio em seu relacionamento conjugal.

    4. Renato Marreira Veras evangelicos casam com divorciados não adulteros, que Jesus e Paulo foram contra..
      igrejas evangelics colocam mulher como pastoras que paulo e timóteo foram contra.
      igrejas evangelicas tem pastores vendilhões do templo, que jesus foi contra.
      quanto ao sexo hoje, poucos jovens se contem… já vi pesquisas aqui mesmo neste site, onde 57%, declaravam que fizeram sexo antes do casamento.

    5. Graicy Pinho disse:

      Paulo Agnóstico e não é que vc esta certo? existem pessoas que ao envés de darem exemplo e bom testemunho, somente escandalizam a palavra de Deus, e nós que somos evangélicos, pessoas que apenas usam o nome de Cristão e na realidade nua e crua são uma vergonha e quando acham que estão mais errados do que estão, abrem uma brecha para satanas o usá-los e então as setas chegam e principalmente as setas de depressão ai vão ao fundo e ainda colocam culpa em Deus.

  7. resposta a primeira hipótese é que a diferença é que os protestantes vão à igreja realmente com o intuito de buscar ao Senhor ouvindo a Palavra e procurando praticá-la, 2 , eu acho que quem escreveu esse artigo ñ entende nada do meio evngélico pois falou muita besteira,ñ enfatizamos só a salvação, mas tudo que é relacionado à Palavra de Deus, 3 , quem disse que não nos confessamos, só não achamos que essa prática deve ser feita diante de um homem que nada pode fazer por nós, pois até Jesus morrer não tinhamos livre acesso à Deus, mas o véu do templo se rasgou e agora temos livre acesso, pra usar um entermediário pecador

  8. Só se for lá porque no meio em que vivo graças a Deus ninguém pensa em morrer!!!

  9. Lucio disse:

    Eu acredito que esta pesquisa é manipulada pelo fato que na prática -pegando o Brasil como referência o suicídio ocorre na sua grande maioria no mundo católico.Não se pode considerar aqueles que sairam da Igreja ,qdo falo em pesquisa manipulada isto é comum pelo fato que a igreja protestante da Alemanha e o Estado não tem bom relacionamento

  10. eduardo disse:

    até o diabo é evangélico. sabe de cór e salteado a bíblia. o verdadeiro cristão não entra numa dessa.

  11. Jorge Vinicius disse:

    Muitos evangélicos mudam para determinadas igrejas, iludidos pelas promessas de enriquecimento rápido, cura de todas as doenças, soluções para todos os problemas. Quando isso não acontece….bate o desespero.

  12. Jorge Vinicius disse:

    A grande maioria dos convertidos, preferem as igrejas que prometem enriquecimento rápido, cura de todas as doenças, soluções para todos os problemas. Quando isso não acontece, aí bate o desespero.

  13. Nossa. As 3 "hipóteses" colocadas são bastante nada a ver. Fala sério.

    1. eu achei interessante o artigo. no mais eu conheço alguns casos de suicidio entre evangelicos. é realmente preocupante

    2. O escritor do artigo demonstrou falta de conhecimento de fato. A confissão é estimulada prática no meio evangélico (vide pequenos grupos ou células e grupos de oração). O protestantismo não é individualista (vide práticas de alcance e ações solidárias que buscam a abertura das portas de igreja à todos).
      Preocupante mesmo é o índice alto de suicídio em esquizofrênicos, deprimidos, alcoólatras, toxicômanos, filhos de famílias segregadas e pessoas de vida vazia. À esses a igreja busca dar apoio, afastando mais uma vez o individualismo.

    3. essas explicaçoes nao se justificam.se os evangélicos sao mais individualistas, pq eles vivem trazendo amigos p igreja? e, uma vez q os evangélicos sabem q a salvação eh pela graça e por sua açoes, sabem tb q o suicidio nao eh uma boa açao e estah na categoria de "nao mataras" . qnt a terceira hipótese, os evangelicos sabem q tb podem cometer pecados e q seus pecados devem ser confessados ao Pai e arrenpender-se por eles.pra terminar, a pesquisa foi feita na Europa,onde a maioria eh protestante,consequentemente, o numero vai ser maior entre eles, numericamente falando.

    4. Fabiola Moreira não é correto o que falou…. alemanha, metade catolica, metade luterana.. grande maioria não praticante….mas a pesquisa foi feita, com pessoas religiosas, colocam grupos, metade de cada religião.
      assim se faz uma pesquisa.

    5. ….e fundamentada em falta de conhecimento de fato e sem uma pesquisa introdutória e nem levantamento prévio de informações acerca do funcionamento das igrejas….assim se faz uma pesquisa errada!

  14. O ESCRITOR DESSE ARTIGO DESCONHECE OS ENSINAMENTOS QUE OS PASTORES PASSAM PARA AS IGREJAS, POIS NÓS ENSINAMOS QUE AS PESSOAS NÃO DEVEM ATENTAR PARA SUA PRÓPRIA VIDA, POIS NÃO HAVERÁ ESPERANÇAS NA ETERNIDADE PARA AQUELES QUE SE SUICÍDAM, NÃO QUERO JULGAR AQUELES QUE SE SUICIDARAM, POIS NO MOMENTO DA MORTE AINDA HÁ POSSIBILIDADE DE ARREMPENDIMENTO, SÓ DEUS É QUEM JULGARÁ.

  15. Ei Galera! Ganhe um IPAD-2 16Gb. Não é Sorteio e têm ainda mais, clique::. http://www.designproo.com/ganhe-um-ipad2/

  16. Que pesquisa inutil …"Estudo revela que suicídio é mais provável…" Mais provavel? Isso não é fato é só uma hipotese e outra coisa, faltou lembrar que a Europa tem os maiores indices de suicidios do mundo e o lugar onde mais tem ateus no mundo… Essa pesquisa é furada…

  17. Outra coisa eu tentei suicidio quando eu era satanista da doutrina de LaVey e ouvia black metal a todo volume na minha casa, agora que sou cristão suicidio é uma coisa que não passa na minha cabeça JAMAIS… Pesquisa furada…. Gloria a Deus e ao Senhor Jesus Cristo…

  18. Valdeci Oliveira disse:

    Eu vivo na Alemanha e posso dizer que na regiao de Munique existem mais evangelicos”por nascimento” e nao por confissao de fe como no Brasil.
    Quando uma crianca nasce pergunta se a que religiao os pais pertencem. se um deles e catolico e o outro protestante pode se opnar por uma destas religioes.Existem muitos que sao protestantes(evangelicos) que nunca foram a uma igreja!!!!perguntei a um pastor daqui quantos evangelicos praticantes existem , e ele contestou com 2% !
    Aonde trabalho nao existe nenhum evangelico praticante. olha que a firma e bem grande…..
    por isto, nao tentem comparar com um pais como Brasil ou USA.

  19. jesus naõ esta nem perto deste envangelico suicida //jesus e o consehlero do bem /jesus naõ dis maria cheia de graça um copo de vinho e outro de cachasa //catolicos cin se matan

  20. Tônio Dias disse:

    Só se for mesmo pra lar, pois aqui no brasil suicidio de evangelico é coisa rara..

  21. ESSA PESQUIZA É UMA TREMENDA FARÇA. VEJA O QUE UM DO GRANDES HOMEN DE DEUS FALA SOBRE ESSE ASSUNTO – Embora jamais se possa justificar, e jamais seja justa a morte infligida a si próprio, o apóstolo Paulo apresentou uma linda esperança até para alguns injustos. Como ele disse a um tribunal romano: “Eu tenho esperança para com Deus, de que há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos.” Atos 24:15. – Pr.FRANCISCO

  22. Ismael Telmista de Lima disse:

    Gente na boa, nunca vi ou conheci um evangélico verdadeiro que se matou, no Brasil não!!!

    1. Lucas Hayala disse:

      né é sempre assim eles sempre arruman uma forma de chincala o evangélico, como dizem eles os crentes, atualmente nós vemos essa abertura que os evangélicos estão tendo na mídia um milagre de Deus, mas ainda existe a famosa perseguição cotra crente !

    2. aconteceu com uma irma ,que eu conhecia

  23. Ismael disse:

    Gente na boa, nunca vi ou conheci um evangélico verdadeiro que se matou, no Brasil não!!!

  24. Joel Cardoso disse:

    Isto é possivel para os desviados pois eles não tem paz, assim afirma a Palavra de Deus.

    1. WhiteRabbit disse:

      Desviado do que? Do prédio/auditório em que frequenta ou da palavra de Deus? Há grande diferença. Se estiver falando do prédio, por favor não julgue as pessoas assim.

  25. Nunca vi tanta besteira escrita junta…
    blábláblá sem nexo!
    Misericórdia Senhor Jesus!!!

  26. carlos leonidio da silva disse:

    O Senhor Jesus disse: Eu vim pra que tenham vida e vida com abundância, como pode uma pessôa que viva nessa promessa se suicide. Sobre o suicidio leiam : 1 Corinthios 3:17

  27. Luiz Alberto Araújo Bezerra disse:

    Eu sei muito bem porque muitos ex-testemunhas de Jeová cometem suicídio, por experiência com essa religião por mais de dez anos como membro, e quase vinte anos de pesquisa depois que sai.
    Motivo: Rejeição da família e dos amigos pertencentes as testemunhas de Jeová; falta de um objetivo para o futuro; problemas financeiros, pois passa a ser excluido da família; Se for casado, e o conjuge permanecer na religião das testemunhas de Jeová, o convivio será afetado e termina em separação, o que também pode levar ao suicídio. Medo de ser destruido na guerra do Armagedom; dificuldade para ordenar os pensamento, devido a confusão que se forma na mente; Não sabe mais em quem acreditar e passa a desconfiar de tudo e de todos.

  28. Jason disse:

    É preciso ficar bem atento a alguns detalhes, quando se trata de pesquisas religiosas; No ano passado um certo bispo católico brasileiro, afirmou mais ou menos o seguinte: “O evangélico quando se torna mais instruído, culto, vira católico”, ora, a verdade que foi constatada em uma pesquisa feita no Brasil, foi exatamente o contrário. ( o bispo usou a contrainformação) Nunca nos esqueçamos, que o Vaticano é um estado e tem nas suas mãos, toda a mída, não somente a brasileira, mas internacional. Não sei vocês, mas, eu não acredito em tudo que vejo na net.

  29. O ser humano é muiot imprevissível na sua forma agir e decidir. No entanto, a proposta bíblica quando compreendida não deixa llugar para a mentalidade do suicídio. Deus é o doador da vida e quem o conhece como Senhor e Salvador tem vontade de viver para sua Glória e ajuda do próximo. Pessoas suicidas dentro de igrejas, não entenderam para si mesmas a mensagem transformadora das boas Novas ou usam o evangelho como apenas como uma válvula de escape (para resolver problemas imediatos), sem a necessidade do verdadeiro arrependimento.

    1. Leane Santos disse:

      Que Deus continue abençoando você com sabedoria, Apaulo Tavares, suas palavras são edificadoras e sábias! quando crescer quero ser igual a você, porque basta ao discipulo ser igual ao ser mestre!!! Obrigada meus Deus!!!!

    2. Esta pesquisa sobre suicídio é européia. A realidade por lá é bem diferente da brasileira. O protestantismo europeu é marcado por igrejas frias, cristãos descompromissados. uma pessoa vazia torna-se mentalmente mais suscetível ao engano maligno.

  30. Juciê disse:

    O título dessa matéria já mostra ser uma farsa porque isso já foi revelado por E. Durkheim e está registrado na obra “o suicídio”.Ñ existe um “estudo revelador”porque Durkheim já revelou.Também as conclusões dos autores são tendenciosas e ñ condizem com a realidade dos fatos.Ñ serve nem como comentário da obra de Durkheim.

  31. Laís disse:

    o verdadeiro cristianismo nao abre portas p o suicidio o problema é q muitos pais jogam boa parte de suas responsabilidades de pais nas costas da religiao”
    ai quando o filho precisa dos pais a desculpa é q ta na igreja ou um frio: vai orar!
    nao. q orar nao seja correto mas as vezes é negligente deixar p Deus algo q vc pode e deve fazer!
    e pais evangelicos as vezes esquecem o quanto o Diabo vai atacar seus filhos e ao inves de os ajudarem simplesmente deixam pra la!
    a pratica incorreta da palavra tbm gera pessimos exemplos dentro de csa q levam o jovem a duvidar da fe o q obviamente gera brechas q o Diabo aproveita ao maximo!

  32. João Alves disse:

    Não é bom tornar a religiosidade em um ato faccioso. Mas d forma mais imparcial: Alguns dos motivos para o suicídio é o individualismo, perdas de entes queridos, e impossibilidades. O problema não está na religião, mas sim na forma d cada um interpretá-la. Se o praticante não conseguir consolidar a mensagem e resolver seus problemas, a msg não gera fruto nele. O questão não é a semente e nem quem a semeia , e sim como tornar o interlocutor em solo fértil para q a semente gere resultados favoráveis nele. O evangélico, o católico, o agnóstico etc, estão propensos ao mesmo se não conseguirem gerar soluções para seus problemas psíquicos ou não. Judas estava presente em tds os ensinamentos d Jesus e mesmo assim… A questão é a forma q cada um interpreta a msg q recebe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *