A Bielorrússia tem vivido uma onda de protestos depois que Aleksander Lukashenko, que governa o país com punhos de ferro desde 1994, se reelegeu em 9 de agosto passado com incríveis 80% dos votos, o que é motivo de contestação e acusação de fraude eleitoral – novamente.
Às igrejas evangélicas resolveram não se colocar à parte deste cenário, após inúmeros manifestantes que protestavam contra os resultados duvidosos das urnas serem duramente reprimidos com violência e tortura.
Assim, líderes religiosos fizeram uma convocação para se reunir em oração em meio à crise, após a candidata e líder da oposição, Svetlana Tijanovskaya, foi forçada a deixar o país pelo receio de possíveis represálias.
Manifestantes chegaram a ser presos e a população continua criticando o autoritarismo do governo, considerado uma ditadura apoiada também pelo presidente russo, Vladimir Putin, segundo informações da Istoé.
Militares também resolveram aderir aos manifestantes. Muitos estão se demitindo da Polícia e revelando suas identidades publicamente através das redes sociais, em apoio aos manifestantes.
“Tenho uma família e empréstimos abertos, inclusive para pagar meu apartamento. Foi uma decisão difícil”, contou o capitão de polícia Yegor Yemelyanov, que saiu da corporação após 17 anos de serviços prestados, segundo o Poder360.
“Mas depois dos eventos de 9 e 10 de agosto, eu não tive mais dúvidas. Percebi que eu não podia mais servir à polícia. Esta é uma verdadeira guerra contra pessoas desarmadas”, afirmou o militar.
Foi a postura ditatorial de Aleksander que levou a essa mobilização de oração das igrejas no país. Os líderes evangélicos oram para que Deus atue trazendo paz ao país, segundo o Evangelical Focus.
“Orem por todos, pelos responsáveis, que tenham temor a Deus e lembrem-se de que sobre eles existe um Juiz Supremo, a quem todos prestaremos contas”, disseram os líderes cristãos em um comunicado.
Eles ressaltaram que a sociedade não deve perder a esperança no resgate da liberdade de expressão no país, apontando que a justiça de Deus está acima dos seres humanos.
“As esperanças terrenas nem sempre se cumprem, mas nossa esperança é o Senhor Jesus Cristo, e aquele que crê nEle nunca se envergonhará. E se ainda não houver luz forte nas nuvens, o vento vai soprar e limpar”, disse a associação Religiosa das Comunidades do Evangelho Pleno na Bielorrússia.