Doutrina torna evangélicos “mais criativos” que católicos e judeus, dizem pesquisadores

31

Uma pesquisa com homens de diferentes religiões detectou que evangélicos são mais criativos que judeus e católicos, e o motivo disso seria as doutrinas impostas aos fiéis.

Pesquisadores da Universidade de Illinois estudavam a tese de que pessoas que suprimem emoções em questões como sexo e raiva são mais criativas que as pessoas mais abertas e extrovertidas nestes assuntos.

O estudo consistia em sugerir aos participantes da pesquisa em reprimissem seus desejos sexuais e sentimentos de raiva por um tempo, e depois, criassem uma escultura e um poema, de tema livre. O resultado final foi que os evangélicos conseguiram ser mais criativos no desafio, do que os homens de outros grupos religiosos.

Como conclusão, os pesquisadores Emily Kim, Veronika Zeppenfeld e Dov Cohen afirmaram que a doutrina evangélica leva as pessoas a administrarem melhor suas emoções reprimidas do que as demais declarações de fé.


A tese do estudo surgiu a partir da publicação de um projeto de Sigmund Freud e Max Weber, nos anos 1920. O experimento da dupla testava a relação entre QIs altos, criatividade e religião. De acordo com o Daily Mail, Freud e Weber entrevistaram os participantes na infância, e repetiram as entrevistas décadas depois.

“Os evangélicos produzem trabalhos artísticos mais criativos (esculturas, poemas, colagens, desenhos), quando foram preparados com palavras relacionadas com a autocondenação ou forçados a reprimir sua raiva”, resume o relatório do estudo. “Tanto o judaísmo quanto o catolicismo tem instituições formais e rituais claros que permitem a uma pessoa expiar os pecados e arrepender-se de cada um”, observa o documento, explicando o motivo de lidarem de forma pragmática com a culpa.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

31 COMENTÁRIOS

  1. MAS e claro temos o advogado dos advogados sempre para nos defender, sempre ao nosso dispor para advogar nossas causas, quando peco reconheço que pequei e dobro meus joelhos e confesso meu pecado JUNTO AO ADVOGADO DOS ADVOGADOS AE ELE ALEM DE SER ADVOGADO MEU DIANTE DE DEUS TAMBEM E O REI DOS REIS, e e claro que sou perdoado, quando estou desempregado eu recorro a quem a meu ADVOGADO E MEU SENHOR, quando estou passandp por problemas eu recorro a quem ao meu ADVOGADO, quando me encontro em dificuldade de interpretar projetos eu me recorro a quem ao meu ADVOGADO, e assim tenho sido vencedor em todos os sentidos de minha vida, e como eu somos milhões de vencedores, pois somos mais que vencedores por aquele que nos amou e se deu por nos ALELUIAS GLORIAS A DEUS POR ISSO

  2. Doutrina torna evangélicos “mais criativos” que católicos e judeus, dizem pesquisadores: Ué cadeeeeeeee….? os comentáristas do inferno onde estão agora?, engraçado na reportagem anterior onde falava que a religião deixava as pessoas atrofiadas, Luis,Roque Elias,Jorge e companhia Ltda estavam presentes porém agora só um comentário… que maravilha a ciência,as pesquisas a arqueologia etc como eu disse a ciência é de Deus e como Heinsten disse sem fé não existe ciência..Ela nada mais prova do que a existência de um Deus,é claro porém que para os néscios,surdos e cegos aquilo que não entendem deve ser negado de uma maneira irracional,contradizendo as suas próprias razões…

    • Roberto, nem me dei a trabalho de ler todo o texto. Logo no início, já identifiquei uma contradição: “Uma pesquisa com homens de diferentes religiões detectou que evangélicos são mais criativos que judeus e católicos, e o motivo disso seria as doutrinas impostas aos fiéis”. Ora, qualquer imposição já tolhe o poder cristivo de qualquer pessoa.
      De acordo com relatos que ouço dos meus colegas, esse negócio de reprimir desejo sexual é responsável pelos chifres que não são incomuns no segmento evangélico. Em fevereiro, um homem se suicidou quando descobriu que a esposa, também evangélica, estava saindo com o pastor. Não vou citar nomes por respeito ao falecido, uma pessoa de quem eu gostava. A vipuva tá bela, bela, com aquela cara cínica que Deus lhe deu.

      • Roque, não deve-se reprimir o desejo sexual ? Se sou casado e achar outra mulher bonita, devo “pegá-la” mesmo assim ? Uma pessoa que tem princípios morais não se deixa dominar pelo desejo sexual.
        Outra, pastor e evangélico também erra e peca, não quer dizer sendo cristão não estamos sujeitos as tentações e pecados, mas claro, se o pastor está em pecado deve-se tirar ele da liderança.

  3. SOMOS MAIS QUE VENCEDORES POR JEUS CRISTO QUE NOS AMOU E SE DEU POR NOS, ETA GLORIAS ETERNAS E MARAVILHOSA SO JESUS SO JESUS CRISTO E O INSTRUTOR ETERNO O MESTRE ETERNO GLORIAS E GLORIAS ETERNAS AMEM

  4. Como cristão não me regozijo em notícias como essa. Prefiro me regozijar pelo amor de Deus que me salvou, mesmo sendo um pecador, que para mim é o suficiente. Não quero me sentir melhor do que ninguém, pois notícias como essa só fomenta o ódio, a intlerância, a discórdia, etc.
    Para os “crentes” ou “evangélicos” de plantão que se julgam melhores que todo mundo, essa notícia é um prato cheio para o seu ventre. Eis a glória que enche as vossas almas e bebam do cálice de sangue daqueles que vocês consideram inferiores!
    Que Deus tenha misericódia!
    Isso está demais.

    • O nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, morreu na cruz, em nosso lugar nos dando o direito de ter a reconciliação com Deus, e nos mostra o caminho e estatutos a ser seguidos, ate o fim muitos são os que no meio do caminho se desvirtuam e cai, uns rapidamente enxerga o erro se arrependem e voltam ao lar, muitos são os que se enveredam para o errado e não voltam mais, sabe porque, e porque muitos se dizem sou salvo, mas esquecem que a salvação e uma luta constante, e evidente que com tantos dissabores que os verdadeiros crentes em Cristo Jesus tem que quando os mesmo ve uma noticia favorável aos mesmos se alegram em seus corações, porque assim como me alegro em meu coração quando em minha igreja os descrentes vao ate o altar e dobram seus joelhos se convertendo ao Senhor Jesus, também nos alegramos quando alguém nos reconhece como os homens de Deus, eu estou na luta para SER SALVO, vivo a lutar pois a luta para a salvação requer muito mais do que dizer sou salvo, muitos eu conhece que diziam sou salvo e quando veio a tempestade verdadeira caíram, eu já passei por tantas lutas que muitos que conheço em bem menos da metade eles caíram , conhece um que eram como chamamos uma bençao, foi assaltado seu caminhão e levado tudo, ele teve que vender sua casa para pagar as dividas, não aguentou o tranco, hoje esta na bebedeira e drogas, não perseverou na fe, a fe era fundamentada na areia, outro também era do mesmo jeito, foi para a politica se ensoberbeceu, esta no meio dos escarnecedores, já foi, a fe era fundamentada na areia, e assim vamos na luta no dia a dia, agora mesmo estou passando por uma provação estou desempregado a mais de um ano e sou profissional e em minha área de atuação esta aquecida mas estou desempregado, mas não desisto o meu Deus e muito maior que tudo isso, antes mesmo de escrever aqui eatava eu de joelhos dobrados louvando e engrandecendo o nome de meu Senhor, A SALVAÇAO E UMA LUTA CONSTANTE EU SEMPRE DIGO ESTOU A LUTAR PARA SER SALVO

      • Caro TOUR NATRAK,
        Nem sei se vc é brasileiro ou português para entender o que escrevi, mas se vc observar bem, eu disse: “Prefiro me regozijar pelo amor de Deus que me salvou, mesmo sendo um pecador, que para mim é o suficiente”. Ato de Deus para todos, sem distinção, inclusive para mim. Meu caro, é óbvio que a salvação é uma luta constante. O céu é uma conquista para os que perseverarem até o fim. Tenho consciência disso!

        • GIL meu querido irmão eu não escreve isto pra te ofender não de jeito maneira escreve isto como um alerta para todos nos, porque relmente são muitos os que caem por falta de vigiar entendeu somente isso, fique com DUES QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA CONTIGO E COM TODOS OS DA TUA FAMILIA

  5. ”Como conclusão, os pesquisadores Emily Kim, Veronika Zeppenfeld e Dov Cohen afirmaram que a doutrina evangélica leva as pessoas a administrarem melhor suas emoções reprimidas do que as demais declarações de fé.”

    kkkkkkkkkkkkkkkk quanto que os evangélóides pagaram por esse pesquisa ridícula?

    “Os evangélicos produzem trabalhos artísticos mais criativos (esculturas, poemas, colagens, desenhos), quando foram preparados com palavras relacionadas com a autocondenação ou forçados a reprimir sua raiva”, resume o relatório do estudo. “Tanto o judaísmo quanto o catolicismo tem instituições formais e rituais claros que permitem a uma pessoa expiar os pecados e arrepender-se de cada um”, observa o documento, explicando o motivo de lidarem de forma pragmática com a culpa.

    Isso é verdade, basta ver os roubos, escândalos, estupros e outras atrocidades que eles se envolvem rs.

    • Conheci uma evangélica que pintava muito bem. Certo dia, ela pintou uma negra linda, usando tons de lilás. Eu era apaixonado por aquele quadro. Certa vez, não o vi no ateliê. Perguntei para ela do quadro e ela me respondeu que o havia destruído porque o pastor dela achou obsceno.

    • não é isso não.

      sabe o que é isso…

      é o povo evangelico que percevera abundantemente a Deus, glorificando o santo nome de Jesus e obedecendo a palavra de Deus. vigiando e orando.

      o resultado é resposta de Deus e assim que Deus entrega vitorias (Bençaos), para aqueles que são verdadeiros adoradores de Deus.

      que a paz do senhor Jesus esteja com você.

      amém.

  6. nao e doutrina nenhuma ………mas sim quando abrimos o nosso coraçao para o senhor e quando conhecemos a verdade e temos um encontro verdadeiro com a verdade que e a santa palavra de deus e as escamas e a cegueiras e a incredulidade sai de nossa vida e nos conhecemos a verdade.

    • muitos ficam criticando e julgando os outros e esquece de si proprio e de concertar a sua vida e esconde os seus erros e aponta os dos outros mas uma coisa e certa todos vai prestar contas no grande dia do juizo vc pode viver 50 ou 120 anos mais passa logo e finda essa vida medite Hebreus cp9 e vs28.

DEIXE UMA RESPOSTA