Pastor Marco Feliciano volta à Comissão de Direitos Humanos e Minorias como vice, diz Wyllys

26

A eleição para a nova presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados teve um desfecho inesperado até então: a indicação do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para ocupar uma das vice-presidências.

Marco Feliciano já foi o presidente da CDHM no ano de 2013, o que causou enorme polêmica e grandes protestos por parte de ativistas gays. A indicação do pastor teria sido uma manobra do Partido dos Trabalhadores (PT) para evitar que a bancada evangélica elegesse o deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ), também pastor evangélico e aliado de Silas Malafaia.

A proposta do PT, de acordo com informações do G1, foi feita para garantir que os evangélicos – que são maioria entre os 18 integrantes da CDHM – deem seu voto ao deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e assim, garanta que o partido continue à frente da comissão, que é considerada estratégica para as propostas ideológicas da legenda.

O deputado federal e ativista gay Jean Wyllys (PSOL-RJ), notório adversário político de Feliciano, comentou o resultado das negociações e afirmou que essa foi a saída encontrada para que parlamentares como ele não se afastassem novamente da CDHM, como aconteceu em 2013.


Vocês estão acompanhando aqui o imbróglio na Comissão de Direitos Humanos e Minorias que, até o momento, ainda não teve sua mesa eleita graças a uma quebra explícita, por parte dos evangélicos que compõem o bloco de partidos liderados pelo PT, do acordo feito no colégio de líderes de que o PT presidiria a comissão – quebra que se expressou com o lançamento da candidatura avulsa de Sóstenes Cavalcante (PSD/RJ), construída a partir da aliança entre as bancadas da Bala e da Bíblia. Com a maioria numérica para retirar a presidência do PT e emplacar a candidatura avulsa de Sóstenes, essa turma poderia derrotar o PT no voto […] Diante disso, só restou ao PT partir pra uma negociação com os evangélicos do bloco de partidos que lidera no sentido de garantir um espaço legislativo para os direitos humanos das minorias sexuais, étnicas, sociais e religiosas: a mesa será composta pelos seguintes nomes: Paulo Pimenta, do PT/RS (Presidência) e, nas vice-presidências, eu, Rosângela Gomes (PRB-RJ) e Marco Feliciano (PSC/SP). O propósito da negociação foi o melhor, portanto”, escreveu Wyllys em sua coluna no portal iG.

Feliciano desconversa

O pastor usou sua página no Twitter para negar que assumiria a vice-presidência da CDHM em um acordo feito pela bancada evangélica com o PT: “A imprensa, mais uma vez, no desejo de informar, desinforma. Não há acordo algum assumido pela Frente Evangélica para a eleição do presidente da CDHM. O PT através de interlocutores tentou sem sucesso um acordo. Ventilaram meu nome e de outro deputado, me perguntaram o que eu pensava, e respondi: ‘De minha parte não haveria problema algum, estou à disposição da Frente Parlamentar Evangélica, sou e sempre serei um homem de diálogo’. Regimentalmente não é possível a composição desta mesa. Somente parlamentares do bloco do PT pode ser indicados para as vice-presidências. Nem eu nem o outro deputado podemos nos candidatar a cargo algum, acordo de líderes e regimento nos proíbem por não fazermos parte do bloco”, afirmou.


26 COMENTÁRIOS

  1. Pelo que lia a pouco, a bancada fundamentalista é contra a participação de qualquer um de seus membros na Comissão até para que não pareça, segundo um deles comentou, que há um acordo.

    Assim, talvez a notícia esteja desatualizada (no Congresso posições ás vezes se invertem rápido).

    É importante que a Comissão fique com dirigentes comprometidos com as minorias, e evangélicos estão comprometidos apenas com a visão que eles têm da Bíblia e essa visão fundamentalistas e preconceituosa vai de encontro aos interesses dos grupos minoritários e socialmente oprimidos.

  2. Quando falo., os fanfarrões coiteiro de políticos evanjegues me rebatem., estes pastorecos politiqueiros de Jesus não tem um só atomo., são vermes gananciosos a serviço do podre poder., fazem acordos políticos doa a quem doer.,

        • Sim, ele apoiou:

          “O jornalista Horacio Verbitsky, autor de diversos livros sobre a ditadura argentina e a Igreja Católica, confirmou, em entrevista a Opera Mundi, que o cardeal Jorge Mario Bergoglio, eleito novo papa nesta quarta-feira (14/03), colaborou com o regime militar de seu país.

          “Ele ajudou a ditadura desarmando o trabalho social que os jesuítas faziam nos bairros pobres, apoiando [Emilio Eduardo] Massera [comandante da Marinha e integrante da Junta Militar] na luta interna com [Jorge Rafael] Videla [ditador do país entre 1976 e 1981] e entregando os sacerdotes mais comprometidos, que foram sequestrados e o acusam de deixa-los desprotegidos”, afirmou Verbitsky.

          Os sacerdotes citados pelo jornalista são Francisco Jalics e Orlando Yorio, que foram interrogados pela ditadura argentina.

          Questionado sobre as ações sociais do novo papa, que adotou o nome de Francisco, Verbitsky diz que elas se restringem “em dar missas em estações de trem, denunciar a exploração dos trabalhadores precários, a prostituição e as drogas”. “Mas ao mesmo tempo apoiou as entidades patronais agropecuárias que se negaram a pagar impostos, com os quais a presidente Cristina Kirchner obtém fundos para aliviar os pobres que tanto o preocupa”, argumentou.

          Site: operamundi.uol.com.br

          Matéria de 14/03/2013

          • Elderzinho ., baitolinha enrustida.. Hoje é sexta feira treze., seu dia., vai lá. Na hopi hary,. Que estão pegando ., peçonhentos para trabalhar no trem fantasma., chupeta de urso.,evanjegue., cabra feio, parece batida de trem., além de baitola e evanjegue., coitada da mãe colocar um mulambo deste no mundo , para ficar defecando e contaminando o meio ambiente., aliais queria fazer uma pergunta vc elderzinho baitolinha do Brás., vc acaso já renovou sua carteirinha do IBAMA.. Ah não então uma dica corra pois encerra-se este mês., quem avisa amigo é ., um tipinho asqueroso como vc não deve andar por ai assustando as crianças.,to achando que vou entrar com uma petição para vc usar uma máscara ., pois os seus vizinhos não tem obrigação de tomar um susto toda vez que vc sai nas ruas., é mais vou pedir insalubridade para quem convive com vc., não é justo , ter que aturar um baitolinha enrustido., filhote de chacal, sem ganhar nada., kkkkkk.,

          • Lopes

            O que houve lambedor de saco de padre? Eu coloquei o dedo na ferida?

            Pois é, parece que seu “papinha” metido a santo, é tão “santo” quanto você!

            Ou seja: Vocês dois não valem o comem, a diferença é que ele caga em uma privada de ouro, e você… Bom, deixa pra lá, não passa de um perrapado!

  3. É aguarda para ver onde isto vai chegar…. Mas que está ficando interessante isto ninguém pode negar o PT já está de joelhos… Agora nós vamos decaptar a cabeça da serpente!

    Jean gay Wyllys wanker ex BBB, produto de uma fábrica de “celebridades” sem talentos e moralmente fálidos!

    • Samuel sei não acho que estas apaixonado pelo felicianus., vcs dois tem uma quedinha um pelo outro., inclusive to sabendo. Que a nova medeichas ou seja o cabelinho de chapinha com progressiva dele. Foi vc que exigiu., o Paulo Silvino tem razão., quando fala., Isto é uma bichona., kkkk

  4. Quando você pensar que tudo está perdido e não tiver mais ninguém a quem recorrer, volte-se para o seu criador – a fonte de vida, donde emanam o saber, o amor, o poder… Uma pessoa sozinha pode ser facilmente vencida, mas, uma pessoa animada intimamente pelo poder do seu criador, é invencível! Creia nisso, amém.

DEIXE UMA RESPOSTA