“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”, diz a passagem de 1 João 4:8, a qual fundamenta a explicação do pastor e escritor mundialmente conhecido Max Lucado, sobre o objetivo e consistência da felicidade do cristão.
Max Lucado, autor do livro “How Happiness Happens” (Como a Felicidade Acontece), ensina que a felicidade do cristão existe quando ele entende que deve se voltar para o próximo, tendo como objetivo lhe fazer feliz.
A visão de Lucado, por tanto, que está de acordo com a Bíblia Sagrada, vai na contramão de alguns ensinamentos pós-modernos, pregados até mesmo dentro de algumas igrejas, os quais concentram atenção na auto-realização como objetivo em si mesmo.
Para Max Lucado, no entanto, felicidade e egoísmo são coisas diferentes. “Nós fazemos um favor ao mundo quando buscamos a felicidade; não o egoísmo, mas a felicidade”, destaca o autor, conhecido também pelos devocionais diários publicados em vários idiomas.
“Quando estamos genuinamente descobrindo um senso de contentamento que não depende de nenhuma circunstância, então seremos melhores membros de nossa família, melhor membro da força de trabalho, melhor membro da sociedade, e se formos um frequentador da igreja, um membro melhor da igreja”, completa.
“Fazer alguém feliz é ser como Cristo”
Para o autor evangélico, todo cristão deve amanhecer com o objetivo de ser útil para a vida de alguém. Essa busca pela felicidade do próximo, segundo Max Lucado, revela o caráter de Cristo na vida dessa pessoa.
“Se eu quiser ser mais parecido com Cristo, então eu vou acordar todos os dias dizendo: ‘Ok, como posso fazer outras pessoas felizes?’”, disse ele, observando que a menção frequente na Bíblia do termo “uns aos outros” indica esse objetivo, baseado nos relacionamentos.
“Há mais de 50 deles e essas passagens nos encorajam a fazer tudo, ensinar uns aos outros, perdoar uns aos outros, amar uns aos outros, admoestar uns aos outros, instruir uns aos outros, perdoem-se mutuamente, sejam pacientes uns com os outros. São todas essas pequenas porções práticas nas Escrituras”, diz o autor.
Finalmente, Max Lucado explica que a concretização dessa felicidade ocorre através de pequenas atitudes, plenamente possíveis de serem realizadas, uma vez que é a própria Bíblia Sagrada que mostra esse caminho.
“Se eu quiser ser feliz hoje, tudo o que preciso fazer é pegar dois ou três desses [versículos] e dizer: ‘hoje é o dia em que vou ser paciente com alguém’, ‘Vou tolerar alguém’ ou ‘Vou perdoar alguém. Vou colocar isso em prática”, conclui, segundo o portal The Christian Post.