Um fundo de pensão organizado há pouco mais de dois anos pela Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (CIADESCP) já soma mais de R$ 22 milhões.
O fundo, chamado de CIADPrev, é um fundo instituído, modalidade de previdência usado por entidades de classe, conselhos de profissionais liberais, sindicatos e cooperativas que foi criada em 2001 através da Lei Complementar nº 109.
No caso dos fundos instituídos, não existe um patrocinador (como nos casos dos fundos de pensão mantidos por empresas) e as contribuições são feitas pelos beneficiários. No caso do CIADPrev, os aportes são feitos pelos próprios pastores, e também pelas igrejas, de forma voluntária, com verbas advindas de dízimos e ofertas.
O assessor do CIADESCP Eliel da Costa Batista explica que o fundo instituído da entidade possui 1.150 pastores associados e tem registrado grande crescimento: “O crescimento médio anual do patrimônio líquido é de 37% e, com base nesses resultados, dá para imaginar qual o potencial de avanço da fundação nos próximos anos”, diz.
Os valores depositados como contribuição variam numa equação que leva em conta a idade do pastor inscrito e o objetivo a ser alcançado na ocasião da aposentadoria. “O montante médio do aporte, somando a contribuição do participante e da igreja, é de R$ 470”, revela Batista, segundo informações do IG.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+