Funk gospel se populariza e artistas arrastam multidões em comunidades do Rio de Janeiro

10

O funk “Passinho do Abençoado”, composto por Tonzão, vem atraindo milhares de jovens de comunidades carentes no Rio de Janeiro e a popularidade da versão gospel do ritmo que se espalhou pelo Brasil não é pequena, proporcionando o surgimento de outros artistas.

Tonzão, ex-integrante do grupo Os Hawaianos, comemora marcas expressivas comparáveis a grandes nomes do meio gospel. Suas apresentações têm atraído até 200 mil pessoas.

“O funk é a cultura da periferia. A batida é a mesma. As letras que são diferentes. A dança é uma forma de evangelizar. Eu não saí dos Hawaianos com a ideia de seguir uma carreira gospel. Eu queria fazer um trabalho social, com jovens de periferia, de ressocialização. E nos Hawaianos eu não tinha tempo para isso”, explicou, lembrando que em 2011, quando saiu do grupo no auge de sua popularidade, ganhava até R$ 20 mil por mês.

Convertido à Assembleia de Deus dos Últimos Dias, do pastor Marcos Pereira, Tonzão conta que a ideia de gravar um funk gospel com passos de dança iguais ao do ritmo popular surgiu de uma brincadeira com jovens recém-convertidos.


A “batalha” de passinhos no templo da igreja rendeu uma cobrança de explicações do pastor, que viu a cena pelas câmeras de segurança. Rápido, Tonzão argumentou que era uma expressão da cultura em forma de louvor e foi autorizado a seguir adiante com a ideia.

Tonzão conta que hoje ganha menos do que há quatro anos, mas se sente bem e satisfeito: “Nos Hawaianos eu ganhava mais. Mas hoje eu tenho tempo para ver a minha família. As pessoas diziam que a minha mulher ia me largar. E hoje estamos casados e com dois filhos. O dinheiro não é igual, mas rende melhor. Porque eu não gasto com um monte de mulheres, com baladas e drogas, que eu cheguei a usar por curtição”, disse Tonzão ao G1. Atualmente, ele e sua esposa são membros do Ministério Flordelis, denominação fundada pela cantora pentecostal.

A popularização do funk no meio gospel motivou os irmãos Tiago e Diogo, que começaram a cantar funk ainda adolescentes, 20 anos atrás, a retomarem a carreira. Eles integraram o grupo de artistas que popularizaram o ritmo, como Latino, Catra e a dupla Claudinho e Buchecha.

Três anos depois, em 1998, se converteram ao Evangelho e decidiram largar tudo, o que os levou a enfrentar dificuldades financeiras, obrigando-os a trabalhar como barbeiros e ambulantes.

Em 2007, após pouparem dinheiro e gravarem um álbum com letras de temática cristã, retomaram a carreira: “Nós gravamos o CD e deu certo. Para divulgar, começamos a colocar caixas de som nas ruas para vender cópias. Assim, vendemos 40 mil CDs”, afirma Diogo. Em 2013, assinaram contrato com a Sony Music e lançaram o álbum “Festa na Igreja”: “Eu consegui unir as minhas duas paixões. Eu vivenciei o funk, que é bacana e não sou contra. Faz parte da cultura. E resolvemos cantar o gospel funk. A mensagem é a diferença. A nossa mensagem é uma mensagem espiritual, para o coração dos jovens”, conclui Diogo.

10 COMENTÁRIOS

  1. Funk é uma porcaria. Um lixo que não tem valor cultural, literário e nem linguístico de tão pobre que é. Graças a Deus é uma moda e toda moda passa.

    • Pois é sapientíssima Emanuelle , olha ai o rumo que a evamjecaiada está tomando o mundano nunca poderá tomar o lugar do sagrado., seria por isso que a missa tradicional está voltando com força total ., fui no mosteiro de São Bento neste domingo assistir a santa missa tradicional e a igreja estava completamente lotada e os fiéis em lê pois não tinha lugar para assento .,.
      Os fiéis já estão cansados de tanta aberração não só por parte de protestantes mas este modismo mundano protestante há muito têm se infriltado na una santa igreja católica e apostólica e lamentável o que está acontecendo hoje em dia., o santo magistério da igreja deve se manisfestar urgente e também a congregação para o culto divino da santa sé em Roma.,
      Agora funk gospel e apelação ., de uma coisa pode ter certeza nosso senhor Jesus Cristo , jamais estará presente neste antro de podridão., pois funk leva a sensualidade da carne exposição da sexualidade onde os corpos se contorcem como cobras ., lutero está se contorcendo no caixão.. Talvez seja por isso que antes da sua morte ele disse haverá tantas religiões como cabeças no final do tempo , já estou arrependido da minha rebeldia ., oremos

      • Eu estava lendo os outros seus comentários. Morri de rir. É uma pena que não pude dar gargalhadas altas, pois trabalho em escritório ao lado de outras pessoas.

        • E Emanuelle veja o rumo que os filhotes de lutero estão tomando .., precisamos sim rir e levar na esportiva porque no fundo mesmo teríamos que chorar e chorar muito., pois querendo ou não estamos falando do cristianismo.,.

          E sabemos no fundo dos nossos corações que nosso senhor e Salvador Jesus Cristo , derramou seu sangue para nos salvar .. Então diante deste sentimento piedoso , chora minha alma e amargura nossos corações ., ver hoje que os protestantes usam o sacrifício de cristo., para fundarem seitas heréticas de esquina para assim saquear e arrancar a pele das ovelhas ., vendem suas bênção e inventam um novo evangelho ., onde o livro de malaquias vem em primeiro lugar ., mais uma coisa de digo Emanuelle quando Jesus a 2000 mil anos atrás disse .. Acautelai vos dos fariseus que são como sepulcro caiados por fora belíssima e por dentro carniça ., disse mais muitos dirão senhora fiz milagres em seu nome e operei maravilhas é ele dirá:
          Afasta se de mim vos que praticais a iniquidade., não vos conheço.,
          ( OBs não coloquei versuculos e capítulos bíblicos por respeito ao santo magistério , que diz a ninguém e dado o entendimento é livre compressão das escrituras I Pedro )

          Sei sabia Emanuelle que muitas vezes me altero e até faço chacotas de hereges que passam por este site ., porém sou humano e paciência tem limites., mas na alegria de ser católico , já pude presenciar atitudes de protestantes que vão em desencontro com os princípios cristãos e aí os fundamentalistas protestantes hereges se superam em arrogância e erros doutrinários em que cada seita tem suas doutrinas heréticas., fazendo assim separar até mesmo seus membros prova disso é que ., nasce uma seita a cada 10minutos no Brasil
          Segundo os cartórios de nota registra se uma média de 150 seitas por dia no Brasil com uma ,edita de 08 membros cada., veja o tal de bispo dalmásio da mundial já saiu do valdosandiablo e montou a sua., assim fez o Silas mala.,o erre erre , o Macedo., etc ., talvez seja por isso que lutero se arrependeu do que fez antes de morrer quanto diz:
          Chegará um tempo que cada cabeça uma religião.,
          Este tempo já chegou ., a divisão está infriltada no cristianismo., oremos

        • Emanuelle, eu já disse e volto a dizer, essa firma que vc trabalha se tiver mais funcionários da tua espécie com certeza vai falir.
          porque uma pessoa que fica 24 horas em um site falando besteiras ao invés de ter responsabilidade e profissionalismo com que faz não pode jamais ser produtiva pra qualquer empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA