O bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, extrapolou, com anuência do governo, o limite de dois canais de televisão por Estado, informa a Folha de São Paulo de hoje. Macedo é acionista de três emissoras de TV no Estado de São Paulo: duas como pessoa física e uma por meio de pessoa jurídica.
Macedo já possuía duas concessões de TV em São Paulo, como pessoa física, quando a Rádio e Televisão Record S.A –concessionária da cidade de São Paulo– comprou de bispos da Iurd 30% da TV Record de Franca, em junho de 2005. Ele tem 90% da concessionária da capital (os outros 10% estão em nome de sua mulher, Ester Bezerra) e 63% da TV Record de Rio Preto.
A reportagem destaca que, apesar do discurso oficial pela democratização da mídia, o governo Lula derrubou, na prática, o limite de propriedade de concessões de radiodifusão –estabelecido no decreto-lei 236 (de 1967), e que está em vigor– de duas TVs por Estado.
O Ministério das Comunicações declarou que aprovou a transferência das ações da emissora de Franca por entender que o limite se aplica apenas a pessoas físicas.
Fonte: Midia Max