Sem dúvida alguma, a cena mais emocionante para a família de Thomas Roberts foi quando ele se batizou nas águas, após decidir aceitar a Cristo como o seu Único e Suficiente Salvador. Para isso, foi necessário uma verdadeira mobilização do hospital onde o homem que, durante toda sua vida se declarou ateu, ficou internado para o tratamento de um câncer terminal.
Roberts não conseguia respirar sozinho e estava em uma cadeira de rodas. O seu câncer no pulmão estava em estágio muito avançado e por isso ele tinha poucos dias de vida. Foi nessas condições que ele, finalmente, reconheceu a existência de Deus e sua revelação através de Jesus Cristo, decidindo entregar sua vida ao Senhor.
Corey Agricola, capelão da Universidade do Alabama, no Hospital de Birmingham, foi chamado pela família de Roberts para orar por sua vida e realizar o seu batismo. O pastor contou com a ajuda do restante da equipe de cuidados paliativos da UAB (The University of Alabama at Birmingham).
“Foi um grande esforço de muitas peças em movimento e equipes diferentes para conseguir isso”, disse Agricola. “Se não fosse pela equipe, isso não poderia ter acontecido.” A médica de Roberts, Ashley Nichols, precisou autorizar que o seu paciente pudesse ficar alguns segundos sem oxigênio para poder se batizar.
“A Dra. Nichols deixou claro que ele só poderia ficar sem oxigênio por alguns segundos, o que significava que não poderíamos rolar pela rampa na cadeira de rodas da piscina, então tivemos que usar o teleférico para colocá-lo na piscina”, explicou Agricola, segundo a UAB.
Já na cerimônia de batismo, estiveram a esposa de Roberts, seus filhos, amigos e outros parentes. Em sua reflexão, Agrícola destacou o quanto foi importante esse dia não apenas para o ex-ateu, mas para todos ali presentes e demais pessoas que tomaram conhecimento do caso.
“Servi no ministério há mais de 20 anos e sete deles na UAB. Este é o melhor dia da minha carreira”, disse Agricola a Roberts e sua família no início da celebração. “Thomas, você nunca pensou que pregaria um sermão em sua vida; mas você pregou hoje. Você causou impacto em pessoas que você nem conhece”.
Agradecemos a Deus pelo presente bom e perfeito deste dia. Este é um dos melhores dias da sua vida, Thomas, porque estamos comemorando sua nova vida”, acrescentou o pastor.
Seis dias depois do batismo, Roberts faleceu devido ao câncer. Entretanto, sua família disse ter encontrado a paz necessária para lidar com o luto, uma vez que agora sabe onde está o seu ente querido.
“Isso me traz total conforto e paz, porque eu sei para onde ele está indo agora”, disse Gina Gibson, irmã de Roberts. “Não preciso me preocupar com isso. Agora haverá uma grande alegria por saber para onde ele está indo. Ele está em paz. Ele nasceu de novo. Você pode ver isso no rosto dele após o batismo. Ele nasceu de novo.”.