Nas circunstâncias em que vive o Brasil, passando por crises econômicas, judiciais e de corrupção generalizada, muitos enxergam a necessidade de fazer o país se voltar para a fé como forma de lidar com tais problemas. Uma dessas pessoas é o ex-vereador emérito da Bahia Grenível Moura, que criou um projeto para incluir o nome Deus em partes do Hino Nacional, hino da bandeira e no título da Bandeira do Brasil.
“O lema ordem e progresso não será uma realidade enquanto não cultuarmos a Deus em tudo”, afirmou Grenível Moura, que é evangélico e apoiador do presidente da república, Jair Bolsonaro (PSL).
A declaração do ex-parlamentar foi dada durante uma entrevista para o Jornal do Comércio. Segundo Grenível, é necessário que o país reconheça a sua necessidade de Deus e lhe renda louvor em seus símbolos nacionais, seguindo o exemplo de outras nações como os Estados Unidos e a Inglaterra.
“Por que os EUA são uma das maiores potências do planeta? Porque eles têm Deus no hino, eles o valorizam. Na Inglaterra, o hino pede que Deus salve a rainha”, comentou o ex-parlamentar.
Trabalhando atualmente como secretário de relações institucionais do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Administração Municipal (IBPAM), Grenível Moura disse que já encaminhou a proposta para o presidente Bolsonaro, mas que também vai buscar o apoio da bancada evangélica no Congresso.
Conforme a proposta, a ideia é alterar o fim da última estrofe do Hino Nacional para “Dos filhos deste solo és mãe gentil, Deus te salve, Brasil”, enquanto no hino da bandeira a alteração seria na quinta estrofe, trocando por: “E o Brasil por seus filhos amado, poderoso com Deus há de ser!”.
E finalmente, na Bandeira Nacional, Grenível sugeriu adicionar o nome de Deus, o que ficaria “Deus, Ordem e Progresso”, e isso porque, para o ex-vereador, “o lema ordem e progresso não será uma realidade enquanto não cultuarmos a Deus em tudo”, conclui.