A data de hoje, 8 de junho, possui um valor histórico e, portanto, muito significativo para a Igreja Assembleia de Deus, pois foi nesse dia em que a denominação celebrou o seu primeiro batismo no Brasil, em 1911.
A primeira batizada foi a senhora Celina Martins Albuquerque. Ela foi o primeiro fruto do trabalho evangelístico realizado pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, responsáveis pela fundação da Assembleia de Deus no Brasil, em Belém do Pará.
De origem sueca, os missionários chegaram ao Brasil e logo se tornaram membros de uma igreja batista. Contudo, a doutrina pentecostal herdada da influência americana que se espalhou pelo mundo, na época, acabou se revelando.
Com isso, Daniel Berg e Gunnar Vingren saíram da igreja batista com mais 13 irmãos em Cristo, e fundaram uma congregação justamente na casa de Celina Albuquerque. Foi a partir desse ponto de pregação que a Assembleia de Deus no Brasil fincou raízes e se expandiu pelo país.
Ardor missionário
Em seus registros de memórias, Gunnar Vingren disse que sentiu o ardor missionário quando se deparou com a matéria de uma revista, quando ainda tinha 18 anos. O texto falava sobre o sofrimento de povos estrangeiros ainda não alcançados pelo evangelho.
“Subi para o meu quarto e ali prometi a Deus pertencer-lhe e pôr-me à sua disposição, para honra e glória de seu nome. Orei também insistentemente para que Ele me ajudasse a cumprir esta promessa”, disse ele ao recordar desse momento.
O compromisso de Gunnar em anunciar o evangelho o trouxe ao Brasil, juntamente com Berg. Desde então, já são 111 anos desde o primeiro batismo celebrado pela Assembleia de Deus, denominação que atualmente é a maior do país em número de fiéis, e uma das maiores do mundo.