Canonização de papas é estratégia para conter declínio da Igreja Católica, diz pesquisador; Cardeal afirma que Vaticano estava “acomodado”

24

O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, um dos cardeais católicos que participaram do concílio que elegeu o papa Francisco, afirmou que a Igreja Católica estava “acomodada” e o crescimento dos evangélicos serviu de alerta.

O Censo 2010 do IBGE apontou que em uma década, os evangélicos cresceram 61,45%, somando 42,3 milhões de fiéis. No mesmo período, a Igreja Católica diminuiu 1,3%, saindo de 124,9 milhões para 123,3 milhões de católicos.

“Talvez nós tenhamos nos acomodado e pode ser que o crescimento do movimento neopentecostal tenha nos feito acordar, nos despertar para a nossa verdadeira missão”, afirmou.

Segundo Damasceno, a eleição do novo papa tem feito não só os católicos brasileiros se aproximarem da Igreja novamente, mas também os fiéis de todo mundo: “Gerou muita esperança na Igreja Católica, uma expectativa muito positiva. Mas é muito difícil quantificar essa mudança no aumento do número de fiéis. O que a gente percebe ouvindo e vendo é que há uma expectativa positiva, alegre e esperançosa para o seu pontificado […] E isso tem sido comprovado com o aumento de romeiros e visitantes em Roma. O número de peregrinos está aumentando cada vez mais, sobretudo nas audiências públicas de quarta-feira e no Angelus, no domingo. Estão falando em cerca de 200 mil pessoas por semana”, afirmou.


Segundo Damasceno, o “despertar” da Igreja Católica não é uma revanche contra as igrejas evangélicas, e sim, o cumprimento de uma missão: “A igreja existe para evangelizar. O que significa que a igreja deve cuidar daqueles que a frequentam, que participam da vida das nossas comunidades, mas que também precisa sair ao encontro dos que estão distantes […] Não é uma resposta aos evangélicos. Fazemos isso por questão de missão, de objetivo, de finalidade. Muitas vezes nós nos acomodamos e precisamos sair desse comodismo. Isso está muito claro na visão do papa Francisco”, resumiu.

Porém, o jornalista e pesquisador Johnny Bernardo, colunista deste portal, entende que as recentes atitudes da Igreja Católica mostram sim, uma preocupação com o crescimento do segmento evangélico.

“Na verdade, a escolha de Francisco como sucessor de Bento XVI, teve como base o fato de que o referido possui um histórico de diálogo com grupos protestantes da América Latina e, também, pela proximidade com o Brasil, país este recentemente intitulado pelo New York Times como ‘um laboratório para reverter o declínio do catolicismo’”, disse em entrevista ao Christian Post.

O anúncio do Vaticano de que Francisco canonizará os papas João Paulo II e João XXIII visa uma reação ao declínio da denominação, pois eleva os pontífices ao status de santos, o que na liturgia católica é o topo.

Johnny diz que tanto a canonização dos papas quanto a eleição de Francisco visam “fortalecer a estratégia romana de absorção do protestantismo brasileiro e mundial por meio do ecumenismo”.

Para o pesquisador, “são os evangélicos latino-americanos e ortodoxos os principais alvos da manobra da Santa Sé, iniciada com a escolha do cardeal e jesuíta, Jorge Mario Bergoglio”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


24 COMENTÁRIOS

  1. Seguindo a proposta de boas colunas, segue um bom artigo

    A defesa do casamento natural está se transformando em crime?

    Por John Flynn, LC

    A recente legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo na França ainda não arquivou os argumentos contrários. O debate continua.

    Os autores da mudança na definição do casamento costumam apelar para a tolerância, para a compreensão e para a aceitação das diferenças a fim de apoiar a sua posição. Agora que a França respondeu a esse apelo, quem não está de acordo com a mudança está descobrindo que não existe espaço para a oposição.

    A organização norte-americana C-FAM (Instituto para a Família Católica e para os Direitos Humanos) informou que as autoridades francesas “decidiram que os manifestantes pró-família são uma ameaça pública”.

    “Eles foram submetidos a verificações de identidade, prisões e detenções arbitrárias, sem fundamento, assim como à brutalidade policial, com agressões físicas e com o uso de gás lacrimogêneo”, denunciou o C-FAM na semana passada.

    O artigo menciona uma reportagem do jornal francês Le Figaro, segundo o qual, em 26 de maio, houve mil prisões e quinhentas detenções de pessoas que manifestaram a sua opinião contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

    O C-FAM comparou o comportamento da polícia em duas ocasiões: em maio, durante violentos distúrbios após um jogo de futebol em Paris, só onze pessoas foram detidas; porém, durante uma das manifestações em prol do matrimônio tradicional, no mesmo mês, cerca de 300 pessoas sofreram detenção.

    A C-FAM destaca que vários vídeos sobre os protestos mostram que a polícia francesa ataca com gás lacrimogêneo até mesmo os manifestantes pacíficos, famílias com crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.

    A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa organizou uma audiência sobre os protestos e, de acordo com o Centro Europeu de Lei e Justiça, há evidências da brutalidade “contra o movimento social em defesa da família que desafia a lei que abre o direito ao casamento e à adoção para casais do mesmo sexo”.

    Segundo o Centro Europeu de Lei e Justiça, as manifestações contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo são os maiores protestos sociais desde maio de 1968. Um relatório do mesmo centro contém numerosos relatos de pessoas que denunciaram o uso excessivo da força por parte das autoridades.

    “Ao menor movimento da multidão, a polícia passou a usar imediata e repetidamente gases lacrimogêneos para dispersá-la”, diz o texto, que menciona a participação de cerca de um milhão de pessoas no dia 24 de março.
    “Ninguém se salvou: mulheres, crianças, idosos, deficientes. Os manifestantes foram pisoteados e agredidos. Uma mulher foi esmagada por um veículo da polícia”, relata o informe.

  2. Nenhuma as mesmas de sempre Católicos Evangélicos Ateus Budistas Ortodoxos Satanistas Espiritas Politicos Homosexuais Prostitutas Estrupadores Homicidas Patricidas Matricidas Corrupicidas Desonestos Ladroes Assaltantes Padres Pastoris Bispos Missionários Apostolos Reverendos Juízes Promotores Advogados tudo na mesma as mesmas de sempre

  3. Outro excelente artigo do que o Gnoticias deixou de publicar.

    +++

    Croácia bane “educação” sexual nas escolas; direitos dos pais devem ser respeitados!

    Na Croácia, o Tribunal Constitucional derrubou um programa de “educação sexual” nas escolas introduzido pelo Partido Socialista no poder.

    O programa incluía a promoção da homossexualidade, da pornografia, de condutas promíscuas e da pedofilia.

    A associação “A Voz dos Pais das Crianças” – GROZD, apresentou recurso ante dito tribunal sobre a constitucionalidade desse programa, aliás compulsivo para todas as crianças em idade escolar.

    A Corte Constitucional reconheceu a procedência do recurso e interditou o programa nas escolas, afirmando que os direitos dos pais devem ser respeitados.

    Também, essa associação recolheu mais de 500.000 assinaturas em 15 dias para impor que o Parlamento efetive um referendo sobre o “casamento” homossexual.

    A Croácia tem perto de 3.750.000 cidadãos com direito a voto.

    Um pedido do género deve reunir as assinaturas confirmadas de mais de 10% dos votantes num prazo de 15 dias. O limite legal foi largamente superado.

    A pergunta do referendo será: “V. está de acordo com a inclusão na definição do matrimonio na Constituição da Croácia, que ele deve ser a união de um homem e uma mulher?

    A perspectiva é de que o referendo tenha lugar no próximo outono, e que a Constituição passe a proteger o casamento como uma união entre um homem e uma mulher.

    O partido socialista que governa a Croácia e as organizações de homossexuais e de feministas manifestam uma fúria incontida. Pois de fato sabem que a população é maioritariamente em favor da família nesses termos da proposta.

    Ministros socialistas também atacaram a Corte Constitucional pela decisão que bane a perversa “educação para a saúde” e anunciaram que o Parlamento não respeitaria a decisão do referendo.

    Aliás, é o que esses grupos vêm fazendo em numerosos países, em nome da democracia e dos direitos humanos da população!

  4. A igreja católica romana foi no passado e esta no presente ERRADA por não aceitar o senhorio de JESUS CRISTO quando se atrevem em afirmar a Maria como a mae de DEUS e quando afirmam as palavras TUDO POR JESUS- NADA SEM MARIA pois na realidade dao mais ênfase a Maria do que em JESUS trocando claramente a criatura pelo Criador se DEUS tivesse mae ele nos contaria em sua Santa Palavra Maria pariu Jesus cristo homem como todas as mulheres de sobre a face da terra parem seus filhos Maria era pura mas era pecadora tantos quantos seres humanos são desde Adao e Eva nossos primeiros pais pois o ser humano já nasce pecador e Maria não fugiu as regras o ser humano já nasce com a natureza caída, em seu interior existe uma tendência natural para desobedecer a Deus, não se trata do que o homem faz mas do que o homem e -E por esta razão que todos os homens precisam nascer de novo nenhum ser humano se torna pecador por cometer pecados, todo ser humano nasce pecador e por isso ele peca, sera que e difícil para os católicos entender isso TE QUANDO TEREMOS DE DIZER PARA OS CATOLICOS QUE MARIA FOI A MAE DE JESUS NA CARNE

    • “Nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular” (II Epís. de Pedro, I, 20).

      “Donde a mim esta dita de que a MÃE DE MEU SENHOR venha ter comigo?” (Luc. I, 43).

      E “Mãe de meu Senhor” quer dizer Mãe de Deus.

        • Explique-nos então Dayana, como se pode separar as duas personalidades de Cristo, humana da divina??? se nem mesmo pessoas cheias do Espirito Santo o faziam na época em que o salvador estava entre nós???

          veja:

          41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
          42 Em alta voz exclamou: “Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz!
          43 Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? (lucas 1)

        • Jó 1,1 – DEUS ERA O VERBO;
          1,14 – ESSE VERBO SE FEZ CARNE.

          pelo mundo fora.

          I João 4:2 Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

          I João 4:3 e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.

          Tantas e tantas vezes a biblia afirma que Cristo é Deus Dayana… é preciso ler e entender.

        • Dayana

          Errou. Quando Jesus homem disse na cruz ao ladrão, sondando-lhe o coração que ainda naquele dia ambos estariam no paraíso, obviamente falou como DEUS, pois segundo Paulo, apenas DEUS sonda os corações.

          Dayana, leia a Bíblia.
          Mas leia sem os palpites e caôs dos pastores.

    • Inácio de Antioquia, que conheceu João e Paulo, e que morreu em 110, escreveu:
      “A verdade é que o nosso Deus, Jesus, o Ungido, foi concebido de Maria segundo a economia divina; nasceu da estirpe de Daví, mas também do Espírito Santo” ( Inácio de Antioquia, Carta aos efésios, PG. 644 ss).

      Irineu, que morreu em 202, e que foi discípulo de São Policarpo, bispo de Esmirna, o qual foi discípulo de São João Evangelista, escreveu sobre a Virgem Maria:
      “A Virgem Maria… sendo obediente à sua palavra, recebeu do anjo a boa nova de que ela daria à luz Deus”.

      Efrém que viveu na Síria e morreu no ano 373, (antes do Concílio de Éfeso) escreveu : “A obra prima da Sabedoria de Deus tornou-se a Mãe de Deus”.

      Alexandre, Bispo de Alexandria, escreveu que “Jesus Cristo .. teve um corpo gerado, não em aparência, mas verdadeiramente, derivado da Mãe de Deus” em 383 antes do concílio de Efeso.

      Atanásio (U386), que foi secretário e sucessor de Alexandre na diocese de Alexandria, afirmou que “o Verbo gerado pelo Pai, nas alturas, de modo inefável, inexplicável, incompreensivelmente e eternamente, foi Ele que nasceu no tempo aqui em baixo, da Virgem Maria, a Mãe de Deus”. Em seu livro sobre A encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, Atanásio usa oito vezes a palavra téotokos – Mãe de Deus – para designar a Virgem Maria.

      Cirilo (386) ( antes do Concílio de Éfeso) Bispo de Jerusalém, referia-se à Virgem Maria Mãe de Deus”.

      Gregório de Nazianzeno (382), Bispo de Constantinopla, afirmou fortemente que “Se alguém não concorda que a Santa Virgem Maria é a Mãe de Deus, ele está em oposição à Divindade”.

      Gregório de Nyssa (371) (antes de Éfeso) proclamou a virgindade de Maria, referindo-se a ela como “Mãe de Deus”.

      Ambrósio (340-397) – portanto, ainda antes do Concílio de Éfeso, Bispo de Milão, em seu livro De Virginitate, (II, 65 in PL 16, 282C), empregou a expressão Mãe de Deus (Mater Dei).

      Agostinho (354-430), o famoso Bispo de Hipona, escreveu uma página belíssima sobre Maria, mãe de Deus:

      A grande maioria dos citados acima foram discípulos dos cristãos do primeiro século.

    • Ricarte…

      Veja… se vc tem uma biblia e acredita mesmo que ela é a expressão do verdadeiro evangelho de Cristo, vc nunca deve dizer que a Igreja Católica erra… se vc crer realmente que a Igreja Católica estava errada no passado e continua até hj, vc está desacreditando a biblia, uma vez que, os livros do NT que estão nesta biblia que conhecemos e são praticamente identicos no catolicismo e no protestantismo, com exceção de poucos versos diferente, foram preservados no original pela Igreja Católica, traduzidos e selecionados por tal Igreja para fazerem parte desta biblia como vc a conhece hj.. SE REALMENTE A IGREJA CATÓLICA ERRA, ENTÃO A BIBLIA É SÓ MAIS UM ERRO DA IGREJA E VC DEVERIA QUEIMÁ-LA.

      E se vc é capaz de separar as personalidades de Jesus Cristo, vc é um homem sem fé.

      • Desculpe me Reinaldo ,todas a igrjas erram pois somos seres humanos!!

        Em momento algum da B´blia fala que humano é santo e imaculado, e que depois que eles morresem eles iam interceder por nos junto ao pai!!

        • se vc cre que a Igreja CAtólica errou Dayana, então a biblia é só mais um erro da Igreja… porque vc acredita então no que está escrito na biblia???

          ora, o homem realmente erra, mas a Igreja não… se o homem está a serviço da Igreja (corpo de Cristo) e e iluminado pelo Espirito Santo, não erra pois ali ele é Igreja…

          mas quanto a intercessão, a biblia não diz muitas coisas que não precisam ser ditas, já que é de facil entendimento… se somos parte do corpo de Cristo, quando ele vai ao pai, a cabeça dele não vai sozinha (hipoteticamente falando) Cristo não é so cabeça, ele é inteiro, cabeça e corpo…

  5. quem dera voces pudessem estar junto conosco na jornada mundial da juventude…
    quem dera vocds pudessem sentir a presenca do sucessor de Pedro, aquele o nosso Salvador, Jesus Cristo escolheu para dirigir a sua Igreja… quem dera pudera voces estar conosco e vivenciar a acao do Espirito santo e gozar da presenca materna da Mae do Cristo… nao… voces preferem estar ai criticando e se achando que sao os melhores… mas… Deus abencoe voces…
    venham, facam essa experiencia e depois decidam…

    • Você precisa conhecer mo evangelho que era pregado antes do domínio do império sobre a igreja e ai quem sabe você abra o coração pra que o Espírito Santo entre e lhe revele a verdadeira e simples mensagem de Deus para os homens.E ai você possa ter discernimento para saber o que é de DEUS e o que é manipulado pela corrupção do homem .

    • Joguem fora todas as imagens e ídolos e se convertam a Jesus que foi o único que sofreu, morreu e ressuscitou dentre os mortos e vive!! Os ossos dos santos que morreram em Cristo estão na cova, mas Jesus não está lá, pois ressuscitou e é o único caminho que nos leva a Deus, é o único mediador entre Deus e o homem!! Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14:6); JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (João 17:1-3).

      • os ossos estão mortos, e pra vc as almas dos justos também???? será que tudo que está escrito no livro de apocalipse é mentira??? será que Cristo mente quando diz que “Aquele que cre em mim, AINDA QUE ESTEJA MORTO VIVERÁ????” Será que a biblia nos engana quando diz que “nem a morte (…) será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Nosso Senhor”.. será que Cristo, na passagem da transfiguração estava falando com defuntos?????

          • DAyana.. morrer não nos separa do amor de Deus.. morrer em Cristo nos leva a ser Igreja com ele no céu, como ele mesmo prometeu… ele é a cabeça e a Igreja o corpo… lembre-se que ele também prometeu que nunca nos abandonaria… agora se vc cre que Jesus quando nos cuida vem só a cabeça ai vc tem razão… Mas creio que Jesus cuida de nós como um todo… ele e seu corpo…

            fica a dica…

            abçs.. A Paz

  6. NÃO HA DISPUTAS ENTRE DENOMINAÇÕES ,PORQUE O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ, ISSO FOI DESCOBERTO DESDE 1517 EM HITTENBERG ALEMANHA ,O PLANO DE SALVAÇÃO É MAIOR DO TUDO QUE O HOMEM COSTUMA PROPOR .CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOZ LIBERTARÁ (JOÃO 8 :32)

  7. E de estarrecer como a própria Palavra ensina, A LOUCURA DA IDOLATRIA Isaias 44.9-a-20, e como pode o outro vir ainda apresentar Lucas1.43 porque não foi a frente na confissão de maria no também lucas 1.46 a 56, e ainda me vem o outro me apresentar coisas puramente católicas-e como não chegasse ainda vem outro se tenho a bíblia E realmente fico com meus ensinos a que fui ensinado pois vejo nos meus a luz da Palavra se eu estiver errado não tem problema então fico com meu erro mas tenho a confirmação da Palavra que não estou errado por isso fico com a PALAVRA, quando vemos o profeta Jeremias combatendo o culto a Rainhas dos céus sera mesmo o que ele esta combatendo em JEREMIAS 44.20-A 30 – DEUS tenha misericordia

DEIXE UMA RESPOSTA