Gravações feitas pelo Ministério Público mostram pastores da Igreja Maranata tramando ocultação de provas do desvio de dízimos

25

Os líderes da Igreja Maranata foram denunciados novamente pelo Ministério Público do Espírito Santo por coação de testemunhas, além de ameaça a uma juíza e um promotor.

A denúncia foi feita a partir de escutas telefônicas que flagraram as orquestrações para intimidar as pessoas arroladas como testemunhas no processo que investiga o desvio de dízimos e ofertas na Igreja Maranata.

Entre os cinco denunciados no novo inquérito, há quatro pastores: Gedelti Gueiros, fundador da igreja, Amadeu Loureiro Lopes, Carlos Itamar Coelho Pimenta e Elson Pedro dos Reis, além do bacharel em Direito Mauro Teixeira da Rosa, que é membro. Os três primeiros já estão detidos pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato, apropriação indébita e duplicata simulada, conhecido como nota fria.

Nas gravações, há detalhes da estratégia usada pelos acusados para desqualificar as denúncias, burlar a proibição da Justiça de encontros entre os acusados, direcionar as acusações para a igreja e ocultação de provas, entre outras.


Uma conversa entre a assessora de imprensa da Maranata, Beth Rodrigues, e o pastor Marco Picone fala sobre como negar a acusação de enriquecimento ilícito:

-Nós temos que conseguir um argumento assim factível, acreditável da vida de Gedelti, da movimentação financeira dele entre 2009 e 2011, que segundo a matéria foi quase oito vezes maior que o valor declarado ao Imposto de Renda – diz Picone.
-Porque ele pode dizer: “Minha sogra morreu, e eu ganhei uma fazenda, enfim, deve ter uma razão” – responde Beth

A respeito Igreja Maranata, os mesmos interlocutores dialogam com o pastor Daniel Moreira e dizem achar melhor que as acusações sejam contra a denominação, ao invés de seu fundador, pastor Gedelti Gueiros.

–Que o ataque à igreja, enquanto instituição é melhor para eles, do que o enfrentamento frontal a Gedelti […] Que a igreja tem mais pernas para segurar este embate que a figura de Gedelti […] A igreja tem base muito forte, o tempo pode recuperar a imagem, já Gedelti … – diz um dos três, segundo o G1, que não informou o autor da frase.

Em outra gravação, os pastores Marco Picone e Daniel Moreira voltaram a entrar em contato para traçar estratégias para o depoimento de outras testemunhas:

–Companheiro, Sérgio informou que dona Vera, esposa de Arlínio (pastor), vai depor amanhã […] Terão que pedir para a Bárbara (advogada) acompanhar, e depois vão ter de colocar o marido dela (Arlínio) para desmentir tudo o que a esposa mentirosa disser – combinam.

Um trecho curto de uma conversa entre o pastor Gedelti Gueiros e outros dois membros da igreja revela que os líderes da Maranata fizeram contatos com terceiros para contra-atacar as acusações: “Ações já estão sendo agilizadas em Brasília”, diz um dos envolvidos no diálogo.

A ocultação de provas foi tema de uma nova conversa entre os pastores Daniel Moreira, Marco Picone e a assessora Beth Rodrigues:

–Se teria como melhorar a defesa de Gedelti, pois está muito levinho […], pois além do parecer técnico do Espírito Santo, já encomendaram outro do Rio de Janeiro […] é esconder prova pro momento certo – tramam.

Daniel Moreira revela, num diálogo com uma pessoa não identificada, que há um dossiê sendo preparado pelos acusados contra pessoas que conduzem a investigação:

–Companheiro, preciso daquelas pastas sobre os nossos acusadores, ok?
–Ok. Estamos montando mais um jogo.

Ações de retaliação à imprensa também foram planejadas pelos pastores Daniel Moreira e Marco Picone:

–Ontem, após uma reunião de oração, “nosso amigo” comentou com o Sérgio sobre uma ação de reparação de danos, e o Sérgio deu também uma ideia […] Preparar um material e colocar à disposição de quem quiser para entrar em juizados especiais com ações contra o jornal – diz Daniel.
– […] Vão entrar com esse grupo de ações […] Eu vou aprovar e depois ele entra, tudo dentro da estratégia […] Dará um trabalho tremendo ao jornal, pois terão que viajar todo o Brasil para ver isso.
–Foi o Varella que deu essa ideia do juizado especial – conclui Daniel.

Irregularidades foram assunto de uma conversa gravada entre Daniel Moreira e Beth Rodrigues:

–O que eu quero dizer é que como uma instituição (igreja), ela tem que negar que as pessoas enriqueçam lá dentro […] Quem quer que seja pode ter cometido uma, duas, ou três irregularidades, mas o processo de enriquecimento ilícito lá dentro é uma coisa que a gente tem que negar peremptoriamente (decisivamente), até que tenha havido, a gente tem que negar, né.

Os pastores Daniel Moreira, João Batista e o advogado Gustavo Varella planejaram uma forma de desacreditar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público:

–Acha que está na hora deles baterem, de dar um nocaute – diz um dos pastores.
–Dar uma cruzada de direita no focinho do Gaeco e do Ministério Público, tratar como leviano, irresponsável – complementa o advogado Varella.

O advogado Gustavo Varella e a assessora de imprensa Beth Rodrigues optaram por não fazer declarações ao G1 a respeito da citação de seus nomes nas escutas telefônicas que foram usadas na nova ação do MP contra os líderes da Maranata.

Contador solto

Leonardo Meireles Alvarenga, membro e contador da Maranata, obteve um habeas corpus da Justiça e foi solto da prisão na última sexta-feira, 05 de julho.

Ele é acusado de fazer parte do esquema de desvio de dízimos, e estava preso desde o dia 24 de junho, juntamente com outros nove líderes da denominação.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


25 COMENTÁRIOS

  1. Se se os mesmos forem culpados tem que pagar pelo seus erros tantos quantos erram, apesar de que sabemos que a justiça brasileira e uma como diz um ancora do jornalismo uma eu nem diria vergonha por que vergonha e muito pouco eu me atrevo a dizer a justiça brasileira e uma desgraça para o povo brasileiro, pois a mesma e falha corrupta injusta onde tem quer ser justa, mas voltando ao assunto se os pastores forem inocentes e se são pastores verdadeiros nao tem o que temer, mas se são lobos revestidos de ovelhas ai sim tem que pagar em dobro pois esta e a lei pois o próprio DEUS nos diz que aquele que detem o conhecimento de DEUS tem que ser o sal da terra tem que ser a luz brilhando nas trevas tem que ser o exemplo de boa conduta em todos os sentidos, e evidente que o homem e falho e todos os crentes sabem e muito bem disso se os mesmo detem a Palavra e sabe do risco em nao cumpri-la então que guente as consequências POIS AQUELES QUE DETEM O CONHECIMENTO DE DEUS E NAO OS cumpre esta sendo negligente então aguente pois as consequências com certeza o alcançarão

  2. SE FOSSE SOMENTE NA MARANATA SERIA BOM,MAS INFELISMENTE ISSO ACONTECE EM QUASE TODAS…COLOCA ESCUTA NAS OUTRAS TAMBÉM MINISTERIO PUBLICO E MANDA ESSE BANDO DE LADRÕES ATRAS DAS GRADES..

  3. faltou revelação por isto tanto quem roubou não foi revelado nem quem foi roubado recebeu qualquer revelação sobre o roubo …sera que o Senhor não fala mais la ou eles é que não escutam

  4. Triste muito triste….mas podem ter a certeza,ainda que a justiça humana venha a falhar a de Deus jamais falhará.Só me pergunto : e os políticos que já foi mais que comprovado todo seu roubo???estão soltos…. isso tá me cheirando perseguição religiosa.Tem peixe grande na jogada…..

  5. O que tem que estar concreto na mente das pessoas é que onde o homem estiver presente haverá corrupção humana, onde houver dinheiro, haverá ganância “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Rm 3:23. Por isso temos que amadurecer a nossa fé e estarmos firmes no evangelho do Senhor Jesus, porque Ele virá. Independente dos crimes, nós vamos continuar servindo e seguindo ao Senhor Jesus. Nossa experiência e nossa fé está além de tudo que está acontecendo no mundo. Nós temos que perseverar em servir ao Senhor e Ele mesmo se encarregará da justiça.

  6. como tem gente que fala bobagem, a revelação na obra continuara sempre, a obra não vai acabar, as revelações tambem não, o que essas pessoas fizeram, certamente pagarão, alias devem pagar tanto na lei dos homens quanto na lei de Deus, os membros da igreja estão tristes, mas com certeza so ficarão na obra os fortes, os fracos e aqueles que tentar enxergar somente com os olhos, bem esses certamente serão como sempre, os pipocas, pularão de igreja em igreja…

    • Não estou vendo bomba,sim justiça se eles devem ,servimos ao senhor te coloco no altar dele e ele vai tratar com você ,e verá que servimos um Deus vivo e vc terá sua experiência.

    • (E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem. Atos 12:22)+(Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Tiago 1:20)+(Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7)+(Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Lucas 17:3)+(Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. Lucas 7:47)

  7. A igreja Cristã Maranata nao é uma seita e quem diz isto esta blasfemando, o homem pode erar mas Jesus não, devemos servi a Jesus e nao aos homens se eles fizeram isso é ele e Deus, mas DEUS É DEUS e continuara sendo DEUS. ISto não nos intimida continuaremos servindo ao Rei dos reis e Senhor dos Senhores, Jesus Cristo Filho do Deus Pai Todo Poderoso

  8. todo navio tem seus marinheiros e seu comandante, assim todas as denominações tem um fundador , eu costumo dizer o seguinte: todos membros devem estar fitados em primeiro lugar
    no Senhor ESPIRITO SANTO, somente ele e quem pode nós ensinar e nos conduzir ao verdadeiro
    caminho que nós leva a vida eterna com o PAI. Mas queira ou não quando estamos em um navio
    temos que confiar no comandante , com seus subordinados não e mesmo.
    pergunto ; Agora que o comandante foi deposto porque estava conduzindo o navio errado, não
    esta na hora de vocês meus irmãos fazer uma boa reflexão daquilo que vocês aprenderam
    com aquele comandante, porque pelo que se ver este comandante também era comandado
    por um comandante e pelo jeito não era o SENHOR, mais sim o sinhô. digo isto porque tenho
    um cunhado que faz parte deste presbitério e o coitado de AMOR NÃO TEM NADA.

  9. todo navio tem seus marinheiros e seu comandante, assim todas as denominações tem um fundador , eu costumo dizer o seguinte: todos membros devem estar fitados em primeiro lugar
    no Senhor ESPIRITO SANTO, somente ele e quem pode nós ensinar e nos conduzir ao verdadeiro
    caminho que nós leva a vida eterna com o PAI. Mas queira ou não quando estamos em um navio
    temos que confiar no comandante , com seus comandados não e mesmo.
    pergunto ; Agora que o comandante foi deposto porque estava conduzindo o navio errado, não
    esta na hora de vocês meus irmãos fazer uma boa reflexão daquilo que vocês aprenderam
    com aquele comandante, porque pelo que se ver este comandante também era comandado
    por um comandante e pelo jeito não era o SENHOR, mais sim o sinhô. digo isto porque tenho
    um cunhado que faz parte deste presbitério e o coitado de AMOR NÃO TEM NADA.

  10. sei que tem muita coisa errada na igreja, isto e fato; mas aonde não tem? olha em volta, aquele que entre vos não tem pecado atirem a primeira pedra. isso tudo e profético pastores como lobos cruéis, o senhor disse e nessesario que se tenha escândalos entre vos mas ai daqueles de quem vem os escândalos……estou na Maranata não por homem, mas por experiência com DEUS um chamado. não olho para as lutas, para homens caídos mas prossigo para o alvo a eternidade. tenho minha experiência com DEUS.vc tem a suas? ótimo… mas se não volte para o senhor…

  11. Podem estar todos errados (pastores envolvidos e demais pessoas). Eu continuo na OBRA porque lá não estou atrás de homens, mas da presença do Senhor, que eu sinto a cada culto.

    Quem se deixa influenciar por estas notícias é porque não aprendeu o básico: o homem não tem nada a oferecer além de decepção. Maldito o homem que confia no homem, que confia sua salvação em outro homem.

    Que o SENHOR passe sua foice e arranque tudo que estiver errado, e que fique somente aquilo que LHE pertence. Nós confiamos no Senhor.

    Pastor é só o título de um servo que foi chamado para um trabalho específico. Pastor não é nosso líder. o SENHOR é nosso Líder.

    MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!!!!!

    (Vem logo Jesus…)

  12. Podem estar todos errados (pastores envolvidos e demais pessoas). Eu continuo na OBRA porque lá não estou atrás de homens, mas da presença do Senhor, que eu sinto a cada culto.

    Quem se deixa influenciar por estas notícias é porque não aprendeu o básico: o homem não tem nada a oferecer além de decepção. Maldito o homem que confia no homem, que confia sua salvação em outro homem.

    Que o SENHOR passe sua foice e arranque tudo que estiver errado, e que fique somente aquilo que LHE pertence. Nós confiamos no Senhor.

    Pastor é só o título de um servo que foi chamado para um trabalho específico. Pastor não é nosso líder. o SENHOR é nosso Líder.

    MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!!!!

    (Vem logo Jesus…)

  13. “Sendo, pois, justificados pela fé, TEMOS PAZ COM DEUS, por nosso Senhor Jesus Cristo.” – Rom.5:1
    E quando estamos doentes mais devemos estarmos no corpo, para que o sangue precioso do Senhor Jesus, Cabeça da Igreja, corra pelos membros purificando e curando. É triste constatar que a Igreja de Cristo e AQUI ESTOU ME REFERINDO À TODAS AS IGREJAS, anda muito doente e sem rumo.
    Minha intenção aqui não é a defesa CEGA, da denominação “Igreja Cristã Maranata” mas, enfatizar e lembrar a SANTA DOUTRINA que recebemos (e recebi) pelo discernimento da Santa Palavra de Deus. Não que eu fosse merecedor mas, porque fui alcançado pela Graça Misericordiosa do Senhor Jesus.
    Lembro de minha conversão na Maranata e batismo, quando também morri para este mundo e enterrei meu VELHO homem nas águas ! E junto com ele a TRADIÇÃO que recebi de meus pais e o EU.
    “Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelha é este nos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço ?” – ISam.15:14
    O EU VAIDOSO que fala mais alto em muitas igrejas evangélicas atualmente. É a mesma vaidade e o mesmo EU que tenta desesperadamente NIVELAR a Igreja Cristã Maranata, com críticas malignas ! Mas, para Glória de Deus, a Obra do Senhor Jesus NUNCA deu lugar ao EU e ao homem. E digo mais uma vez a Obra do Senhor Jesus, porque TODA igreja é FALHA e constituída de pecadores e diz a palavra:
    “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. “Não há ninguém que ENTENDA; não há ninguém que busque a Deus.” “Todos se EXTRAVIARAM e juntamente se fizeram inúteis…” – Rom.3:10,11,12.
    “De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso, como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras. E venças quando fores julgado.” – Rom.3:4
    Mas a salvação é DINÁMICA e não estática como muitos acreditam! A salvação é um caminhar diário e a Igreja Verdadeira caminha com suas botijas cheias de azeite ! É o caminhar do NOVO homem que se libertou da tradição e vive agora pela Cruz do Senhor Jesus! O ARREMEDO DE TRADIÇÃO em muitas igrejas evangélicas tem enfraquecido a Santa Doutrina dentro destas igrejas.
    “Por amor de mim, por amor de mim, o farei, porque como seria profanado o meu nome? E a minha glória NÃO A DAREI A OUTREM.” – Isa.48:11
    Orem e busquem, porque há um preço excelso a pagar.

  14. Que tá rolando um esquema não tem como negar. Seria legal ouvir os áudios, pra não ficarmos também a mercê de cópias de textos. Espero que a justiça seja feita, e que não caiamos em manipulação midiática pois isso separa o rebanho.

  15. Conivência

    Em tese, quem apoia e defende infiéis, injustos e corruptos não pode ser chamados de justo. Quem assim faz, mesmo que indiretamente, está apoiando um antievangelho. Se não fazem por ação, o fazem por omissão. Tanto a ação quanto a omissão são igualmente condenáveis.

    Pois bem, para quem tem consciência do quanto sua liderança está afastada dos caminhos do Senhor resta uma definição para sua inércia e comodismo: conivência. De nada adianta ao membro dizer que serve a Deus se está seguindo as ordens de uma liderança afastada dos princípios ensinados por Jesus. Veja o que nos ensina o apóstolo Paulo:

    “Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16 RA)

    É bom lembrar que Deus não é conivente com o pecado de ninguém. No passado, revelou o pecado dos seus filhos amados quando eles erraram. Deus poderia ter silenciado e orientado seus servos a registrarem somente as boas obras dos seus escolhidos. Note que Deus não ocultou o pecado de Moisés (Nm 20:11-12), o grande líder do povo hebreu. Também, não ocultou o pecado do sacerdote Arão (Nm 12:1-9), da profetiza Miriã e nem do grande Rei Davi (2 Sm 12:1-9).

    Antes, os expôs e nos deixou o ensino de que é melhor reconhecer o erro e confessar o pecado com coração arrependido do que ocultá-lo. Quando não seguimos os princípios de Deus perdemos a oportunidade de sermos remidos e tratados. E, mais cedo ou mais tarde, o pecador ficará exposto e terá que responder pelos seus atos, pois Deus não é conivente com o erro de ninguém.

    Devemos observar, também, que, do mesmo modo que Deus não compactua com o erro de seus escolhidos, ele determinou que não sejamos coniventes com o erro de ninguém, para que não nos tornemos dignos do mesmo juízo do pecador.

    “Quando alguém pecar nisto: tendo ouvido a voz da imprecação, sendo testemunha de um fato, por ter visto ou sabido e, contudo, não o revelar, levará a sua iniqüidade;” (Levítico 5:1 RA)

    Esta é a questão essencial: o conhecimento. Deus não exige nada de quem não tem o conhecimento do erro. Entretanto, quando o erro se torna conhecido por nós, passamos a ser coniventes se não agimos para repudiá-lo. Se nos calamos, nos conformamos e buscamos nosso conforto dizendo que “isso não me diz respeito”, nos tornamos corresponsáveis juntamente com o pecador e estamos sujeitos às mesmas consequências daquele pecado.

    Ora, se não é possível mudar as estruturas corrompidas, resta um conselho de Deus para que não nos tornemos cúmplices de seus pecados:

    “21 Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura.” (Marcos 2:21)

    “4 Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos;” (Apocalipse 18:4)

  16. Se fosse um de nós pobres mortais, nos colocavam em uma sala e jogava a chave fora.

    Gedelti e maçom em alto grau, pena que os irmãos da ICM dormem um sono profundo e enigmático.

    O JUÍZO VEM!

    Para esses os dias frívolos de gastança em ilhas de fortuna; e para o povão a miséria de cada dia de cortinas de fumaça e decepções com os construtores da Obra revelada.

  17. Foram divulgadas pelo parcial MPES parte soltas das frases gravadas (sem permissão da Justiça) e que está claro que são apenas estratégicas jurídicas de defesa dos pastores da ICM. Agora, se gravassem as conversas sigilosas de um ex=pastor da ICM, inimigo da obra, que está por trás das denúncias e das notícias da Gazeta com o promotor do MPES Paulo Panaro com o objetivo claro de caluniar Gedelti e os pastores da Maranata o caso certamente teria uma reviravolta.

  18. Picone tem muito que aprender, fica aí dando um de certinho, cobrando dos outros.
    UM DOS DITADORES DA IGREJA . AS MULHERES FICAM SOLTEIRAS MAS NÃO PODEM CONVERSAR COM OS RAPAZES.

DEIXE UMA RESPOSTA