Igreja Católica negocia venda de edifícios para quitar dívidas da Jornada Mundial da Juventude no RJ

28

A realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) deixou um grande saldo negativo nas contas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que agora está se desfazendo de um prédio no valor de R$ 46 milhões para pagar as dívidas do evento.

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta teria buscado alternativas junto a empresários, mas a melhor opção encontrada foi a venda do imóvel alugado à Rede D’Or de hospitais, em São Cristóvão.

O prédio em questão pertence à Casa do Pobre de Nossa Senhora de Copacabana, entidade ligada à Igreja Católica, e abrigou até os anos 1980 o Hospital São Francisco de Paula, da Ordem de São Francisco dos Mínimos.

Atualmente, o edifício abriga o Hospital Quinta D’Or, que funciona no local desde 2001, e agora deverá ser vendido para a rede que gerencia o hospital, segundo informações da Folha de S. Paulo.


O vice-presidente do Comitê Organizador da JMJ, dom Paulo Cezar Costa, disse que o negócio ainda não foi finalizado, apesar de uma escritura com promessa de venda do edifício para a Rede D’Or tenha sido assinada entre as partes há aproximadamente duas semanas. “Isso não está totalmente concretizado”, pontuou Costa.

Segundo ele, a Igreja Católica está realizando um levantamento detalhado dos imóveis que podem ser vendidos para quitar as dívidas: “Não pensamos em vender muitos imóveis, até porque nem temos muitos imóveis para vender”, ponderou dom Paulo Cesar Costa, que não tem os valores exatos da dívida: “Ainda vai levar algum tempo para chegar aos números definitivos da Jornada”.

A direção da Rede D’Or confirmou que está finalizando as negociações para a aquisição, junto à Igreja Católica, do prédio que abriga o Quinta D’Or.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


28 COMENTÁRIOS

    • Eu sinceramente fico pensando o porque de pagar aluguel, porque não construir e um sacrifício muito grande impostos aos membros de tais igrejas, meu irmão se converteu na igreja da graça em goiania a igreja era no centro de goiania o aluguel era um absurdo de caro, e quando e para uma igreja eles ranca o couro, então porque não construir e possuir como patrimônio, foi indo meu irmão caiu fora hoje ele esta bem sossegado na AMM E CABOU AQUELE SACRIFICIO DESNECESSARIO

  1. Ótima iniciativa pois não haverá mudanças no hospital de ótima qualidade e que presta bons serviços aos cidadãos fluminenses ! Ao mesmo tempo os Católicos honram suas dívidas.

  2. Nossa senhora de copa cabana?–são Francisco de Paula?– são Francisco dos meninos? nossa senhora das cabeças? Jesus tenha misericórdia, a maior parte dos empreendimentos desta igreja romana, não e dela ela através dos seus comandados- usurpou-tomou posse do que não e dela-invadiu- não so de empreendimentos mas de terras também, se forem devolver tudo que ela tomou na marra usurpou invadiu tomou posse e bem capas de quebra-la, querem ver agorinha vem os defensores de invasão falarem que não, e ai tem porque o brasil gastou muito dinheiro nesta festa deles onde foi parar os milhões gasto com dinheiro de todos os brasileiros que pagam imposto? e agora ainda tem este montante de reais para pagar ummmmmmmmmm

    • Se existi algum latifundio em propriedade da Igreja no território nacional foi certamente doação espontânea ou proveniente de espólio.

      A Igreja não tinha exércitos para comandar invasões, todas as anexações territoriais do passado foram frutos das monarquias existentes. A história universal atesta com riqueza de detalhes esses fatos..

        • As Cruzadas deram prejuízo e não lucro para a Igreja. Veja livros como As Cruzadas de Steven Runciman e Os Templários de Piers Paul Read. Alem disto, os infelizes sarracenos já tinham saqueado Roma e ocupavam parte da Europa. Era hora de contratacar.

          Sobre Inquisições os maiores beneficiados eram os reis locais que controlavam o montante arrecadado. E até parece que durante séculos os primeiros protestantes não mantiveram também inquisições.

  3. VAMOS SUGESTIONAR A CATÓLICA VENDER TOALHINHAS DE SUOR, MEIAS UNGIDAS, BÍBLIA DE 900 REAIS, SPRAY ANTI-CAPETA,PERFUMES DE CRISTO,ROSAS UNGIDAS,CASCALHOS DA TERRA SANTA,CARNÊZINHO DA MULTIPLICAÇÃO,FAZER UMA FOGUEIRA SANTA,INSTITUIR O TRÍZIMO,ETC…….

    • E Jorge Vinicios da para perceber então que o senhor nunca entrou dentro de uma loja de souvenir dentro de uma igreja romana. mas posso te dar uma sugestão quando vossa eminencia for la na capital mundial da corrupção chamada de a cidadela dos ladroes ou cidadela dos larápios ou cidade dos mãos leves BRASILIA, ai o senhor va ate a catedral metropolitana de brasilia e ao adentrar dentro da nave do lado esquerdo tem uma loja de souvenir ai o senhor adentra la e veras o tanto de bugigangas religiosas que la tem para VENDER E CARO mas caro mesmo a não leve filmadora pois para filmar la dentro eles cobra uma pequena bacatela de uns 3000 reais isto se for brasileiro pois eles ranca os coros dos burros dos turistas vai la viu gente boa dai depois o senhor nos conta como foi a aventura

      • Uma coisa é vc comprar souvenir… que estão ali na loja e vc compra se quiser.
        Outra é vc ser coagido a entregar seu dinheiro num culto pentecostal… e ser ameaçado se nÃo der. E tem sair antes de passarem a sacolinha pra ver o q acontece.

        • há eu ia me esquecendo a catedral metropolitana de brasilia não pertence a igreja romana ela passou pra dentro e usurpou, aquilo foi projetado para ser um centro físico ecumênico ou seja para todos os seguimentos religiosos mas como sempre ele a igreja romana passou pra dentro e tomou posse, e engraçado que as Autoridades nunca fizeram nada a respeito, para fazer um batizado de uma criança la além de ser fora da Palavra eles cobra uma fortuna e dinheiro que não acaba mais e se falar em casamento ai se conversa em muito mas muito dinheiro, queres a prova liga la pra ver quanto cobram para fazer um batizado ou um casório quero ver você cair do telefone, eu sinceramente nunca ve igreja evangélica obrigando ninguém ofertar pelo menos na minha posso te garantir e te provar a hora que você quiser te convido a ir assistir um culto em minha igreja Assembleia de Deus Ministério de Missões ou Madureira, se você ver no culto isto que você afirmou em minha igreja eu volto a ser católico pois em minha igreja nossa prioridade e pregar a salvação, os nossos membros devolve os dízimos e oferta em amor e graça para o bom andamento da obra do Senhor, Abraços

    • Jorge Vinicius Campos Sobrinho, as igrejas que fazem isto, (e não adianta generalizar porque não são todas, muitas até condena), aprenderam com a maior mestre da enganação, a igreja católica apostólica romana, já se esqueceu da venda de indulgências, lascas da “cruz de Cristo”… e a lista é grande, daí venho a riqueza romana, e algumas igrejas apenas imitam, é história meu filho!

      • as Igrejas protestantes aprenderam que para manter a obra de Cristo é preciso que os fiéis contribuam, e aprenderam isto dentro da Igreja de Cristo… MAS AI O DIABO SEMPRE METE O DEDO NOMEIO DAS COISAS E O PROTESTANTISMO RESOLVEU “MELHORAR A COISA” E PASSARAM A EXIGIR O PAGAMENTO DO DIZIMO E DO “TRÍZIMO”… sob pena de não alcançar a graça de Deus ou de alcançá-la na medida do que pagaram kkkkk

        protestantes… sempre levando o evangelho para a perdição (sem generalização srs.)

        • Reinaldo Juvencio pois é, foi o que eu disse, aprenderam como se vende uma benção como a venda de indulgências insisto, onde todo e qualquer pecado podia se “perdoado” desde que o fiel pagasse em grana ou terras, quem não tinha posses, dava o que tinha ou estava condenado, já quem tinha, não importava o que tinha feito, podia ser desde sexo com animais (bestialidade ), até deflorar uma criança ( estupro e pedofilia ), então amigo, não me venha com “churumelas”

    • Os evangélicos ficaram devendo quanto quando fizeram a “Marcha para Jesus”? Quanto eles tiraram do estado? Nenhum centavo! Com dinheiro do nosso bolso não ficou nenhum centavo de divida, a ICR com dinheiro do governo ai deixou uma divida de 90 milhões. A igrejas evangélicas são “independentes”, a IMDP ou IURD não tem nenhuma ligação com a igreja que eu congrego, diferente da ICR que são uma, te pergunto: Por que o vaticano não paga a divida, já que o Banco Bilionário é da “igreja” católica?

  4. Gente pra que esse tiroteio! Todos nós sabemos que a igreja idepedente de ser católico ou evangélico há erros, porque esxistem pessoas que a administram, e onde existem pessoas há erros!! O importante é que eles estão pagando pelo que eles estão devendo! Isso prova que há “igrejas” e há “igrejas”, tanto evangélicos quanto católicos!

  5. Gente pra que esse tiroteio! Todos nós sabemos que a igreja idepedente de ser católico ou evangélico há erros, porque existem pessoas que a administram, e onde existem pessoas há erros!! O importante é que eles estão pagando pelo que eles estão devendo! Isso prova que há “igrejas” e há “igrejas”, tanto evangélicos quanto católicos!

    • so que nossos cizmos e pra casa do senhor ,e abençoado e dar ,não somos envergonhados,enquato católicos dao a deus ,barrabaz,e uma infinidades de idols.tai o resultado.

    • é igual o militarismo… o mais antigo da as instruções, ai vem o recruta entende tudo errado e só faz merd*…

      A Igreja Católica fez a biblia (compilou) mostrou como deveria ser ensinado a palavra de Deus… ai vieram os “recrutas” e entenderam tudo errado e tá dando nisso ai… kkkk

      • Reinaldo a igreja católica não fez a bíblia, ela foi escrita por homens inspirados por Deus, aliás, o catolicismo escondeu a bíblia dos fiéis, os aterrorizou com fábulas para que não tivessem a ousadia de ler a mesma, o fato de a bíblia ter chegado ao povo é mérito dos protestantes que mostraram que a bíblia é a palavra de Deus, que não devem ter medo de ler, pois nela estão contidas todas as promessas de Deus, ao lê-las, começaram a não acreditar mais nas ameaças romanas, e aprenderam que não existe outro nome além de Jesus pelo qual somos salvos ( Atos 4:12); que é somente Jesus que intercede por nós ( Romanos 8:34), e que não precisamos mais de sacerdotes, mas cada um é um sacerdote e pode se achegar com ousadia na presença de Deus ( Apocalipse 1:6) e (hebreus 10: 19-22), fica na paz!

        • É isso ai ismael..

          a biblia, caiu do céu, compilada… traduzida, encadernada, com ziper e tudo pra vcs protestantes kkkkkkk

          Conta outra que dessa ai eu não rio mais…

          • Reinado, o rapaz não disse isso, ele disse que a ICR não fez a Bíblia e é verdade, ela não fez, ela escondeu para que as pessoas não lessem e continuassem pagando sua ida ao Céu, ate que Deus levantou um homem que protestou contra, pois Deus é fiel e jamais permitiria que o Diabo impedisse que a Palavra Dele não chegasse a todos. Se fosse depender da sua igreja, ninguém saberia da Bíblia, é tanto que por lê-la descobrimos que Pedro nunca foi Papa, e que o mesmo ( pedro ) era casado. Ah mas ela “compilou” e dai? Compilou e introduziu nela livros que não tinha nada haver, juntamente com o paganismo de roma de adorações as imagens e a supremacia papal que massacrou milhares e ainda se orgulha disso? deveria ter vergonha!

  6. Pera, a ICR ao longo de 1.600 anos cobrou indulgencias para as pessoas irem ao céu, caso contrario era inferno, hoje tem um banco bilionário no vaticano e um patrimônio incalculável, graças a isso, o papa só anda de avião de luxo, e ainda tem gente querendo dar lição de moral em outras igrejas? é uma piada só pode!

DEIXE UMA RESPOSTA