Igreja aplica dízimos e ofertas na construção de casas para fiéis que não têm onde morar

121

A Igreja Primitiva é descrita na Bíblia como uma comunidade em que todos repartiam seus bens de forma que nenhum fiel ficasse desamparado. Aplicar esse conceito de forma literal nos dias de hoje é algo visto como impossível, mas adotar princípios dessa filosofia, não.

O pastor Fábio Mendonça, líder da Assembleia de Deus Ministério Lagoinha na cidade de Araruama, Rio de Janeiro, e sargento da Polícia Militar da 25ª CIA em Cabo Frio, aplicou princípios da Igreja Primitiva na congregação que dirige.

Atento às necessidades materiais de alguns membros de sua igreja, resolveu reverter a aplicação dos dízimos e ofertas arrecadados na construção de moradias para os fiéis em situação de vulnerabilidade social, sem custos para os beneficiados.

Mendonça afirmou, em entrevista ao jornal O Cidadão, que a ideia surgiu do desejo de prestar assistência às pessoas em dificuldades: “A igreja a princípio se assustou com a ideia, mas eu tinha que ser o primeiro a mostrar que poderia acontecer. Na Polícia Militar eu trabalho com manutenção, usei minha experiência na área no projeto. Por isso, eu mesmo fiquei de frente, inclusive, ajudando a cavar a fundação das casas”.


A iniciativa incomum já recebeu críticas, disse Mendonça: “Alguns pastores me perguntaram se eu não estava ‘arrumando’ muito trabalho. Se Deus pensasse no trabalho que o ser humano dá a Ele em relação à desobediência a seus princípios, não teria feito o mundo. Tudo que fazemos na vida pode nos gerar problemas, você não compra um carro, por exemplo, pensando que o pneu pode furar um dia, mas no benefício que você vai ter com o veículo”, ilustrou.

O trabalho voluntário e o aproveitamento máximo dos materiais foram essenciais para que o desafio se tornasse realidade, de acordo com o pastor: “O maior desafio era não desperdiçar material e economizar com mão de obra. Foram construídas quatro casas em apenas quatro meses, os dízimos e ofertas foram revertidos para a obra. Além de mim, mais três pedreiros ajudaram na realização das construções trabalhando voluntariamente aos finais de semana”.

A congregação possui 200 membros, e com a iniciativa de construir moradias para os fiéis que não tinham onde morar houve mobilização solidária por parte da comunidade. O pastor Fábio Mendonça ressalta que não realizou nenhuma campanha de arrecadação: “Não sou de pedir. Acredito que quando o trabalho é direito, o Espírito Santo se encarrega de mover o coração das pessoas ao desejo de ofertar. E assim foi: um membro doou mil tijolos, outro duas pias…”, disse, revelando que a iniciativa ainda não atendeu as necessidades de todos os membros: “Agora, estamos construindo mais quatro quitinetes, com o desafio de entregá-las até o dia 12 de outubro, pois, hoje temos duas senhoras alojadas na igreja, uma delas está no espaço onde eu atendia, meu gabinete pastoral e a outra na ‘salinha’ das crianças”.

Segundo o pastor, sua iniciativa não tem motivação política: “Se eu estiver fazendo isso na intenção de ser candidato o trabalho é em vão, não tenho interesse político nenhum”.

“As igrejas devem ficar mais atentas à necessidade do povo. Sejam elas materiais ou espirituais. Há igrejas em que a maioria dos membros não possui necessidades financeiras, mas sempre há os que precisam de ajuda espiritual e aqueles que precisam de ajuda material”, alertou o pastor Fábio Mendonça.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


121 COMENTÁRIOS

  1. OS DIZIMOS E OFERTAS QUE SÃO ENTREGUE NAS IGREJAS, SÃO PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA OBRA. DESDE QUE SEJAM BEM EMPREGADOS, NÃO IMPORTA PARA QUEM E ONDE. A BIBLIA É ENFATICA " PARA QUE HAJA MANTIMENTOS NA MINHA CASA " IGREJA GENTE,
    PREDIO É O LOCAL ONDE AGREGA A IGREJA.

  2. E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
    E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
    Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
    E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.

    2 Timóteo 2:23-26
    Baseado nos versiculos acima, não sei como há gente que fica pertendo tempo com debates inúteis, que não edifica.
    Vamos deixar de ser religiosos hipócritas e defender o que é verdadeiro e proveitoso para as nossas vidas.

  3. amados irmaos espalhados por todo nosso pais vamos orar para este pastor continuar sempre tendo esta visão de deus fazendo o que deus disser em seu coração,homem de deus
    digno de nosso respeito e de nossa oração
    isto faz com que os menbros dessa igreja se sintam felizes ajudando uns aos outros,contribuindo com alegria ofertando,disimando e cooperando sabendo que seus dizimos e ofertas estão tendo um ghrande prveito na obra.
    socorrendo os nessecitados da igreja com remedios ,alimentos ,roupas
    esse é o papel da igraja sendo misericordiosa,hospitaleira e de boas obras,
    fazendo sempre o bem e principalmente pragando o evangelio da verdade
    para que as pessoas cheguem ao conhecimento de jesus cristo e busquem
    à deus em todo tempo para que se acressentem o numero dos salvos na terra
    que deus abençoe esse pastor com muitas ricas bençãos do céu e que sua igreja seja cada dia mais abençoada.

  4. quando usamos o dízimos em favor da Igreja, tambem é um ato de Fé da mesma forma que disimou. Das 100 ovelha se perdeo uma, o que o pastor fez?deixou as 99 e foi em busca de uma.
    Essse é um dos jestos que deveria comover de boa parte da humanidade

  5. O QUE PENSO É QUE TODAS AS IGREJAS DEVRIAM SEGUIR ESTE EXEMPLO DE AMOR AO PRÓXIMO, SOLIDARIEDADE E COMPAIXÃO, O QUE É O VERDADIRO EVANGELHO DE JESUS QUE PRECISA SER PREGADO. “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.” (Tiago 1:27 )
    -CUIDADO COM OS POBRES E NECESSITADOS ( AMAR O PRÓXIMO)
    NÃO IMPORTA SE A PESSOA QUER DIZIMAR OU APENAS OFERTAR. AS PESSOAS TEEM O DIREITO DE OFERTAR OU DIZIMAR, SE QUISEREM E DE NÃO O FAZER SE NÃO QUISEREM TAMBÉM E AMBAS AS ATITUDES TEEM QUE SER RESPEITADAS. NÃO ACREDITO NO DÍZIMO COMO LEI, OBRIGAÇÃO OU IMPOSIÇÃO PARA NINGUÉ, MAS ACREDITO NA SUA EFICÁCIA E NO DIREITO E LIBERDADE DE ASSIM O FAZEREM AQUELES QUE ACREDITAM. ACREDITO QUE DEVE SER COMO DIZ A BÍBLIA EM CORÍNTIOS: Coríntios Estudo 11 “ Deus ama ao que dá com alegria ” Texto bíblico – 2Co 8 a 10 (Texto áureo – 2Co 9.7) ” Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.” O IMPORTANTE É A APLICAÇÃO DESTES DÍZIMOS E DESTAS OFERTAS DE FORMA CORRETA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DE MEMBROS CARENTES SEJAM ELES DA IGREJA OU NÃO E PARA ATENDER SIM AS NECESSIDAS DE MANUTENÇÃO, INSTALAÇÃO E CONSTRUÇÃO DAS IGREJAS E NA OBRA DE DEUS NAS DIVERSAS FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS.

  6. O QUE PENSO É QUE TODAS AS IGREJAS DEVERIAM SEGUIR ESTE EXEMPLO DE AMOR AO PRÓXIMO, SOLIDARIEDADE E COMPAIXÃO, O QUE É O VERDADEIRO EVANGELHO DE JESUS QUE PRECISA SER PREGADO. “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.” (Tiago 1:27 )
    -CUIDADO COM OS POBRES E NECESSITADOS ( AMAR O PRÓXIMO)
    NÃO IMPORTA SE A PESSOA QUER DIZIMAR OU APENAS OFERTAR. AS PESSOAS TEEM O DIREITO DE OFERTAR OU DIZIMAR, SE QUISEREM E DE NÃO O FAZEREM SE NÃO QUISEREM TAMBÉM E AMBAS AS ATITUDES TEEM QUE SER RESPEITADAS E NÃO CRITICADAS POR NINGUÉM. NÃO ACREDITO NO DÍZIMO COMO LEI, OBRIGAÇÃO OU IMPOSIÇÃO PARA NINGUÉ, MAS ACREDITO NA SUA EFICÁCIA E NO DIREITO E LIBERDADE DE ASSIM O FAZEREM AQUELES QUE ACREDITAM. ACREDITO QUE DEVE SER COMO DIZ A BÍBLIA EM CORÍNTIOS: Coríntios Estudo 11 “ Deus ama ao que dá com alegria ” Texto bíblico – 2Co 8 a 10 (Texto áureo – 2Co 9.7) ” Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.” O IMPORTANTE É A APLICAÇÃO DESTES DÍZIMOS E DESTAS OFERTAS DE FORMA CORRETA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DE MEMBROS CARENTES SEJAM ELES DA IGREJA OU NÃO E PARA ATENDER SIM AS NECESSIDAS DE MANUTENÇÃO, INSTALAÇÃO E CONSTRUÇÃO DAS IGREJAS E NA OBRA DE DEUS NAS DIVERSAS FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS.

    • verdade, concordo com o ponto de vista. o O VERDADEIRO EVANGELHO DE JESUS nao é apenas pregar e pregar prosperidade, SALVACAO E despedir o povo que tem fome de alimento, falta de saude e até teto pra morar! o evangelho é completo “a biblia manda p/ visitar os viuvos e orfaos e mais, manda cuidar dos domesticos na fé o que é os domesticos na fé é nossos irmaos em crsito que convivemos todo os dia de cultos, a semana toda , o mes todo o ano todo e sem contar que ainda sao fiéis as lideres nas campanhas de ajuda mutua e para investimentos em templos e eventos.faço aqui uma ((obs.)) as igrejas é uma associacao e se é uma associacao quem sao seus associados e como eles justifica as arrecadocoes e pra onde vai? e seus menbros é um associado? dizimos, ofertas, contribuicões como é justificado. os recursos que recebe pro parte do Governo estadual e municipal?

  7. Eu sempre fico besta com as reportagem ,por que pelo que eu entendo e exatamente pra isso que tem dízimos,para o sustento da casa do Senhor,ou seja seus filhos,quando um pastor resolve praticar o evangelho viia noticia admirável,isso era pra ser natural se ele realmente pratica sem a palavra de Deus,jesus viajava ha k de pé ,eles viajam de jatinho particular.
    parabéns pastor pelo seu convertimento,pois cada dia temos que viver assim

  8. O golpe da casa própria é aplicado á muito tempo por padres como forma de lavagem de dinheiro do crime no fundo são escraviadores.
    A finalidade das igrejas é:
    I Corintios 7:23 façais escravos de homens.
    Gênesis 15:13 disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza tua descendência será reduzida à escravidão,
    Gálatas 3 : 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa .
    I Samuel 8:17 Tomará o dízimo servireis de escravos.
    Amós 4:4 e de três em três dias os vossos dízimos.
    II Pedro 2 :19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção;
    I Corintios 15:18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
    Os pastores e padres pegam os fieis em três fatores: medo, ganância e culpa.
    Os três P (políticos,padres e pastores) resume em maçonaria.
    Deuteronômio 28:29 serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve.
    NAUM 2:9 Saqueai a prata, saqueai o ouro;( saqueai,roubai).

    • Mateus 12, 36-37 “Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
      Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado”

  9. I Samuel 8:17 Tomará o dízimo servireis de escravos.
    Amós 4:4 e de três em três dias os vossos dízimos.
    II Pedro 2 :19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção;
    I Corintios 15:18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

    • Mateus 12, 36-37 “Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
      Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado”

  10. Irmãos, vamos orar pelo Pr Fábio Mendonça, pois esta sua ação vai gerar críticas, ódio, perseguição, e toda especie de males que se possa imaginar por parte daqueles que ficaram e estão ficando milionários com os dizimos e as ofertas dos fieis (incautos) e muitos moram em barracos e favelas onde seus pastores sobrevoam nos seus jatinhos e fanfarram que estão fazendo a obra de Deus. Paulo sofreu isto quando libertou aquela moça de seus possuídores: Ator 16 v 19 e o Pastor Fabio com este ato vai afetar a ganancia deles

  11. Que Deus continue abençoando esta iniciativa, e que ela possa se multiplicar em nosso meio !..
    Eu venho batendo nessa tecla há anos que nos deveriamos realizar este tipo de obras em nossa meio temos muitos irmãos precisando de uma ajuda dessas mas o egoismo se impera em nosso meio e nos tornamos individualistas so pensamos em nos mesmo em termos bons carros e casas de alto luxo quando temos em nossas congregações irmãos e irmãs se matando em trabalhar pra se auto sustentar e levarem os seus dizimos e ofertas para as congregações e muitas das vezes mora de aluquel com dois e três filhos pra sustentar e nos fazemos vista grossa com relação a isso., louvo a Deus por esta iniciativa e que estes sentimentos possa se multiplicar no meio do povo de Deus os verdadeiros cristãos,nunca esquecendo o que o Espirito Santo nos orientou.Lucas 3:11 E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. 12 E chegaram …

  12. Eu penso o seguinte,eles sabem que Cristo está as portas,e estão querendo consertar um errodo passado,pode ter tido um arrependimento. Por que digo isso: Deus disse: Ai da Lareira de Deus,cidade-lareira de Deus,em que Davi assentou o seu arraial! Acrescentai ano a ano,deixai as festas que completem o seu ciclo;então,porei a Lareira de Deus em aperto, e haverá pranto e lamentação;e ela será para mim verdadeira Lareira de Deus.Acamparei ao derredor de ti,cercarte-ei com baluartes e levantarei tranqueiras contra ti.Então,lançada por terra,do chão falarás,e do pó sairá afogada a tua fala;subirá da terra a tua voz como a de um fantasma;como um cochicho, a tua fala,desde o pó.
    Mas a multidão dos teus inimigos será como o pó miúdo, e a multidão dos tiranos,como a palha que voa;dar-se-á isto,de repente,num instante.Do Senhor dos Exércitos vem o castigo com trovões,com terremotos,grande estrondo,tufão de vento,tempestade e chamas devoradoras.Com sonho e visão noturna será a multidão de todas as nações que hão de pelejar contra a Lareira de Deus,como também todos os que pelejarem contra ela e contra os seus baluartes e a puserem em aperto.Será também como o faminto que sonha que está a comer,mas,acordando,sente-se vazio;ou como o sequioso que sonha que está a beber,mas,acordando,sente-se desfalecido e sedento;assim será toda multidão das nações que pelejarem contra o monte Sião. Quem tem sabedoria que entenda1 Isaias 29:1 á 8.

  13. Tirando a parte boa de que pelo menos o dinheiro foi bem investido, vamos à parte que interessa, que é a verdade bíblica acerca do assunto dízimo.

    Segundo a Bíblia, apesar de Abraão ser riquíssimo (Gênesis 13:2), ele deu o dízimo uma única vez na vida a Melquesedeque, e mesmo assim apenas dos despojos obtidos com preço de sangue dos inimigos vencidos (Hebreus 7:4). Se você fizer uma boa exegese, perceberá facilmente que Abraão não deu nada do que era dele a Melquesedeque (gado, ouro, prata), mas sim o que cabia ao rei de Sodoma após a derrota do inimigo. Está surpreso?

    O exemplo de Abraão, portanto, não trás nenhum respaldo bíblico para o que vem sendo praticado por muitos pastores hoje, principalmente no meio pentecostal e neopentecostal.

    O dízimo aparece na Bíblia antes do período da lei, com o “exemplo” de Abraão e a promessa de Jacó (se é que foi cumprida). Com a lei, ele se torna obrigatório e passa a ter como objeto os frutos do campo, ou seja, o que a terra produzir anualmente (sementes, rebanhos, frutos).

    Acerca do dízimo bíblico e legalizado por Deus, por intermédio de Moisés, cabem algumas considerações:

    – Era anual (Dt 14:22, Nm 10:35);

    – Apenas dos frutos do campo (Levítico 27:30);

    – Não podia ser em dinheiro (que é citado na Bíblia a partir de Gênesis 17:12), conforme podemos observar da leitura atenta em Deuteronômio 14:24. Quem pregará esta passagem?

    – O dízimo nunca tem o dinheiro como objeto na Bíblia, inclusive na leitura em Mateus 23:23, que fala sobre o endro, cominho e hortelã (frutos do campo), citados por Jesus.

    – Não pode ser recolhido/solicitado/exigido por gentios (nós), mas somente por sacerdotes escolhidos por Deus dentre os da tribo de Levi, de acordo com Hebreus 7:5. Por causa disso, nem mesmo os judeus ortodoxos em Israel entregam dízimos, pois não há sacerdotes levitas e templo.

    – Não é ordenança para a igreja, a qual tem regras próprias para colaborar (ver 1 Coríntios 16, 2 Coríntios 9) com o fim de socorrer os demais irmãos para que não haja necessitados.

    – O dízimo bíblico (frutos do campo) é obrigatório no período da lei, mas o colaborar para a igreja é voluntário (2 Coríntios 9:7)

    – A promessa de prosperidade material em Malaquias 3:10 não se harmoniza com a ordem de Jesus: “Não ajunteis tesouros na terra” (Mateus 6:19) e com os demais ensinamentos do grande Mestre, que nos promete a vida eterna até mesmo quando nos levarem todas as demais coisas.

    – O “dízimo em dinheiro” foi inventado pela igreja Católica ainda no século V e esse costume foi mantido pela maioria das igrejas evangélicas, muitas das quais podemos chamar de “filhas”, sem medo de errar.

    Acesse um estudo completo e irrefutável em: Evangelismo.blog.br “O dízimo, segundo a Bíblia Sagrada”.

    Quer dar algo verdadeiramente para Deus, então veja isso:

    “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
    Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25:34-40)

    Contra fatos e a verdade bíblica extraída sem interesses mesquinhos, não há argumentos!

    Só a verdade liberta!

DEIXE UMA RESPOSTA