Acabou o tempo em que os bandidos tinham um mínimo de respeito aos locais de culto, considerados sagrados por muitos e, portanto, imunes à criminalidade. Um exemplo disso é a terceira invasão sofrida por uma igreja em menos de dois meses na cidade de Cariacica, no Espírito Santo.
A Catedral Pentecostal Vida Abundante foi encontrada, na manhã do último sábado, praticamente sem nenhum dos seus pertences, pois segundo o pastor local, dessa vez os criminosos levaram tudo de valor que havia no templo.
“É muito difícil porque a gente faz a obra do Deus, as coisas são da igreja, da Casa de Deus. Não tenho palavras para expressar a dor, meu sentimento. A gente ora em busca da salvação das pessoas”, disse Gutemberg de Souza, o líder religioso da igreja.
Nos últimos dois meses, os criminosos se aproveitaram de um defeito no telhado do templo para invadir o local. Uma vez que para a maioria das igrejas a aquisição de bens é fruto do esforço dos fiéis, qualquer roubo se torna significativo.
Dessa vez, por exemplo, o prejuízo foi estimado em R$ 20 mil, mesmo após um reforço na estrutura do templo. “Na primeira vez entraram pelo telhado, que caiu. Quebraram o telhado do banheiro e levaram o violão. Aí colocamos segurança, refizemos o telhado”, disse o pastor.
Fizeram o “limpa”
Agora, confortáveis com a impunidade local, os criminosos se sentiram tão confiantes que levaram o máximo possível, saindo pela frente da igreja, após arrombarem o cadeado da entrada.
“Levaram teclado, pratos de bateria, contrabaixo, microfones, duas caixas de som… Praticamente ‘limparam’ o altar e levaram tudo da igreja”, lamentou o pastor Gutemberg, segundo informações do jornal Folha de Vitória.
Para tentar evitar novas invasões, o pastor disse que a igreja vai investir em câmeras de segurança, além de consertar a falha no teto do templo.