Uma iniciativa simples, mas de muito significado para quem passou parte da vida dentro de uma prisão. Esse é o valor de um projeto social criado para ajudar mulheres que saem da cadeia e desejam recomeçar a vida, dessa vez orientadas pelo Espírito Santo de Deus.
A iniciativa foi da Igreja Episcopal de St. John, em Ashfield, e consiste em fazer a doação de uma mochila com itens básicos, tais como alimento, produtos de higiene, uma Bíblia Sagrada e uma palavra de encorajamento para as mulheres que saem da prisão.
“Amor em uma Mochila”, é o nome da ação, a qual significa um ponto de partida rumo a uma vida diferente, transformada pelo Evangelho. Na prática, o que conta de verdade é o significado da iniciativa, e não a mera doação em si.
Às ex-detentas se sentem acolhidas, amadas e mais confiantes em recomeçar a vida quando percebem que são amadas pela Igreja de Cristo. Além da utilidade dos materiais doados, a principal mensagem é a do amor e atenção ao próximo.
“Sentimos a alegria de fazer a obra de Deus através de nossas mãos, servindo as mulheres mais necessitadas durante um período de transição frágil e assustador”, disse Mary Link, uma das líderes do projeto.
“Várias outras igrejas e grupos têm parceria conosco todos os anos, ajudando-nos a aumentar o número de mochilas que podemos reunir para prover as mulheres. Alguns parceiros apenas coletam pacotes ou produtos de higiene pessoal, outros enchem três ou mais pacotes inteiros”, destacou.
Cerca de 80 mulheres são libertas anualmente no presídio atendido pelo grupo, e a meta é ampliar o projeto para que todas sejam alcançadas, segundo informações do Christian Post.
“Em cada pacote incluímos uma carta de apresentação e um cartão de nota escrito manualmente dizendo que embora nunca nos encontremos, a nossa pequena igreja está orando por elas e desejando sucesso, juntamente com os itens práticos que esperamos que sejam úteis”, disse Link.
Segundo a voluntária, a confirmação de que o projeto planta sementes do Evangelho na vida das mulheres que saem dos presídios vem através das reações que elas mesmas expressam quando recebem as doações.
“Das mulheres que escrevem notas de agradecimento para nós, elas compartilham o quanto essa nota, as orações e a fé que temos nelas significam para elas”, disse Link. “Parte de nosso objetivo é aumentar a conscientização, a compaixão e inspirar outras pessoas a agir como nós”, conclui.