Igrejas Batistas passam a permitir que seus missionários manifestem o dom de línguas

38

A Convenção Batista do Sul, nos Estados Unidos, decidiu derrubar a proibição a seus líderes de orarem e/ou falarem em línguas. A medida estava em voga desde 2005, quando uma diretriz da Junta de Missões Mundiais proibiu a prática para missionários.

A discussão teológica em torno do assunto é antiga e controversa. Entre muitas igrejas protestantes históricas, o entendimento é que a manifestação do dom de línguas foi limitada aos apóstolos que viveram nos anos posteriores à ascensão de Jesus ressurreto aos céus. Para estes, o derramar do Espírito Santo em Atos foi um evento específico para aquela época.

A partir desse entendimento, a Convenção Batista do Sul resolveu proibir a prática do que chamam de glossolalia em suas igrejas, como forma de se diferenciar de outras denominações pentecostais e carismáticas.

Na última quarta-feira, 13 de maio, foi decidido que vocacionados para missões que se candidatarem à função não serão mais desclassificados se afirmarem que oram em línguas espirituais.


“Em muitas partes do mundo, essas experiências carismáticas são normativas”, disse Bill Leonard, professor de história da igreja em Wake Forest Divinity School, justificando o porquê da mudança de postura. “Os grupos religiosos que se opõem a eles ficam para trás evangelisticamente”, acrescentou, em entrevista ao Religion News Service.

“Se alguém dissesse que orou em línguas, era automaticamente desclassificado, para ser honesto”, disse o pastor Wade Burleson, um dos que se opunham à proibição.

No entanto, a revisão da regra não significa que os missionários que não recebem o dom não serão mais selecionados para o campo. O Conselho de Missões ressaltou que continuará reprovando os missionários que apresentam “ênfase persistente em um dom específico do Espírito como normativa para todos ou para a extensão”, pois essa doutrina “se torna perturbadora”. Não é raro encontrar igrejas pentecostais ou neopentecostais que condicionam o reconhecimento do batismo com o Espírito Santo à manifestação do dom de línguas.


38 COMENTÁRIOS

  1. Ô gloria! Vai ter barulho no inferno,as capetadas vai querer distância.
    Porquer?porquer vai ser os propios anjos pregando contra o demônio,os espíritos que rondam as igreja para ter aceitação do casamento gay vai tudo embora.

  2. Acredito no batismo do Espírito Santo com dom de línguas, é bíblico, ninguém pode proibir! (1 Cor. 14.9 Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas.) Agora concordo com a ordem no culto (1 Cor.14. 27 Se, porém, alguém falar em língua, devem falar dois, no máximo três, e alguém deve interpretar.) Maranata!!

    • A sua igreja também segue esta palavra?

      As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
      E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
      1 Coríntios 14:34,35

  3. Deveria ficar bem entendido, que na igreja dos homens, manda os homens.Na igreja de cristo, manda e opera o Espirito Santo.A denominação batista é uma das filhas mais velha da ICAR, não seria de se esperar, que dessem ênfase a sã doutrina, e a operação fo Espirito Santo.

  4. O QUE, e por acaso o falar em linguas é proibido pela Santa e Gloriosa Palavra de Deus? ora em minha Igreja todos os Irmãos que são Batizados no Espirito Santo tem toda a liberdade de Falarem em Linguas no Culto de Oração o qual e fechado para visitantes, pois o Culto de Oração e somente para os Menbros e vetado para não crentes, e não membros a não ser de nossa mesma denominação, tambem no Culto da Santa Ceia nos temos em Cristo Jesus toda a liberdade de falar-mos em linguas ate porque Quem nos Deus este Maravilhoso Dom este Maravilhoso Refrigerio, É Ele Mesmo o Senhor Da Gloria O Rei Eterno, Através de Seu Santo Espirito, e quem e o fraco homem para querer proibir de um Crente Manifestar sua Fé Seu Crer Seu Dom Seu Refrigerio? esta igreja esta completamente errada ao fazer isto e mais errados ainda são seus menbros permitir tal proeza, Ora será possivel que estes Crentes desta Igreja Batista não Estudam Não ler as Santas E gloriosa Palavra de Deus Contidas na Biblia? para obedecer a pastores humanos, antes de obedecer a pastor OBEDEÇA A DEUS, E A SUA SANTA PALAVRA, deixe que um pastor venha a falar uma coisa dessa seja comigo ou em minha Igreja que com certeza ele saira de la vendendo azeite, isso e carne e friboi carnavoreta fribolenta, ora bolas, pastorecos meia porta que ficam inventando coisas, querendo serem sabios se tornam loucos loucos barridos estão no caminho do erro e querem tanbem levar seus menbros ao erro essa e que e a verdade, e cada uma que parece duas, desde Pentencostes que o Batismo noi Espirito Santo esta disponivel para qualquer Crente de Sobre a Face da Terra desde QUE ele esteja no caminho Santo e na obediencia dos Estatutos e das Santas Ordenanças e em Comunhão, muitos e muitos São os Crente que ao levantarem do Batismo nas Aguas já Sem Falando em Linguas e isso em Minha Igreja e mais que Natural, sem mais fui

    • A SUA IGREJA SEGUE AS PALAVRAS DE PAULO TAMBÉM? E FICAM CALADOS QUANDO NÃO TEM INTERPRETAÇÃO?

      Ora, desejo que todos faleis em línguas, porém muito mais desejo que profetizeis. Maior é quem profetiza do que quem fala em línguas, a não ser QUE ESTE AS INTERPRETE, para que a assembléia receba edificação.
      Suponhamos, irmãos, que eu fosse ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitaria, se minha palavra não vos desse revelação, nem ciência, nem profecia ou doutrina?
      1 Coríntios 14:5,6

      E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, E HAJA INTERPRETE!
      MAS, SE NÃO HOUVER INTÉRPRETE, ESTEJA CALADO , e fale consigo mesmo, e com Deus.
      E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
      Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, CALE-SE O PRIMEIRO.
      Porque TODOS PODEREIS PROFETIZAR, UNS DEPOIS DOS OUTROS; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
      E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
      1 Coríntios 14:27-32

    • Hó Verdade ta querendo dar uma de joãzinho sem braço em cima de mim, Sou Crente Calejado na Santa Palavra, Sou um Presbítero Consagrado pela ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTERIO DE MISSÕES, e vem voce querer me ensinar da Santa Palavra? tenha a santa paciencia, se não tem uma pergunta de Admoestar ou Edificar, não queia dar uma de Crente Santarrão em mim que não cola, se voce não soube ler o que eu escreve, leia de novo e veja em que cultos estou a falar, e em minha igreja temos variedades de LInguas e muitas se e o que queres saber, qual e jacare somos Crentes em Cristo Jesus O Senhor da Gloria O rei Eterno, Temos Doutrina Santa e Lutamos para estar nela

      • O argumentum ad verecundiam ou argumentum magister dixit é uma expressão em latim que significa apelo à autoridade ou argumento de autoridade, é uma falácia lógica que apela para a palavra de alguma autoridade a fim de validar o argumento. Este raciocínio é absurdo quando a conclusão se baseia exclusivamente na credibilidade do autor da proposição e não nas razões que ele apresentou para sustentá-la.1 2 3

  5. Será que vão liberar tbm a dança só cai, cai., o paleto de fogo ., e o roda roda Jequiti.,
    Alaquezumerianda, chefrbilaquizadaba., chebiasquezianda., kkkk eta lutero., entendeu ou quer que eu repita , fi.,.

  6. A Bíblia diz, fugi da fornicação, todo pecado que o homem é fora do corpo, mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.

    Ou não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo que habita em voz proveniente de DEUS , e que não são de voz mesmo?

    Essa é a verdade, o Espírito Santo de DEUS, não vai habitar fazer morada em um corpo sujo, imundo, cheio de pecado, pra que isso possa acontecer, é preciso que a pessoa reconheça que a vida que ela esta vivendo, suas atitudes não condiz com um filho de DEUS..

    Portanto, para ter comunhão com DEUS, andar com JESUS, ser cheio do Espírito Santo, você é quem decide se quer ou não. DEUS já fez a parte dele enviando JESUS CRISTO, que fez a obra por nós e nos enviou o Espírito Santo.
    Tudo isso e muito mais ele fez para que pudemos ser livres, termos, comunhão, prosperidade e vida eterna. Mas ninguém é obrigado a aceita-lo, ou crer, é só quem quer, pois ele nós deu o livre arbitro, ou seja, poder de escolha, é só para quem quer…..
    Só que não é tão simples assim, eu quero e pronto: Tem que estar decidido, posicionado do que quer.

    Hoje encontramos pessoas que não se decidiram, dizem que ama JESUS, mais vivem na vontade da carne, nas baladas da vida carnal..

    Elias, confrontando os profetas de Baal, lhes disse: Escolham a quem vocês vão servir, se ao Senhor, servi, ao Senhor, se a Baal, servi a Baal: Era tudo ou nada.

    DEUS, através de Moisés, diz em Deuteronômio 30:15 desta forma; Vê, hoje te proponho a vida e o bem, A morte e o mal, Significa que você escolhe, você decide. você quem sabe.

    O Senhor JESUS disse, em Mateus, que não dá para viver na Igreja e no salão da balada. viver na luz e nas trevas

    É impossível servir a dois senhores, como é que vamos entrar no céu sem ter comunhão, conhecer e ser amigo do Dono dele?
    você decide aonde é que você vai viver depois da morte.
    A palavra de DEUS esta ao alcance de todos, busque a DEUS enquanto ainda há tempo, porque vai chegar o momento que muitos iram buscar ter comunhão com DEUS mais já vai ser tarde. não irão mais encontrar será muito tarde.

    JESUS, voltará e levará os escolhidos, Os Anjos do Senhor iram reunir os escolhidos nos quatro cantos da terra.
    você que esta lendo esse simples comentário que escrevi,se seu fôlego de vida que DEUS lhe deu, for tirado agora vc esta preparado ou preparada pra estar com JESUS?
    a vida que vc esta vivendo será que esta agradando a DEUS?
    salvação se consegue em vida, só verá glória de DEUS quem se purificar.

    É muito dificil para nós separarmos do mundo e do pecado, o mundo é atraente tem tantas coisas boas fáceis aos olhos da carne. Mas a Bíblia diz que sem santificação, ninguém verá a glória de DEUS (Hebreus 12: 14)
    Por isso, que todos nós o seres humanos temos que buscar a santificação diariamente. E é o Espírito Santo quem nós conduz a santificação.

  7. Aff fico espantada como a falta de cultura e conhecimento atinge as pessoas e elas mesmo nem sentem, como conseguem distorcer a palavra de Deus dessa maneira, como conseguem se vangloriar de atos que são despresíveis aos olhos do Senhor e achar graça nisso??? Eu não sou nada para julgar ou para considerarem que sou, mas uma coisa tenho certeza o juizo de Deus será breve…

  8. todos os seres por nos conhecidos neste planeta, professam um dialéto, isto é reconhecido universalmente. posso até ser “poliglóta”, estudando e assim aprender. o problema é que este dialéto não é aprendido por meios humanos como até fazem os católicos carismáticos,isto é dom do “ESPÍRITO SANTO”,dialéto do céu.entendo que “ADÃO E EVA” antes da queda, falavam este dialéto com “OS ANJOS E A DIVINA TRINDADE”, ou pensas tu que seria o portugues, ingles, alemão.etc.. após o pecado destes, este relacionamento diáletico, quase rompeu -se. nesta éra em que vivemos “DISPENSAÇÃO DA GRAÇA”. ele resolveu por sua infinita misericórdia nos prover desta tão maravilhosa benção “DE NOS COMUNICAR- MOS EM SEU DIALÉTO ORIGINAL” PEÇA PRA ELE LHE BATIZAR COM O ESPIRÍTO SANTO PARA TER ESSA EXPERIENCIA, JESUS TE AMA

  9. Veja a lamentável situação espiritual da Igreja Batista.

    Veja o o espirito motivador que os proibir falar em línguas: se diferenciar de outras denominações

    Quer dizer, não são tão sujeitos à Cristo como se dizem ser. Pois Jesus disse: Os que creem, ou seja, os meus verdadeiros seguidores, aqueles que seguem verdadeiramente a Jesus Cristo, esses sinais seguirão: Falarão Novas Línguas!

    “Esses sinais seguirão aos que crerem: Em meu Nome expulsarão demônios e falarão NOVAS LÍNGUAS”. Jesus de Nazaré (Marcos 16:17).

    Espero que agora obedeçam ao Evangelho.

    Portanto a motivação para falar em Novas

    A partir desse entendimento, a Convenção Batista do Sul resolveu proibir a prática do que chamam de glossolalia em suas igrejas, como forma de se diferenciar de outras denominações pentecostais e carismáticas.

  10. Marcelo, HOJE há pessoas que falam em línguas tanto dos anjos quanto dos homens.

    Há milhões de pessoas.

    Tempo atrás, eu estava orando junto com irmãos coreanos. De repente comecei falar fluentemente na línguas paterna daqueles irmãos. Falei em coreano e japonês fluentemente. Eles ficaram admirados, polis, o coreano que falei é um regional que nem todos eles conseguem falar! Eu não entendia, mas eles entendiam perfeitamente.

    Conheço uma missionária brasileira que há anos está na Alemanha e fala fluentemente o Alemão. Contudo ela estava na França, e de repente ela começou a pregar fluentemente em francês. Se você quiser posso passar o email ou site dela. (Obs eu não sei se ela estava na França e falou francês, ou estava na Inglaterra e falou inglês, desculpe-me, não me lembro mais).

    Paulo admite a possibilidade de falar em línguas dos homens e dos anjos.

    Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 1 Coríntios 13:1-3

    Observe que tudo o que ele falou é possível acontecer, inclusive falar em línguas dos anjos e dos homens.

    É POSSÍVEL PROFETIZAR, CONHECER TODOS OS MISTÉRIOS E TODA A CIÊNCIA (lembre-se quem tem o Espírito de Deus pode receber dEle “até as profundezas de Deus”.)
    E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência,

    É POSSÍVEL TER FÉ PARA TRANSPORTAR MONTES
    e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes,

    É POSSÍVEL DISTRIBUIR TODA A FORTUNA
    E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres,

    É POSSÍVEL QUEIMAR TODO O CORPO
    e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado,

    É POSSÍVEL FALAR EM LÍNGUAS DOS ANJOS E DOS HOMENS
    Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos…

    Veja, ele falou de coisas possíveis. Então falar línguas dos anjos e dos homens em Cristo é possível sim!

    MAIS SOBRE O GLORIOSO DOM DE LÍNGUAS

    DEUS PROMETEU EM CRISTO DAR O ESPÍRITO SANTO
    Há 2.700 anos atrás: Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu Espírito e vos farei saber as minhas Palavras. Provérbios 1:23.

    HÁ DOIS TIPOS DE BATISMO
    E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Mateus 1:11.

    O ESPÍRITO SANTO É QUEM DISTRIBUI O DOM DE LÍNGUAS COMO QUER
    E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
    Atos 2:1-4

    A EVIDÊNCIA QUE A PESSOA RECEBEU O ESPÍRITO SANTO É FALAR EM NOVAS LÍNGUAS
    E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Atos 10:44-46

    Amado, você que ama a Cristo, considere uma coisa. Se uma pessoa estivesse preste a partir, quais os conselhos que daria aos seus filhos? Certamente os que ele achar mais importantes. Assim fez o Senhor Jesus.
    Jesus tinha sido morto e ressuscitado. Ficou durante 40 dias entres os seus. Disse muitas coisas. Contudo, o Espírito de Deus selecionou as últimas recomendações aos seus discípulos. Não passam de dez recomendações. Mais enfatizou muito o falar em novas línguas, o batismo com o Espírito Santo. A) Ele mandou que fosse e pregasse em todo o mundo; b) Que batizasse; c) Que fizesse discípulos; d) Que esperasse pela volta Dele; e) Que expulsasse demônios; f) Que falasse em Novas Línguas; g) Que curasse os enfermos.

    O NOSSA AMADO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO FALOU SOBRE O FALAR EM NOVAS LÍNGUAS
    – E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
    – E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Atos 1:4,5
    – Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8

    HÁ UMA GRANDE EFICÁCIA NO FALAR EM NOVAS LÍNGUAS
    Se você se interessar em saber qual é a utilidade de falar em novas línguas. Me solicite.

    Amado, preste bem atenção. O simples falto de Jesus dizer que “os que creem”, aí pode deduzir: os que verdadeiramente creem nele, ou, os que são os seus verdadeiros díscipulos, “esses sinais seguirão”.

    Então, como se pode perceber que você ama verdadeiramente a Jesus Cristo não aceite de maneira nenhuma que esses sinais fiquem fora de sua vida principalmente o falar em novas línguas.

    Foi Jesus quem disse e você segue a Ele:
    – E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Marcos 16:17.

    Portanto amado, independente da denominação evangélica que você frequenta, poem uma coisa em seu coração: Você é de Jesus Cristo. O seu amor a sua denominação e ao seu credo é secundário. Nosso amor primário é a Deus e a Sua Palavra (Jo 14:23). Primeiro a Palavra de Deus, depois, se possível, o credo de sua denominação. Então busque do seu Cristo o batismo com o Espírito Santo com o sinal de falar em novas línguas.

    Pois foi o seu Jesus quem disse:

    falarão novas línguas
    falarão novas línguas
    falarão novas línguas
    falarão novas línguas

    Não abra mão disso por nada neste mundo!

    Em Cristo, por Cristo e com Cristo,

    Paulo Tarso

    • muito eloquente caro irmao! apesar de deixa muito claro que nao prego bandeira de denominaçao, pois fiz parte de varias, inclusive pentecostais e neo-pentecostais, falo com propriedade de quem conhece muito bem ambas as posiçoes doutrinarias, isto é, pentecostais e aqueles que acreditam em um unico batismo! vc parece conhecer a posição pentecostal, por conhecer alguns textos que defedem essa doutrina e também por ter tido experiências sobrenaturais que as comprovam, tidas por muitos, verdadeiras obras do Espirito Santo! Porém as vezes falta caro irmão coragem de buscar a outra face da moeda, e conhecer o que dizem os outros contrarios aquilo que vc acredita 100% por certo! Irmao nao e facil, e doloroso as vezes descobrir que muitas coisa que dariamos ate nossas vidas, na verdade sao mentiras e enganos de satanas! E mais facil ficar no comodismo da denominação e na zona de conforto do que encarar a verdade, que nem sempre e a sua! esse e um conselho de um irmao em cristo que trilhou essa dolorosa estrada e te posso afirmar com toda a convição, A VERDADE DOI, MAS LIBERTA!!! A proposito dos idiomas conhecidos, esse eu acredito ser o verdadeiro dom de falar outras linguas, nao ponho em duvida,e biblica e conheço relatos desse dom exporadicamente acontecer e lugares especificos devido a falta de interprete e para a pregação do evangelho! porem a dos anjos, francamente!

  11. Amados, o que eu posso falar é sobre o meu testemunho de vida! Eu também não acreditava no dom de falar em línguas! Mas já que muitos falavam fui estudar a respeito! E comecei a ler um livro sobre o assunto e a pedir a Deus em oração que se existisse esse dom que eu fosse batizado! Por que o meu maior desejo é seguir a Deus e permitir ser usada por Ele 100%! Sem questionamento, e no fim falo com temor a palavra do Pai que fui batizada no batismo do Espírito Santo e comecei a falar em línguas! E comecei a viver na intimidade do Pai! Não estou querendo aqui convencer a ninguém, até por que se o Pai dá liberdade de escolha quem sou eu para tal! O que eu quero pedir é! Aqueles que não acreditam, ao invés de julgar ou apontar o dedo! Eu desafio a entrarem no seu quarto e começar a chamar a presença do Espírito Santo e pedir que se isso é real que venha na sua vida também! Todos podem receber é só pedir, mas Deus sonda o seu coração então peça com o coração sincero! E amados, que possamos parar de apontar uns aos outros! Perdemos tanto tempo com isso! A palavra do Senhor diz que a noiva a igreja Subirá! A igreja somos nós e não placas de igreja! Que possamos exercer mais do amor Dele uns aos outros! Deus abençoe!

  12. Jesus Cristo é a solução definitiva para humanidade, e saibam mais: ” Um dia, todo, eu disse todo, joelho se dobrará, e confessará que Jesus Cristo é o Senhor “

  13. É erro pensar que os dons estivessem afastados da Igreja até 1900. De fato, nunca estiveram. Ao longo da presente dispensação muitos registros históricos indicam que os dons na Igreja Cristã estiveram vivos e atuantes.
    O reavivamento do início do século passado, erroneamente denominado “pentecostal”, apenas provou que os dons de Deus nunca estiveram ausentes da Igreja. Ao longo de todos estes anos, Deus maravilhosamente tem se usado de seus vasos, enchendo-os com a virtude e os dons do Espírito Santo.

    Na Graça de Deus não há manuais, regras ou formalidades: em tudo somos guiados pelo Espírito de Deus, que, no justo tempo, recompensará com seu galardão aqueles que Lhe forem fiéis

  14. 1. Os dons espirituais foram dados no primeiro século por várias razões. Havia um propósito em glorificar a Deus (João 11.4,40; 2.11; 9.3; Mateus 15.29-31) e evangelístico (Atos 9.32-43). Eram manifestações de compaixão e amor (Mateus 14.14; Marcos 1.40,41) e edificavam o corpo de Cristo (1Coríntios 12.7-10; 14.3-5,26). Também confirmavam o ministério dos apóstolos (2Coríntios 2.12). Todos esses dons foram dados prova da graça de Deus. Alguns dons são extraordinários (profecias, cura, línguas etc.); outros, ordinários (ensino, administração, misericórdia); todos, espirituais.

    Os dons espirituais são abordados em 1Tessalonicenses 5.19-22, em Romanos 12.3-6, em Gálatas 3.5, em Efésios 4.11, em 1Coríntios 12―14 e em todo o livro de Atos (19.1-7; 21.9). Se de um lado existem orientações muito claras dadas por Paulo a respeito do exercício dos dons (1Coríntios 12.31; 14.1,39), não há nenhum ensino no Novo Testamento de que os dons espirituais já tenham cessado. Considerando o volume de instruções escritas acerca dos dons, sobretudo a públicos diversificados no Novo Testamento, os chamados cessacionistas precisam lidar com a avassaladora quantidade de evidências bíblicas em contrário. Simplesmente não existe nenhum apoio textual explícito que mostre que os dons tenham cessado; portanto, minha conclusão é que os dons estão ainda ativos e devem ser utilizados de acordo somos ensinados pelas Escrituras.

    Existem duas menções de que no futuro os dons cessarão, uma em 1Coríntios 13.8-12 e outra em Efésios 4.11-16. Na passagem aos coríntios, diz-se que os dons cessarão quando o “vier o que é perfeito”. São mencionados como dons “em parte”; quando vier o que é perfeito, eles desaparecerão (v. 10). Agora conhecemos em parte, então conheceremos plenamente, como somos plenamente conhecidos (v. 12). Isso refere-se à volta de Cristo e ao impacto que ele terá sobre os dons espirituais. Não somente os dons passarão quando Cristo retornar, mas o versículo 10 mostra que o seu cessar ou desaparecimento não ocorrerá antes disso.

    Efésios 4.11-13 mostra que os apóstolos tinham sido dados para a edificação da igreja até que a igreja alcançasse a maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Essa é uma passagem paralela à de 1Coríntios 13.8-12 no sentido de que os ofícios (e os dons correspondentes) foram dados à igreja até que Cristo retorne. Podemos ver a continuação desse ofício no acréscimo de Paulo, Barnabé e Tiago como apóstolos (pós-Cristo). O ofício de apóstolos continuou no mesmo sentido de “enviar” ou “plantar igrejas”. É nesse sentido que os apóstolos, como os profetas, pastores e mestres continuarão até que Cristo venha para a edificação do corpo.

    Assim creio eu que é a forma correta de se entender esta questão.

DEIXE UMA RESPOSTA