O veterano estadista Shimon Peres tomou posse neste domingo (15) como presidente de Israel, coroando a carreira política de seis décadas desse Nobel da Paz. Peres, de 83 anos, é ex-primeiro-ministro e foi eleito pelo Parlamento há um mês para o cargo. A presidência israelense é, em grande parte, um cargo cerimonial, mas em diversas vezes provou ter um grande peso na política do país.
Como chefe de Estado, Peres terá o decisivo trabalho de perdoar ou comutar as sentenças de prisioneiros em cadeias israelenses, inclusive de dezenas de palestinos que Israel prometeu libertar para fortalecer a posição do presidente palestino Mahmoud Abbas.
Peres recebeu o Nobel da Paz junto com os falecidos Yitzhak Rabin e Yasser Arafat em reconhecimento pelo acordo de paz interino de 1993, o primeiro acordo entre Israel e palestinos, que levou ao estabelecimento de uma autonomia limitada dos palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada.
Nascido na Polônia, Peres imigrou antes de Israel se tornar Estado e subiu nas fileiras do Partido Trabalhista, de esquerda, como aliado do primeiro premiê do país, David Ben-Gurion. Peres, nono chefe de Estado de Israel, teve que renunciar à posição de vice-premiê para se tornar presidente.
Essa posição não inclui o envolvimento direto no estabelecimento de políticas de Estado, mas os presidentes israelenses tradicionalmente se manifestam em relação a questões importantes. O presidente também se encontra com líderes mundiais. Shimon Peres substitui Moshe Katzav, que renunciou no mês passado.
Fonte: Elnet