A dependência química é um dos problemas de saúde mais graves e difíceis de tratar no mundo inteiro, porque não envolve simplesmente o consumo de uma droga, mas o contexto de vida do usuário, incluindo suas motivações pessoais, ambiente familiar, cultural e até mesmo espiritual.
Apesar disso, muitos dependentes químicos quando entendem o propósito de Deus para suas vidas, encontram em Cristo a força necessária para conseguir lutar contra o vício e se libertar das drogas, alcançando uma vida emocional, social e familiar equilibrada como nunca haviam pensado antes.
Esse foi o caso de Babur, um homem que passou 12 anos como alcoólatra vivendo em um país da Ásia Central. Como muitos que mergulham no mundo das drogas e evoluem para um estágio de dependência gravíssimo, Babur terminou perdendo não apenas suas propriedades materiais, como a sua família.
Casado e com filhos, o homem não soube lidar com o vazio existencial e angústias que lhe dominaram por vários anos, o qual tentava preencher com os efeitos entorpecentes da bebida alcoólica. Ele acabou indo morar nas ruas.
Certa noite Babur, embriagado, resolveu dormir na casa do seu pai, que revoltado com o estado deplorável do filho, perdeu o controle emocional e lhe agrediu com um machado, atingindo a sua cabeça.
Babur foi socorrido com urgência para o hospital. Segundo informações da Missão Portas Abertas, durante a cirurgia Babur teve um sonho em que Jesus Cristo apareceu, dizendo que ele precisava mudar de vida. Ao acordar e receber alta do hospital, o alerta surtiu efeito.
Barbur se aproximou dos cristãos, abandonou os velhos costumes e decidiu se entregar para Deus. Ele entendeu que há um propósito na vida do qual ele faz parte. O amor de Cristo lhe preencheu e ele atualmente, de volta para sua esposa e filhos, de paz com seu pai, serve ao Senhor e o seu testemunho inspira outras vidas.