Missionário da JOCUM é condenado a 15 anos de trabalho forçado na Coreia do Norte acusado de tentar derrubar governo do país

3

Uma iniciativa missionária da entidade Youth With a Mission (YWAM, versão norte-americana da JOCUM) na Coreia do Norte terminou na condenação do operador de turismo Kenneth Bae a 15 anos de trabalho forçado.

Quando a sentença foi anunciada, o governo do país afirmou que o rapaz tentou “derrubar o governo”, mas não deu detalhes do crime cometido por Kenneth. Agora, de acordo com o site Gawker, os norte-coreanos informaram que o jovem contrabandeou propaganda anti-governo no país, e pregou a derrubada do regime, como parte de um plano missionário cristão chamado “Operação Jericó”.

O plano foi lançado em 2006 pela YWAM, e consistia na mobilização de 250 voluntários para uma infiltração na Coréia do Norte, perto da fronteira com a Coréia do Sul, a fim de criar uma “coalizão anti-governo”. Segundo as informações da investigação, os jovens basearam a sua operação em um hotel.

Entre os ditos “materiais de propaganda” contra o governo, estariam inclusas cópias do documentário “Don’t Tell My Mother I’m In North Korea”, (“Não diga a minha mãe que estou na Coreia do Norte”, em tradução livre), produzido pela da National Geographic. O filme mostra o repórter Diego Buñuel em visita à Coreia do Norte, além de um livro sobre a perseguição a cristãos no país.


A imprensa destaca que Kenneth Bae era sim voluntário da YWAM, mas que não há evidências de que ele estivesse usando sua agência de turismo para infiltrar missionários cristãos no país. O canal NKNews veiculou um vídeo antigo de um sermão do jovem afirmando que “sabia que Jesus queria que eu fosse um ‘canal’ para a Coreia do Norte”.

Em 2011, Kenneth Bae enviou uma carta para uma igreja coreana em St. Louis, falando sobre os planos evangelísticos da YWAM: “Pretendemos abrir uma nova base de mobilização missionária para a Coreia do Norte e assim as obras poderão ser realizadas a partir de um único local”.

O jornalista Adrian Chen explica que o fato de viabilizar a ida de missionários para o país não deveria ser motivo para uma pena tão dura. “A prática do cristianismo é praticamente proibida na Coréia do Norte, mas há uma comunidade de estrangeiros cristãos evangélicos que ali vivem, muitos deles trabalhando em organizações de ajuda humanitária”, disse Chen, que explica: “Eles têm que manter a sua religião de maneira discreta. Eles não estão autorizados a distribuir Bíblias e outros materiais, ou mesmo orar em público”.

Segundo o jornalista, “há grupos cristãos com objetivos anti regime mais explícitos”, entre eles, a Voz dos Mártires, que evangeliza através do envio balões com material religioso, transmissões de rádio com leituras bíblicas ao longo da fronteira, além de manter contato com igrejas subterrâneas por meio de missionários infiltrados no país. “Todd Nettleton, o diretor de desenvolvimento de mídia da Voz dos Mártires, me disse que o trabalho de seu grupo ataca diretamente o governo”, relatou Chen.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

3 COMENTÁRIOS

  1. O Sr. lhe de forcas e o liberte em breve! A Coreia do Norte caira’ como a Uniao Sovietica e o evangelho do Reino entrara’ em terras hostis muculmanas e judaicas p/ a gloria de Deus o Pai em nome do Sr. Jesus atraves do Espirito!

  2. Em verdade vos digo um pouco e ele já estara liberto. Em nome de Jesus. Seu testemunho depois será dado, para honra e glória de Deus, para que todos vejam seu poder. Amém!

  3. Na Correia Do Norte ,tem 70.000, Cristão, presos em campo de concentração, por amar Jesus Cristo.” Quem quiser me seguir, tome a sua Cruz, e venha”. e temos ainda Missionários, la Divulgando a verdadeira Doutrina de Jesus Cristo. QUEM AMA JESUS CRISTO, VERA A DEUS.QUEM NÃO O AMA, VERA, VIVERA E SERA ATORMENTADO VINTE E QUATRO HORAS POR DIA PELO dIABO, NO (I)iNFERNO. TODOS OS Sr, SÃO SABEDORES DISSO.

  4. quando vejo o preço que pagam estes missionários que dão sua vida em prol a o amor de CRISTO, da luta das instituições que desejam levar o evangelho, o ide do senhor, para todas as nações, e vejo ateus demoniacos travestidos com nome de estrela caída, tentando de tgoda maneira que se cumpra a ordem de DEUS….fico pensando como pode ter gente aqui no site que se diz cristão apoiando suas heresias…fogo no stardust da teu gritinho de derrota e sai correndo globooooo

  5. Louvo a Deus por vidas tão preciosas como a do irmão Kenneth Bae, que numa atitude ousada, com preço calculado , não amou a sua própria vida por amor ao Senhor e as almas alí carentes de conhecer a salvação que só há em Cristo Jesus. Possamos interceder por nosso irmão para que perante as autoridades permaneça fiel e ousado em testemunhar as boas novas. Deus é sábio e tem o domínio de todas as coisas. Lembremos que os seus caminhos e pensamentos não podem ser esquadrinhados por nossa vã filosofia.

  6. Deus abençõe a vidda deLe
    A palavra de Deus fala:Como Pregar se naum ah quem a Pregue,como ouvirão daqueles que nada ouvirão,então ela estar cumprindo só a Palavra De Deus,e ainda mais cumprindo o Ide do Senhor,que é:Ide Por todo Mundo e Pregai o evangelho a Toda Criatura,que cada um de nois Possamos tbm cumprir nosso Chamado!Amém

  7. Aquele que nao renuncia tudo quanto tem, nao pode ser meu discipulo. Foi assim que Jesus ensinou; nesse “tudo” esta a propria vida…oremos para que o Senhor de graca ao seu servo.

  8. O trabalho missionario esta dentro de nos e em uns despertado de maneira gritante, ninguem vai para missao enganado, sem ter ideia do por vir, o chamado e muito forte.
    Eu almejo chegar o meu…
    Se tudo der certo ate o final do mes vou começar o curso pra ir.

DEIXE UMA RESPOSTA