Jovem evangélico paga faculdade de direito com trabalho de engraxate e agora estuda para se tornar promotor de Justiça

26

O jovem evangélico Joaquim Pereira, de 24 anos, demonstrou ser um exemplo de determinação e esforço ao pagar sua faculdade de direito com o que ganha trabalhando como engraxate em Goiânia.

O jovem deixou a cidade de Monte de Alegre de Goiás, na região nordeste do estado, em 2006, e desde então tem trabalhado em busca de um futuro melhor. Ele conta que começou a trabalhar em uma fábrica de enxovais, mas percebeu que precisava buscar algo mais para melhorar de vida.

– Vim pra trabalhar. Depois, vi que precisava estudar para crescer, para ter um emprego melhor – conta o jovem.

Insatisfeito com o emprego, ele decidiu, em um sábado, ir para as ruas de Goiânia e ver como se sairia de engraxate, profissão que havia aprendido aos 11 anos em Monte Alegre. As pessoas para quem engraxou sem cobrar nada nas primeiras vezes se tornaram seus clientes, e a simpatia e a abordagem especial atraíram muitos outros e fez com que ele ficasse conhecido nos locais onde trabalha como na Praça Cívica, onde está o Centro Administrativo do Governo de Goiás.


Depois de um ano limpando sapatos, com o convívio de seus clientes, Joaquim decidiu que entraria para uma faculdade de direito.

– Vendo o dia a dia dos advogados e conversando com eles, concluí que queria ser um deles. Falavam que eu não daria conta de terminar, que era muito difícil e caro – afirma sobre sua decisão o jovem, que persistiu com o sonho de se formar, passou no vestibular e começou, em 2008, o curso de direito em uma instituição de ensino particular.

Apesar das dificuldades, como ter tirado zero na primeira prova que fez na faculdade, ele conta que estudava de manhã, e à tarde ia trabalhar como engraxate até às 19h, pois precisava ganhar dinheiro para pagar o curso. O bacharel em direito afirma ainda que separava um tempo para tocar violão e estudar música para cantar na igreja.

– Tem que ter disciplina para ter tempo de fazer tudo – ensina.

Já formado, Joaquim continua com seu trabalho de engraxar sapatos nas ruas de Goiânia, e conquistou a admiração de seus clientes.

– Ele é um exemplo de que nada é impossível. Poucas pessoas têm a capacidade e o esforço de concluir um curso superior engraxando sapato – ressalta o advogado Aldemir Leão da Silva.

De acordo com o G1, o objetivo de Joaquim agora é passar no exame da OAB para ter seu registro de advogado e poder exercer a profissão que escolheu e, depois de fazer a prova, começar uma pós-graduação. Joaquim ganhou bolsa integral da especialização, que, se ele fosse pagar, custaria cerca de R$ 9 mil. O objetivo do jovem evangélico é se tornar um promotor de Justiça.

– Vou continuar estudando cada vez mais para passar em um concurso e ser promotor – afirma.

Por Dan Martins, para o Gospel+

26 COMENTÁRIOS

  1. Massa. Um exemplo de vida, não resta dúvida. E como promotor vai estar a serviço do Estado Laico, Democrático e de Direito? Espero que sim. Que ele não se torne um instrumento da canalha fundamentalista, contrária à laicidade estatal.

    • Jessica, acho que vc não entendeu bem, o raciocinio é simples para uma estudante de direito, para PROMOVER a Justiça vc não pode ser FUNDAMENTALISTA…talvez seja uma boa promotora de vendas o olhe lá se não mudar sua postura…amém????

    • Ricardo, entendi perfeitamente o suposto comentario….. e seu quiser se Promotora de Justiça não é vc que vai falar que não hahahah E SE EU QUISER SER FUNDAMENTALISTA QUAL O PROBLEMA NEM VC NEM NG PAGOU MINHA FACULDADE ……. E VC DEVERIA LER ANTES DE FICAR FALANDO DO QUE NÃO SABE

  2. SERIA UM GRANDE exemplo a ser mencionado, não fosse o destaque “evangélico” Faz-se supor que os de outras religiões ou até sem religião alguma, não seriam capazes de tal feito o que não é uma verdade. A religião cria subespécie , gênero e categoria de humanos, onde alguns são especiais e o resto, a escória perdida que amargará uma vida eterna nas trevas da infelicidade.

      • SEM DIVINDADE alguma, já passei a mão na caixa de engraxar e hoje sou pós graduado em gerência contábil e auditoria NILSON DE SIMAS CONTADOR CRCSC 14.070. E o Bill Gates, o homem mais rico do mundo, é ateu. Que coisa, não???

        Satisfeito AMADO IRMÃO

        • Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Jeremias 9:23

          Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. Jeremias 9:24

          • AOS SÁBIOS as coisas do deus parecem loucura, afirma o crente. Entenderam??? é preciso ser meio que estúpido para que faça sentido

          • CONHECENDO e glorificando o teu deus:

            Palavras do Senhor: …. SEUS FILHOS SERÃO DESPEDAÇADOS, E AS SUAS MULHERES GRÁVIDAS SERÃO ABERTAS PELO MEIO. – Oséias 13:16

            Isaias 13:16 Disse o Senhor dos Exércitos: E SUAS CRIANÇAS SERÃO DESPEDAÇADAS PERANTE OS SEUS OLHOS; AS SUAS CASAS SERÃO SAQUEADAS, E AS SUAS MULHERES VIOLADAS.

      • AMADO IRMÃO PAULO, permita-me te apresentar o verdadeiro “Ó COITADO”

        Palavras do Senhor: …. SEUS FILHOS SERÃO DESPEDAÇADOS, E AS SUAS MULHERES GRÁVIDAS SERÃO ABERTAS PELO MEIO. – Oséias 13:16

        Isaias 13:16 Disse o Senhor dos Exércitos: E SUAS CRIANÇAS SERÃO DESPEDAÇADAS PERANTE OS SEUS OLHOS; AS SUAS CASAS SERÃO SAQUEADAS, E AS SUAS MULHERES VIOLADAS.

        Disse o Senhor: “MATAI portanto todas as CRIANÇAS do sexo masculino. MATAI também todas as mulheres que conheceram varão, coabitando com ele. Não conserveis com vida senão as meninas que não coabitaram com homem e ELAS SERÃO VOSSAS.” (Números 31:17

        • O CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA É JUSTIÇA. Ele causa o equilíbrio no universo. Eliminação preventiva do maligno. Não passa a “mão na cabeça dos pecadores”, nem de seus filhos rebeldes e nem dos inimigos mortais de seu povo. Caso não se arrependam, o fim é a morte. O maligno tem que ser eliminado para que não destrua toda uma civilização com seus maus costumes. Corta o mau pela raiz e não se deixa enganar pela falsidade sentimental do coração, amolecendo e permitindo que a libertinagem se propague. Então O Todo Poderoso é soberano julgando grandes e pequenos porque em suas mãos está o poder sobre a vida e a morte. Mais a morte dos verdadeiros inocentes é causado pelos ímpios que corrompem a terra e que ameaçam a vida dos justos, a geração dos justos permanecerá para sempre, mas a dos ímpios, joios, serão eliminados da terra para sempre, e isto é feito com perfeição pelo Todo-Poderoso. Medite: Se o universo tivesse somente o lado esquerdo, que é a misericórdia, uma vida de libertinagem seria, o mundo depressa se destruiria. Mas se o universo tivesse somente o lado direito, que é a Severidade, uma vida de rigor insuportável seria, o mundo depressa se destruiria, por isso que tem-se o meio, a cabeça que é a balança que equilibra estas duas forças, e tem hora que se usa o amor, e tem hora que se usa de severidade, mas tudo equilibrado com juízo, assim também é o soberano criador do universo, amor e severo e perfeito em seus juízos.

          • É UMA LASTIMA ver um cérebro atrofiado pela neurotoxina da fé, desenvolver uma sinapse para salvaguarda de sua crença. Ele é capaz de afirmar que o despedaçamento de bebês é uma limpeza do maligno. Tenha a santa paciência, são irmãos que sofrem de doença essencialmente do pensamento e não sabem o que dizem, pois tudo o que sai de sua boca, são fantasias e asneiras

        • Nilson, voce nao entende bulhufas de escrituras sagradas. Nao tire o texto fora do contexto do texto e da História, para nao atacar as escrituras e nem tao pouco a Deus. Isto se chama Ignorancia e despeito e desrespeito. O povo de Israel sempre foi perseguido, e nada mudou ate hoje, e o que esta relatado aconteceu nos exilios na Babilonia e outras terras em que Israel caiu em escravidão. Voce esta com raiva da religiao e desconta em Deus, Deus é amor!!!!

          • COLOQUE NO CONTEXTO para que faça sentido os seguintes versículos:

            “Diz o Senhor: porém MATARÁS desde o homem até à mulher, DESDE ÀS CRIANÇAS ATÉ ÀS DE PEITO, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.” (I Samuel 15:2,3)

            MATAI a velhos, a moços e a virgens, A CRIANÇAS E A MULHERES… Ezequiel 9:6

          • RAIVA DA RELIGIÃO E DESCONTANDO EM DEUS, ó céus , quanta bobagem, como poderia ter ateu que refuta os argumentos da existência de divindades, ter raiva e descontar naquilo que não acredita????

            Como são inteligentes os que pensam igual à IRMÃ LÚCIA. Outrora, mentes como esta, queimavam em praça pública seus semelhantes, por crime de opinião. Queimavam em praça pública seus semelhantes, por crimes imaginários como por exemplo: a bruxaria.

    • Esse não espera pela teologia da prosperidade, vai buscá-la com os recursos que tem. Que sirva de lição para os evangélicos que confundem a figura de Deus com a de Papai Noel.

  3. O senhor da notícia é um verdadeiro sermão vivo e a prova derradeira contra esquerdistas e antirreligiosos que gostam de verba "pública", cotas, assistencialismo, etc.

    • Se milhares realmente fizessem como ele, não teríamos cerca de 40.000 pessoas assassinadas no Brasil todos os anos. Deixe de ser babaca e não despreze os méritos dos outros.

    • Wesley, Se vc. acredita que no Brasil, apenas esse Joaquim fez isso, então vc. está completamente fora da realidade. Deixe de ser babaca e reconheça o esforço de milhares de outros jovens que fazem o mesmo, ou muito mais, sem ninguém para elogiá-los.

  4. Sds,

    Os jovens evangélicos hoje em dia que entram nas universidades recebem enxurradas de ideologias e filosofias antagonica as principios Bíblicos. E muitos destes jovens não tem uma base para enfrentar questionamentos com receio de ser zombado em sala de aula.
    Muitos leram bastante a Bíblia ou não, e por este motivo não tem base para enfrentar os argumentos de Karl Max. Augusto comte, Max Weber, Heisenberg e tantos outros.

    Hoje se formar em direito é muito fácil, devido nosso sistema educacional nos impor o diploma mais não impõe o conhecimento.
    Eu desejo que ele rebata as filosofias e as ideologias contrária a Bíblia dentro da universidade onde ele estuda. Questione o positivismo de Comte, o humanismo de Karl Max, o ateismo que é bastante disseminado pelos professores, e assim por diante. Com certeza seus esforços será muito bem recompensado por DEUS.
    Não precisava ele engraxar sapatos para entrar na universidade, ele entrava num financiamento do FIES e tantos outros benefícios que o governo oferecem.
    Simples!!!

  5. Jovem engraxava sapatos em 1977 Praça da sé São Paulo, ele lanchava só leite gelado com um pão simples, ate que um dia eu perguntei porque o leite gelado e porque não manteiga no pão. Ora vejo você com muitos clientes não ganha para um lanche melhor? Leite gelado porque é mais barato e pão simples porque é bem barato. Amigo é porque faço faculdade de medicina e é muito cara, principalmente os livros. Achei que aquilo era brincadeira.. Mais cretro dia entra ele na lanchonete nos convidando para sua festa de formatura.

  6. Parabéns pelo esforço exemplo para nós, tenho está mesma experiência de vida, pois trabalho com lavador de banheiros em um colégio durante o dia e a noite faço um extra com garçom para pagar meu curso superior, licenciatura em pedagogia, já vivi diversas humilhações mas tenho tomado tudo isso cm incentivo para estudar mais e mais.

  7. Lendo comentarios de algumas pessoas eu vejo o tanto de invejosos que tem nesse mundo, talvez seja que muitos nem o ensino básico concluiram e estão criticando o jovem que fez tudo isso com o seu prorior suor, Deus ajuda quando vamos atrás e persistimos.

  8. Ateísmo é para os tolos! Não conhecem as escrituras, ficam pegando textos sem contextos.
    Os primeiros ateístas são contestadores e inimigos do Deus da Bíblia, sabem e não negam sua existência, são A-TEUS ” contra DEUS e sem DEUS”, são meios que ofitas e caimitas, partidários da antiga serpente e de satanás: heróis favoritos dos ateístas!

  9. O porque que as pessoas tem de agir dessa maneira ? Nossa eu sou Humana , tenho minhas dificuldades, minhas opiniões erro e peco todos os dias. Não sei o porque de manta maldade e ódio no coração que essas pessoas tem ? O porque de atingir as pessoas dessa maneira ?
    Será que nesse mundo não existem pessoas boas ? não estou somente fazendo perguntas mais sim tentando entender qual é a vantagem de querer humilhar os outros, querer ser melhor que os outros , adorar imagens fúteis , desprezar os outros, ser tão hipócrita e egoísta , mesquinha, preconceituoso !
    Caramba é difícil entender essas pessoas , Deus existe sim e enquanto houver amor Haverá um Deus todo Poderoso que será capaz de mudar a vida de muitas pessoas. Se vocês não creem em Deus e tanto se importam com a existência dele….. QUE SE MATEM ! ou vocês acham que vieram ao mundo de que maneira ? de uma explosão nucelar como os cientistas dizem ? DEUS FEZ O MUNDO E NOS FEZ PARA SERMOS SERVOS DELE ! PARA SERMOS PESSOAS BOAS , PARA ADORARMOS SOMENTE A ELE E NAO A IMAGENS FEITAS PELAS MÃOS DE QUALQUER HOMEM !
    Comecem a perceber o quanto somos tão importantes e deem valor a vida de vocês !
    Façam o bem a si e aos outros e parem de ser tão INSUPORTAVÉIS
    Todos nos somos iguais não há diferença entre eu e você e sim apenas características Genéticas.
    Vivam a vida como deve ser e não se apeguem a bens materiais, depois da MORTE não há como levar tudo aquilo que você preparou durante sua existência mais o AMOR E COMPAIXÃO A HONESTIDADE E SIMPATIA morrem conosco ! Sabe o porque ? porque somos feito do AMOR DE DEUS.

    Eu as penso em acabar com a humanidade, pra ver se Deus consegue dessa vez fazer um Mundo totalmente diferente desse em que vivo!!

    DEUS ILUMINE A VIDA DESSAS PESSOAS….. E ABENÇOE A VIDA DELAS (amém)

    Obs: não existem crentes, porque crente até o Demônio é! e sim existem evangélicos e cristãos
    para os maus informados :)

  10. NOSSA ME EMOCI0NEI COM ESSA HISTORIA. POIS É IGUAL A DA MINHA TIA .. QUE VENDIA MERENDA EM PORTA DE ESCOLA… HOJE EM DIA. GRAÇAS A DEUS. É UMA ADVOGADO EXCELENTE. TEM UMA VIDA MUITO BACANA,, CARÃO. MANSÃO; EO PROPRIO ESCRITORIO.. ELA É O ORGULHO DA FAMILIA.. TENHU CERTEZA QUI ESSE MENINO TAMBEM É UM EXEMPLO PARA A FAMILA DELE…… ESSA HISTORIA MI MOTIVOU MUITOOO..

DEIXE UMA RESPOSTA