Um homem que viu uma mulher em um surto psicótico causado por embriaguez está sendo considerado um herói por ter pulado num lago e impedido que ela morresse afogada. Enquanto ajudava no resgate, ele orou pedindo que Deus permitisse que ela escapasse com vida.
A vida de Scot Wolfe, 56 anos, foi impactada por um episódio recente em que ele foi usado para salvar uma mulher, visivelmente desequilibrada e embriagada, de morrer afogada. O caso foi registrado na cidade de Lakeside, estado da Califórnia (EUA).
A imprensa local reportou que Scot estava fazendo sua caminhada matinal ao redor do Lago Lindo quando viu duas mulheres discutindo. Uma delas, embriagada, gritava e caminhava entre os carros que passavam em uma via à beira do lago.
“Esta mulher estava entrando e saindo do trânsito, quase sendo atropelada por carros, então eles pediram socorro”, disse Scot numa entrevista à emissora ABC News San Diego.
Pessoas que presenciaram a cena acionaram a Polícia, e quando as equipes com sete policiais chegaram, juntamente com cinco guardas florestais, a mulher descontrolada pulou no lago, contou Scot: “Ela ficou cerca de 15 a 20 metros de distância”.
Durante aproximadamente meia hora, a mulher recusou colaborar com as autoridades, xingando e gritando, e às vezes, indo mais a fundo no lago, numa profundidade que a água chegava à altura de sua coxa.
“Ela se deitava, de bruços, e então gritava com a Polícia, cerca de 5 a 10 segundos entre os mergulhos”, disse ele.
A Polícia informou, posteriormente, que a mulher estava embriagada e se recusava a sair do lago, ameaçando derrubar o caiaque do parque se alguém chegasse perto dela. Dessa forma, os policiais solicitaram um barco de salvamento e uma equipe de negociação de crises.
Ação na oportunidade
Enquanto a equipe de negociação não chegava, a mulher se jogou na água e ficou submersa por cerca de 30 segundos. Foi quando Scot entrou na água para salvá-la:
“A primeira coisa que gritei foi: ‘Ela não responde. Ela não está respirando. Eu estava orando em minha cabeça: ‘Deus nos ajude a salvá-la. Deus nos ajude a salvá-la’”, contou Scot.
Ele deu início a uma massagem cardíaca, enquanto a arrastava para a margem. No meio do caminho, eles ficaram presos na lama e os policiais entraram no lago para ajuda-los. Na margem, a mulher recebeu os primeiros socorros, expeliu água pela boca e voltou a respirar.
“Foi muito eufórico. Meus pelos do braço arrepiaram. Faça o que você deve fazer. Nunca tenha medo de fazer o que você deve fazer. Eu não iria para casa ao ver ela morrendo sem fazer nada”, declarou Scot.
A mulher foi levada para o hospital para se recuperar totalmente e a Polícia agradeceu Scot por sua atitude corajosa que salvou a vida da mulher em um momento difícil: “Agradecemos muito o bom samaritano que auxiliou nesses esforços, bem como a equipe dos Parques do Condado de Lindo Lake”, disse o porta-voz do Departamento do Xerife.