O Ministério da Educação (MEC) passará a distribuir livros didáticos em áudio e braile para as escolas públicas de Ensino Médio de todo o país. O objetivo é que cerca de 780 alunos portadores de deficiência visual sejam beneficiados. De acordo com o Ministério, as instituições de Ensino Fundamental já são atendidas.
Os livros deverão suprir as muitas necessidades educacionais e culturais dos alunos cegos, que poderão, assim como qualquer outro estudante, aprender matemática, português, literatura e física. A aluna Maria Júlia, que perdeu a visão há um ano, estuda em um centro de ensino em Brasília e conta que os métodos de aprendizagem para os portadores de deficiência visual são muito importantes para o seu desenvolvimento físico e psicológico.
A estudante está na escola desde fevereiro deste ano e, apesar das dificuldades, garante que é possível viver sem enxergar. A professora Eloídes da Mata, uma das educadoras da instituição, afirma que quando uma pessoa que perdeu a visão é alfabetizada em braile, um novo mundo se abre para ela.
Fonte: Elnet