Pastor Lucinho Barreto causa polêmica ao afirmar que “assim como fez Eva para Adão, Deus fez esposas para Caim e Abel”

118

Durante o seu programa “Nunca é Tarde”, o pastor Lúcio Barreto (mas conhecido como pastor Lucinho) da Igreja Batista da Lagoinha, respondeu à pergunta de um expectador sobre as esposas de Caim e Abel, afirmando acreditar que elas foram criadas da mesma forma que Eva. A resposta do pastor causou polêmica nas redes sociais, sobretudo por outros pastores, que afirmam que essa teoria é anti-bíblica.

Ao responder a pergunta, o pastor afirma existir três teorias sobre o tema. Uma delas, segundo ele, é a de que essas pessoas (as esposas) seriam outros seres que não humanos, como gigantes, extraterrestres ou até mesmo anjos. A segunda teoria apontada por Lúcio Barreto é a de que Deus já havia criado outros povos, antes de criar Adão e Eva, e que desses povos saíram as esposas de Caim e Abel.

Porém, o pastor afirma que a teoria na qual acredita e a de que “assim como Deus fez uma esposa para Adão, Deus fez esposas para Caim e para Abel”. Ele completa ainda sua teoria sobre o tema afirmando que “isso não está escrito na Bíblia”, mas que “a Bíblia com a gente quando ela fala, e Bíblia fala com a gente quando ela não fala”.

– Eu creio que Deus fez esposas, que Deus fez essas mulheres para Caim e Abel – ressaltou o pastor, afirmando ainda que assuntos que a Bíblia não aborda diretamente não deveriam preocupar os cristãos.


As afirmações do pastor motivaram uma série de críticas nas redes sociais, e por parte de outros pastores. Um dos questionamentos recorrentes, como destacado por Antognoni Misael, no site Púlpito Cristão é “se Deus teria feito estas duas mulheres já em pecado ou se após criá-las elas comeram do fruto proibido”.

Ao comenta a publicação do “Púlpito Cristão” sobre o vídeo, José Carlos da Silva citando Gênesis 5:4: “E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas”.

– Como muitas pessoas se baseiam na sua própria ignorância, elas dizem que Adão e Eva só tiveram três filhos machos, não tendo como gerar a humanidade. Assim vemos que estas teorias falham, pois só na lei do Moisés e que o incesto é citado como pecado, pois Sarah era meia-irmã de Abraão. Nada nos impede de afirmar que os filhos de Adão e Eva casaram-se entre si – ressaltou Silva.

Em seu blog, o pastor Renato Vargens afirma acreditar que o pastor Lucinho está “absolutamente equivocado”, e lista uma série de explicações para refutar a teoria defendida pelo pastor da Igreja Batista da Lagoinha. Segundo Vargens “fundamentar ensinos fora da Palavra de Deus além de tendencioso pode promover heresias, mesmo porque, para nós, protestantes, as Escrituras devem ser a única e exclusiva regra de fé”.

– Não conheço nenhum teólogo ao longo da história que tenha defendido o ensino de Lucinho – afirma Renato Vargens, ressaltando que “pelas Escrituras chegamos à conclusão que a única resposta possível é que a esposa deste tenha sido sua irmã, sobrinha ou sobrinha-neta”.

Vargens cita também versículos como Gênesis 5:4, que levam a entender que Adão e Eva tiveram outros filhos, e diz que “ao afirmar que Deus criou mulheres para Caim e Abel, Lucinho demonstrou desconhecer as doutrinas fundamentais das Escrituras”.

– Se Deus criou mulheres para Caim e Abel, isto significa dizer que Deus criou mulheres perfeitas, sem pecado, que vieram a casar-se com homens pecadores. Incoerente isso não é verdade? Além disso, se a humanidade estava debaixo da maldição divina sofrendo as consequências do pecado original, como Deus iria criar “do nada” mulheres sem pecado para Caim e Abel? – questiona o pastor.

– Para nós protestantes, as Escrituras são por definição a única Palavra de Deus escrita como também a única expressão verbal das verdades de Deus publicamente acessível, visível, e infalível no mundo. A Bíblia possui suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; e somente ela é o árbitro de todas as controvérsias – finaliza Renato Vargens.

Assista ao vídeo que motivou a polêmica:

Assine o Canal

Por Dan Martins, para o Gospel+


118 COMENTÁRIOS

  1. Sua um ideólogo cristão, olha gente a bíblia e uma forma de com fatos verídico e ideológico criado por DEUS primeiro em espirito depois em vida, ou seja se toda caminha dele fosse ser colocada em papel não teria como termina de ler nunca na verdade temos que crê, gêneses foi uma forma de DEUS explica a criação leia e entenda por isso mesmo ele sempre diz quem tem olha veja quem ouvidos ousa, e um livro escrito de que ele que explica como fomos feito e a maneira que ele diz o inicio, ele quer nos dizer o único do seu reinado o cristianismo, a bíblia tem que ser lida com bastante atenção de maneira que temos que entender não levar ao pé da letra muitas ideólogo nos confunde, porém sejamos atencioso e entender o que ele quer nos mostra!!!

    • Ele disse isso porque e pastor em uma igreja que se diz estudar muito a bíblia.
      são pastores formados e dizem tanta besteira.
      isso e falta de raciocínio.
      1º porque a bíblia quando escrita, não citavam nome de mulheres.
      2º que caim e abel provavelmente se casaram com suas próprias irmãs.
      O que não era considerado pecado por DEUS, pois o próprio abraão era casado com a própria IRMÃ.
      O casamento entre irmãos só veio a ser pecado com a lei de moisés.
      é logico que antes disso sempre valeu a lei da consciência.

      Precisa se pensar antes de falar bobagens como esse pastor falou.
      criando pelas mãos de DEUS, só foram dois, ADÃO E EVA.

      e outra DEUS, criou Adão e eva, e estes não eram estereis, sendo assim a uma grande possibilidade deles terem tido filhos antes de pecarem, pois adão e eva não iriam ficar olhando um para o outro.
      Mesmo porque a ordem para povoar a terra foi antes deles pecarem.
      E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
      E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

      Por isso provavelmente eles tiveram muitos filhos antes de pecarem, pois eram perfeitos, ainda mais que DEUS, disse a eva logo após ela pecar que multiplicaria a dor do seus partos,
      como multiplicaria se ela não tivesse tido nenhum filho ainda.?

      Outro fato que leva a crer que eles tiveram filhos antes do pecado é o texto que diz que os filhos de DEUS, viram que as filhas dos homens eram formosas e as tomaram por mulheres e deles nasceram gigantes.
      Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
      Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
      ORA QUEM SÃO ESSES FILHOS DE DEUS?
      Já ouvi dizer que eram ANJOS, mas como seria anjos se anjos não tem sexo?
      esses filhos de DEUS, provavelmente eram aqueles que ainda não tinham se contaminado com o pecado, e que haviam nascido antes de Adão é eva pecarem.

      NÃO PODEMOS ESQUECER DO QUE O APOSTOLO PAULO : POR UM HOMEM ENTROU O PECADO NO MUNDO.
      O pecado entrou por Adão que era o representante de DEUS aqui na terra, e com isso foi contaminando todos os outros, que ainda não tinham sido contaminados.

      • o mais triste nisso tudo, nessa sua estória. é que deus era onisciente já sabia tudo oque iria acontecer. e ele já sabia que em 2014 os seus seguidores iriam quebrar a cabeça pra achar uma resposta, pra essa História mal contada que é a bíblia.

      • QUERIDO CÉSAR , DISCORDO DE VOCE , GUANDO SE REFERE AOS ANJOS , NÃO TEREM SEXO . JESUS DISSE , QUE ANJOS NÃO SE CASAM , NÃO DISSE , QUE ANJOS NÃO TEEM SEXO . PRESTE ATENÇÃO , NA BIBLIA . …DEPOIS JESUS COLOCOU SEXO EM DEUS , CHAMANDO-O DE PAI , LÓGO JESUS ASSOCIOU DEUS AO SEXO MASCULINO , NÃO FEMININO …..ORA SE DEUS É ESPIRITO , E ESPIRITO NÃO TEEM SEXO , FOI ERRO DE JESUS ASSEXUAR Á DEUS ! ACHO QUE NÃO , E SE ANJOS , SÃO FILHOS DE DEUS , COMO ELE , ENTÃO SÃO HOMENS . VOCE TAMBÉM ESTA DESCONSIDERANDO AÍ , UMA ANOMALIA GENÉTICA , NÃO HUMANA . SE REALMENTE , OS FILHOS DE DEUS , FOSSEM OS FILHOS DE SET , E OS FILHOS DE HOMENS , OS DE CAIM , MESMO COM ÉSSA MISTURA , SERIAM HUMANOS NORMAIS , NÃO GIGANTES A BIBLIA ESTA CLARAMENTE SE REFERINDO , Á UMA MUTAÇÃO GENÉTICA INCOMUM , IMPOSSIVEL DE OCORRER SÓ COM HUMANOS NORMAIS , COMO CAIM E ABEL E É NOTÓRIO , QUE ALÉM DOS FILHOS DE NOÉ , DEUS NÃO DESTRUI TOTALMENTE ESSES GIGANTES , POIS DEPOIS DO DILUVIO , SEUS DESCENDENTES VOLTAM A APARECER, MISTURADOS COM VARIAS NAÇÕES , COMO OG , REI DE BASÃ , GOLIAS , ETC……. OBRIGADO ….

        • O jose pelo amor da inteligencia usa ela.
          Não existem anjas, só existem anjos.
          O fato de JESUS ter se referido a DEUS, no composto masculino é no sentido de CRIAR.

          DEUS É PAI CRIADOR.
          Ele quem criou todas as coisas.
          ESPIRITO NÃO TEM SEXO.
          Anjos não procriam.
          pois essa é uma dadiva de DEUS, aos homens.
          Pois se fosse assim os demônios estariam dando a luz a outros demônios.
          DEUS fez o homem a sua imagem e semelhança, podendo o homem criar um ser igual a ele.

          E EU NÃO ME REFERI AOS FILHOS DE SETE.
          Eu me referi a filhos que adão é eva tiveram antes de cair em pecado.
          Pois DEUS, não fez eva estéril e nem adão era estéril.
          sendo assim com certeza eles tiveram filhos antes do pecado.
          e esses ainda eram chamados filhos de DEUS, pois ainda não tinha se contaminado.
          MAS COMO O PECADO É UMA PRAGA acabou contaminando esses quando se deitaram com as mulheres filhas dos que ja haviam pecado.

          O MESMO ACONTECE NOS DIAS DE HOJE.
          Quando os filhos de DEUS, ( os homens convertidos)
          OLHAM PARA A BELEZA das mulheres filhas desse mundo( que não se converteram)
          e se deitam com elas, AI TEM FILHOS COM ELAS E NASCEM GIGANTES
          (grandes problemas )

          INFELIZMENTE OS FILHOS DE DEUS, continuam se deitando com as filhas de homens, e fazendo nascer na terra gigantes grandes problemas para a humanidade.
          O MESMO FATO ACONTECEU QUANDO ABRAÃO SE DEITOU COM AGAR, E GEROU UM FILHO, Que se tornou um grande homem e uma forte nação que é um grande problema até os dias de HOJE.

          REPITO anjos não tem sexo, não procriam.

          • QUER DIZER ENTÃO que DEUS, fez mulheres para caim e Abel?
            ACREDITAR NISSO SERIA O CUMULO DO ABSURDO.

            Ora então poque DEUS simplesmente não fez um corpo para seu filho com suas próprias mãos? teria acabado o poder dele?
            E logico que não, DEUS criou uma lei, a lei da procriação por isso ele disse a Adão e eva. MULTIPLICAI-VOS E ENCHEI A TERRA.
            Deus deixou claro que o trabalho de se multiplicar estaria agora a cargo de Adão e eva e seus progenitores.

            QUER DIZER ENTÃO QUE DEUS FEZ ADÃO E DEPOIS FEZ EVA.
            e adão viveu vários anos apenas olhando para eva? quer dizer que ele só veio ter relações sexuais com eva depois do pecado?
            ou você vai me dizer que DEUS fez eva em um dia e logo no outro ela caiu.

            cara o que eu disse não é teoria, e simplesmente raciocínio,
            o fato é que adão e eva viveram bastante tempo antes de pecarem, e pode ter certeza que não ficaram um admirando o outro.

            INFELIZMENTE Esse pastor ai envergonha toda a tradição que a igreja batista tem por ser uma igreja que estuda a bíblia.
            A VERDADE É QUE ELE NÃO SOUBE RESPONDER A PERGUNTA DE QUEM PERGUNTOU E RESPONDE UM PUNHADO DE BABOSEIRA.
            E o problema de pessoas como você pensar desse jeito é porque você carrega em si a cultura ensinada na igreja católica de que o pecado inicial, ou seja o tal fruta comida da arvore foi a pratica do sexo.
            por isso muitos tem o sexo como pecado.

            MAS POR OUTRO LADO SE ELE NÃO ERA O PECADO.
            Adão e eva transou muito antes de pecar, e com isso pode ter certeza que gerarão filhos antes de cair no pecado.
            ORA SE DEUS FOI CAPAZ DE FAZER UMA MULHER PARA CAIM E ABEL.
            Para que então fazer a arca de noé?
            porque fazer noé perder 100 anos de sua vida fazendu uma arca para salvar 8 pessoas?
            NÃO SERIA MELHOR MATAR TODO MUNDO.
            E FAZER NOVAMENTE OUTRO HOMEM E OUTRA MULHER DO BARRO?

            A historia desse lucinho, e a mais burra que eu ja li. nos 20 anos que tenho de conhecimento do evangelho.

  2. Sou um ideólogo cristão, olha gente a bíblia e uma forma de com fatos verídico e ideológico criado por DEUS primeiro em espirito depois em vida, ou seja se toda caminha dele fosse ser colocada em papel não teria como termina de ler nunca na verdade temos que crê, gêneses foi uma forma de DEUS explica a criação leia e entenda por isso mesmo ele sempre diz quem tem olha veja quem ouvidos ousa, e um livro escrito de que ele que explica como fomos feito e a maneira que ele diz o inicio, ele quer nos dizer o único do seu reinado o cristianismo, a bíblia tem que ser lida com bastante atenção de maneira que temos que entender não levar ao pé da letra muitas ideólogo nos confunde, porém sejamos atencioso e entender o que ele quer nos mostra!!!

  3. Eu acho que Caim casou com uma irmã, acho que só foi proibido quando se tornou desnecessário e perigoso casar com parentes. No início era nescessário para a humanidade sobreviver. Mas o diabo tá tentando desviar o foco, tirando a nossa visão das coisas, colocando obstáculos.

  4. E apesar de todas essas tolices, ninguém (entre os crentes) sabiamente, põem em dúvida a veracidade da bíblia. – No entanto, a dúvida é a maior das virtudes, é a única via para se chegar à verdade.

    • Sua dúvida diz respeito a Gênesis 4:16, 17: “Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.”
      É certo que as Escrituras não mencionam o nome da mulher de Caim e nem a sua procedência. Porém, devemos nos lembrar que a Terra já tinha começado a ser povoada quando ele se casou. Com certeza, naquela altura dos acontecimentos, havia muito mais do que apenas 5 pessoas, inclusive outras mulheres além de Eva. Notemos os seguintes pontos antes de chegarmos a uma conclusão:
      1. Em Gênesis são mencionados pelos nomes os filhos de Caim e depois os de Sete, que seria o patriarca da segunda geração, nascido quando Adão tinha 130 anos (Gênesis 5:3). E o Livro Santo afirma ainda que Adão, além de Sete, “gerou filhos e filhas” (Gênesis 5:4). Não sendo importantes tais detalhes, não foram mencionados os nomes e nem a quantidade de filhos e filhas que Adão e Eva tiveram, mas, é certo que a bênção de Deus ao casal, registrada em Gênesis 1:28, já estava se cumprindo: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra…” E, num tempo em que a vida humana se media em séculos, a descendência de Adão já deveria ser numerosa. Portando, uma dessas filhas de Adão, irmã de Caim, poderia ter sido sua esposa.
      2. Caim cometeu o brutal homicídio em idade já madura. Diz Gênesis 4:3: “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.”
      Isso mostra o transcorrer de um período considerável de tempo. A tradução de Matos Soares e de Figueiredo diz: “Passados muitos anos…”. E, o “Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia” também admite esta hipótese: “ao fim de muitos dias denota um período indefinido e considerável de tempo transcorrido. Ora, a esta altura dos acontecimentos, já a prole de Adão estaria numerosíssima”.
      3. Alguns acreditam que a mulher de Caim até poderia ter sido uma sobrinha dele, filha de Sete. Baseiam-se no fato de ter decorrido muito temo o exílio de Caim na terra de Node, (Gênesis 4:16) e o seu casamento relatado no verso 17. E o verso 25 afirma que Adão e Eva tiveram outro filho para substituir o justo Abel assassinado. Esse era Sete, e também ele “gerou filhos e filhas”. Gênesis 5:7. A terra de Node, para onde Caim foi, era conhecida com esse nome no tempo de Moisés, (em que ele estava escrevendo o Livro!) que relatou por inspiração divina a história de Caim. É bem provável que no tempo de Caim o lugar não tinha nome. Também é importante considerarmos que o relato da vida de Adão foi feito por Moisés talvez milênios depois dos acontecimentos. Este é o motivo de se dizer que Caim fundou uma cidade (Gênesis 4:17), quando talvez se tenha fundado com o alastramento de sua própria prole.
      4. Há ainda comentaristas que admitem que no espaço de 300 anos, o número de filhas e filhos de Adão era superior a 50 e mais de 20 os filhos de Sete.
      5. A dificuldade geral parece estar no capítulo 4 verso 17, onde diz que Caim conheceu sua mulher. Mas o texto não diz que ele a conheceu de vista pela primeira vez. Afirma que ele a conheceu e ela concebeu um filho. O seu conhecimento quanto à sua mulher não foi no sentido de a ver pela primeira vez, mas sim de gerar um filho. É comum na Bíblia usar o termo “conhecer” para se referir à relação sexual (ver Mateus 1:25).
      Podemos concluir que tanto Caim quanto Sete e todos os demais filhos de Adão e Eva casavam-se ou com uma irmã sua ou com uma sobrinha (naquele tempo os homens não se casavam tão prematuramente como nos nossos dias). E, ao tempo em que Caim pensara em casar-se, havia muitas irmãs e muitas sobrinhas, o que não lhe trouxe dificuldades para encontrar uma esposa.

  5. ESSE PASTOR , QUER APENAS LEVANTAR POLEMICAS . ADÃO VIVEU GUASE 1000 ANOS , E TEVE , INÚMEROS FILHOS E FILHAS . CAIM SE CASOU APENAS COM SUA IRMÃ , O QUE NA ÉPOCA NÃO ÉRA PECADO . POR QUE ESSE PASTOR BURRO , NÃO VAI ESTUDAR GENÉTICA . ELE IRÁ VER , QUE OS CIENTISTAS DESCOBRIRAM , ATRAVÉS DO DNA , DE MILHOES DE PESSOAS DE TODO MUNDO , ESQUIMÓ , VARIAS RAÇAS DE HOMENS DE TRIBOS INDIGENAS , NEGRAS , EUROPÉAS , ASIATICAS, AUSTRALIANAS , E OS CIENTISTAS DESCOBRIRÃO , O CODIGO GENETICO HUMANO , E DESCOBRIRÃO , O QUE TODO MUNDO JÁ SABIA……….QUE A RAÇA HUMANA DESCENDE DE UM SÓ HOMEM , E UMA SÓ MULHER . …….PASTOR ANTA

    • Esse povo critico, deveria estudar a Bíblia, crer no impossível porque Deus e o Deus do Impossível, infelizmente tem pastores que são tão vaidosos que ao invés de preocupar em pregar e viver o Evangelho de Jesus, partem para disputa, ofensas ao pastor Lucinha e não são capaz de levantar um vigília de oração em sua Igreja e conclamar aos demais pastores para estar orando e juntando ao Pastor Lucinho a fim de fortalecer a pregação da palavra de Deus, nossa batalha e a mesma, vamos juntar e lutar contra satanás e fortalecermos suas estratégias que fazer discórdias, vai orar, vai pregar, vai luta contra as leis imorais que sendo aprovadas neste pais. Que Deus abençoar a todos.

      • Ativismo e Pragmatismo, não caio mais nessa.

        A obra é de Deus e que faz é Ele.

        A Lagoinha fez um milhão de vigilias, atos proféticos, orações, blá, blá, blá…em favor do Brasil e como resultado ele vai de mal a pior a cada dia. Logo, tudo isso é balela, pode espernear, imitar Leão, Transferir unção, o que quiser.

        Enquanto não viverem o evangelho puro e simples como está nas Sagradas Escrituras só vão conseguir inchar a massa com esse fermento de heresias que não tem substância alguma.

        Esse é o evangelho de hoje, sem crescimento genuíno, só em números.

  6. Concordo com o pastor.

    A ciência e os fatos demonstram das graves implicações á prole quando há enlace matrimonial entre parentes, não sendo do desconhecimento geral das repercussões entre primos, imagine-se, pois, irmãos.

    Como Deus é um ser responsável, ao certo ou não permitiu junção carnal entre irmãos ou então garantia às primeiras gerações certa, digamos, imunidade genética. Ou seja, estou levantando outra tese também.

    Mas voltemos ao âmago da discussão levantada pelo pastor.

    Ora, se Deus repeliu o homem do lar de glória, que era o Jardim do Éden, esta penalidade imposta a nós outros implica o abandono por completo? Claro que não, daí ser possível sim que Deus, uma vez que não pensava em prole para humanidade, ou precisamente para aquelas duas figurinhas, eis que se viu compungido a refazer seus planos iniciais, resultando disso intervenções, aliás, acho que daí foi que Deus passou a criar outros Adão e outras eva, cuja dificuldade de explicar geneticamente é difícil quando se vê que as raças tão diferentes e distintas entre si, inclusive línguas, como a negra, a amarela, a morena, a loira, ou seja, Deus saiu plantando gens na terra toda do jeito que a Ele aprouvesse, afinal decepcionado com os dois primeiros.

    Bem pensado, pastor, e repasso mais subsídios ainda, pois este assunto é muito truncado entre as religiões, pois sabem que devem respostas, mas não exercem o poder da imaginação para chegar a um raciocínio adubado com o mínimo de certa racionalidade, até porque a bíblia não tem interesse de explicar coisas secundárias ou coisas que, em não secundárias, não trazem legado no campo da fé, em verdade os absurdos é que devam ser extraídos, dentre eles, o de irmãos se tomarem um para outro visando formar descendência.

    • o levi pensa um pouquinho só.
      se fosse assim DEUS teria que enviar um JESUS negro, outro loiro, outro, japones, outro irlandes etc etc.
      MAS NÃO É ASSIM POIS PAULO DISSE:
      Por um homem veio o pecado no mundo, e por um homem veio a salvação.

      • César,

        É que vocês não conseguem ter a mesma liberdade de pensamento de Deus, pois veja, nos fez do barro e depois usou o material genético do primeiro homem para gerar a primeira mulher. Ora, César, desse material genético, quem garante que Deus não usou para fazer os outros homens? Ou seja, a genética do pecado foi transferido para todos, mesmo que isso não fosse coisa boa, mas que não fugiria do princípio que você falou, qual seja, por um homem o pecado entrou. A bem da verdade não foi ele, sim Eva, mas como eva veio dele, aí a bíblia dizer que por um homem o pecado entrou.

        • O levi, o pecado não veio por eva comer do fruto e sim por Adão comer.
          se somente eva estivesse comido do fruto somente ela morreria.
          Mas o problema maior foi Adão ter comido, pois como ele deu ouvidos a vos de sua mulher e deixou de ouvir a de DEUS, acabou contaminando todos os que nascessem dos dois.
          Sinceramente Levi não FAZ sentido nenhum DEUS, fazer mulheres para caim e Abel.
          O ÚNICO motivo que me levaria a crer nisso, e se o incesto fosse considerado pecado nessa época.
          MAS sabemos que isso não é verdade, pois o próprio abraão casou se com a própria irmã.
          O incesto só se tornou pecado na lei de moisés.

          pois se DEUS estivesse fazendo homens e mulheres como fez adão e eva.
          não teria necessidade de JESUS morrer na cruz.

          EXISTE UMA LEI QUE DEUS CRIOU É ESSA LEI É A DA PROCRIAÇÃO.
          Ou seja todo homem que se deitar com uma mulher seja ela sua filha sobrinha, irmão ou outra mulher qualquer se elas forem saldáveis terão filhos com ele.

          • Meu caro, não discuto pecado de a ou de b, sim que ocorreu o pecado, não me cabendo aqui ficar discutindo a repercussão, pois irrelevante, afinal se apenas um tivesse pecado, mesmo assim o pecado seria transmitido.

            Bom, se você acha sem sentido Deus fazer mulheres e homens para os filhos de Adão, respeito, mas mesmo assim também digo, não faz sentido irmãos terem vida sexual em comum, não apenas pelo o ato em si, mas em face do que se vê ainda hoje, descendência enferma.

            Repito, a questão não se firma no âmbito da moral, sim da genética, tanto que sugiro a entrar num site em que fale das repercussões de parentes derivados de casamento com familiares, inclusive esse mesmo problema ocorre com os animais também, aleijados, com grave doenças, vidas curtas, alguns histéricos, loucura…

            Abraão não casou com a irmã, você deve estar confundindo com a passagem que o casal pra não morrer, preferiu dizer que eram irmãos.

            Se Deus fez mulheres e homens para os filhos de Adão, o pecado seria transmitido pelo filho de adoa enfermo, não o de criado por Deus.

            Leia sobre o assunto, meu caro.

          • Não disse que forçou, apenas fiz menção à ordem cronológica dos fatos, primeiro, Eva, depois Adão, e cada um com sua responsabilidade.

          • Levi Varella, a carga genética contaminada veio depois dos filhos de Adão e Eva. Adão e Eva tinham a genética perfeita criada por Deus, logo seus filhos receberam essa carga genética e não teriam problemas ao gerar filhos entre eles. Com o passar dos anos a genética foi se degradando junto com o pecado do homem e por isso a Lei de Moisés Deus proíbe o casamento entre irmãos.

    • Palavras do Levi; – “não exercem o poder da imaginação para chegar a um raciocínio adubado com o mínimo de certa racionalidade”. – LEVI, agora descobri o problema dos seus delírios, você usou adubo em exagero, por isso teu raciocínio (mente) é assim tão fora da realidade, você vive em outro mundo, o mundo da IMAGINAÇÃO.
      Só podia partir de uma mente adubada como a sua tais ideias, concordando com o pastorzinho que costuma cheirar a Bíblia, e, que já deve estar cheirando outras coisas, pois esta delirando como você, que devia, em vez de ficar tentando achar dente em boca de galinha, ou honestidade no MAMONCEDO, seguir a orientação bíblica que diz;
      “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”. (Dt. 29:29).
      Um assunto secundário, e não tão claro na Escritura, não deveria ocupar o tempo e a mente dos cristãos, e muito menos uma mente perturbada, ops… adubada como a sua Levi.
      Vou deixar mais uma orientação bíblica, veja;
      “Nem se deem a fábulas ou a GENEALOGIAS intermináveis, que mais PRODUZEM QUESTÕES do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora”. (I Tm. 1:4).
      É simples LEVI, nada de imaginação adubada, vou deixar mais uma passagem bíblica para meditação;
      “E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”. (Ap. 22:19).
      LEVI!!!!! Menos adubo nessa mente.

      • Vou seguir sua orientação.

        Se bem que vai ser difícil, poi sou filho de Deus, que criou diversidades, criou tecnologias, são tantos tipos de animais, de corpos celestes, aí eu vou ser um sujeito que não posso sequer pensar de forma diversa? Vai ser difícil.

        Quanto a subtrair, eu não subtrai nenhuma palavra, apenas quero explicar, pois gosto das coisas bemmmmm explicadiiiiiiihas, até para poder explicar às pessoas que não conseguem enxergar Deus fora do compreensível, apenas nos limites exatos de sua compreensão. Ou seja, o amor advir da morte de Cristo, isto não é racional, portanto Deus não existe. Entendeu?

        • Não Levi! Não é nos limites exatos da minha ou da sua compreensão, mas sim, nos limites que não desvirtuem o que esta escrito na Bíblia.
          Não divague, atenha-se ao que foi revelado, (Dt.29:29), que aí vc diminui os riscos de entrar no campo do extraordinário, das fantasias, dos delírios…
          Lembre-se ainda que somos limitados e por isso muitas coisas nos parecem estanhas, tipo;
          – o sexo homo dos animais.
          – a genitália dos morcegos.
          – e pasme, até a dificuldade que alguns cristãos tem para entender a morte expiatória de Cristo.
          Lembre-se também do que diz a Palavra em, Isaías 55:8-9 – “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
          Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.
          Então LEVI, finalizando, reforço o conselho, “MENOS ADUBO NESSA SUA CABEÇA”.
          Não esqueça, adubo demais, pode até nos levar a orar pelos mortos. rs…

          • Cristo recomenda, de certo modo para fins de avançar na evangelização que o homem não casasse, aí vem figurinhas sem noção e dizem que essa era a vontade dele, o celebatário. Mas, logo depois, vem Paulo e diz que quem exerce cargo eclesiástico se desse em casamento, tendo filhos, então eu pergunto, qual o limite, para compreender em exato o que quer a bíblia devo fazer algum exercício de raciocínio? A genealogia de Cristo escrita em Lucas difere da de Mateus. Qual o exato limite dessa interpretação também, meu caro.

            Ora, você quer que eu faça vistas grossas às coisas que ferem a cultura atual apenas por julgar que para explicar, tenho que buscar nas mais diversas fontes as possíveis respostas?

            A sociedade é um processo em mutação, cada qual tem seu ritmo, então vá com calma, pois o que faço é tentar dar respostas ao que não estar respondido, mistério ou não, mesmo porque a bíblia não impede que busquemos resposta, mas que se dê de acordo com os princípios que norteiam um bom senso.

          • Em relação ao celibato você já respondeu de maneira correta.

            Quanto à genealogia é simples:

            Resposta: Podemos encontrar a genealogia de Jesus em dois lugares nas Escrituras: Mateus capítulo 1 e Lucas capítulo 3, versículos 23-38. Mateus segue a genealogia de Jesus a Abraão. Lucas segue a genealogia de Jesus a Adão. No entanto, há motivo para acreditar que Mateus e Lucas estejam seguindo genealogias completamente diferentes. Por exemplo, Mateus diz que o pai de José era Jacó (Mateus 1:16), enquanto Lucas diz que o pai de José era Heli (Lucas 3:23). Mateus segue a linha de genealogia através de Salomão, filho de Davi (Mateus 1:6), enquanto que Lucas segue a linha através de Natã, filho de Davi (Lucas 3:31). Na verdade, entre Davi e Jesus, os únicos nomes que as genealogias têm em comum são Salatiel e Zorobabel (Mateus 1:12; Lucas 3:27). Como se explica essas diferenças?

            Alguns acreditam que essas diferenças sejam evidência de que a Bíblia contém erros. No entanto, os judeus eram muito cuidadosos com seus registros, principalmente com as genealogias. É inaceitável que Mateus e Lucas pudessem construir duas genealogias completamente contraditórias da mesma linhagem. Novamente, de Davi a Jesus, as genealogias são completamente diferentes. Até mesmo a referência a Salatiel e Zorobabel provavelmente esteja falando de pessoas diferentes com o mesmo nome. Mateus diz que o pai de Salatiel era Jeconias, enquanto que Lucas diz que o pai de Salatiel era Neri. Era normal que um homem chamado Salatiel chamasse seu filho de Zorobabel por causa das pessoas famosas que tinham aqueles mesmos nomes (veja os livros de Esdras e Neemias).

            Uma outra explicação é que Mateus esteja seguindo a linhagem primária enquanto Lucas esteja levando em consideração as ocorrências da “lei do levirato”. Se um homem morresse sem nenhum filho, era tradição que o irmão desse homem casasse com sua esposa e tivesse um filho que desse continuação ao nome de seu irmão. Isso é possível, mas improvável, já que todas as gerações de Davi a Jesus teriam que ter tido um “casamento levirato” para explicar as diferenças no registro em todas as gerações. Isso é bastante improvável.

            Levando em consideração todos esses conceitos, a maioria dos estudiosos bíblicos acredita que Lucas esteja registrando a genealogia de Maria, e Mateus a de José. Mateus está seguindo a linhagem de José (pai legal de Jesus), através de Salomão, filho de Davi; enquanto que Lucas está seguindo a linhagem de Maria (parente sanguíneo de Jesus), através de Natã, filho de Davi. Não existia uma palavra grega para “genro”, e José teria sido considerado um filho de Heli por ter se casado com Maria, filha de Heli. Por ambas as linhagens, Jesus é um descendente de Davi e, portanto, qualificado para ser o Messias. Registrar a genealogia através do lado materno era incomum, assim como o nascimento virgem. A explicação de Lucas é que Jesus era filho de José, “como se cuidava” (Lucas 3:23).

          • LEVI, creio que vc entendeu o que o Marcos explicou, me poupando tempo, mas ainda assim, se não estiver satisfeito, e quiser continuar divagando, preocupando-se com o celibato e com genealogias, deixo a vc o conselho bíblico;
            Tito 3:9 – “Mas não entres em questões loucas, GENEALOGIAS e contendas, e nos debates acerca da lei; porque SÃO COISAS INÚTEIS E VÃS”.
            Levi! Ah LEVI! Chega de adubo, vai tomar aqueles remedinhos tarja preta, que provavelmente seus delírios diminuirão.

          • Oliveira e Wanderlei,

            Mateus,1,

            16 E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.

            Lucas, 3.

            23 E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,
            24 E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José,

            Era justamente isso que eu estava dizendo acima, pois nem tudo encontra-se explicado na bíblia, daí as conjecturas, coisa que eu sempre fiz, faço e farei, não que eu queira, mas pelo fato da bíblia deixar em aberto, permitir que se faça ilações, afinal somos deuses também, e por sinal filhos de Deus, bem assim possuidores de inteligência e sabedoria, visto que nunca me desesperei por coisas não explicadas na bíblia, sim os não crentes, sim os poucos estudiosos, uns até perdem a fé, outros deixam de crê, já eu prefiro matutar e apresentar ideias que não refuguem os princípios evangélicos.

            Se verificar, vai vê que ambos os versículos falam de ascendência/descendência via José, não Maria.

            Quanto as explicações, somente pelo fato de que acabei de dizer, qualquer um pode apontar erro grave na genealogia de Cristo, mas eu prefiro crê que se trata de equívoco proposital de quem capitulou os livros de novo testamento, a católica, fazendo e cumprindo,pois, os interesses escusos de Roma, que nunca deglutiu o cristianismo, tendo se aliado para derrubá-lo, e nesse tentativa fez uso e abusou dos cristãos que, inocentemente, se debandaram para as barras da saia do poder, inclusive de aceitar cometer erro material grave na ascendência Dele, daí logo o deslegitimar, afinal como crer em tudo Dele, se até seus familiares estão distorcidos?

            A católica segue a linha dizendo que Cristo não teve irmãos, que José não a conheceu como mulher, que Maria foi assunto aos céus, portanto não sendo encontrado seu corpo em lugar algum.

            Estudem, todos, aí meditem. Depois, venham firmar conversa, pois por enquanto, papagaios.

          • LEVI! Vejo que vc é realmente um caso sem solução, seus delírios continuam, se bem que agora vc extrapolou todos os limites da sanidade mental cristã, olha só o que vc disse; – “afinal somos deuses também” – sinceramente não sei de onde vc tira uma ideia tão herética como essa. LEVI! Nós não somos deuses, não agregue mais essa heresia em seu rol de insanidades, atenha-se ao que o Senhor revelou, (Dt. 29:29), não crie fantasias elucubratórias, e as que criar fique só pra vc, não exponha a terceiros, pois pode ser que um menos avisado acredite nas loucuras que vc pensa. Você disse que nunca se desesperou por coisas não explicadas na Bíblia, e acredito nisso, mas vc causa desespero àqueles que realmente entendem de Bíblia, sua hermenêutica é digna de pena, vc diz que apresenta ideias que não ferem princípios evangélicos, rs… realmente, suas ideias não ferem, elas matam os princípios bíblicos e não só eles, mas também os princípios da hermenêutica, da exegese, e até da simples semântica, LEVI, vc é completamente maluco.
            LEVI, se até Jó, de quem Deus disse; – “…Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal”. (Jó 1:8), faltou conhecimento, veja; “E também dele foi dito; “Jó falou sem conhecimento; e às suas palavras falta prudência”. (Jó 34:35 ). Então vc não acha, que esta incorrendo em falta de conhecimento e prudência, ao dizer que somos deuses? Somos dotados de inteligência e sabedoria (nem todos) rsrs… mas chegar ao ponto de se achar deus já é demais, loucura plena.
            Jó também andou divagando sobre sua conduta, dando a entender que não merecia passar pelo que passou, e na concepção humana podemos concordar com ele, não vou entrar no mérito desse caso, mas ainda, após o reclame dele, Deus disse; – “Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-me saber, se tens inteligência. (Jó 38:4).
            LEVI!!!! A continuar assim, achando que é um deus, daqui a pouco o Deus verdadeiro, poderá te fazer a pergunta que fez a Jó.
            LEVI, ó Levi, onde estavas tu, quando eu fundava a terra? rsrs… LEVI, acorde vc teve foi um sonho, rsrsrs…nós não somos deuses, somos apenas miseráveis pecadores.

          • Esta afirmação de que somos “deuses” encontra-se no Salmo 82, o salmo que Jesus cita em João 10:34. A palavra hebraica traduzida “deuses” em Salmos 82:6 é elohim. Ela geralmente se refere ao único Deus, mas também tem outros usos. Salmo 82:1 diz: ” Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.” Os próximos três versículos deixam bem claro que a palavra “deuses” refere-se a magistrados, juízes e outras pessoas que ocupam posições de autoridade e domínio. Chamar um ser humano em posição de autoridade de “deus” indica três coisas: 1) ele tem autoridade sobre os outros seres humanos; 2) o poder que ele exerce como uma autoridade civil deve ser temido; 3) Ele obtém o seu poder e autoridade de Deus, o qual é retratado como julgando toda a terra no versículo 8.

          • O Levi é Mormon mas tem vergonha de dizer (por que será?)

            Vejam no que eles crêem e confiram se o Levi é mornos ou não.

          • Wanderley Santana,

            Você ainda não entendeu? O Levi é Mormon e por razões óbvias deve ter vergonha de dizer.

            Veja no que eles crêem e compare com os comentários do Levi:

            1 Os mórmons não ensinam que a Bíblia é a Palavra de Deus totalmente infalível

            “Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus o quanto seja correta a sua tradução; cremos também ser o LIVRO DE MÓRMON a palavra de Deus.” (Declaração de fé, artigo 8. 1954).

            2 Os mórmons ensinam que o Pai e o Filho possuem corpos

            “O próprio Deus já foi como somos agora – ele é um homem exaltado, entronizado em céus distantes! (…) o próprio Deus, o Pai de todos nós, habitou sobre uma terra” (O Sermão de King Follet, ps. 336, 376).

            “Pregarei sobre a Pluralidade dos Deuses… Eu sempre declarei que Deus é um personagem distinto, que Jesus Cristo é um personagem separado e distinto de Deus, o Pai, e que o Espírito Santo é outro personagem distinto, e é Espírito… Muitos homens dizendo que há um Deus : o Pai, o Filho e o Espírito Santo são apenas um Deus. Que Deus estranho – digo eu – três em um, e um em três!” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith (Sermão do Profeta sobre a Trindade Cristã e a Pluralidade dos Deuses, pregado no dia 16 de junho de 1844), publicado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, São Paulo, 1975, ps.361, 362 e 364).

            Smith continua e explica que, quando a Bíblia fala de um Deus, é um Deus “no que concerne a nós”. Entretanto, isso não quer dizer que não haja uma pluralidade de deuses por todo o Universo. Além disso, o mormonismo ensina que cada deus é gerado por outro, em sucessão. O Deus Pai é um deus superior, por causa de sua linha de progressão particular neste processo. Segundo alguns apologistas talvez o ensino mais divergente do cristianismo seja a crença dos mórmons de que Deus e a pluralidade de deuses eram homens antes de se tornarem deuses.

            3 Os mórmons ensinam que Cristo e o Diabo são irmãos
            “… que Lúcifer, o filho da alva, é nosso irmão mais velho e o irmão de Jesus Cristo” (Doutrina Mórmons por Bruce Mconkie, ps. 163 – 164).

            4 Os mórmons ensinam que Jesus Cristo era casado e polígamo

            “Cremos que o casamento em Cana da Galiléia foi o de Jesus Cristo”(Jornal de Discurso, vol.2, p.80). O Mormonismo ensina que Jesus foi o filho natural de Adão e Maria. “Quando a Virgem Maria concebeu o Menino Jesus… Ele não foi gerado pelo Espírito Santo. E quem é o seu pai? Ele é o primeiro na família humana” (Brigham Young, Jornal de Discurso, ps. 50 – 51).

            5 Os mórmons ensinam o “casamento celestial”

            “Para que um homem e uma mulher recebam a plenitude das bênçãos no REINO CELESTIAL, devem se casar num templo mórmon. A falha em fazer isso resulta na dissolução do casamento com a morte, uma vida de solteiro na eternidade e numa condição inferior de anjo e não de um deus” (Doutrina e Convênios, ps. 132:15, 16).

            6 Os mórmons ensinam que a igreja estava em um estado de grande corrupção, antes de 1830
            Joseph Smith acreditava ter sido separado por Morôni, para restaurar a pureza e a verdade, através de uma extensa série de novas revelações, incorporadas na literatura sagrada do Mormonismo. Conseqüentemente, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a verdadeira representante de Deus na terra.
            O Cristianismo não faz uma afirmação tão audaciosa. A verdadeira Igreja de Deus não está incorporada a uma organização ou denominação especifica. A autêntica Igreja (católica) consiste da “comunhão dos santos” (Credos Apostólico e Niceno), dos que “nasceram de novo”, através do Batismo e que possuem fé em Jesus Cristo. Estes estão espalhados por todas as diferentes denominações cristãs do mundo. “A Igreja de Deus é constituída por todas as pessoas espiritualmente regeneradas, cujos nomes estão escritos no Céu”. (Manual da Igreja do Nazareno. 2001 –2005. p.35).

            Acho que isso esclarece bem quem é Levi Varela.

          • Filho de Deus é Deus, mas prefiro ser deus.

            Leia abaixo, inclusive Cristo concordou também:

            Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Salmos 82:6
            Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; ou fazei bem, ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o vejamos. Isaías 41:23

            Dá pena de você, pois parece quer ser diabo, és acaso filho dele?

          • Faço minhas as palavras de Cristo(meu irmão na fé, de sangue, de adoção, de reconhecimento), vai querer me prender também?

            João 10
            34 Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?
            35 Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),
            36 Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
            37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
            38 Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.

            Eu não acredito que você vai dizer as mesmas palavras do sumosacerdote judeu, blasfêmia, blasfêmia.

            Meu caro, meu irmão Cristo, para não criar mais confusão se calou ante seus acusadores, mas eu não me calo. Então vamos até a última, lembrando a você que se não pretende ser um deus, o problema é teu, só não venha deslegitimar o que Deus quer, ora, se eu tenho poderes para transportar montanhas, então como é que eu não sou deus?

          • Outra coisa, é cansativa essa humildade extremada de pessoas iguais a você, “sou apenas servo.”

            Servo e filho do altíssimo, tornando-me inimigo quando inverto a palavra bíblica ou quando desobedeço ou então quando quero ser santo demais. Hipocrisia doentia, pois esses pensamentos negativos contagia, aí as pessoas se veem mais do lado do diabo, portanto seus filhos, portanto diabos também.

            Leia e venha contestar, mas com conhecimento, e provido de sabedoria.

          • LEVI! Você é completamente pirado, deve ser fã de coisas tipo “eram deuses os astronautas” e outras maluquices, não precisaria muito esforço para derrubar essa tua tese de que vc é um deus, rsrsrrs… Pois se isso fosse possível, concluso seria, que um deus seria alguém possuidor de sabedoria e inteligência espetacular, entre outros atributos, afinal seria um deus, com base nessa capacidade inerente a divindade, vc estaria sem esse título que o diviniza, por mera conclusão excludente, ou seja, vc não preencheria o item sabedoria e inteligência,… VOCÊ É MUITO BURRO, não consegue entender um texto bíblico, e, em sua deficiência intelectual, (comprovada em seus textos cheios de erros de grafia, de concordância, etc), solta aqui no site, barbaridades dignas de pena, tipo; – “o homem é um deus, orar por mortos, o assistir inerte de Deus ao sexo homo dos animais, e outras” – LEVI, eu disse acima que vc é burro, mas errei, o certo seria dizer, você é BURRO e LOUCO.
            LEVI!!! Pare de postar aqui, no seu caso só é preciso orar, pois, seu grau de analfabetismo funcional esta acima da média, por isso a leitura da Bíblia, não é aconselhável, sob risco de causar estragos profundos na verdadeira pregação do evangelho, assim como fazem outros, que divagam sobre as mulheres de Abel e Caim, que constroem templos de Salomão, que fazem atos proféticos de transferência de gerações, etc.
            Na espera de um milagre na tua vida Levi, segue mais um texto (de terceiros) para ver se vc aprende e deixa seus delírios de lado.

            Sobre sua dúvida em João 10:34-36:
            “Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida ( e a Escritura não pode ser anulada ), àquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?”

            Aqui o Senhor Jesus citou o Salmo 82:6 para aqueles judeus. Ele chamou isso parte da Lei. Em outras palavras, foi tirado do AT que eles reconheciam como sendo a Palavra de Deus inspirada. O versículo completo diz assim: “Eu disse: vós sois deuses, e vós outros sois todos filhos do Altíssimo”. O Salmo era dirigido aos juízes de Israel. Eles eram chamados “deuses” não por serem divinos, mas por representarem a Deus quando julgavam o povo. A palavra hebraica para “deuses” (elohim) significa literalmente “poderosos” e pode ser aplicada para personalidades importantes como os juízes. (Fica claro pelo restante do Salmo que eles não passavam de homens e não deidades, pois julgavam injustamente, faziam acepção de pessoas e pervertiam a justiça).

            O Senhor usou este versículo dos Salmos para mostrar que Deus usava a palavra “deuses” para descrever homens aos quais foi dada a Palavra de Deus. Em outras palavras, esses homens eram porta-vozes de Deus. Deus falava à nação de Israel através deles. Eles eram uma manifestação de Deus em seu lugar de autoridade e juízo, e eram os poderes ordenados por Deus.”E a Escritura não pode ser anulada”, disse o Senhor, expressando sua crença na inspiração nas escrituras do Antigo Testamento. Ele fala delas como escrituras infalíveis que devem se cumprir, e que não podem ser negadas. Na verdade, as próprias palavras das Escrituras são inspiradas, não apenas seus pensamentos ou ideias. Todo o argumento do Senhor está baseado numa única palavra, “deuses”.

            O argumento do Senhor vai do menor para o maior. Se juízes injustos eram chamados “deuses” no Antigo Testamento, quanto mais direito tinha Ele (Jesus) de dizer que era o Filho de Deus. A Palavra de Deus veio a eles; Ele era e é a Palavra de Deus. Eles eram chamados “deuses”; Ele era e é Deus. Jamais poderia ser dito deles que o Pai os houvesse santificado e enviado ao mundo. Eles nasceram no mundo como quaisquer outros filhos do caído Adão. Mas Jesus foi santificado (separado) pro Deus Pai desde a eternidade para ser o Salvador do mundo, e foi enviado ao mundo do céu onde sempre habitou com Seu Pai. Assim Jesus tinha todo o direito de reivindicar igualdade com Deus. Ele não estava blasfemando quando clamava ser o Filho de Deus, igual com o Pai. Os próprios judeus usavam o termo “deuses” para homens corruptos que eram meros porta-vozes ou juízes designados por Deus. Quanto mais podia Ele (Jesus) reivindicar o título, já que ele realmente era e é Deus.

          • Wanderlei, Wanderlei,

            Dando curvas para não ir a lugar algum, meu caro?

            Então, tá bom, apesar de Deus se dizer nosso pai, dizer que somos a pérola da sua criação, de ter mandado o próprio filho para nos resgatar, mas mesmo assim você se achar um zé ninguém, então vamos ser zé ninguéns.

            Vou voltar para escol. Lá aprendi que filho de peixe é peixinho, inclusive todo mundo repete isso. É que na minha ingnorância no escrever e no falar, deduzi errado, como seja, filho de Deus é deusinho.

            Eu não disse que fosse tão forte quanto o meu pai, disse que seria um deus, mas se você quiser, posso ser um deusinho, fraquinho, errante, desobediente, mas que sou, há isso sou.

            Será que você vai se reunir com Deus para mudar a essência das coisas, meu caro?

            Burro sou eu, embora Cristo tenha dado uma chamada de atenção brava na turma judaica por ter Deus como algo distante, mas você continua sem entender, sem saber discernir as coisas

          • Cuidado Levi, não acredite em tudo que aprendeu na escola, se bem que vc não aprendeu muito, rsrsrrs…lá eles ensinam também que o homem é produto da evolução, que veio do macaco, e blá, blá… Se bem que, se fosse vc o homem analisado para tal conclusão ateia, até daria para desconfiar que eles tinham razão, pois vc parece um tanto primitivo (irracional) em suas interpretações bíblicas.
            Não Levi! Você não é um deus, homem nenhum é, nem aqui nesse site vc encontraria alguém que o apoiasse nesse entendimento distorcido que vc tem da Bíblia.
            Nem o deus do Lulalelé, do cesarr171, e de todos os iurdianos, o MAMONCEDO, por mais enganador que seja, se atreveria a concordar com essa tua postura divina, que dirá, um Pregador honesto, aliás, consulte um, e certamente ouvirá que vc esta errado quanto a esse entendimento, rsrsrs… e se mesmo assim vc continuar teimando em não abrir mão do título apócrifo, só me resta dizer, até logo deus LEVI, ou deusinho, kkkkkkkkkkk

          • Wanderlei

            Se você e os daqui não concordam comigo, quer dizer, com a bíblia, é que estão na fase inicial da fé, onde repete tudo que ouve e lê a letra da leis, sem se quer fazer comparação com outras passagens.

            Mas vou fazer igual a Paulo, que disse que se faria de tolo para ganhar os tolos, então eu sou diabo, quer dizer diabinho, já que não sou deusinho, não é professor marca mobral?

          • kkkkkkkkkkkkkkk…..Isso LEVI, esse título é mais apropriado, “DIABINHO” combina com você, pois ele, o “DIABÃO”, semelhantemente a vc, também tinha mania de achar que era Deus, ao ponto de dizer para Jesus; “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”.( Mateus 4:9).
            O diabo, como enganador que é, desde o princípio vem usando de sua malignidade para induzir homens (não deuses) ao erro, veja; Gênesis 3:5 – “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e SEREIS como Deus, sabendo o bem e o mal”.
            E o mal você já aprendeu LEVI, ao ponto de se achar um deus, mas a Bíblia te diz o contrário; Isaías 46:9 – “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e NÃO HÁ outro Deus, NÃO HÁ outro SEMELHANTE a mim”.
            Veja também o que disse o Salmista; “Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco MENOR o fizeste do QUE OS ANJOS, e de glória e de honra o coroaste”. (Salmos 8:4-5).
            Se, SOMOS MENORES que anjos, como é que vc já quer ser um deus LEVI? rsrsrsrs…
            LEVI, como vc responderia a estas perguntas do Salmista; “Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas?” (Salmos 113:5).
            Salmos 71:19 – Também a tua justiça, ó Deus, está muito alta, pois fizeste grandes coisas. Ó Deus, quem é semelhante a ti?
            Como você diz em sua filosofia de boteco, “que filho de peixe é peixinho”, então você certamente responderia.
            EU! EU! EU LEVI SOU, eu sou deus. rsrsrsrsr…

          • Wanderlei, nem a pau você aprende.

            “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”.( Mateus 4:9).

            Eu estou dando ou enganando alguém a ponto de pedir que se prostre perante mim?

            Tá delirando, quando foi que falei em ser adorado?

            Gênesis 3:5 – “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e SEREIS como Deus, sabendo o bem e o mal”.

            Quando foi que falei que conheço o bem e o mal? Quer botar palavras na minha boca, meu caro?

            Isaías 46:9 – “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e NÃO HÁ outro Deus, NÃO HÁ outro SEMELHANTE a mim”.

            Onde você viu a minha pessoa querendo negar Deus e as coisas feitas por Ele no passado, você bebe, meu caro?

            “Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco MENOR o fizeste do QUE OS ANJOS, e de glória e de honra o coroaste”. (Salmos 8:4-5).

            Os anjos também são deuses, não esquecendo você que Lúcifer servia de parâmetro usado por Deus para comparar e medir qualidades, e como Deus fez tudo por mim e por você, então somos filhos de Deus, sendo indiferente saber que somos menores que os anjos, ora, meu caro, saiba interpretar os textos.

            LEVI, como vc responderia a estas perguntas do Salmista; “Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas?” (Salmos 113:5).
            Salmos 71:19 – Também a tua justiça, ó Deus, está muito alta, pois fizeste grandes coisas. Ó Deus, quem é semelhante a ti?

            Volto a responder. Deus como Ele? só Ele mesmo é o maior, Já a gente, somos deuzinhos, quer dizer diabinhos, né?

          • É Levi, vc não regula bem mesmo, é pura perda de tempo tentar abrir teus olhos, eu digo uma coisa vc entende outra, no seu caso, a melhor coisa a fazer é seguir o conselho bíblico; “Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras”. (Pv. 3:9).
            “O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração”.(Pv. 18:2).
            Então LEVI, se agrada ao seu coração, continuar nessa ilusão de ser um deus, só me resta dizer a vc, siga em seus devaneios, achando que anjo e homens são deuses.
            Estranho é que um dos atributos da divindade é a impossibilidade de pecar, Deus não peca, a lógica seria seus deuses não pecarem também, deuses que são, rsrsrs… então vc Levi, como um deus, poderia alterar aquele texto que diz; “Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”. (I Jo. 1:10).
            Já que um deus não pode pecar, ou vc não é um deus, ou realmente vc é um deusinho muito mequetrefe. rsrsrsr… E tem por pai aquele de João 8:44.

          • Wanderlei,

            Em que cartilha dos deuses está escrito que Deus não peca?

            Ora, Lúcifer, o segundo na hierarquia do céu, quis tomar o lugar de Deus, aí vem você, o quinto deus na hierarquia dizer que o seu superior não pode pecar.

            A quem a bíblia chama de o Deus das Trevas?

            Ora, meu caro, o Deus das Trevas possui tanto poderes que a bíblia fala que a nossa luta não é contra a carne, sim contra as potestades malignas.

            Por favor, meu caro, leia a bíblia.

          • LEVIANO, não é preciso ser muito inteligente para saber que Deus não peca, e isso pode ser confirmado não na sua cartilha satânica, mas na Bíblia, aquela mesma que vc vive distorcendo, na tentativa insana de obter aprovação às leviandades que vomita, veja o que diz; (I Jo 3:5) – “E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e NELE NÃO HÁ PECADO”. Você poderá alegar que Ele não pecou pq não quis, pois poderia ter pecado, pecador que era, segundo vc entende, mas, te digo NÃO, o pecado é impossível à natureza Divina.
            Mas como vc delira ao ponto de dizer que o seu pai é o segundo no céu, então na sua mente teríamos essa ordem; 1°- DEUS – 2° Lúcifer – 3° CRISTO – 4° ESPIRÍTO SANTO. Que loucura!
            Ou você pretende fazer mais alguma alteração? Oh! – “deus Levi” – rsrsrsrs…insanidade é pouca, seu caso é de internação urgente no hospício mais próximo.
            Veja o que foi dito para quem, louco, como vc, se achava um “deus “. Leia todo o capítulo 28 de Ezequiel, mas por ora, dois versículos que me dizem que vc LEVI é insano.
            Ezequiel 28:2 – Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e NÃO PASSAS DE HOMEM, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus;
            Ezequiel 28:9 – Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? Mas TU ÉS HOMEM, e não Deus, na mão do que te traspassa.
            LEVI, o seu pai quando sem pecado era um Querubim ungido (Ez: 28:14), pertencia a uma classe de anjos, ele nunca foi um deus, nem nunca será, conclusão, ele é um anjo caído que atua na cabeça de pessoas como você, ao ponto de convencer alguns de seus filhos, a acharem que são deuses.
            Quanta insanidade pode conter a cabeça de um homem. LEVI!!!… Acorde, reconheça que és um insignificante pecador, como todos os homens, e se arrependa dessa vida herética que leva, enquanto há tempo.

          • Wanderlei,

            O que quer pôr os outros pra baixo.

            Tá bom, eu vou acreditar em você, sou é nada mesmo.

            Pôxa vida, é frustrante o cara ser filho do rei, mas não ser príncipe; filho do dono, mas não possuir nada; o pai com muitos poderes, mas eu não ter nenhum; tenho um pai poderoso, mas não tenho nenhuma arma própria para me defender do inimigo mortal Dele, o diabo; tenho um pai que considera o irmão mais velho como filho, os demais não tá nem aí.

            Esperaí estamos falando de Deus ou do diabo? Eis a questão, meu Pai é pior que o diabo, não me considera. Eu sei que erro muito, mas eu sou filho Dele, eu sei que abanondonei a casa Dele juntamente com Lúcifer e a outra terça parte dos anjos, mas Cristo, nosso irmão perfeito, falou duma parábola dum tal filho pródigo que o pai nunca deixou de tê-lo como filho, mas Wanderlei está dizendo que não sou filho. Buá, buá, buá, é depressivo ter um pai assim, bem como um irmão tipo Wanderlei que me tirou o chão dos pés. O problema está feito, Deus não é meu pai, o diabo, este eu não quero nem como padrasto, e agora, quem poderá me salvar? Serei eu filho de Goiamum, pois todo mundo tem um pai, eu nenhum?

            Não tenho raizes no céu, com o inferno se tiver renego e renuncio, vou procurar um psicólogo, tomar remédio dopante, beber uma cachaça. Sou sem pai.

            Eu imaginei que o profeta citado por Wanderlei estava querendo baixar o fogo dos que “se acham”, pensei que eu sendo Deus, embora um deusinho safado e cometedor de erros fosse, mas do que vejo, não existe deuses em escalas menores, só um, o que não erra, mas os filhos Dele erraram, bem como a terça parte dos anjos, todo mundo erra, só o perfeito que não erra, mas mesmo assim Ele produziu Wanderlei, um erro, mas vamos nós atribuir que é um erro da natureza. Eu era feliz sabendo que era um caquinho de deus, um restinho de Deus, o comedor de restos de comida de porco, mas um filho de Deus.

            Agora eu estou aprendendo com Wanderlei que da jaqueira pode sair uva, que da parreira pode haver geração de banana, ou seja, Deus que tinha tudo organizado, agora vejo que não é tão organizado, que a escola e os cientistas estão errados pois filho de peixe não é peixinho, sim girafa.

            Eu pensei que havia hierarquia no céu, mas Wanderlei disse que não é assim não: Deus, Lúcifer, Cristo e Espírito santo, é como a casa da sogra, da mãe Joana, todo mundo manda. Acho que é como Wanderlei disse, pois como pode, Lúcifer ser parâmetr no cèu? É como se ele fosse o mais importante depois de Deus, vejo que a bíblia estar errada, certo o Wanderlei.

          • Levi, vc disse em tom de ironia que iria procurar um psicólogo, mas foi a coisa mais certa que vc falou, aliás, eu sugiro que procure diretamente um psiquiatra em razão do estágio avançado e delirante que vc vive.
            Mas cá entre nós, não acredito que haja solução convencional para trata-lo, pois vc é bem capaz de querer trocar de lugar com o profissional, para quem vc dirá, do alto de sua sabedoria divina, deus que é, “Dr. vc tá louco”. kkkkkkkkkkkk….

    • Os problemas de saúde dos filhos de dois irmãos, vem que soma as doenças da árvore genealógica. Exemplo: se uma pessoa tem um bisavô com síndrome de down, e casa com o irmão, tem muitas mais chances de os filhos terem síndrome de down porque soma, o bisavô em comum, se casa com outro, as chances diminui. Mas nos filhos de Adão, seria impossível isto ocorrer. Só tinham pai. Não iria fazer diferença.

  7. pode ser tarde demais para acreditar que ele existe, quando ja estiver diante dele ,ai ele virá apenas para julgar, nao mais para salvar,ai ou iremos com ele para os ceus, ou para o inferno com o diabo,pense bem ”ali haverá pranto e ranger de dentes.” Assim é o inferno para quem não aceitar Jesus .valeu ore ao senhor peça a ele para de dar experiencia da sua existencia.ele diz na biblia que ele nao lança fora aquele que vai a ele ,ti am

  8. Ave cezarr7. Meu caro irmão você ofendeu o pastor Lucinho e depois vem com uma série de teorias bem mais confusas que a que ele falou. Quem acusa deveria se lembrar que tem um dedo para os outros e três apontados para você. Fala sério.

    • QUER DIZER ENTÃO que DEUS, fez mulheres para caim e Abel?
      ACREDITAR NISSO SERIA O CUMULO DO ABSURDO.

      Ora então poque DEUS simplesmente não fez um corpo para seu filho com suas próprias mãos? teria acabado o poder dele?
      E logico que não, DEUS criou uma lei, a lei da procriação por isso ele disse a Adão e eva. MULTIPLICAI-VOS E ENCHEI A TERRA.
      Deus deixou claro que o trabalho de se multiplicar estaria agora a cargo de Adão e eva e seus progenitores.

      QUER DIZER ENTÃO QUE DEUS FEZ ADÃO E DEPOIS FEZ EVA.
      e adão viveu vários anos apenas olhando para eva? quer dizer que ele só veio ter relações sexuais com eva depois do pecado?
      ou você vai me dizer que DEUS fez eva em um dia e logo no outro ela caiu.

      cara o que eu disse não é teoria, e simplesmente raciocínio,
      o fato é que adão e eva viveram bastante tempo antes de pecarem, e pode ter certeza que não ficaram um admirando o outro.

      INFELIZMENTE Esse pastor ai envergonha toda a tradição que a igreja batista tem por ser uma igreja que estuda a bíblia.
      A VERDADE É QUE ELE NÃO SOUBE RESPONDER A PERGUNTA DE QUEM PERGUNTOU E RESPONDE UM PUNHADO DE BABOSEIRA.
      E o problema de pessoas como você pensar desse jeito é porque você carrega em si a cultura ensinada na igreja católica de que o pecado inicial, ou seja o tal fruta comida da arvore foi a pratica do sexo.
      por isso muitos tem o sexo como pecado.

      MAS POR OUTRO LADO SE ELE NÃO ERA O PECADO.
      Adão e eva transou muito antes de pecar, e com isso pode ter certeza que gerarão filhos antes de cair no pecado.
      ORA SE DEUS FOI CAPAZ DE FAZER UMA MULHER PARA CAIM E ABEL.
      Para que então fazer a arca de noé?
      porque fazer noé perder 100 anos de sua vida fazendu uma arca para salvar 8 pessoas?
      NÃO SERIA MELHOR MATAR TODO MUNDO.
      E FAZER NOVAMENTE OUTRO HOMEM E OUTRA MULHER DO BARRO?

      A historia desse lucinho, e a mais burra que eu ja li. nos 20 anos que tenho de conhecimento do evangelho.
      ,,

  9. DIZEM QUE É PECADO SER GAY PORQUE NO PRINCÍPIO DEUS FEZ HOMEM + MULHER.
    ENTÃO PODEMOS DIZER QUE O PRINCÍPIO DE DEUS É O INCESTO!!!! ESSE FOI O “MODELO”.
    ISSO SE CHAMA FUNDAMENTALISMO. DIZER: “DEUS FEZ ASSIM E PRONTO”.

    • Já ouviu falar em excepcionalidade, Eric??? Deus fez a mulher para o homem e o homem para a mulher e não o irmão para a irmã a e a irmã para o irmão (não houve esta ORDEM)!! Mas , por conta das circunstãncias isso ocorreu. A ordem de Deus foi: Sede Fecundos!!!

      “Disseram-lhe eles: Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?
      Jesus respondeu-lhes: É POR CAUSA DA DUREZA DO VOSSO CORAÇÃO (excepcionalidade) que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. ”
      Mateus 19:7-8

      “Assim, as duas filhas de Lot conceberam de seu pai.

      A mais velha deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Moab: este é o pai dos moabitas, que vivem ainda hoje.

      A mais nova teve também um filho, ao qual chamou Ben-Ami: este é o pai dos amonitas, que vivem ainda hoje.

    • Sara na verdade era filha de Harã, irmão mais velho de Abraão, que morreu na Caldéia (Gn 11:28), conforme é citado no Talmude e pelo historiador Flavio Josefo. Quando Harã morreu, Terá, pai de Abraão, Naor e Harã, assumiu para si os filhos de Harã – essa prática não era incomum: no momento de dividir a herança, Jacó, por exemplo, assumiu os filhos de José (Efraim e Manassés) como se fossem seus (Gn 48:5) e dividiu a terra com eles, tanto que não há a tribo de José, mas há a de Efraim e a de Manassés.
      Harã havia deixado 3 filhos: Ló, sobrinho que Abraão assumiu como filho, Milca, que casou-se com seu tio Naor, e Sara, que casou-se com seu tio Abraão. Portanto, Abraão dizia ser Sara sua meia irmã (em Gn 20:12) por conta de ter ela sido adotada por seu pai, mas na verdade era sua sobrinha.

      • O neto não inventa não.
        NÃO QUEIRA COMPLICAR AS COISAS,
        A BÍBLIA É CLARA SARA ERA IRMÃO DE ABRAÃO POR PARTE DE PAI E NÃO DE ADOÇÃO.
        VOCÊ etc com as mesmas historias dos católicos que dizem que os irmãos de JESUS citado na biblia na verdade eram primos, Que na época eram chamado de irmãos. e que por isso maria morreu virgem e nunca teve relação e nem filhos com Jose.
        SÓ VOCÊS MESMO.
        NESSA epoca não era considerado pecado irmão se casar com irmã.

        MESMO PORQUE ISSO VEIO SE TORNAR PECADO COM A LEI DE MOISÉS.

        • Gênesis 11:27 – “E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló.” – Primeira conclusão: Ló era filho de Harã, consequentemente, neto de Terá e sobrinho de Abraão.

          Gênesis 14:16 – “E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo”. Aqui diz que Ló era irmão de Abraão, mas no texto anterior diz que era sobrinho. Como você me explica isso?

          Para ser irmão de Abraão, Ló tinha que ser filho de Terá, mas a Bíblia diz que era filho de Harã. Isso mostra que Terá adotou os filhos de Harã: Ló, Milca e Sara.

          Leia o livro “História dos Hebreus”, de Flavio Josefo; confirma esse fato. Ele foi o maior historiador do povo de Israel. Além disso, o Tambude (mais importante escrito judeu após a Tanakh) confirma essa versão.

          Só para concluir: não sou católico, como você aparentemente pensou. E mais: estude um pouco sobre o tema antes de afirmar que sabe algo acerca daquilo que nem faz ideia.

          • seu problema neto ja vi que é cultura.
            VOCÊ quer acreditar que um irmão casar com uma irmã e pecado desde que DEUS criou o mundo.
            POIS FOI exatamente por isso que esse lucinho deu a resposta idiota que deu ao dizer que DEUS fez mulheres para Abel e caim.
            ele disse isso porque também pensa que sempre foi pecado um irmão casar com uma irmã.
            MAS ISSO NÃO ERA PECADO POIS COMO IRIAM CUMPRIR as ordens de DEUS em povoar a terra se um irmão não se casasse com a propria irmã? sendo que todos nasciam dos mesmos pais?

            Outra coisa cuidado com traduções da bíblia, pois ha muitas traduções que trazem erros grotescos, como algumas que dizem que o nome de DEUS é jeová.
            A cultura católica implantou nas pessoas principalmente nos brasileiros que ricos não vão para o céu.
            que primo 1º casar com primo 1º é pecado.

            infelizmente as pessoas se convertem mas não abandonam as culturas religiosas antigas.

            MAS A QUESTÃO NÃO É ESSA.
            A QUESTÃO É.
            Se sara era ou não irmã de abraão isso não vai mudar nada na minha vida, pois todos ja estão mortos.
            e quem esta vivo sou eu, e preciso manter minha fé em JESUS, pois é ele quem me salva, e não abraão.

  10. se esse lucinho, não tem dito essas burrices não suscitaria a opinião de outros burros, exceto o Pastor Renato Vargens, que realmente conhece a Biblia, Abel não teve mulher porque Caim o matou, Depois Caim saiu a peregrinar e chegou a Node, nesse periodo de sua peregrinação, nasceram a Eva filhos e filhas após a morte de Abel que Caim matou, e em Node estava filhos, filhas, sobrinhos, sobrinhas, e netos proveniente da geração de Adão e Eva depois que perderam Abel, e esse periodo levou levou mais de cem anos, a biblia não registra isso, é conjectura minha, então esses descendentes de Adão e Eva fundaram a cidade de Node e Caim chegou lá em meio a sua peregrinação errante, então casou com uma mulher de lá, talvez parente sua bem distante, filha da filha, da filha de sua prima. parentesco quase zero.

      • no principio após a queda do homem, Deus impôs regras ao homem e amaldiçoou a serpente. Após o nascimento de Caim e Abel nasceu a inveja e Deus amaldiçoou a Cain pelo seu ato. Passando-se gerações, Deus arrependeu-se de ter criado o homem e o poupou por Noé lavando a terra com água. começa-se uma nova ordem
        após a aliança entre Deus e o homem, separam-se os casais da arca para os quatro cantos da terra e suas estórias e maldições são geradas pelas próprias atitudes do homem influenciadas pelo diabo o pai da mentira, nasce dessa geração o incesto.

  11. De certeza eu não consigo entender como um pastor se atrevesse a pensar do género. Deus tem poder de criar ser, mas em consonância a criação do mundo e de tudo quanto nele há a Bíblia que Deus tinha descansado depois daquela criação, em questão de que a partir daquele instante Deus estabeleceu seus padrões para o mundo inclusive para o homem. Deus quando abençoou Adão e Eva disse-lhes para que se multiplicassem(gerassem ou tivessem filhos) daí amados Deus estava a garantir que já não seria necessário ou fundamental Deus pegar novamente do barro e passar directamente a criar ou a formar o homem. Queridos como antes era o início para o crescimento das gerações, Deus permitiu o incesto não como pecado e não como lei.portanto Caim e Abel não tiveram esposas tiradas directamente do pó ( que neste caso seriam puras, santas e inocentes ou seja sem culpa), acontece que a geração de Adão e Eva carregam culpas do pecado de ambos e quando se tivesse que criar não seria mas Adão do pó mas sim Adão formado e criado ou gerado do espírito (coríntios 15,

  12. Aparecer é o que ele sempre gostou de fazer, infelizmente está usando a palavra de Deus para aparecer; É lícito que haja escândalo, mais ai de quem causa escândalo.

  13. Amados em Cristo Jesus, Deus tem poder para criar e formar sempre o homem do pó, quando Deus fez o mundo e tudo que nele há a Bíblia afirma Deus descansou depois de tudo quanto tinha feito e amados tudo quanto tinha feito Deus viu que tudo era bom. Depois havia necessidade da criação do homem e a mulher noutrora. Deus depois de assim tê-los feito os abençoou a fim de se multiplicarem. Nisso Deus estabeleceu regras e padrões para o mundo e para o homem. Confira( Génesis 1,28 e2,1) amados Deus concluio a sua obra, Deus já não voltaria a criar seres directamente da sua própria mão mas não quer dizer que se extinga este poder do nosso altíssimo. Quando Adão e a Eva pecararam tanto eles como a sua geração carrega culpas do seu pecado. Com isso amados agora falo de que até o plano de salvação Cristo tinha que nascer e não criado? Para uma nova criação nao seria mas do pó mas sim do espírito.confira(coríntios 15,45). Seus sabendo que o mundo estava em pecado não teria o por quê de criar esposas para Caim e Abel e, que elas seriam( perfeitas, santas, puras e sem culpas), se quando Deus enviou os anjos antigamente e por conseguintes eles se envolveram com as mulheres terrenas Deus os sancionou?!

  14. se Deus não criou outros povos me digam como os indigenas vieram parar aqui na america sendo uma unica raça de peles vermelhas.o unico que conseguiu passar o oceano pela primeira vez foi cristovão colombo perto do ano de 1500,e naufragou muitos barcos até eles conseguirem chegarem aqui.e tem mais , os mesmos animais que entraram na arca praticamente temos todas as raças aqui na america quem troxe o leão o elefante o tigre a girafa e muito mais?só vou dizer uma coisa Deus não pode ser só do tamanho de nossa crença Deus é muito maior,imaginem a areia das praias do mundo todo, a terra é apenas um grão de areia comparado com o universso ,acham que Deus fez o universso por acaso?deve ter muitas outras raças pelo universso afora que Deus nunca vai permitir que o ser humano decubra.espero que me entendam obrigado

  15. DIZEM QUE É PECADO SER GAY PORQUE NO PRINCÍPIO DEUS FEZ HOMEM + MULHER.
    ENTÃO PODEMOS DIZER QUE O PRINCÍPIO DE DEUS É O INCESTO!!!! ESSE FOI O “MODELO”.
    ISSO SE CHAMA FUNDAMENTALISMO. LOGO, DEVERÍAMOS ANDAR NUS. DEUS FEZ ASSIM….

    • Quando Deus determinou “Crecei-vos e Multiplicai-vos” não houve apresentação de regras direcionais, ou seja, Deus não determinou que isso fosse feito exclusivamente fora do seio familiar, muito pelo contrário, no início as relações eram parentais. Deus trabalhou para que não houvesse patologias consangüíneas decorrentes do que chamamos hoje de incesto.

      Não haveria meio do “crescei-vos e multiplicai-vos” se cumprir se Adão e Eva proibissem seus filhos de se conhecerem (sexualmente falando) entre si. Quando falo de filhos se conhecerem sexualmente falo de homem com mulher, vale lembrar que Adão e Eva tiveram mais filhos além de Caím e Abel.

    • Já ouviu falar em excepcionalidade, Eric??? Deus fez a mulher para o homem e o homem para a mulher e não o irmão para a irmã a e a irmã para o irmão (não houve esta ORDEM)!! Mas , por conta das circunstãncias isso ocorreu. A ordem de Deus foi: Sede Fecundos!!!

      “Disseram-lhe eles: Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?
      Jesus respondeu-lhes: É POR CAUSA DA DUREZA DO VOSSO CORAÇÃO (excepcionalidade) que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. ”
      Mateus 19:7-8

      “Assim, as duas filhas de Lot conceberam de seu pai.

      A mais velha deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Moab: este é o pai dos moabitas, que vivem ainda hoje.

      A mais nova teve também um filho, ao qual chamou Ben-Ami: este é o pai dos amonitas, que vivem ainda hoje“

    • É melhor não se manifestar sobre o assunto do que falar besteira, inventar coisas só pra ter resposta! E a HIPÓTESE mais PROVÁVEL é que Caim se casou com irmãs carnais.

  16. cesarr7, você disse que eu quero “acreditar que um irmão casar com uma irmã e pecado desde que DEUS criou o mundo”. Em nenhum momento eu disse isso. Muito pelo contrário: estou dizendo que eles NÃO são irmãos, não sei que parte disso você não entendeu, talvez eu tenha que desenhar para você. O seu problema é interpretação, pois não consegue interpretar o que eu disse e nem o que diz a Bíblia.

    Com relação ao seu comentário sobre traduções da Bíblia, em qualquer uma que você buscar verá que os textos que citei permanecem com o mesmo sentido. Cabe lê-los e acreditar no que está lendo.

  17. “Como pode?

    A Record passou toda a manhã e tarde do domingo com apenas 4 intervalos comerciais. Abriu o primeiro às 6h45 e outros às 13h22, 13h36 e 16h36. Depois só à noite, no “Domingo Espetacular”, às 19h35.

    É uma grotesca deslealdade com as outras emissoras, que não tendo uma igreja por trás, não podem agir da mesma maneira. Se o fizessem, com toda certeza quebrariam.”

    FONTE: coluna flávio ricco – uol

    comentário do stardust: haja dízimo!

    • Se você não gosta de dar dízimo, mas quer servir a Deus (mesmo o assunto da notícia não ter nada haver com dízimo), porque não vai para a Congregação Cristã, lá não exige dízimo, e não pede oferta no culto (quando visitei, eu não vi)?

  18. Levi, é Paulo quem recomenda àquele que se propõe levar a Palavra de Deus como ele que não se case, mas é uma recomendação pessoal de Paulo e não uma ordenança. Para os cargos de liderança na igreja, ele orienta que seja homens que administrem bem suas famílias, considerando que a maioria dos homens com idade para assumir essa atribuição já havia se casado.

    Sobre a questão das genealogias, Lucas, provavelmente mais próximo de Maria do Mateus era, apresentou a genealogia de Jesus a partir de Maria, mas colocou José como filho de Heli ao invés dela, destacando o pai ao invés da mãe. Mateus, provavelmente mais educado na cultura judaica, apresentou a a genealogia de Jesus a partir de José.

  19. Dia desses, passei em frente em uma das filiais da iurd, e na entrada havia um cartaz com o seguinte anuncio: “adquira aqui sua passagem para o templo de salomão”

    No mesmo instante, me veio à mente a seguinte advertencia bíblica:

    ” movidos pela ganância, farão comércio de vós…” (2pedro 2:3a)

  20. DIZEM QUE É PECADO SER GAY PORQUE NO PRINCÍPIO DEUS FEZ HOMEM + MULHER.
    ENTÃO PODEMOS DIZER QUE O MODELO DE DEUS É O INCESTO!!!!
    TAMBÉM, DEVERÍAMOS ANDAR NUS. DEUS FEZ ASSIM…. AVÁ

    • Já ouviu falar em excepcionalidade, Eric??? Deus fez a mulher para o homem e o homem para a mulher e não o irmão para a irmã a e a irmã para o irmão (não houve esta ORDEM)!! Mas , por conta das circunstãncias isso ocorreu. A ordem de Deus foi: Sede Fecundos!!!

      “Disseram-lhe eles: Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?
      Jesus respondeu-lhes: É POR CAUSA DA DUREZA DO VOSSO CORAÇÃO (excepcionalidade) que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. ”
      Mateus 19:7-8

      “Assim, as duas filhas de Lot conceberam de seu pai.

      A mais velha deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Moab: este é o pai dos moabitas, que vivem ainda hoje.

      A mais nova teve também um filho, ao qual chamou Ben-Ami: este é o pai dos amonitas, que vivem ainda hoje.

  21. A própria bíblia já responde, viveu centenas de anos, teve muitos filhos, centenas provavelmente, casaram-se com irmãos, depois primos, e foi se multiplicando, conforme Deus ordenou…

  22. Totalmente infeliz e herética a resposta do referido pastor. Infelizmente esse é o perfil dos pastores dessa era: sem conhecimento das Escrituras, sem fundamento teológico (que para eles é carnal) e formadores de discípulos imaturos pobres de conhecimentos (esses últimos até julgam que é pecado questionar seus líderes). “Cegos guiando outros cegos”.

  23. Jovens de sucesso, não fiquem de picuinha pois não trará nenhum
    Benefício para vocês, Caro Levi a pergunta é Se no começo eram somente Adão Eva Caim e Abel, de onde surgiu a esposa de Caim? Segue a resposta BÍBLICA!! Creia nela ou não!
    Sua dúvida diz respeito a Gênesis 4:16, 17: “Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.”
    É certo que as Escrituras não mencionam o nome da mulher de Caim e nem a sua procedência. Porém, devemos nos lembrar que a Terra já tinha começado a ser povoada quando ele se casou. Com certeza, naquela altura dos acontecimentos, havia muito mais do que apenas 5 pessoas, inclusive outras mulheres além de Eva. Notemos os seguintes pontos antes de chegarmos a uma conclusão:
    1. Em Gênesis são mencionados pelos nomes os filhos de Caim e depois os de Sete, que seria o patriarca da segunda geração, nascido quando Adão tinha 130 anos (Gênesis 5:3). E o Livro Santo afirma ainda que Adão, além de Sete, “gerou filhos e filhas” (Gênesis 5:4). Não sendo importantes tais detalhes, não foram mencionados os nomes e nem a quantidade de filhos e filhas que Adão e Eva tiveram, mas, é certo que a bênção de Deus ao casal, registrada em Gênesis 1:28, já estava se cumprindo: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra…” E, num tempo em que a vida humana se media em séculos, a descendência de Adão já deveria ser numerosa. Portando, uma dessas filhas de Adão, irmã de Caim, poderia ter sido sua esposa.
    2. Caim cometeu o brutal homicídio em idade já madura. Diz Gênesis 4:3: “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.”
    Isso mostra o transcorrer de um período considerável de tempo. A tradução de Matos Soares e de Figueiredo diz: “Passados muitos anos…”. E, o “Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia” também admite esta hipótese: “ao fim de muitos dias denota um período indefinido e considerável de tempo transcorrido. Ora, a esta altura dos acontecimentos, já a prole de Adão estaria numerosíssima”.
    3. Alguns acreditam que a mulher de Caim até poderia ter sido uma sobrinha dele, filha de Sete. Baseiam-se no fato de ter decorrido muito temo o exílio de Caim na terra de Node, (Gênesis 4:16) e o seu casamento relatado no verso 17. E o verso 25 afirma que Adão e Eva tiveram outro filho para substituir o justo Abel assassinado. Esse era Sete, e também ele “gerou filhos e filhas”. Gênesis 5:7. A terra de Node, para onde Caim foi, era conhecida com esse nome no tempo de Moisés, (em que ele estava escrevendo o Livro!) que relatou por inspiração divina a história de Caim. É bem provável que no tempo de Caim o lugar não tinha nome. Também é importante considerarmos que o relato da vida de Adão foi feito por Moisés talvez milênios depois dos acontecimentos. Este é o motivo de se dizer que Caim fundou uma cidade (Gênesis 4:17), quando talvez se tenha fundado com o alastramento de sua própria prole.
    4. Há ainda comentaristas que admitem que no espaço de 300 anos, o número de filhas e filhos de Adão era superior a 50 e mais de 20 os filhos de Sete.
    5. A dificuldade geral parece estar no capítulo 4 verso 17, onde diz que Caim conheceu sua mulher. Mas o texto não diz que ele a conheceu de vista pela primeira vez. Afirma que ele a conheceu e ela concebeu um filho. O seu conhecimento quanto à sua mulher não foi no sentido de a ver pela primeira vez, mas sim de gerar um filho. É comum na Bíblia usar o termo “conhecer” para se referir à relação sexual (ver Mateus 1:25).
    Podemos concluir que tanto Caim quanto Sete e todos os demais filhos de Adão e Eva casavam-se ou com uma irmã sua ou com uma sobrinha (naquele tempo os homens não se casavam tão prematuramente como nos nossos dias). E, ao tempo em que Caim pensara em casar-se, havia muitas irmãs e muitas sobrinhas, o que não lhe trouxe dificuldades para encontrar uma esposa.
    *Autor desconhecido. A resposta foi editada pelo jornalista e consultor bíblico Leandro Quadros.
    Equipe Biblia Online

    • Meu caro,

      Você fala dando a entender que o passar, o fluir do tempo faz com que sejam gerados filhos, quando se sabe que filho são gerados de pessoas em razão da conjugação.

      Diz també você que a terra já era habitada, mas como?

      Essa sua resposta a gente recebe dos nossos pais quando crianças, mas na fase adulta, temos que não é desse modo, pois se a terra era habitada, então esses habitantes não derivavam de Adão.

      • quando Abel e Caim chegaram na idade adulta, Adão e Eva já tinha produzido outros filhos e filhas, é possível, Abel e Caim são a referência, ou você queria que a bíblia contasse a história de todos filhos de Adão e Eva… aí a história ia ficar grande, haja livro pra contar a história, mas se a biblia faz questão de avisar que Adão e Eva gerou filhos e filhas pode ser um sinal, de que uma pessoa faria esta pergunta…

        • Eliseu,

          Então voltas-se para a discussão inicial, aliás essa pergunta sempre existiu.

          A questão é que as pessoas custam acreditar duma relação entre irmãos, a gente vir de incestos consentidos, sem se preocupar se os filhos, netos, bisnetos e tataranetos se espalharam pela terra.

    • Pelo amor de Deus !!!!!!!!!!! Comentaristas dizerem que admitem que no espaço de 300 anos, o número de filhas e filhos de Adão era superior a 50 e mais de 20 os filhos de Sete.
      Estão de brincadeira.????? Quem é que falou que pelo fato de viverem os homens da época centenas de anos, (normais) teriam que levar 6 anos para gerarem mais um filho ??? Se nós sabemos que já nos dias de hoje, onde Deus diz que passar dos 70 anos já é estar com o” pé na cova” uma mulher p´pode ainda com idade entre 40 e 44 anos ter seguramente 20 filhos. Imaginem uma mulher com 300 anos ? Ela teria em plena juventude de 300 anos (condições da época) no mínimo 150 filhos/filhas.
      Quanto ao irmão que falou sobre casamentos consanguíneos gerarem GIGANTES de 12 metros de altura, sito Gênesis capítulo 6.

  24. Caros imãos não vou defender o pr. lucinho,pois ele mesmo não gosta de ser defendido por ninguém. mais não posso deixar passar despercebido o que alguns estão falando e julgando o pr.
    ora quem nunca falou algo errado na minha opinião ele esta errado,não temos que concordar com tudo que falam por ai , mais dai julgar ,falar mal, condenar a pessoa por um ponto de vista pessoal ,temos apenas que mostrar-lhe a verdade e dai se ele reconhecer o erro ótimo ganhou seu irmão se não ele vai responder a DEUS ,então por favor não julgue um irmão apenas mostre o seu erro

  25. ESSE PASTOR QUER FICAR NA MIDIA AI ELES FALAM BESTEIRA PARA DAR IBOPE NÃO QUEREM DIMINUIR PARA CRISTO CRESCER NA VIDA DELE VE SE ELES ESTÃO PREOCUPADOS EM ENSINAR QUE TUDO ESTA SE CUMPRINDO E QUE JESUS IRA VOLTAR ESTÃO PREOCUPADOS EM VENDER NOTICIAS A SEUS RESPEITOS OS INCOPETENTES SÃO ASSIM COMO EU TENHO AGUARDADO A VOLTA DE CRISTO VAMOS ASSISTIR ESSE PASTOR E TANTOS DA BATISTA A SER JULGADO PELO REI QUE É JUSTO O GRANDE JESUS O GLORIAS A DEUS

  26. É por este tipo de obreiro que se diz pastor que o Evangelho está marginalizado e repleto de heresias,invencionices de mentes cheios de si mesmos e vazios de Deus.
    Que Deus conceda a estes tais obreiros graça,a fim de que alcancem o arrependimento para que se salvem.

    Lamentável esse tipo de esplanação…

  27. Nao importa o que ele disse ou deixou de dizer, o que importa e que ele deixou claro que a resposta nao esta escrita na bíblica… Nao se tornando assim uma heresia.
    Varias coisas na Bíblia as respostas vem de especulações humanas, como por exemplo se a cobra tinha ou nao pernas antes de ser amaldiçoada. Se sodoma e gomorra foi destruída por vulcão…
    Se existiu dragões, dinossauros… Se não como se explicaria os fósseis?
    O Fato e que se fosse realmente importante estaria na Bíblia a resposta claras. Pois o que e necessário esta claro na Bíblia para qualquer um entender.

  28. Por favor, parem de se preocupar com isso, vocês estão fazendo pior que ele. Vão orar, pregar o evangelho ou algo que seja realmente mas importante do que esse debate ridículo.

    2Pedro 1, 20-21

  29. Antes de saber dessa declaração desse pr, eu já não gostava de seus sermões. Pois não consigo entender, como alguém sem unção nenhuma e com um conhecimento bíblico michuruca, pode ficar famoso “pregando”. Me perdoem os adimiradores desse pr, mas se ler a bíblia de capa à capa vai ver que ouvir pregações desse tipo de pregador, é perca de tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA