O ex-presidente Lula, condenado por corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, vem fazendo uma verdadeira maratona Brasil afora como uma espécie de declaração política sobre sua intenção de sair novamente candidato à presidência nas eleições de 2018.
Em um discurso feito na Praça da Estação, centro de Belo Horizonte (MG), Lula disse que seus dois mandatos à frente do país foram “obra de Deus”, pois alcançar a aprovação que tinha à época não seria coisa fácil.
Lula omite que o bom desempenho da economia durante seu governo foi fruto das políticas saneadoras das contas públicas adotadas nos mandatos anteriores ao seu pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e pelo bom momento do mercado internacional e bons preços das commodities nas bolsas de valores.
“Sair da presidência da República, depois de 8 anos de mandato, com 87% de ‘bom e ótimo’ só pode ser obra de Deus. Obviamente que a Dilma ajudou muito na Casa Civil”, afirmou Lula, fazendo também um agrado à ex-presidente que teve seu mandato cassado em um processo de impeachment por crime fiscal.
Alvo da Operação Lava-Jato, Lula é réu em seis processos que ainda não foram julgados, e sua condenação a nove anos e seis meses de prisão vem sendo analisada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, que poderá confirmar a sentença definida pelo juiz Sérgio Moro ou absolvê-lo.
Em seus comícios, Lula têm ressaltado que a única forma de impedir que ele volte ao Palácio do Planalto é através das urnas, e que seus adversários vão precisar derrotá-lo para tanto. Assista no vídeo abaixo: