As eleições do último domingo, 07 de outubro, foram marcadas pelo relato de problemas com urnas eletrônicas. Através das redes, diversos eleitores destacaram casos de pane e erros específicos na tentativa de votar em determinados candidatos. Diante disso, ainda durante o horário de votação, o pastor Silas Malafaia publicou um vídeo incentivando que os eleitores denunciassem os erros.
“Milhares de problemas com urnas eletrônicas, algumas com denúncias muito graves. Quando foi aprovado o voto impresso era pra dar mais segurança à votação e essa questão de urna eletrônica”, afirmou o pastor, que citou países desenvolvidos que usam o voto manual porque consideram que a urna eletrônica “não é 100% confiável”
“Essa é que é a verdade. Eu quero ver quais serão as explicações do Tribunal Superior Eleitoral quando fechar a votação”, afirmou Malafaia, que relembrou a postura do STF contra a medida de contraprova: “O voto impresso foi aprovado no Congresso e vergonhosamente, sem nenhum motivo inconstitucional, o Supremo suspendeu”.
Pesquisas
O resultado da eleição presidencial, que apontou Jair Bolsonaro (PSL) com 49.275.358 de votos (46,03% do total) foi usado pelo pastor para questionar a competência dos institutos de pesquisa, que apontaram o capitão do Exército com até 6% a menos nas intenções de voto.
“E agora? A vergonha dos institutos de pesquisa. Erraram feio com a pesquisa para presidente. Ibope 41%. Datafolha 40%. Bolsonaro teve 46%. Erraram fora da margem do erro”, comentou Malafaia em seu perfil no Twitter.
“Que lavada a esquerda tomou! O povo não é bobo. Essa gente consegue enganar alguns, não a todos, por algum tempo, não por todo o tempo. Vão tomar uma lavada no 2º turno . Ufa! Foi por pouco. Se os institutos não mentissem e a imprensa fosse imparcial, teria sido no 1º turno”, acrescentou o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), fazendo referência à suspeita de que os institutos só adequaram os resultados dos levantamentos na véspera da eleição por uma tentativa de influenciar indecisos.
E AGORA? A vergonha dos institutos de pesquisa. ERRARAM FEIO COM A PESQUISA PARA PRESIDENTE.
IBOPE 41% DATAFOLHA 40%BOLSONARO TEVE 46%
Erraram fora da margem do erro.
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) 8 de outubro de 2018
QUE LAVADA A ESQUERDA TOMOU! O povo ñ é bobo. Essa gente consegue enganar alguns, ñ a todos, por algum tempo, ñ por todo o tempo. Vão tomar uma lavada no 2º turno . Ufa! Foi por pouco. Se os institutos ñ mentissem e a imprensa fosse imparcial, teria sido no 1º turno.
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) 8 de outubro de 2018