“Malafaia não me representa” Revista publica reportagem especial com lista de polêmicas em torno do pastor; Leia na íntegra

66

A versão brasileira da revista Cristianismo Hoje publicou um perfil do pastor Silas Malafaia, numa matéria especial que pontuou seu início ministerial, polêmicas com que se envolveu no âmbito evangélico, posições políticas e divergências com setores da sociedade.

“Não é apenas a militância gay quer vê-o pelas costas. Dentro da Igreja Evangélica, são muitos os que o desautorizam, inconformados por ver sua fé representada por alguém como ele”, diz o texto de introdução da matéria.

Segundo a revista, “hoje, o Silas Malafaia que o Brasil conhece é muito diferente do jovem pregador que começou seu ministério na Assembleia de Deus da Penha, subúrbio do Rio”, observa a reportagem.

A revista frisa que “o pastor tem sempre algo a dizer sobre tudo – da política nacional à bioética, passando pelo aborto e pela questão dos direitos civis dos homossexuais, sua principal bandeira hoje”.


Uma crítica a respeito do conteúdo das mensagens pregadas por Silas Malafaia também surge no texto: “As pregações, geralmente, não se aprofundam na teologia que aprendeu nos bancos do Instituto Bíblico Pentecostal. Gravadas e comercializadas aos borbotões de CDs e DVDs, têm caráter essencialmente prático na vida do crente – ‘vitória’, ‘conquista’ e ‘colheita’ são expressões recorrentes, inclusive nos livros que publica”, contextualiza a matéria.

A frase “Não me Representa”, muito em voga ultimamente e repudiada por Silas Malafaia, foi usada por uma das entrevistadas que prestaram depoimento à matéria para se referir a ele: “O pastor Silas fala para agredir. Muitos têm a mesma opinião que ele, mas a maneira como as expressa demonstra arrogância. Não concordo com a visão dele, e por isso, Malafaia não me representa”, declarou Natália Conceição, evangélica, universitária, residente em Recife (PE).

A iniciativa da página Bereanos, no Facebook, de lançar uma campanha contra Silas Malafaia também foi destacada pela reportagem: “Sou evangélico e o pastor Silas Malafaia não me representa. Se você é evangélico e está cansado de ter um pseudo-representante, falando em seu nome. Você que se envergonha das grosserias deste pastor. De sua teologia da prosperidade, que transforma Deus em um servo e não Senhor. Das suas intenções políticas em época de eleições. De sua sede de crescimento de igrejas a qualquer custo. De sua presunção e arrogância”, diz o texto da página.

O pastor Oswaldo Prado, líder da Igreja Presbiteriana Independente e secretário executivo do ministério Servindo Pastores e Líderes (SEPAL), é outro que refuta as supostas aspirações de Malafaia a representar o meio evangélico: “Imaginar-se a voz de mais de 40 milhões de fiéis é algo completamente irreal e sem nenhum sentido. A Igreja, no decorrer da história, teve seus piores períodos quando esteve nas mãos de líderes que não foram colocados por ela mesma nessa posição”, alerta.

A matéria ainda lista outras polêmicas de maior expressão envolvendo Silas Malafaia, como a teologia da prosperidade, alianças políticas, G12, entre outras. Confira abaixo, a íntegra da matéria “Malafaia: A quem ele representa?”, da revista Cristianismo Hoje:

O dedo em riste, os gestos amplos e o olhar desafiador já viraram suas marcas registradas. Há mais de três décadas no ministério pastoral, Silas Lima Malafaia, de 54 anos, é hoje uma das personalidades mais famosas do país. Nem tanto pela exposição na TV, que vem desde 1982, quando entrou no ar com o programa Renascer (não, nada a ver com a igreja de Estevam Hernandes): foram a pregação eloquente, muitas vezes aos gritos, e as polêmicas nas quais sempre se meteu que o tornaram conhecido, requisitado e combatido. Dizendo-se chamado para falar o que muito crente não tem coragem, Malafaia é tido como porta-voz por aqueles que o veem como profeta levantado por Deus. Por outro lado, o líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo – denominação que criou em 2010, quando desligou-se da Convenção Geral das Assembleias de Deus, a CGADB, denunciando desmandos e irregularidades na entidade que integrou por muitos anos – coleciona desafetos. E não é apenas a militância gay quer vê-o pelas costas. Dentro da Igreja Evangélica, são muitos os que o desautorizam, inconformados por ver sua fé representada por alguém como ele.

Hoje, o Silas Malafaia que o Brasil conhece é muito diferente do jovem pregador que começou seu ministério na Assembleia de Deus da Penha, subúrbio do Rio. À frente das câmeras, diante de congregações lotadas ou nas constantes aparições via mídia, o pastor tem sempre algo a dizer sobre tudo – da política nacional à bioética, passando pelo aborto e pela questão dos direitos civis dos homossexuais, sua principal bandeira hoje. As pregações, geralmente, não se aprofundam na teologia que aprendeu nos bancos do Instituto Bíblico Pentecostal. Gravadas e comercializadas aos borbotões de CDs e DVDs, têm caráter essencialmente prático na vida do crente – “vitória”, “conquista” e “colheita” são expressões recorrentes, inclusive nos livros que publica. Além da ADVEC, o pastor dirige um conglomerado empresarial que inclui a Editora Central Gospel, a gravadora do mesmo nome e a Associação Vitória em Cristo, além do site Verdade Gospel.

Com tamanha projeção, Silas Malafaia é o pastor mais conhecido do país. Porém, sua liderança é severamente questionada toda vez que ele aparece afrontando adversários ou pedindo que as pessoas lhe deem dinheiro. “O pastor Silas fala para agredir. Muitos têm a mesma opinião que ele, mas a maneira como as expressa demonstra arrogância”, aponta a universitária Natália Conceição, evangélica de Recife (PE). “Não concordo com a visão dele, e por isso, Malafaia não me representa”. Uma página na rede social Facebook, intitulada Bereanos, circula na internet com o mote “Sou evangélico e o pastor Silas Malafaia não me representa”, pedindo assinaturas de apoio. “Se você é evangélico e está cansado de ter um pseudo-representante, falando em seu nome. Você que se envergonha das grosserias deste pastor. De sua teologia da prosperidade, que transforma Deus em um servo e não Senhor. Das suas intenções políticas em época de eleições. De sua sede de crescimento de igrejas a qualquer custo. De sua presunção e arrogância”, diz o texto.

“Imaginar-se a voz de mais de 40 milhões de fiéis é algo completamente irreal e sem nenhum sentido”, avalia o pastor Oswaldo Prado, da Igreja Presbiteriana Independente e secretário executivo do ministério Servindo pastores e Líderes (Sepal). “A Igreja, no decorrer da história, teve seus piores períodos quando esteve nas mãos de líderes que não foram colocados por ela mesma nessa posição”.

MUDANÇA

Em diversos momentos, Silas já surgiu tentando mobilizar os evangélicos. Foi assim por volta do ano 2000, quando chegou com força ao país, oriundo da Colômbia, o movimento eclesiástico conhecido como G12. Discordando do que chamou de heresia e “palhaçada de gente que não conhece a Bíblia”, Malafaia chamou para a briga os lideres do G12 no Brasil, pastores Renê Terranova e Valnice Milhomens. Contudo, não conseguiu impedir a expansão do movimento, que foi adotado por denominações inteiras, como a Igreja do Evangelho Quadrangular. Com o tempo, até aproximou-se de Terranova, líder do Ministério Internacional da Restauração, em Manaus (AM).

Na esfera política, Malafaia também tem tentado ser formador de opinião. Sem sucesso, muitas vezes: na corrida presidencial de 2010, após retirar seu apoio a Marina Silva, ligada à Assembleia de Deus, criticando-a por defender a legalização mais ampla do aborto no Brasil, viu a então candidata do PV se transformar num fenômeno das urnas. O maciço apoio evangélico quase a levou ao segundo turno. Já na segunda etapa daquela disputa, o pastor usou seu programa para defender José Serra, tendo até um vídeo seu usado na campanha de TV do tucano. Mas Dilma Rousseff venceu com ampla margem de votos. Ano passado, conclamou os crentes a “cair de pau em cima de [Fernando] Haddad” na corrida pela Prefeitura de São Paulo. É que o candidato petista, ex-ministro da Educação, promovera a distribuição do famigerado “kit gay” – conjunto de materiais contra a discriminação aos gays que conteria apologia à homossexualidade – nas escolas de ensino fundamental. Porém, Haddad ganhou a cadeira de prefeito.

Em 2002, o pastor tentou conclamar os eleitores do Rio de Janeiro a derrotar o petista Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pelo Planalto, dizendo que o Estado, então governado por Benedita da Silva, também do PT, estava “uma bagunça”. No segundo turno, diante da perspectiva da vitória inevitável de Lula, que obteve maciça votação dos fluminenses, Malafaia juntou-se a outros pastores e líderes para apoiá-lo. Mas a proximidade com o mundo político também dá bons resultados. O pastor Silas ajudou o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB) na sua primeira eleição, em 2008, num disputado segundo turno contra o deputado verde Fernando Gabeira. Já à frente da Prefeitura, Paes aprovou verba de cerca de R$ 2,5 milhões para organizar a Marcha por Jesus na cidade, evento que contou com a liderança do pastor. Depois do evento, Malafaia até anunciou a devolução de 410 mil reais, valor que não teria sido usado, aos cofres públicos. Em 2012, na corrida pela reeleição, Malafaia novamente declarou seu voto ao prefeito, desta vez negociando o apoio de Paes ao candidato a vereador Antonio Isquierdo. Ligado à ADVEC, foi eleito com quase 33 mil votos.

Diversos líderes procurados por CRISTIANISMO HOJE preferiram não se manifestar ao saber o teor da matéria. O pastor Renato Vargens, da Igreja Cristã da Aliança, em Niterói (RJ), é um dos que expõem seu desconforto: “Eu, particularmente, preocupo-me com esse tipo de exposição. A forma como Malafaia se dirige à imprensa dá a impressão de que fala em nome de todos os evangélicos, o que não é verdade”. Mantenedor de um blog com reflexões e mensagens à luz da teologia reformada, Vargens lembra com “saudosismo” do Malafaia de antigamente, que usava seu programa de TV para evangelizar aqueles que não conheciam a Cristo e combater desvios teológicos da Igreja Evangélica brasileira. “É evidente que Silas se transformou radicalmente. Ele mudou seus pressupostos teológicos”, continua.

Vargens discorda do modo altivo como Malafaia tem se manifestado. “Isso vem contribuindo para uma beligerância desnecessária entre a sociedade civil e a Igreja”, aponta. “Deslizes assim terminam, infelizmente, afetando o grupo como um todo”. E destaca outro aspecto da mensagem de Silas Malafaia que merece críticas: a pregação com forte ênfase nos desafios de fé regados a dinheiro. “Discordo veementemente quanto à sua teologia, principalmente quando prega sobre confissão positiva. Na verdade, considero herético o seu ensino sobre prosperidade”, critica Vargens. Para ele, o fato de muitos líderes evangélicos viverem nababescamente tem contribuído para que a sociedade construa a imagem de que todo pastor é rico. “Ora, todos sabemos que a realidade não é essa.”

Não há, claro, nenhuma lei que proíba ninguém de pedir dinheiro. O pastor Silas faz apelos frequentes por ofertas para os mais variados fins – a manutenção de seus programas no ar, as ações sociais da Associação Vitória em Cristo, a implantação e reforma de templos e até a compra de um avião para o ministério, o que lhe rendeu muitas críticas. Muita gente torce o nariz não apenas para os apelos insistentes, mas para os métodos empregados. Causaram rebuliço as campanhas financeiras baseadas em valores específicos de ofertas, como as chamadas “sementes”. Morris Cerullo, pastor americano de origem judaica, esteve ao seu lado na campanha dos 900 reais, lançada em 2009 no Vitória em Cristo .Sobre ele, há acusações em seu país, que vão desde charlatanismo a crimes fiscais, passando por enriquecimento ilícito. Milionário, Cerullo reside numa mansão avaliada no equivalente a mais de R$ 20 milhões e é conhecido por sua habilidade na arrecadação de ofertas para o ministério internacional que capitaneia, sediado em San Diego, na Califórnia.

Outro colaborador de Malafaia nas campanhas financeiras pela TV, Mike Murdoch, também tem trajetória controvertida. Seu ministério recebe muitas doações para obras assistenciais, mas o pastor americano é criticado por levar um estilo de vida principesco. A Associação Evangelística Mike Murdoch já teve problemas com o Fisco e seu líder foi apontado por um ex-colaborador como alguém que leva uma vida mundana paralela. Entusiasta da prosperidade, Murdock lançou com Silas a campanha “Campeões da fé”. Qualquer telespectador que se dispusesse a doar R$ 1 mil como teria sua oferta contabilizada na tentativa de arrecadar R$ 3 milhões para projetos da Associação Vitória em Cristo e ganharia livros de Murdock – além de bênçãos financeiras, é claro. Outra campanha lançada pela dupla, o “Clube 1 Milhão de Almas”, tem objetivo mais ousado: conquistar um milhão de novos convertidos através dos ministérios de Malafaia. Para fazer parte, também é necessário uma doação de 1 mil reais. Até o fechamento desta reportagem, a quantidade de doadores anunciada pelo site da campanha era de pouco mais de 62 mil. “Embora Silas Malafaia tenha um pé na teologia da prosperidade, ele usa o artifício de colocar os apelos mais fortes para suas campanhas de aumento de ofertas na boca de pastores americanos”, aponta Romulo Amorim Correa, mestre em Sociologia e professor do Seminário Presbiteriano de Brasília.

“MAL ESTAR”

A reportagem encaminhou a Silas Malafaia uma pauta com perguntas. Através de sua Coordenadoria de Comunicação, o pastor respondeu de maneira pronta e atenciosa, agradecendo o convite e explicando que, devido a uma série de compromissos pré-agendados, não poderia atender a revista naqueles dias. Uma das questões era sobre o desconforto que suas campanhas pela TV em busca de doações de valores específicos, como 800, 900 ou 1 mil reais – que teriam significados espirituais e redundariam em bênçãos materiais como retorno – têm causado à Assembleia de Deus, denominação na qual fez sua carreira ministerial. “O mal estar é explícito e inegável. Muitos membros e pastores assembleianos e de outras denominações tiveram que passar pelo constrangimento de explicar os apelos financeiros vexatórios (semeaduras), feitos em plena TV aberta”, reclama o teólogo Altair Germano, pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Abreu e Lima (PE) e vice-presidente do Conselho de Educação e Cultura da CGADB.

Germano deixa claro que suas observações não visam a atingir a vida pessoal do colega, mas carrega nas críticas aos seus posicionamentos. “Ao promover e vender abertamente a Bíblia de estudo batalha espiritual e vitória financeira em seu programa, de forma clara e direta o pastor Silas Malafaia se posicionou como promotor de posturas que antes combatia”, observa. Ele acrescenta que Malafaia não é um caso isolado. “Vários pastores assembleianos têm abraçado a teologia da prosperidade, distanciando-se dos ensinos bíblicos sobre a verdadeira prosperidade dos crentes, das motivações e dos meios para alcançá-la”. Acontece que, como estes não possuem muita visibilidade, prossegue, “passam desapercebidos”. No entanto, o teólogo acha que há pontos positivos no ministério de Malafaia. “Com seu jeito peculiar, ele tem se posicionado acerca de questões como a homossexualidade. Penso que, se corrigir o deslize doutrinário aqui tratado, estará dando um grande passo para voltar a contribuir de forma plena com a pregação do Evangelho e para a edificação da Igreja. Oro por isso.”

A luta contra a suposta mordaça que os gays estariam tentando colocar na Igreja é a guerra santa de Malafaia. Tudo por causa do Projeto de Lei 122/06, a famigerada lei anti-homofobia, que prevê punições contra quem discriminar homossexuais. Um de seus maiores adversários tem sido o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), defensor da causa gay dentro e fora do Congresso. O movimento homossexual tem feito todo tipo de chacota com o nome de Malafaia, pintado e apresentado como um nazista homofóbico, enquanto o debate sobre os direitos da comunidade gay ocupa o topo de agenda nacional. Na recente e comentadíssima aparição no programa De frente com Gabi, apresentado pela jornalista Marília Gabriela no SBT, um Silas agressivo fez afirmações sobre a inexistência de um gene ligado à homossexualidade. No dia seguinte, foi desmentido por um geneticista e rebateu desconstruindo o “pseudodoutor”, numa polêmica que, como a do sexo dos anjos, parece não ter fim.

O programa de Gabriela foi apenas mais um no qual Silas Malafaia tem sido destaque. Nos últimos tempos, ele deu entrevistas a revistas de circulação nacional, como Veja, IstoÉ e Época; foi citado em reportagens de grandes jornais como Folha de São Paulo e O Globo; apareceu no Jornal Nacional e o Fantástico, da Rede Globo. Deu as caras até em atrações populares, como o Programa do Ratinho, do SBT, e Pânico na Band, entrevistado pela apresentadora-modelo Sabrina Sato em um sofá. Embora declare seu respeito à opção de vida de cada um, o pastor tem insistido na ideia de que o patrulhamento gay visa a impedir que qualquer crente ou pastor diga publicamente que a prática homossexual é pecado à luz das Escrituras. Ele denuncia que setores articulados da militância gay querem fazê-lo perder seu registro profissional de psicólogo, já que uma norma do Conselho Federal de Psicologia proíbe terapias voltadas a mudança de opção sexual, embora ele não atue como terapeuta. Com seu jeito, ele diz que “a bicharada” o detesta porque prega a verdade. Por via das dúvidas, desde que seu nome passou a despertar tamanha rejeição, anda acompanhado por seguranças. “Se eu levar tapa de gay, vai ficar ruim para mim”, declarou, zombeteiro, numa entrevista a IstoÉ.

HIPEREXPOSIÇÃO NEGATIVA

A veia, digamos, combativa do pastor Silas Malafaia já foi destaque até em reportagem do jornal americano New York Times. A publicação destacou seu papel na Igreja brasileira, dizendo que seus “ataques verbais contra uma ampla gama de inimigos” atraem cada vez mais atenção – não necessariamente, no sentido positivo do termo. “Não surpreendentemente, sua proeminência crescente fez dele fonte de admiração e mal-estar”, avalia a matéria. O jornal cita as polêmicas de Malafaia em relação aos direitos civis dos gays, dos defensores do direito irrestrito ao aborto e da descriminalização do consumo de maconha.

A hiperexposição do pastor Silas Malafaia só pode ser prejudicial à imagem de uma Igreja que é múltipla e diversa. Esta é a opinião do antropólogo Flávio Conrado, pesquisador ligado ao Instituto de Estudos da Religião (Iser) e editor da revista Novos diálogos. “Ele é resultado do fenômeno do televangelismo brasileiro que se consolidou nos anos 1990 através de figuras como Miguel Ângelo, Caio Fábio, Nilson Fanini, Estevam e Sônia Hernandes e Edir Macedo”, compara. “Silas nem sequer é representativo da diversidade de sua própria denominação, a Assembleia de Deus; que dirá do que se tornou hoje o que chamamos de Igreja Evangélica brasileira”. Avalia. À luz da Sociologia da religião, continua, o estudioso, lideranças com esse perfil têm usado a retórica da perseguição religiosa, da vitimização e da escolha de inimigos para alimentar uma espécie de guerra espiritual. “Os inimigos já foram o catolicismo idólatra, o comunismo ateu e agora parece ser a ditadura gay e a defesa da família brasileira”. Silas Malafaia já até espalhou out-doors em praças de grande visibilidade defendendo o casamento apenas entre homem e mulher pela preservação “da família e da espécie humana”. “Infelizmente”, conclui Conrado, “quando se trata dos evangélicos, uma parte da mídia brasileira busca, muitas vezes, o espetáculo, visando à audiência, e isso Malafaia pode dar pelas posições controversas que assume e defende e a maneira teatral e histriônica como as apresenta”.

Já na Igreja Vitória em Cristo, uma indisfarçada “lei do silêncio” parece reger seus fiéis. Procurados por CRISTIANISMO HOJE, membros da denominação disseram que nada falariam sobre Malafaia, mesmo após a explicação de que a reportagem buscava apenas sua opinião pessoal. Um dos pastores auxiliares foi claro ao dizer que somente o próprio presidente poderia falar.

Para o pastor batista e professor de Teologia Lourenço Stelio Rega, tamanha concentração de poder eclesiástico, bem como a insistência e agressividade nos pedidos por dinheiro, não apenas caracterizam a guinada neopentecostal de Malafaia como contaminam sua pregação. “Para poder tocar toda estrutura que criou, Silas Malafaia acabou tendo de focalizar parte de sua mensagem no tema do dinheiro. É uma armadilha terrível essa em que ele e os outros protagonistas da teologia de mercado, com o evangelho da prosperidade, têm caído”, alerta. Quanto àquela que, um dia, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou de “a voz rouca das ruas”, mesmo quem dispõe de tanto conhecimento teológico sabe muito bem discernir o que está acontecendo. “Relógio de ouro no pulso, avião particular, casa na Flórida; campanhas e mais campanhas por ofertas, ‘sementes’ e dízimos… Silas Malafaia perdeu-se em meio às riquezas deste mundo”, afirma o taxista paulistano Antônio Fernando Gonçalves, fiel da Igreja O Brasil para Cristo.

CONTRA E A FAVOR

Ao redor do Brasil, a opinião dos crentes sobre o pastor Silas Malafaia varia muito

“Fiquei surpreso quando o pastor Silas Malafaia disse que ganhava mais dinheiro das pessoas não cristãs do que dos crentes. Será que a função da igreja é tornar os pastores milionários ou pregar o Evangelho a toda criatura até os confins da terra, para que haja salvação?”

Antonio José Braga, pastor auxiliar do Ministério El-Shaddai, de São Gonçalo (RJ)

“Não concordo com as críticas que fazem ao pastor Silas Malafaia. Elas provêm, principalmente, de gente que quer calar a sua voz, e nisso acaba fazendo o jogo do diabo. O que me surpreende é que haja tantos crentes falando mal desse irmão. O que há de ser do Reino de Deus, tão dividido?”

Roseneide Cunha de Carvalho, dona de casa, membro da Igreja Internacional da Graça de Deus e moradora de Ilhéus, na Bahia

“Eu acho que ele é um excelente pregador do Evangelho, mas fala algumas coisas com as quais que não concordo. Malafaia disse que é idiotice crente subir no monte; falou sobre a vestimenta das mulheres, que é ridículo usarem vestido comprido. Cada um tem que andar do jeito que se sente bem, com ordem e decência”

Leila Pereira de Assis Franklin é manicure e membro da Assembleia de Deus Tabernáculo do Soberano Deus, no Rio de Janeiro

“A partir do momento que usamos o ‘achismo’ em nossas palavras e entramos em discussões banais, que não nos edificam – e muito menos aos outros –, deixamos de ser guiados pelo Espírito Santo e passamos a ficar sozinhos na briga. O pastor Silas Malafaia é um homem de Deus e muito sábio, mas que costuma cair muito neste erro”

Alexandre Ferreira Braga, militar, membro da Igreja de Nova Vida em Parque Lafaiete, Duque de Caxias (RJ)

“Sempre assisti à palavra dele pela televisão. Aprendi bastante com o pastor Silas. De um tempo para cá, contudo, não assisto mais porque sinto que ele perdeu o foco na palavra de Deus. Ele está priorizando agora discussões com outros lideres e ataques a outras denominações”

Marta da Graça Pitta Godines, autônoma, membro da Igreja Batista da Água Branca, em São Paulo

“O pastor Silas Malafaia é um homem que teme a Deus e tem convicção naquilo que acredita. Ele defende como ninguém a sua fé. Por ser assim, agrada e também desagrada pessoas”

Clarice de Oliveira, funcionária pública, membro da Igreja Ágape de Curitiba (PR)

“Não concordo com todos os argumentos utilizados pelo pastor Silas. Em relação a temas como homossexualidade e aborto, ele tem razão no que diz, mas demonstra uma atitude preconceituosa. Em relação ao evangelho da prosperidade, sou totalmente contra o que ele prega”

Márcio de Barros e Silva Filho, turismólogo, membro da Igreja Presbiteriana das Graças, em Recife (PE)

“Silas sempre vai falar na televisão o que lhe convém. De bobo, ele não tem nada. Assim como Satanás, fala algumas verdades para encobrir muitas outras mentiras”

Flávio Magalhães, empresário e pastor da Igreja do Evangelho Simples, no Rio de Janeiro

“O pastor Silas Malafaia fala para agredir. Vários pastores têm a mesma opinião que ele, mas a maneira como as expressa demonstra arrogância. O que ele fala não pode ser tratado dessa maneira. Não concordo com a visão dele, e por isso, Malafaia não me representa.”

Natália Conceição, universitária e professora de maternal, integrante da Comunidade Doxxa, na capital pernambucana

SILAS MALAFAIA SOLTA O VERBO

O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo é conhecido por suas declarações fortes. Confira o que ele já disse no púlpito, em seus programas e em entrevistas:

Bênção financeira e prosperidade

Antes…

“Esse negócio de teologia da prosperidade, nos Estados Unidos, é lindo. Agora, vem falar disso na favela da Rocinha. Isso é uma afronta, gente. Isso é uma covardia! Besteirol teológico da América que o pessoal no Brasil está engolindo”

“Não pensa que todo mundo vai ficar rico não, isso é balela, é cascata. Qualquer pastor que promete riqueza a todo mundo é um cara de pau safado, um pilantra, ludibriador da fé. Quem falou que todo mundo vai ficar bem financeiramente?”

… e depois

“Deus tem falado ao meu coração e vou dizer a você: quero ser profeta de Deus para quem está me vendo: Deus quer dar riqueza para os crentes”

“Tem gente com cara de supersanto que me diz: ‘Pastor, eu dou oferta pelo simples ato de dar’. Sim, trouxa, ok, trouxa, eu respeito você, trouxa. ‘Eu dou oferta simplesmente porque amo a Deus e está acabado…’ Mas a Bíblia não manda você fazer isso. A Bíblia faz uma analogia da oferta com a semente, porque você deve dar oferta na expectativa do que vai colher em sua vida”

Ministério

“Gasto milhões e milhões por mês com horários na televisão, congressos, cruzadas evangelísticas, treinamento de pastores e abrindo novas igrejas. Como se paga isso? Não é um anjo do céu que desce comum cheque em branco para mim”

“São uns bandidos, uns pastores fracassados, desocupados, insolentes, falsos crentes, caluniadores, invejosos” (Falando de pastores e blogueiros que o criticaram pelas campanhas de arrecadação na TV)

“Eu sou o único pastor que realmente prega a palavra de Deus na televisão”

Militância gay

“É o grupo mais intolerante da pós-modernidade”

“Eu vou funicar esse bandido, esse safado” (Em resposta a Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que pediu ao Ministério Público que o investigasse sobre suposto incentivo à violência contra homossexuais)

“Eu amo os homossexuais como amo os bandidos” (Em entrevista ao programa De frente com Gabi)

“OBSESSÃO SEM CONTROLE”

Diretor e professor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, o pastor Lourenço Stelio Rega é doutor em Ciências da Religião e mestre em Teologia. Autor do livro Dando um jeito no jeitinho (Editora Mundo Cristão), no qual trata da ética cristã, Rega é um dos maiores especialistas brasileiros no tema. Sob esta ótica, ele avalia a atuação do pastor Silas Malafaia:

CRISTIANISMO HOJE – Como o senhor avalia a presença midiática e a atuação pastoral de Silas Malafaia?

LOURENÇO STELIO REGA – Malafaia não sabe dialogar, só gritar, para alimentar a sede belicosa de seus fãs. Com o uso de uma estratégia apologética tão guerreira, está causando um prejuízo incalculável à imagem dos evangélicos. Ele está numa obsessão sem controle. Quem vai conseguir convencê-lo disso?

Por que ele atrai tanto o interesse da mídia, já que, até recentemente, pastores praticamente não tinham espaço na grande imprensa?

Porque ele grita, e bem alto; então a imprensa o quer ouvir – mas será que também a imprensa, com isso, não quer nos expor ao ridículo? Quando Malafaia se vale de argumentos inconsistentes e se expressa da maneira como o faz, parece que a soma disso tudo acaba por enfraquecer a visão geral sobre o que é ser evangélico. Silas Malafaia passa à opinião pública a ideia de que somos infantis, extremados, fechados, sem diálogo.

A compra de um avião por Silas Malafaia provocou críticas ao seu ministério, assim como a recente reportagem da revista Forbes apontando-o como um dos pastores mais ricos do Brasil. Quais os efeitos dessa ostentação por parte de um líder religioso?

Uma das características do ministério cristão é a humildade, não necessariamente a pobreza. Assim, o líder evangélico deve ser comedido em suas posses, com cuidado para evitar comentários e evitando sempre a empáfia, a soberba, a altivez. Para poder tocar toda estrutura que criou, Silas Malafaia acabou tendo de focalizar parte de sua mensagem no tema do dinheiro. É uma armadilha terrível essa em que ele e os outros protagonistas da teologia de mercado, com o evangelho da prosperidade, têm caído.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

66 COMENTÁRIOS

    • A ira de deus se revela do ceu contra toda impiedade e preversao dos homens que detem a verdade pela injustiça– porquanto o que de deus se pode conhecer e manifesto entre eles . porque deus lhes manifestou–porque os atributos invisíveis de deus assim o seu eterno poder .como também a sua própria divindade. claramente se reconhecem desde o principio do mundo .sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. tais homens são . por isso indesculpáveis ‘. porque. tendo conhecimento de deus não o glorificaram como deus ‘. nem lhe deram graças’. antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios ‘. obscurecendo-se lhes o coração insensato–inculcando-se por sábios’. tornaram-se loucos–e mudaram a gloria do deus incorruptível em semelhança de imagem de homem corruptível bem como de aves quadrupedes e repteis–por isso’. deus entregou’. tais homens a imundícia ‘.pelas concupiscências de seu próprio coração’. para desonrarem o seu corpo entre si–pois eles mudaram a verdade de deus em mentira ‘. adorando e servindo a criatura em lugar do criador o qual e bendito eternamente’. amem–por causa disso ‘. os entregou deus a paixões infames ‘. porque ate as mulheres mudaram o modo natural de suas relações intimas por outro’; contrario a natureza’.–semelhantemente ‘. os homens também deixando o contacto natural da mulher’. se inflamaram em sua sensualidade’. cometendo torpeza ‘. homens com homens e recebendo ‘. em si mesmos a merecida punição do seu ERRO’.– EU DEDICO ESTES ESCRITOS SAGRADOS AOS INCALTOS E AOS CRENTES QUE COMENTARAM AQUI–o que e isso minha gente por ventura vocês estão retornando ao vomito–==a rede globo sempre esteve do lado da católica e do espiritismo==a rede record que era para ser o baluarte evangélico se desbandeou-se para o também lado de satanás-nos caminhos de baal porque adotou as mesmas podridão da globo–ora não queiram competir com aqueles que adoram a grande meretriz–pois todos estes que são contra o silas malafaia são também contra os evangélicos–sejam sábios porventura vocês não sabe distinguir o joi do trigo não sabem que quando a mídia brasileira que sempre foi contra os evangélicos’. esta fazendo alarde e sempre contra nos–pois a mídia brasileira sempre esteve e apoia –a capital mundial da idolatria o vaticano’; sempre esteve ao lado da grande meretriz a rainha da idolatria’. ora convenhamos–eu também sou contra esta pregação de prosperidade mas nem por-isso vou ficar contra quem defende a moralidade quem defende a família–se ele o silas malafaia esta fazendo alguma coisa que não e do agrado do SENHOR JESUS’. isto e um problema dele com JESUS não somos nos que o podemos julgar pois nos temos O ADVOGADO DOS ADVOGADO–para julga-lo faça o seguinte se coloca diante de um espelho grande onde você se vera de corpo inteiro olha para você e se julgue você mesmo –mas se julgue verdadeiramente e vamos ver no que vai dar–o que não e contra nos e por nos ‘. ao invés de estar se preocupando com o silas malafaia vao –dobrar seus joelhos e orar pelos católicos pelos espiritas -budistas e por todos os incautos que tanto precisa de nossas orações –se o silas malafaia não esta representado os crentes então a quem ele esta representando–quem nus dera se todos os pastores do brasil se levantasse e sair dos seus confortável restrito e fossem pras ruas com todos seus seguidores defender o que e direito–eu não vou me compactua com o que e errado ai acima esta bem claro o porque de tudo isso –quando vocês estão se manifestando contra o silas vocês estão concordando com toda a podridão que esta ai acontecendo ou por ventura tem algum –G–ai disfarçado –EU SOU SIM A FAVOR DO PASTOR SILAS MALAFAIA EU SOU CRENTE EM CRISTO JESUS –ELE ME REPRESENTA ATE QUE SE PROVE AO CONTRARIO

        • a onde esta escrito que o bispo quer te representar?

          NEM JESUS QUER TE REPRESENTAR.
          Pessoas como vc vai ouvir dele-

          -EU NÃO VOS CONHEÇO-

          assim como vc não conhece JESUS ele também não te conhece.

          E AI VAI CONTINUAR FUGINDO?
          CADE SEU TESTEMUNHO?

          • vai arrebentar

            meu testemunho eu já falei a um bom tempo atrás… porque devo repetir?

            resumindo é isso… eu era da iurd, mas lendo a bíblia e comparando o que acontecia lá, vi profundas diferenças… Deus me tirou de lá e desde então tenho testemunhado a libertação que Deus me deu do engano religioso da iurd…

            e vc… já cumpriu a sua meta financeira desse mes? já matou o leão? cuidado, que se vc falhar na meta vc sai da empresa universal, viu?

          • vc chama isso de testemunho KKKKKKKKKKKKK

            que que é isso?
            KKKKKKKKK TESTEMUNHO DE CRENTE FRACASSADO E SEMPRE ABSTRATO, VC NUNCA CONSEGUE VER.

            leão? metas financeiras?
            EU MATO UM LEÃO POR DIA,E DEIXO O OUTRO DESMAIADO PARA O PRÓXIMO DIA.

            Meta financeira?
            vc esta precisando de um dinheirinho?
            porque vc esta preocupado com minha vida financeira?

            sei que vc vive na miseria. mas não sabia que vc iria pedir dinheiro assim tão descaradamente.

            vc esta precisando de empréstimos? seu nome ja esta limpo?
            a coisa ta feia pro seu lado em coisinha.

            KKKKKKKKKKKK AINDA ESTA NA FILA, KKKKKKK
            NEM TESTEMUNHO TEM.

            Se converta coisinha.
            talvez assim vc consiga pagar a quem vc deve.

      • não loucos são os irmãos que dãqo dizimos para teu marido dar para ti roubar para pagar internet e passar o dia aqui mentindo e difamando de o nome da iogreja que teu marido pastoreia , para fazermos uma visita e contar como voces usam e roubam seus dizimos

    • sim stardust teu representantre é o dizimno dos irmãos que pagam a tua internet e teu tempo gasto diariamente aqui, que troxas estes irmãos que te sustentam se eles soubessem como gastas teus dias usando9 o dinheiro deles, pare de roubar dizimos voce jussara não é levita para receber e muito menos gastar o diinheiro dos irmãos, poxa homem sem vergonha ja é boca brava mass mulher roubando é ainda pior, só sabe contar mentiras…..venda teu computador e de aos póbres

  1. Não me espanta saber que Vários lideres evangélicos,estão nesse presente acontecimento se lixando para o que esta se passando , mais felizmente isso é cumprimento da palavra de Deus
    Acho que a falta de Opinião pessoal das pessoas demonstra seus verdadeiro caráter , e a falta de Conhecimento a falta de argumento mais deixe ser Nós que conhecemos a palavra não vamos de Maneira nenhuma se curvar diante dessas cousas por que fomos levantados para fazer a Diferencia .
    Criticar e até, se opor contra suas próprias origens de fato mostra o quanto os seres humanos
    Podem ser fracos diante de circunstancias adversas…

  2. Ja sei que os editores da revista são os supostos “crentes “, que ficam alienados em suas igrejas e não participam nem comentam nada sobre o mundo em que vivem. Parabéns ao Pastor Silas pela coragem e intrepidez, não pertenço a denominação dele, sou de outra igreja, mas ele me representa sim!

  3. coitados desses meros escritores que estão contra uma pessoa como malafaia, ele representa SIM o população evangélica, “evangélica” não pessoas que dizem ser evangécos !
    falta coragem para combater a ditadura gay, pois malafaia não tem essa falta em seu coração !

  4. não me representa , mas quem é lider brasileiro que nos representa, na politica feliciano é um infeliz adjutor do pt, o macedo é doido o valdomiro só sabe chorar o rr sumiu quem nos representa quem é que esta fazendo algo, nestas altura do campeonato melhor um ruim do que não ter ninguém

  5. É ISSO, AGORA, QUALQUER PESSOA EM SAM CONSCIENCIA, DEVE AFIRMAR; NÃO SÓ
    O MALAFAIA, MAS QUALQUER PESSOA QUE DEFENDER OS PRINCIPIOS QUE ESTÁ NA
    BIBLIA, É UM REPRESENTANTE NÃO SÓ DO POVO EVANGÉLICO , MAS DE TODA
    SOCIEDADE QUE TEM POR PARAMETROS TUDO O QUE DIZ A FAMILIA E BONS COSTUMES.
    AGORA,ESSE MOVIMENTO DENOMINADO PENTECOSTAL,DESCULPE-ME OS ADEPTO DISSO
    É SÓ ZUADA; ESSA ZUADA NÃO ACOMPANHA A PESSOA, MAS A PALAVRA SIM.
    A DESTRUIÇÃO DA PESSOA HUMANA SÓ TEM UMA BASE ” FALTA DE CONHECIMENTO.

  6. Penso que esse Pr. Silas descobriu a mina de ouro, antes ele tinha um posicionamento acerca da teologia da prosperidade, como deixou claro a reportagem, e agora ele tem outra. O fato é que ele é o terceiro pastor mais rico do Brasil segundo a Forbes, com patrimônio estipulado em 300milhões de reais(estou aguardando ele processar a Forbes como tinha dito). Pra 1pastor que tem avião particular e usa Rolex, tudo isso explorando a fé alheia, é um absurdo! Sinto que ele venha cada vez mais manchar o cristianismo puro, genuíno e verdadeiro diante da sociedade. Como se a sociedade vinhesse generalizar esse comercio da fé que malafaia está fazendo. Ele incita ódio, com a desculpa da preservação da família. Ele não é burro e sabe que a sociedade vive em eterna modificação, crescimento e pluraridade(isso é um fenômeno natural, indica dinâmica da mesma). A prova disso foi o fim da escravatura, voto feminino, divórcio e agora com casamento gay. E que é fato que não existe apenas famílias pai, mãe e filho. E sim outras. E o estado tem a obrigação de proteger também. Afinal a lei é pra todos. Sinto pelos seguidores do malafaia que estão caindo na labia desse pastoreco.

    • Família natural se compõem de Home/Mulher; desda união pode ou não advirem filhos(as). Fora disto é grupo de pessoas. Certo, ou não? Casal é formado por homem/mulher. Homem/homem, mulher/mulher nunca foram e jamais serão casal, mas, sim, dupla, par. Relação homo-afetiva é sentimento existente entre mãe e filha, pai e filho, não há, não pode haver esta relação, interação sexual; relação e e interação sexual entre pessoas do mesmo sexo: homem/homem e mulher/mulher é, anote aí: “homossexualidade” pura e simples não tendo nada a ver, portanto com “homo-afetividade”. Que gays, homossexuais, transgêneros, travestis, lésbicas e ativistas em geral aprendam isto.

    • A intelectualidade brasileira estava, por todos esses fatores, fundamente predisposta ao apelo gramsciano, onde a vida intelectual deixa de ser o esforço solitário de quem cherche en gémissant, para tornar-se a participação num “sentido da vida” amparado pela solidariedade coletiva. O Partido é às vezes chamado por Gramsci “intelectual coletivo”. É o abrigo dos fracos. Aí a ascensão ao estatuto de intelectual é barateada: já não custa a penosa aquisição de conhecimentos, a investigação pessoal, a luta direta com as incertezas. Obtém-se pelo contágio passivo de crenças, de um vocabulário comum, de cacoetes distintivos13. A sociedade em torno legitima a paródia: diante dessas marcas exteriores, o brutamontes de direita acredita piamente estar na presença de um intelectual. A mídia faz o resto.

    • alias queria saber se a senhora realmente pensa, ou diz que pensa, como dizia o grande mario ferreira dos santos, que provavelmente a dileta boçal esquerdista não conhece, ” a realidade é aquilo que interpretamos do mundo”, só posso dizer sobre tudo isso que; vocês culpam aos lideres evangélicos por crimes e contradições, os crimes quem cometem na verdade são os membros desse partido death-metal chamado PT, você dizem que Silas roubou dinheiro e quanto aos estádios construídos para essa copa do mundo todos claramente superfaturados, ou a ligação entre o PT e as Farcs-mega-traficantes colombianos, ou sobre o enriquecimento ilícito de Lula, ou sobre os crimes de Dilma Russef, vocês que criticam a esse pastor que vão para o inferno, bando de desgraçados, fracassados, essa senhora que defecou esses comentários é uma mal amada, quanto a essa revista ai citada não passa de lixo, garbege de quinta, e ainda falam que são cristãos, isso mostra que porcaria de protestantes de hoje em dia. que realidade cruel que temos hoje.

  7. Nem o Pastor Silas Malafaia e nem ninguém aqui na terra me representa, pois todos pecaram e estão destituídos da Glória de Deus! quem me representa em todos os sentidos é tão somente Jesus, o Cristo de Deus! – Contudo, das porcarias que estão por aí sendo servos do diabo e todas as potestades malignas, meu voto é para o Pastor Silas Malafaia, pois não sei realmente qual é a intenção de seu coração, se é para alimentar o seu ego, ou simplesmente está agindo com temor a Deus. Todavia suas palavras correspondem ao social, moral, cívico e cristão! – Apoio o Pastor Silas Malafaia (até que ele prove o contrário)!

  8. ESSA REVISTA É CRISTÃ?????? ENQUANTO TEM GENTE (PRECISA LER MAIS A BÍBLIA, SE INFORMAR MAIS NA PALAVRA, NÃO EM SUAS OPINIÕES ) O PASTOR SILAS MALAFAIA TEM CORAGEM DE IR CONTRA O PECADO QUE TENTA ENVOLVER AS PESSOAS COMO PLANTA PARASITA PARA SUGAR TODA A VIDA. EU NÃO SOU DA IGREJA DO PASTOR SILAS, MAS CONCORDO PLENAMENTE COM SUA OUSADIA EM GRITAR A VERDADE, A VERDADE DE DEUS E NÃO DELE. ASSISTO SEUS PROGRAMAS, E NUNCA VI NENHUMA ERESIA, E NEM “TEOLOGIA DA PROSPERIDADE”. SERÁ QUE ESSAS PESSOAS QUE ATACAM TANTO SOBRE A TAL PROSPERIDADE MORAM EM BARRACOS NUMA FAVELA??? SERÁ QUE ELES ACHAM QUE TER UMA VIDA PRÓSPERA, COM UMA CASA PRÓPRIA, O SEU CARRO, UM BOM EMPREGO É PECADO??? DEUS QUER QUE SEUS FILHOS SEJAM MISERÁVEIS, PAUPÉRRIMOS??? EU SEMPRE OUVI O PASTOR SILAS, PREGANDO A JESUS, UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA E ARREPENDIMENTO, E NÃO PROSPERIDADE COMO O “CAMINHO PARA DEUS” ELE PREGA ARREPENDIMENTO, CONVERSÃO, ISSO SIM!!! E QUAL O PROBLEMA DELE USAR PALAVRAS “RECORRENTES” COMO VITÓRIA. ELE NÃO ESTA FALANDO NADA FORA DA PALAVRA, AGORA, ELE ESTÁ SENDO “PERSEGUIDO” POR “CRISTÃOS” PELA CORAGEM, OUSADIA, INTREPIDEZ DE DIZER A VERDADE DE DEUS, DE CONFRONTAR O PECADO, DE NÃO SE CONFORMAR COM ESSE MUNDO??? POR QUE ESSAS PESSOAS NÃO VÃO SE PREOCUPAR EM GANHAR ALMAS, EM OLHAR PARA SUAS PRÓPRIAS VIDAS AO INVÉS DE PERSEGUIR UM HOMEM DE DEUS QUE ESTÁ LUTANDO PELA CAUSA E PELO DIREITO DE SEU DEUS. DO NOSSO DEUS. SE ESQUECEM DA ATITUDE DE DAVI, QUANDO TEVE A OPORTUNIDADE DE ACABAR COM SAUL.
    O PASTOR SILAS ME REPRESENTA SIM, SABE PORQUE??? PORQUE ELE REPRESENTA, ELE LUTA PELA PALAVRA DE DEUS, E NÃO PELA PALAVRA DELE. E QUEM O ACUSA, DEVE SER MUITO SANTO E CORRE UM SÉRIO RISCO DE SER TIRADO DESTA TERRA COMO ENOQUE, DEVIDO A TAMANHA SANTIDADE. INCRÍVEL É QUE EU NUNCA VI O PASTOR SILAS, DIZER QUE ELE É PERFEITO OU O BAM, BAM, BAM. MAS, ENFIM, SÓ SE ATIRA PEDRA EM UMA ÁRVORE DE FRUTOS DE QUALIDADE, NINGUÉM VAI ATIRAR PEDRAS EM UMA ÁRVORE DE FRUTO RUIM,NÃO É??!
    TODOS PASSAM DE LONGE E VÃO NA ÁRVORE BOA. E OS FRUTOS BONS, NÃO SÃO MÉRITOS DO HOMEM MAS DE UMA VIDA COM DEUS. SE LIGA POVO DE DEUS!!!!! JESUS ESTÁ VOLTANDO, SE PREOCUPEM COM ISSO…SE PREOCUPEM COM SUAS PRÓPRIAS VIDAS… SE PREOCUPEM COM AS VIDAS QUE ESTÃO INDO PARA O INFERNO SEM DEUS…

  9. Aquele que não ajunta espalha, quem não é contra nós e por nós.
    “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias COBIÇAS, como que sentindo coceira nos ouvidos,”
    (2Tm 4:3).
    Vão lamber sabão!!!

  10. Toda crítica é boa, principalmente para nós Cristãos,temos que ser sal da terra e luz do mundo. A Bíblia é a palavra de DEUS, sempre digo que há um perfil de comportamento para toda a Igreja e especialmente para a liderança.1 de timóteo cap 3, Amados isto é sério.Jesus está chegando!

  11. Sei que os evangélicos tem sua opinião em relação a Gays, mas o que me incomoda nesse homem é os berros, a voz, sei lá, não me traz paz de jeito nenhum. Vejam a diferença do padre Fábio de Melo, em relação a homossexualidade, ele tem a mesma opinião, mas só olhar a diferença como fala, é calmo, é devagar, fala coisas bonitas e não estúpido igual o Silas.

    • O coração dele está cheio de ódio. Desse jeito ele não vai conseguir ninguém. Mas está bem claro que a real intenção dele não é essa. Nos programa dele de 1 hora, aos sábados, ele passa a maior parte do tempo fazendo propaganda de livros, CD da nora e outras ofertas visando lucro. Mas o povo é cego e não observa esses sinais.

  12. Olá,
    Esses caras adeptos dessa teologia, principalmente a liberal, que namoram essas ideologias, marxista-esquerdiastas, humanista, “ecumenista”, que de uma maneira sultil nega Aquele q é digno de toda honra e glória, vêm contaminando o coração de muitos crentes.
    Pecado é pecado, desde adão até o último q nascer!
    “O mundo passa”, =hábitos e custumes, disfaçados de “evoluções sociais” , MAS A PALAVRA DEUS PERMANESSE PARA SEMPRE=PECADO É, E SERÁ SEMPRE PECADO.

    Deus abençoe a todos…
    Deus abenc

  13. Dica: O movimento de direção acertada provém do espírito de Deus. Logo, se Deus é espírito, o caminho do acerto é a oração e não a imposição pela força do braço.
    Há pequenos pecados na visão do ser humano afastado da disciplina. Ele acredita ser absurda e fanática a crença de que pode ser errado isso ou aquilo, já que lhe parece tão natural. A mesma disciplina tem o poder de prevenir que o ”pequeno pecado” provoque efeito cascata por várias gerações e no final resulte em grande destruição.

    • Inveja do quê? da riqueza dele? Mas não está bem claro na Bíblia: “não ajunteis tesouros na Terra”? Malafaia e Cia é a personificação da hipocrisia.

  14. Se quiserem um homem perfeito para representar o Brasil, chamem Jesus. Ou então um representante cristão como nós, que tem erros diferentes dos nossos erros, talvez menos graves.
    Silas Malafaia me representa, mesmo com seus erros.

  15. ESSAS PESSOAS QUE DIZ QUE O PASTOR CILAS MALAFAIA NÃO LHE REPRESENTA ESTÃO CERTA,PORQUER ELE ESTÁ REPRESENTANDO AQUI NA TERRA É A DEUS,EU TENHO CERTEZA QUE ELE NUNCA REPRESETOU AO CAPETA QUE USA ESSAS PESSOAS QUE FALA O QUE NÃO DEVE. VÃO LER A BIBLIA E SE CONVERTA A JESUS CRISTO.

  16. Estamos vivendo numa época em que muitos que dizem cristão, em vez de trabalhar para o reino de Deus sendo embaixador cristo aqui na terra não os fazem e trabalha contra aqueles que fazem. estão fazendo como Sambalate Tobias,enquanto Neemias e os confiavam na promessa de Deus estava reconstruindo os muros de Jerusalém Sambalate e Tobias tentavam impedir e armando silada para mata-los. Isso tem acontecido com aqueles que tem levantado contra o pastor Silas Malafaia e muitos outros que tem tido coragem de obedecer o mandado do Senhor Jesus em pregar a palavra de Deus. críticos o que você tem feito pelo reino de Deus a não ser criticar quem Faz? Agora abra os olhos e vê que milhares de almas tem aceitado Jesus como Salvador através deses Homens de Deus. essa revista esta querendo audiência nas costa do pastor Silas.o Pastor da igreja P. independente não esta qualificado para comentar ou Julgar o trabalho do Pastor silas pois a Igreja Presbiteriana esta em decadência justamente por causa de lideres com pensamento do Pastor citado. não sou da igreja do Pastor Silas sou membro da Igreja Presbiteriana por esse motivo posso falar com propriedade pois tenho visto a Igreja encolher a cada dia pois a liderança perdeu a visão.

    • Ruy, sou obrigada a concordar com você. Essa revista perdeu uma excelente oportunidade de se posicionar conforme os ensinos bíblicos sobre os temas polêmicos como os atuais. Como disse você, ela perdeu a visão das coisas celestiais, preocupam-se mais com as letras, e com isso se acham mais sábios( como se a sabedoria não viesse de Deus somente), acima dos demais pregadores pentecostais e outros que ainda creem que Deus R E A L M E N T E cura. Falo com convicção, pois eu provei esse amor maravilhoso de Cristo Jesus em minha vida. Sabe, lamento, mas não fico admirada com essa postura. Não sentiram ainda nenhuma pressão, pensam que ficarão livres em caso de perseguição. Não têm a inspiração do Espirito Santo em suas vidas e por isso andam segundo a carne, não percebendo as lutas nas camadas celestiais. Penso que quem ama de VERDADE alerta acerca do perigo que as pessoas correm não obedecendo a voz de Deus. Movidos fossem pelo amor cristão verdadeiro estariam atuando ao lado do pastor Silas e dos demais que defendem a vida, repudiando o aborto, descriminalização de drogas, casamento gay, corrupção, etc. Tomara a cegueira espiritual seja afastada deles.

  17. Pastor Silas não esta pedindo para representar ninguém, ele esta fazendo a obra de Deus e alguns que dizem Cristãos não apoiam por inveja. Conheça a verdade que e a Palavra de Deus e Serás Salvo tu e tua casa.

    • Lorena: o dia que você tiver uma experiencia com Deus vai mudar de opinião, deixando de acompanhar essas revistas que está a serviço cotra as coisas de Deus, milhões de almas aceitando Jesus através do trabalho realizado pelo pastor Silas isso incomoda o inferno e muitos veículos de comunicação que está a serviço do inimigo das almas. Jesus te ama nós também deixa jesus dirigir sua vida que serás feliz.

      • Ruy me desculpe mas vc nao me conhece…detesto revistas e jornais sensacionistas…Malafaia e inconstante e sempre mudando de lado de acordo com seus proprios interesses…na ultima eleiçao presidencial tivemos mais uma prova disso…nao se espante se na proxima eleiçao ele apoiar PT se isso claro lhe trouxer algum beneficio ou se unir aos gays que ele tanto ataca…pra mim com certeza nao sera nenhuma novidade…

        • Lorena: na vida funciona dessa forma menmo um dia você está mais proximo de uma pessoa outro dia o pensamento dela mudou, então não compactuamos mais com seu projeto. Na politica não é diferente, hoje apoiamos um projeto depois esse projeto é mudado então não concordamos eprocuramos o menos pior, vou te dar um ex. eu participei do projeto da Marina votei nela e busquei voto para mesma, mais participando das reuniões de apoio ao a sua proxima candidatura vi que tem muito interesse contrario o que a gente almeja, não participo mais das reunioes e não apoio mais esse projeto.

          • Concordo com irmã Lorena.

            Malafaia busca seus próprios interesses.
            É só ver o episodio, as mudanças sobre a teologia da prosperidade que era um besteirol em 1995 e hoje pra ele é galinha dos ovos de ouro.

            Sou a favor da família, contra essa raça do satanás os gays, tem todo meu apoio.
            Agora aproveitasse dos fieis com essa heresia da teologia da prosperidade?

            Tó fora!!!!

          • Toma vergonha Ruy, vai se converter.

            Quer dizer quando o pastor Silas metia o pau na teologia da prosperidade, era um negocio do capeta, coisa de americanos de pais rico em 1995.
            Nos dias de hoje é de Deus?

  18. Os autores da matéria são tão desprovidos de conhecimento, tão “medíocres”, (como diria o próprio Malafaia) que sequer sabem se expressar no próprio idioma! Não é: “A quem ele representa?”. O correto é: “Quem ele representa?” O verbo é transitivo direto e não requer essa preposição.

    Silas Malafaia, com certeza, não representa TODOS os evangélicos e desagrada muitos. PORÉM, ele representa uma porção bem significativa de crentes. Obviamente ninguém agrada todos e defeitos todo ser humanos tem. MAS, Deus usa quem Ele quer. Morram de inveja os insatisfeitos. Glória a Deus que há alguém (Ainda que seja um ser humano cheio de limitações!) que tem coragem de gritar contra coisas como o aborto, por exemplo; ou contra uma tentativa diabólica de destruir a todo custo o conceito bíblico de família, e assim trazer confusão e maldição para a nação inteira. Quem fala mal contra o pastor Silas nada sabe e é filho do Diabo, pois procura fazer a vontade de Satanás.

  19. Como se perde tempo em adicionar coisas a outras situações,Pastor Silas Malafaia não é Jesus Cristo e muito menos Deus que são perfeitos,sabemos que somos questionados por nossas atitudes antes e depois,mais veja o que vale a pena,se fosse por isso,todos os líderes tiveram passados obscuros,até os papas tem o seu passadinho. Mais o que importa que nada disso vai calar o Pastor Silas agora ele se levantará com mais impeto já que manifestaram o seu passado contraditorio…Aguente quem mexe com o ungido de Deus não sabe o quanto é pesada a mão do Todo Poderoso.Quem viver verá a grande levantada evangélica.Amém!!!!!! Toda a Honra e toda a Glória pertence a Deus.

  20. Deus me deu saúde e trabalho e eu contribuo com o ministério do pr Silas. Prq os críticos de Silas se preocupam tanto com o meu dinheiro e o dinheiro dos outros???? Aliás, dinheiro que somente Deus nos permite ganhar. Porque essa “vigilância” extrema com dinheiro alheio? A esses eu digo: vão pregar o evangelho brasil afora em cima de um jumento. Enriqueça pr. To feliz com isso. Ahh, troque logo esse jatinho velho. Se eu pudesse, lhe presentearia um ROLEX, já que esse q ganhou ta muito surrado. Ao servo de Deus O MELHOR DESSE MUNDO. Amem.

  21. A Cristianismo Hoje é uma revista esquerdista que não se preocupa com o evangelho,pois sua razão de ser é a maldita teologia da missão integral (versão evangélica da teologia da libertação),ou seja difundir o maldito socialismo.

  22. Distintos irmãos, graça e paz!

    Sobre os valores atinentes à família defendidos pelo pastor Silas Malafaia,
    concordamos em absoluto.
    No entanto, sempre dissemos, não somente nesse blog, bem como em
    outros coirmãos, que discordamos de muitas coisas do referido pastor,
    dentre as quais destacaremos duas: a teologia da prosperidade defendida por ele,
    como também a falta de modos de como se dirigir a seus opositores. Por mais
    que o mesmo alegue que isso é sua maneira peculiar.
    No tocante a alguns pastores dizerem que não concordam com o modo como
    o pastor Silas arrecada dinheiro, no entanto, em muitas igrejas, inclusive, na Assembleia de Deus
    ( Ministério Belém ou Missão), em muitos locais, Brasil afora, infelizmente, não é diferente.
    Assim dizemos, pois fazemos parte da membresia, há décadas, e sabemos que as solicitações no tocante a contribuições para diversos fins sempre acontece. Muito embora não somos
    constrangidos a fazer.
    Do nosso ponto de vista, apontar defeitos de outros ministérios e querermos negar as mazelas que há também em nosso meio, e não são poucas, é achar-nos palmatórias do mundo.
    “Não são as instituições que honram os homens, mas são os homens que devem honrar as instituições”.
    Chega de hipocrisia deslavada de tantos pastores que se veem acima do bem e do mal.

    Em Cristo,
    Tadeu de Araújo

  23. Inventaram esse tal de “me representa”, fulano me representa, fulano não me representa. Quem me representa é o meu advogado que intercede por mim dia e noite, e o Espírito Santo que me ajuda em minhas orações “defeituosas”. Sim eles me representam por que eu nunca conseguiria chegar diante do meu PAI sem eles. Sim eles me representam. Quanto aos Pastores Silas e Feliciano eles devem representar a Deus e sua justiça aqui na terra, cumprir exemplos de homens notáveis como Apóstolos: Paulo, Pedro, Tiago e outros; Se eles trazem sorrisos aos lábios de meu Deus, seu Filho Jesus e o Espírito Santo, então, eles representam a Deus, Bíblia e os cristãos brasileiros, se não mundial, inclusive EU; caso contrário, representam a si mesmos e seus umbigos. Nada mais tenho nada mais quero dizer.

  24. Cleo: concordo com Você o homem de Deus merece presente como icentivo da sua luta, no velho testamento quando alguem ia visitar um profeta levava-lhe presentes do melhor, temos que honrar o cervo de Deus. E deixar que os criticos Fale. Deus Abençoe.

  25. TODO ATAQUE QUE O PASTOR SILAS SOFRE, TEM APENAS UMA EXPLICAÇÃO, A REVOLTA DE SATANÁS CONTRA A FAMILIA CRISTÃ. E O QUE ME DEIXA PERPLEXOS, É UM BANDO DE CRENTES E LIDERES FROUXOS, QUE NAO TEM CORAGEM DE FALAR COM ELOQUENCIA, DE DEFENDER A FÉ CRISTÃ COM AMOR E PAIXAO, SERÁ QUE O POVO DE DEUS NAO ENTENDE QUE DEUS ABOMINA O HOMOSSEXUALISMO, QUE NO PASSADO ELE DESTRUIU UMA CIDADE POR CAUSA DISSO, NINGUEM LEMBRA DO DILUVIO? DEUS NÃO É ESSE BOBINHO QUE TODO MUNDO PENSA NÃO, SÓ AMOR, SÓ AMOR E PRONTO, ATÉ ANTEVEJO A MÃO DE DEUS DESCENDO SOBRE ESSA NAÇÃO DAKI A ALGUM TEMPO DEVIDO A ESSAA ABERRAÇÕES, O HOMEM MUDANDO A VIDA NATURAL, DEUS TENHA MISERICORDIA DE NÓS.

  26. É claro que o Pastor “Malafaia não me representa” mas se eu morasse no Rio de Janeiro, seria congregado na igreja Vitória em Cristo, ele é um grande pregador da palavra de Deus, homem de coragem que luta contra a prática gay e também contra o assassinato dos indefesos, que os/as chamam de aborto.

  27. A ira de deus se revela do ceu contra toda impiedade e preversao dos homens que detem a verdade pela injustiça– porquanto o que de deus se pode conhecer e manifesto entre eles . porque deus lhes manifestou–porque os atributos invisíveis de deus assim o seu eterno poder .como também a sua própria divindade. claramente se reconhecem desde o principio do mundo .sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. tais homens são . por isso indesculpáveis ‘. porque. tendo conhecimento de deus não o glorificaram como deus ‘. nem lhe deram graças’. antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios ‘. obscurecendo-se lhes o coração insensato–inculcando-se por sábios’. tornaram-se loucos–e mudaram a gloria do deus incorruptível em semelhança de imagem de homem corruptível bem como de aves quadrupedes e repteis–por isso’. deus entregou’. tais homens a imundícia ‘.pelas concupiscências de seu próprio coração’. para desonrarem o seu corpo entre si–pois eles mudaram a verdade de deus em mentira ‘. adorando e servindo a criatura em lugar do criador o qual e bendito eternamente’. amem–por causa disso ‘. os entregou deus a paixões infames ‘. porque ate as mulheres mudaram o modo natural de suas relações intimas por outro’; contrario a natureza’.–semelhantemente ‘. os homens também deixando o contacto natural da mulher’. se inflamaram em sua sensualidade’. cometendo torpeza ‘. homens com homens e recebendo ‘. em si mesmos a merecida punição do seu ERRO’.– EU DEDICO ESTES ESCRITOS SAGRADOS AOS INCALTOS E AOS CRENTES QUE COMENTARAM AQUI–o que e isso minha gente por ventura vocês estão retornando ao vomito–==a rede globo sempre esteve do lado da católica e do espiritismo==a rede record que era para ser o baluarte evangélico se desbandeou-se para o também lado de satanás-nos caminhos de baal porque adotou as mesmas podridão da globo–ora não queiram competir com aqueles que adoram a grande meretriz–pois todos estes que são contra o silas malafaia são também contra os evangélicos–sejam sábios porventura vocês não sabe distinguir o joi do trigo não sabem que quando a mídia brasileira que sempre foi contra os evangélicos’. esta fazendo alarde e sempre contra nos–pois a mídia brasileira sempre esteve e apoia –a capital mundial da idolatria o vaticano’; sempre esteve ao lado da grande meretriz a rainha da idolatria’. ora convenhamos–eu também sou contra esta pregação de prosperidade mas nem por-isso vou ficar contra quem defende a moralidade quem defende a família–se ele o silas malafaia esta fazendo alguma coisa que não e do agrado do SENHOR JESUS’. isto e um problema dele com JESUS não somos nos que o podemos julgar pois nos temos O ADVOGADO DOS ADVOGADO–para julga-lo faça o seguinte se coloca diante de um espelho grande onde você se vera de corpo inteiro olha para você e se julgue você mesmo –mas se julgue verdadeiramente e vamos ver no que vai dar–o que não e contra nos e por nos ‘. ao invés de estar se preocupando com o silas malafaia vao –dobrar seus joelhos e orar pelos católicos pelos espiritas -budistas e por todos os incautos que tanto precisa de nossas orações –se o silas malafaia não esta representado os crentes então a quem ele esta representando–quem nus dera se todos os pastores do brasil se levantasse e sair dos seus confortável restrito e fossem pras ruas com todos seus seguidores defender o que e direito–eu não vou me compactua com o que e errado ai acima esta bem claro o porque de tudo isso –quando vocês estão se manifestando contra o silas vocês estão concordando com toda a podridão que esta ai acontecendo ou por ventura tem algum –G–ai disfarçado –EU SOU SIM A FAVOR DO PASTOR SILAS MALAFAIA EU SOU CRENTE EM CRISTO JESUS –ELE ME REPRESENTA ATE QUE SE PROVE AO CONTRARIO

  28. Gostaria de dizer que o Pastor Silas é um dos maiores pregadores da atualidade é homem de Deus
    Pastor Silas continue fazendo o seu trabalho, não importa com esses críticos opositores de Deus,Jesus sofreu as mesmas perseguições. Deus te abençoe

DEIXE UMA RESPOSTA