O pastor Marcos Granconato, que dirige a Igreja Batista Redenção, compartilhou um vídeo em que lamenta que a compreensão sobre a salvação entre os evangélicos ainda siga os parâmetros da Igreja Católica.
Na doutrina católica, o cristão deve praticar obras e soma-las à fé e aos sacramentos, em um processo de aceitação da graça, e só assim, alcançar a salvação. Para muitas tradições evangélicas, a salvação pode ser perdida caso o fiel não se esforce para viver uma vida de acordo com a doutrina.
Nesse contexto, Marcos Granconato afirmou que grande parte do meio evangélico “rompeu com a teologia da Reforma, que é uma teologia bíblica e preserva a soteriologia Paulina, neotestamentária”, e por isso é preciso reagir: “Não podemos silenciar em face disso”, declarou o pastor.
“Nós, como denominação Batista e como evangélicos, somos herdeiros desse grupo de homens [reformadores]”, acrescentou, pontuando que o fato de haver igrejas independentes e divergentes do catolicismo romano se deve justamente ao trabalho de retorno às Escrituras feito pelos reformadores.
“O que tem nos assustado é que nós, os evangélicos do Brasil e do mundo, nós abandonamos esses princípios e nos tornamos católicos. Nos tornamos, novamente, aquilo que nossos ancestrais teológicos combateram. Quando você conversa com um evangélico hoje, e pergunta ‘como eu vou para o céu?’, ‘como posso ser justificado?’, a pessoa diz ‘você tem que crer em Cristo e fazer a sua parte’. Isso é catolicismo”, lamentou o pastor.
Para Granconato, há um grande perigo embutido na deturpação da doutrina da salvação: “Eles dizem isso: ‘se você não se esforçar, não pagar o preço, não fizer a sua parte, você não vai para o céu’. Isso é catolicismo. Isso é atribuir a você mérito pela sua salvação”.
“Não somos salvos pelas obras. Somos salvos pela fé. As obras são resultado da fé que me transformou, mas elas não me salvam. Hoje, conversamos com pastores, e eles não sabem disso. É um declínio teológico”, enfatizou, contrapondo a ideia de mérito.
Ciente de que muitos contra-argumentam afirmando que isso induziria pessoas a dizerem que são crentes mesmo vivendo uma vida de pecados, Granconato questionou:
–Você não entendeu que quando eu creio em Cristo meu coração é transformado? Quando se crê em Cristo você entra para uma nova aliança que escreve a lei de Deus no seu coração e na sua mente. Você não entendeu que quando alguém está em Cristo as coisas velhas já passaram, e que tudo se faz novo? Você não entendeu que a fé em Cristo não somente justifica, mas também transforma? O que você entendeu, então?
Assista:
Ver essa foto no Instagram