Um menino de 13 anos que sofreu uma lesão cerebral severa desafiou as probabilidades quando recuperou a consciência depois que seus pais assinaram documentos para doar seus órgãos. A família e os médicos acreditam que a reviravolta é um milagre.
Trenton McKinley, de Mobile, Alabama (EUA), foi hospitalizado dois meses atrás depois de levar um tombo de cima de um pequeno trailer. “Eu bati no concreto e o reboque em cima da minha cabeça. Depois disso, não me lembro de nada”, disse o garoto à emissora Fox 10.
Levado ao hospital, os médicos constataram sete fraturas cranianas do acidente. Seus pais se lembraram de médicos dizendo que seu filho “nunca seria normal novamente” devido à extensão dos ferimentos.
“Tudo o que vi foi uma maca com os pés para fora. Ele ficou morto um total de 15 minutos”, afirmou a mãe do menino, Jennifer Reindl. “Quando ele voltou, eles disseram que nunca mais seria normal. Eles me disseram que os problemas de oxidação seriam tão ruins para o cérebro dele, que ele seria um vegetal mesmo se ele conseguisse [sobreviver]”.
Trenton mal respirava nos dias que se seguiram ao acidente. Sua mãe então decidiu assinar papéis para doar os órgãos de Trenton, que beneficiariam cinco crianças que precisavam de transplantes. “Cinco crianças precisavam de órgãos que combinavam com ele. Era injusto continuar trazendo-o de volta, porque estava apenas danificando seus órgãos ainda mais”, relembrou a mãe.
Um dia antes de os médicos retirarem o suporte de vida de Trenton, o menino de 13 anos começou a mostrar sinais de atividade e movimento no cérebro. “Trenton começou a respirar por conta própria e acordou falando frases completas no final de março”, escreveu sua mãe no Facebook, em uma página de angariação de fundos para pagar as contas do hospital.
Trenton ainda tem um longo caminho para a recuperação e sofre dores nos nervos e convulsões diárias. Ele fez três cirurgias cerebrais e terá outro procedimento para reconectar a parte de seu crânio que foi esmagada no acidente e removida pelos médicos.
Na entrevista, Trenton disse que acredita que foi ao céu antes de voltar à vida: “Eu estava em um campo aberto andando. Não há outra explicação senão Deus. Não há outra maneira. Até os médicos disseram isso”, concluiu o menino.