Ministério Público proíbe prefeitura de contratar shows gospel com base em artigo da Constituição Federal

44

A polêmica sobre shows gospel realizados por prefeituras ganhou um novo capítulo esta semana, por conta de uma ação do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro, que recomendou à prefeitura fluminense de Comendador Levy Gasparian que não contrate mais artistas gospel para eventos na cidade.

O MP baseou sua recomendação no artigo 19 da Constituição Federal, que veta ao Estado a realização de cultos religiosos. De acordo com o G1, uma troca de e-mails entre o prefeito da cidade, Cláudio Manarino (PMDB) e o cantor Irmão Lázaro, motivaram a ação.

No documento, Lázaro afirma que fica satisfeito quando vê uma prefeitura contratar um show gospel: “Eu louvo a Deus quando o poder público investe no povo de Deus”. Na resposta, o prefeito concorda com o cantor e diz: “Sempre que eu puder agradecer a Deus através de um show evangélico, eu vou fazer”.

Como o Estado brasileiro é laico, não possui religião oficial, e não pode interferir nas religiões, que são livres. Para o MP, o diálogo entre o cantor e o prefeito caracterizou uso de dinheiro público para a realização de culto, prática proibida pela Constituição Federal.


No entanto, Manarino nega que a contratação do show tenha sido motivada por questões religiosas, e afirmou que a escolha foi feita para agradar ao público: “As grandes exposições sempre estão iniciando com shows evangélicos ou show gospel e aqui não seria diferente. Uma forma de você agradar à população de uma forma geral. Não vi culto, não sou pastor, o Lázaro também não é pastor, não vi nenhum preciosismo naquilo que a gente estava combinando”, disse o prefeito.

“Eu acho que houve uma atenção exagerada nesse assunto quando existem outros assuntos que poderiam receber mais atenção e atuação, naturalmente, no Ministério Público”, disse Manarino, que disse que irá seguir a recomendação.

A prefeitura de Comendador Levy Gasparian informou que já tinha programado um show gospel para este ano, e agora irá analisar o que será feito.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

44 COMENTÁRIOS

          • Cesarr171 (vai arrebentar disfarçado), 100% de tudo que temos é de Deus, até o ar que respiramos, e o fôlego de vida que te mantém de pé também pertence a Deus, ele toma quando quer, e ele estabelece como deseja que você viva a Vida que ele te deu. Ele é o dono de todo ouro e de toda prata, e ele estabelece como devemos proceder como nosso dinheiro.

            Em Israel, dos 100% que são DELE, ele mandou tirar 10%, levar para tal lugar (Jerusalém), para tal local (Templo Sagrado), entregar a tais pessoas (Sacerdotes e Levitas), e que ainda estes deveriam utilizar de tal maneira. Tudo bem especificado.

            Na Nova Aliança, ele também estabeleceu como deseja que nós façamos com os 100% que a ele pertencem:

            Cuidar dos nossos, daqueles que dependem de nós, da nossa família:
            “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”. (1 Timóteo 5:8).

            Ajudar o irmão necessitado:
            “Se houver um carente entre seus irmãos, numa de suas cidades, na terra que D’us deu a vocês, não endureçam seus corações nem fechem a mão a seu irmão carente. Vocês definitivamente devem abrir suas mãos e lhe emprestar o suficiente para o que lhe faltar (Deuteronômio 15:7,8)”

            “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (1 João 3:17).

            Assistir aqueles que vivem do Evangelho:
            “Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento?” (I Coríntios 9:13).

            “Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus”. (2 Coríntios 9:12).

            Socorrer os necessitados em suas aflições:
            “A forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas na sua tribulação, e manter-se sem mancha do mundo.” (Tiago 1:27).

            “Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres;a sua justiça permanece para sempre”. (2 Coríntios 9:9).

            “Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência”. (Gálatas 2:10).

            “E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. ” (tiago 2:15-17).

            Contribuir com coração generoso, e não por medo, imposição e ganância de receber bênçãos:
            “Cada um contribua segundo PROPÔS NO SEU CORAÇÃO; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”. (2 Coríntios 9:7).

            Em nenhum momento ele mandou dar 10% para a igreja e para construir templos luxuosos. Portanto, não estou roubando a Deus, porque dos 100% que estão comigo, e pertencem a ele, eu estou fazendo do dinheiro dele (100%) conforme ele determinou.

            Quem está roubando a Deus são vocês, porque quando roubam o próximo, que é imagem e semelhança de Deus, estão roubando a Deus, desrespeitando um dos maiores mandamentos: amar ao próximo como a si mesmo.

            E quando roubam ao próximo? Quando tiram dos dízimos e ofertas dos fiéis para comprar banco, televisão, e enriquecer o Macedo Mamon e sua cúpula.

          • mentira sua vocês não dão nem 10%, quanto mais a vida toda.
            se realmente sua vida fosse toda de DEUS, não viveria no fracasso que vive.

          • Para enriquecer o Macedo Mamon, não dou nem 1% mesmo. Ao contrário de você, que dá até o sangue pela Record. Não está sacrificando a Deus, mas a demônios.

          • Deus deu a responsabilidade a cada um de nós, de gerenciar nossos recursos, de assistir nossas famílias e os que dependem de nós, de socorrer o irmão necessitado, de socorrer os necessitados em suas aflições, de honrar nossas dívidas e nosso nome, de assistir aqueles que vivem do Evangelho. Isso, eu faço.

            Sacrificar o dinheiro, e essas obrigações, para enriquecer pastor e fazer barganha com Deus, é negligenciar o próximo e ao Evangelho, é sacrificar a demônios.

          • mentira sua isso é apenas um pretexto, somente isso.
            Se você não acredita no trabalho das instituições.
            então faça o seguinte, pegue todo o seu salario, ou a metade dele( se é que você tem algum)

            Vá ao supermercado e faça uma excelente compra, compre as melhores coisa( se é que seu dinheiro da para comprar algo bom)
            e depois vá a uma comunidade bem carente. reúna e entre na casa de quem realmente é pobre, de os alimentos a eles, e diga a eles.
            OLHA EU VOU LHE DAR ESSES ALIMENTOS A VOCÊS, MAS ANTES EU GOSTARIA DE DAR UMA PALAVRA A TODOS,
            então faça todos se sentarem, abra a biblia, fale do amor de DEUS, do reino dele, do seu perdão e da salvação, FAÇA DEPOIS UMA ORAÇÃO, A TODOS QUE QUISEREM SE ENTREGAR A JESUS.
            Depois de lhe os alimentos.
            FAÇA isso então pois JESUS disse que aqueles que dão a esse tipo de pessoa esta dando a ELE.

          • Vai arrebentar (cesarr171 disfarçado), eu não faço planos, não sigo metas, e estou ciente das minhas responsabilidades, não só dos meus irmãos, mas também com aqueles que dependem de mim. Garanto que eu faço conforme o Espírito Santo me move a fazer, creio que ele me leva nos lugares certos, e às pessoas certas.

            E eu acredito sim nos trabalhos de certas instituições, e se quiser ajudar também, tenho algumas muito sérias e honestas para te recomendar. Mas em igrejas que usam os dízimos e ofertas dos fiéis para comprar bancos, TV, e colocar pastores na Lista da Forbes? Não acredito mesmo.

          • Borreano ou devo dizer stardust, ja que você meciona a mesma coisa que ela(a)
            MENTIRA SUA VOCÊ É UM MENTIROSO, SEMPRE ARRUMANDO DESCULPAS ESFARRAPADAS. VOCÊ NÃO PASSA DE UM FARSANTE DERROTADO(a)

          • Está me ofendendo? Ótimo, isso significa que acabaram os seus argumentos e que eu estou certo. Só te resta baixar o nível mesmo Vai arrebentar disfarçado (Cesarr171). Só cuidado com as palavras, para não ser expulso e bloqueado novamente.

          • Bloqueado?
            bloqueado por quem?
            quando fui bloqueado nesse site foi a mais de um ano
            quando escrevi aqui do caso das drogas, você esta lembrado?
            você até me mandou e-mail me ameaçando lembra?

        • STARDUST a e´ que eles também venha proibir as verbas que vai para o carnaval que e´apologia ao libertinismo, a visitas de papas que eles vão correr atrás de toda corrupção e roubo do nosso pais afinal o trabalho deles não e ´ so garantir um estado laico e sim garantir que nossa sociedade não seja roubada há sim uma certa perseguição , mas sou a favor de show evangélico, so quero que a justiça seja aplicada para todos ficam preocupados com isso enquanto não fazem nada contra os políticos que estão fazendo estádios que já e o triplo das outras copas em valor laico e´so quando querem usar essa palavra par um fim quando querem se reeleger os políticos vão atrás dos cristão e ate assinam contratos a favor da religião

    • Assim como quem não serve a Deus se diverti às custas do dinheiro público, não há plausibilidade nessa atitude do MP, todos tem direito ao divertimento e ao entretenimento e mais ainda o direito de invocar ao Deus vivo que breve voltará e ai daquele que não o aceitar. Maranata!

  1. Uai e a festança qui fizeram para o papa na jmj? Este ministerio publico ta mais para privado do que propiamentpropriamente publico. IstoÉ uma vergonha.

  2. Financiar terreiro de macumba e reformas de Igreja católicas não é Falta de laicidade do Estado, mas fazer shows para o lazer do cidadão evangélico e simpatizantes é.

  3. ministério público vá abrir a CPI da Petrobras,e prender quem merece,vai começar a perseguição agora é?pode contratar todos os shows,menos gospe,infelizmente é o país da copa preconceituoso.

  4. ministério público vá abrir a CPI da Petrobras,e prender quem merece,vai começar a perseguição agora é?pode contratar todos os shows,menos gospe,infelizmente é o país da copa preconceituoso.tudo vai contra a Deus cai.

      • nada vc e seus deputados corrptos vão ter que seguir a constituição estado laico ,ou você pensa que vão impor sua seita pro pais todo, vai pensando vai Deus é mais e falcatruas em nome dele como vc quer não vai acontecer pode crer

    • Os evangélicos sempre pregaram que nos últimos dias viria o governo do anticristo, e eles estão querendo chegar ao poder de qualquer jeito……..

    • Creio que não seria diferente do que temos hoje no congresso, pois os deputados de hoje não são diferentes de uma pessoa evangélica, por exemplo. O ANCESTRAL que originou o deputado chamado corrupto, imoral, ladrão, interesseiro, bandido é o mesmo que originou o EVANGÉLICO também, a saber: Adão/Eva ou vai me dizer que ambos (deputado e evangélico) não cometem deslizes da lei? Quem é melhor ou pior: o deputado que desvia verba pública ou o evangélico hipócrita? Para ser mais claro quem peca: o deputado e/ou evangélico? O perdão, o amor de Cristo, a graça, o cuidado de Deus e a vida é para quem: o deputado e/ou evangélico?

      Não existe diferença entre as pessoas. Todo humano peca, morre e assim, todos somos Adão.

      O evangelho é a consciência do que somos e a esperança de sermos um dia como Cristo.

      Abraços.

  5. Show evangélico não é Culto. Não se pode adorar a Deus de outra forma a não ser a que ele determinou. Cantores gospel cobram fortunas por seus shows, e usam o nome do Senhor para enriquecer. Transformam uma apresentação artística em um culto quando é apropriado, para reunir multidões e explorar as emoções dos fiéis, mas na hora de cobrar a apresentação deixa de ser um culto, e se torna uma apresentação artística, uma mega produção como outra qualquer.

    Ninguém é proibido de fazer uma música falando de Deus. Não é errado o artista ganhar, e ganhar bem pelo seu trabalho, é o suor do seu rosto. O artista é livre para expressar o que lhe inspira. Até mesmo cantores seculares podem falar de Deus.

    Mas que sejam honestos e se apresentam como artistas, e não como ministros de louvor, não transformem apresentações artísticas em cultos religiosos, pois não se pode cobrar para levar a Palavra de Deus. Transformar uma apresentação artística, seja qual for o conteúdo das letras, em um culto de louvor a Deus, e ainda cobrar fortunas por isso, é sim utilizar o nome do Senhor para enriquecer.

    “Pois sei quão numerosas são as vossas transgressões e quão grandes os vossos pecados, vós que afligis o justo, que aceitais peitas, e que na porta rejeitais o necessitado”. (Amós 5:12).

    “Aborreço, desprezo as vossas festas, e não me deleitarei nas vossas assembléias solenes.
    Pois ainda que me ofereçais os vossos holocaustos, e as vossas ofertas de cereais, não os aceitarei; nem atentarei para as ofertas pacíficas dos vossos animais cevados.
    Aparta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei a melodia das tuas liras”.
    (Amós 5:21-23).

  6. Legal né mp, desde que voces não se omitam quando se trata de expor outros tipos de cantores voce sabem muito bem e chega de falar que faz parte da cultura brasileira pra nos descer goela abaixo todo tipo de movimentos afros e desafros. é desaforo.. agora: sou contra o uso de verba publica pra este tipo de evento quem quiser ouvir trazer shows que a igreja pague nós cristãos catolicos e evangelicos temos condições de arcar com nossas dividas. apesar de que tenho até medo do encontro mundial da juventude ainda não acabar sendo pago com verba publica ai mp quero ver vou ta de olho também

    • a juventude mundial católica pagou e o bispo do rj que ficou devendo foi criticado pelos catolicos e o pap mandou dinheiro para saldar as dividas,então seu comentário não cabe aqui e por falar em verba pública o na minha cidade vereador que deu dinheiro publico pra reformar igreja evangelica em troca de votos pegou processo e se fosse de outra religião ia pro mesmo caminho.

  7. quanta besteira. eu também sou cidadão, pago um absurdo de impostos, e não concordo que o meu dinheiro, que deveria ser utilizado para benefício do povo em geral, seja usado para carnaval e copa do mundo. quantas prefeituras contratam ivete sangalo e ninguém fala nada? a questão não é se o show é gospel, mas que a população goste do show, se fosse ruim a própria população repudiaria. além de ser um show que agrada, com certeza tem menos acidentes provocados por álcool, menos brigas, menos maridos voltando pra casa bêbados e batendo nas suas esposas, menos homens e mulheres bêbados traindo seus cônjugues, menos jovens drogados… traz muito mais benefícios que um show secular.

    óbvio que isso é preconceito.

  8. NA VERDADE O QUE É PRECISO SER FEITO ELES NÃO TA NEM AI, ESSE PAIS SÓ VAI SE AS LEIS MUDAREM, PARA MANDAR UM MONTE DE POLÍTICOS PARA CADEIA,O POVO TEM QUE IR PARA AS RUAS POR O CHICOTE PARA ESTRALAR NESSA CAMBADA DE SAFADOS…

    • O Povo não é evangélico, o povo tem religiões variadas e não se pode gastar dinheiro público para promover essa ou aquela religião e pronto. PARABÉNS MP!!!!!

  9. Ola!
    SABE PORQUE O BRASIL ESTÁ ASSIM? É porque pedem tanta coisa em nome de tantas senhoras e sãos, mas nada de bom se recebe; porque? VEJA A RESPOSTA DE JESUS:
    “Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. ATÉ AGORA NADA PEDISTES EM MEU NOME; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. (João 16:23-24 )”
    OS EUA é TOP PORQUE É UM PAÍS EVANGÉLICO. ACOOOOOOORDA BRASIL!

    • o ricardo melo ,como tu ´´e besta os estados unidos é o pais maissnguinario,racista e desrespeitador de outros povos ,alias eles matam a torto e direita,pais onde a maioria nem em Deus acredita,,que matou indios ou melhor acabou com eles ,que matou negros coma klu,klux kan fundada por batista brancos ,vai estudar o mentecapto.

  10. Me respondam o seguinte:
    O dinheiro da copa é público? das festas de Carnaval? Da vinda do papa? O dinheiro que usa para construir terreiros de macumba e igrejas católicas? E a corrupção dos políticos? Já que não pode show evangélico não pode ter isso também ué. Aproveita o dinheiro economizado e supre as necessidades do povo.

  11. Estou simplesmente apavorada com a possibilidade desses evangélicos assumirem o poder. Uma cambada de gente maluca, obcecada, uma religião q dissemina o ódio e o preconceito e nunca vi se preocuparem com o q realmente importa. Tenho horror e medo dessa gente.

  12. Esses evangélicos não passam de uma piada, parecem um bando de papagaios, sempre falando das mesmas coisas… perseguição, não toquem nos ungidos de deus, fim dos tempos, etc, etc, etc…
    Eu conheço essa lenga, lenga, desses mascarados e bando de fingidos e mentirosos, fui um desses por quase toda a minha vida, e sei bem oque estou falando. Na grande maioria , eles se acham, “os ungidos”,
    “povo escolhido”, “salvos” , “geração eleita”, e por aí vai as babozeiras…
    O processo é o seguinte, primeiramente eles precisam se convencer das mentiras que pregam e depois escravizam aqueles que, não buscam o mínimo de conhecimento, ficam igualzinho a marionetes, sendo manipulados em todas as áreas da vida, muitos ao invés de se aproximarem dos seus familiares, se afastam cada vez mais, deixam de se dedicarem as suas próprias famílias,para servirem a esses “lideres”.
    Poderia ficar aqui, por muitas horas escrevendo oque eu conheço (de perto), esses lideres, mas oque escrevi já é o suficiente, para que eles se revoltem contra o pouco que escrevi, como já disse, é sempre a mesma, lenga, lenga de sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA