A Teologia da Prosperidade não advoga apenas bençãos financeiras como, supostamente, reflexo da presença de Deus na vida humana, mas também a possibilidade de cura através do “querer” do indivíduo, fazendo parecer que situações naturais de sofrimento físico não fazem parte, também, da vida terrena.
Com base nisso, alguns pregadores da teologia da prosperidade, na África, afirmam que uma das doenças mais difíceis de serem tratadas, o HIV, é na verdade um “vírus demoníaco” que pode ser expulso. É o que diz, por exemplo, a Igreja Cristã de Deus na Africa (African charismatic Redeemed Christian Church of God) aos cerca de 2 milhões de fiéis no continente.
Um pastor de Nairobi incentiva a queima de medicamentos antirretrovirais em favor da “cura”, acompanhada de ofertas generosas à denominação, enquanto outro do Zimbábue promete curar o HIV através de pregações via satélite. Esses são apenas alguns exemplos.
Na contramão desse raciocínio, o missionário Jon Fielder atua no continente africano lutando para promover a conscientização correta sobre o vírus da AIDS:
“Levamos isso muito a sério”, disse ele, ao ressaltar que a teologia da prosperidade “não é um pequeno desafio”, mas um agravante em um contexto onde a precariedade de informações e de tratamento podem ser fatais para milhões de pessoas.
Fielder se formou em medicina na Baylor College of Medicine e fez residência médica na Universidade Johns Hopkins, uma das mais conceituadas do mundo. Profissionalmente ele poderia ocupar um posto de prestígio em qualquer hospital dos Estados Unidos, mas escolheu doar sua vida em favor dos mais necessitados no continente africano.
O trabalho de missionários como Fielder procura trazer o realismo em um contexto de misticismo predominante, fruto das religiões anímicas da região. O objetivo é tentar explicar a fé no sobrenatural, mas também o reconhecimento das dificuldades humanas como parte da vida terrena.
Um dos trabalhos desenvolvidos por Fielder e sua equipe, em parceria com igrejas locais, foi a realização de seminários de esclarecimento sobre o vírus da AIDS:
“Esta sessão de treinamento foi a iniciativa mais importante que já empreendemos na comunidade”, disse Fielder sobre a iniciativa:
“Os pastores e as igrejas responderam maravilhosamente. Muitos pacientes encaminhados, enviaram casos de doentes em seus próprios carros, realizaram grupos de apoio em suas igrejas e conduziram orações e estudos bíblicos em grupos de apoio”, declarou, segundo informações do Gospel Coalition.