As igrejas evangélicas, normalmente, definem o casamento como um protocolo padrão para um casal que entregou a vida a Jesus e quer desfrutar do sexo. O pastor John Piper foi questionado por pais de jovens que querem morar juntos sem ser casados e se converteram ao Evangelho sobre como proceder daqui em diante.
“Minha filha e seu namorado moram juntos. Se arrependeram e foram salvos, agora eles querem casar. Mas a nossa igreja não permite o casamento até que eles voltem a morar separados. Qual seria seu conselho?”, questionou um ouvinte do podcast Desiring God.
Sobre a exigência da igreja, o pastor afirmou que acha correta: “É uma recomendação muito boa. Não sei se aqui em nossa igreja recomendamos assim, mas deveríamos”, disse, explicando o motivo em seguida: “Eu aconselharia aos pais para dizer aos filhos ‘morem separados’. E se eles disserem ‘por quê?’, eu responderia ‘por que não?’”.
“Estou lidando com uma situação parecida com essa agora, onde um jovem está prestes a ir morar com a namorada, sendo cristão e a namorada também, e dizem ‘não vamos ter sexo’. O assunto principal não é ‘vocês serão tentados, vão ceder e fazer sexo’. Essa não é a razão principal. O motivo principal é quando um homem e uma mulher vão morar juntos isso diz claramente para o mundo que ter relações sexuais fora do casamento é normal. Essa é a mensagem comunicada”, argumentou Piper.
Enquanto a Bíblia ensina que o sexo é uma dádiva de Deus para o casamento, igrejas e famílias que toleram que filhos não casados morem juntos estão indo em sentido oposto ao das Escrituras, disse o pastor: “Você diz que é cristão, e se enviar essa mensagem, soa profundamente errado”.
“Se você argumentar ‘isso é problema deles’ você não está amando as pessoas. Não é problema delas, é problema seu. Você deve tomar medidas para comunicar a verdade, e a santidade do sexo no casamento é uma verdade gloriosa. Você deveria guardar e apreciar essa verdade”, reiterou o pastor.
Por fim, Piper lembrou que a vida e o mundo dão voltas: “A última coisa que eu diria para esse jovem: daqui a 16 anos – e olha que o tempo voa – sua filha pode dizer que vai morar com o namorado. O que você vai falar para ela? ‘Pai, não tem problema, não faremos sexo’. O que você vai dizer para ela? Ensine para você mesmo hoje”.
Assista: