As mulheres tiveram um papel de singular na história da Igreja, tanto durante o período do Antigo Testamento, quando do Novo. Para o pastor e escritor Hernandes Dias Lopes, elas foram “embaixadoras” do cristianismo e “honraram Jesus na vida e na morte”.
O Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, homenageia a figura feminina que sempre esteve ao lado de Jesus desempenhando um papel de cuidado e apoio, inclusive financeiro.
“Não podemos negar, biblicamente, a importância e a relevância do ministério feminino na Igreja de Deus. E o Evangelho de Lucas é um eloquente testemunho disso”, disse Dias Lopes, destacando que “as mulheres deram honra a Jesus na vida e na morte”.
O pastor se referiu à passagem de Lucas 23, por exemplo, onde é relatado o cuidado feminino para com o corpo de Jesus após a crucificação. “As mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia, seguiram José e viram o sepulcro, e como o corpo de Jesus fora colocado nele”, diz o capítulo.
“Então, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas”, diz a Bíblia. Naquela época, esse tipo de recurso era destinado a pessoas de grande importância e demandavam investimento por parte dos familiares. Esses mulheres, portanto, trataram Jesus Cristo de forma especial, doando a si mesmas por Ele.
“Essas mulheres foram as embaixadoras da maior mensagem do cristianismo”, afirmou o pastor durante uma pregação publicada no YouTube.
Testemunho de fé
Segundo o líder religioso da Igreja Presbiteriana de Pinheiro, o testemunho de fé das mulheres que acompanharam Jesus também foi crucial para a história da Igreja. Foram elas, por exemplo, que primeiro relataram a ressurreição de Cristo aos apóstolos.
Naquela época, devido à cultura, o relato feminino não era estimado pela sociedade. Por causa disso, apologistas cristãos explicam que esse testemunho constitui uma importantíssima evidência histórica sobre a veracidade da ressurreição, pois do contrário jamais teria sido registrado na Bíblia.
“Essas mulheres que serviram, acompanharam e honraram Jesus, na vida, na morte e na ressurreição, e que foram cheias do Espírito Santo, também estão entre nós no dia de hoje”, conclui Dias Lopes. Assista: