A vida cristã atravessa muitos desafios e em todos os aspectos. Diante disso, é comum clamar a Deus por ajuda nos momentos de perigo e angústia, sendo algo necessário e orientado pela própria Bíblia Sagrada. No entanto, o pastor Joel Engel explica que o Senhor deseja muito mais do que apenas o clamor da nossa parte.
Citando como uma das suas referências a passagem de João 15:13, onde Jesus fala em dar a vida pelos “amigos”, Engel explicou que Deus busca pessoas que estejam dispostas a estabelecer alianças com Ele, no sentido de intimidade e amizade, mais do que uma mera relação de conveniência motivada por necessidades.
“Na cultura bíblica, a palavra amizade é bem diferente do que conhecemos hoje. Na nossa cultura, você conhece uma pessoa em um café e passa a apresentá-la como amigo. Não é assim na Bíblia”, explica o pastor em uma pregação divulgada recentemente nas redes sociais.
“Jesus caminhou com seus apóstolos por muito tempo para chamá-los de amigos. Jesus disse ainda mais: ‘Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos (João 15:13)”, destacou o líder religioso
O pastor Joel Engel lembrou que Deus atua por meio da relação de intimidade com os seus filhos, de modo que isso deve ser preservado em todas às circunstâncias. visto que o Senhor “ama alianças e se move através delas, e Deus odeia quando as alianças são quebradas.”
O contrário disso é uma vida espiritual marcada pela conveniência, onde o crente se dirige a Deus apenas nos momentos de angústia, a fim de pedir favores, mas nunca para louvá-lo pelo que Ele É.
Com isso, Engel fez uma importante advertência. “Não é só acreditar em Deus ou orar na hora do perigo. As promessas de Deus são para aqueles que têm aliança”, disse ele. Assista o vídeo da pregação, abaixo: